quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Eduardo Mãos de Tesoura

Edward Scissorhands é um filme de 1990, dos géneros terror e fantasia, dirigido por Tim Burton, com argumento baseado numa ideia de Caroline Thompson e Tim Burton.
Edward é um jovem que foi criado por um inventor maluco, e que como peculiaridade possuiu tesouras no lugar das mãos. Antes de morrer, o "pai" de Edward iria presenteá-lo com um par de mãos criadas por ele no natal. Porém, antes que pudesse colocá-las em Edward, acaba por morrer. Após o falecimento de seu "pai", Edward fica sozinho onde eles viviam, uma mansão enorme e bastante envelhecida. Um certo dia, uma vendedora de cosméticos bate à porta de Edward e encontra-o lá, completamente só. Ela então resolve levá-lo para casa, onde Edward tem muita dificuldade em conviver, devido principalmente ao preconceito demonstrado pela vizinhança. Mas, pouco a pouco vai-se tornando popular devido aos talentos que tem. No entanto, há pessoas determinadas a afugentá-lo de novo para a sua mansão.

A TVI, popular órgão Televisivo com um tipo de programas mais dirigido para a população feminina (veja-se, por exemplo, a Casa dos Segredos), pegou no tema, arranjou um novo intérprete, fez uma adaptação do argumento e colocou-o num aborto chamado PROLONGAMENTO.

O personagem da versão original Johnny Depp é interpretado pelo conhecido recordista absoluto do maior número de transplantes de fígado por metro quadrado do Hospital Curry Cabral que, segundo fontes geralmente bem informadas, são pagos a muito bom preço e, no caso do “chefe de equipa”, ainda acrescem mais uns pozinhos mesmo que nos intervalos dos uísques e dos charutos. A técnica é mais ou menos a mesma: a tesourada. Mas, nesta recriação de Eduardo Mãos de Tesoura, os maus fígados a boiar em uísques marados que o nosso personagem emborca, vêm à tona e dirigem-se a um alvo específico: o Futebol Clube do Porto e o jogador João Moutinho. Passa um programa inteiro a vomitar ódio, a incitar os consócios aos apupos, afirmando que ele próprio ia gritar “até ficar rouco”. Junto da Direcção, a intenção passa ao lado, nem sequer lhe dão assento no camarote e vai assistir ao jogo no meio dos amigos arruaceiros. Desde violências verbais e físicas ao jogador, até à complacência dum dos cãezinhos amestrados do senhor Vítor Pereira, um conhecido servo daquela “instituição” de âmbito nacional que proclama a verdade desportiva, tudo serve para humilhar o jogador, culminando a sua substituição com projecções de raios laser dirigidos para a cara.

Mas afinal qual foi o grande pecado de João Moutinho? Muito simplesmente a insatisfação de jogar num clube sem rei nem roque (4 títulos nos últimos 30 anos) dirigido sucessivamente pelos analfabetos futebolísticos Jorge Gonçalves, Sousa Cintra, Santana Lopes, José Roquette, Dias da Cunha, Soares Franco, Eduardo Bettencourt, e o legítimo direito de se mudar para um clube ganhador. Acresce ainda o facto do conhecimento de todos da aceitação pelo clube, a precisar de dinheiro como pão para a boca (veja-se a recente redução de Capital), na transferência do atleta.

Voltando ao Mãos de Tesoura que começou a sua carreira televisiva no mais miserável programa alguma vez feito, Os Donos da Bola, inteiramente concebido para dizer mal do nosso clube, é de recordar as calinadas que frequentemente escreve num pasquim que o acolhe, bem como um diferendo que teve há meses com a Ministra Ana Jorge, acerca dos suplementos remuneratórios de que não prescinde entre duas tesouradas.

Eu que sou velho e detesto mercenários, sobretudo na saúde, e ainda me consigo recordar, vejam lá, dos Cinco Violinos, tenho pena que um clube eclético dos mais prestigiados no nosso País albergue no seu seio esta maçã podre.

Até para a semana

5 comentários:

ricardocosta disse...

Brilhante post, caro José. Muito bem lembrado.
Também assisto ao programa e cada vez mais fico com a ideia que o homem está a ficar cada vez mais senil.
O ódio que ele destila programa pós programa dirigido ao F. C. Porto é algo que ultrapassa todas as barreiras do aceitável.
Depois ainda fica chocado que não o convidem para a bancada do Sporting,porque têm medo que ele vá para lá fazer as tristes figuras que anuncia que vai fazer antes do jogo...
A direcção a tentar acalmar os ânimos e o Eduardo Barroso sempre a incendiar. E depois fica chocado que não o convidem e ainda puxa dos galões de ser médico e chege de uma equipa no Hospital...Como se por ser médico, isso faça dele mais que alguém e lhe deva dar direito a convite e não tenha que pagar bilhetes para ver jogos,como toda a gente tem que pagar...
.
O mais engraçado é que no ano passado ele até chegou a dizer que o Porto seria campeão e que preferia o Porto ao Benfica.
.
O que o fez mudar de atitude relativamente ao Porto de uma época para outra?
Não só João Moutinho a tal "maçã podre". Também o nosso treinador.
Ele tem a maçã atravessada mas tem também o AVB e o facto dele ter-se recusado a treinar o seu Sporting por preferir esperar para treinar o Porto.
É isso que ele não suporta. O pior é que ele chega a cair no ridículo e por vezes mesmo na má educação.
Já o vi tecer considerações sobre a personalidade do AVB quando ele nunca sequer lhe dirigiu a palavra para que ele possa fazer juízos de valor de como é o André como pessoa.
O que ele já afirmou sobre o Moutinho,isso é simplesmente baixo,mesquinho e nojento até.
.
Agora e o AVB,o que lhe fez?
O engraçado era vê-lo dizer que o AVB não chegava ao Natal no Porto...lolol. Agora deviam era falar-lhe dessa afirmação todos os programas...
Pior que tudo é a incoerência...Ele diz as coisas,atira as pedras e depois quando fica mal, aí tenta passar despercebido e desvaloriza o que havia dito antes..
Ainda me lembro quando no início da época passada insinuava que o Jorge Costa e o Domingos só eram treinadores por influência do Porto para controlar outros clubes na Liga e não por competências própria,porque não via que ambos tivessem nada de especial...
.
Tempos depois, já dizia que até gostava de ver o Domingos a treinar o seu Sporting e que era um grande treinador...
.
Ridículo,absolutamente ridículo.

rui disse...

Caro José Lima grande artigo!
Duas notas de introito como correção á sua brilhabte prosa :
1º O meu caro diz que está velho ?o meu amigo está mais actualizado e activo de que infelizmente a maioria dos nossos jornalistas isto sem contar com os pasquineiros,paineleiros,comentadeiros,dirigentes de porão e quejandos
2º O homem não emborca whiskie marado ...é só do bô !

Infelizmente as figuras ditas ou apelidadas de publicas prestam-se a situações absolutamnete ridiculas,todo o seu credito profissional,cientifico,moral e politico cai pela base quando a "inteligencia" lhes foge para a clubite aguda.
Se em personagens mais ou menos hilariantes e que ninguem leva a serio como Fernando Seara brilhantemente apelidado de "Mãozinhas" pelo nosso Presidente devido á sua exurbante linguagem gestual com que acompanha os seus inflamados comentarios ou como um neofito politico e eminente jurista Rui Gomes da Silva,cuja unica acção de relevo que se conhece é ser amigo de Pedro Santana Lopes e apelidado por mim de "Olho Vivo" como clone do celebre detetive da não menos famosa serie da TV.
Confesso que a par dos monologos de Rui Santos os comentarios de Gomes da Silva são em minha opinião os melhores momentos comicos das (nossas) Tvs.
Sobre um realizador dito de cinema e que faz umas fitas que ninguem vê,nem me vou pronunciar porque entendo que a estupidez tem limites e que uns jantares no Porto não justificam tudo.....
Se estes e o insigne advogado Ferreira, exaltado e vociferante se podem absolver pelas suas furias clubistiscas já a personagens como cirurgiões respeitados e qualificados recomendam-se comentarios mais recatados e não ofensivos a roçar a boçalidade
Como a mim sempre me ensinaram que os (verdadeiros) doutores são os medicos e em particular os cirurgiões confesso que fico preocupado com as simiesticas prestações televisivas da referida personagem.
Sem prejuizo da sua brilhante e talentosa carreira profissional que muito se estima e recomenda,aconselha-se talvez um periodo de repouso ou retiro espiritual até porque a imagem do Clube Alvalade está já de tal maneira desgastada que prestar serviços deste ao seu clube do coração concerteza que não serão do agrado da direção do clube que até lhe terá vedado a entrada na bancada Vip,algo que tambem não se recomenda.É caso para dizer,são pobres e mal agradecidos,criticam o grande atleta que saíu,dizem mal do unico clube que lhes comprou e bem o que eles apelidaram de maçã pôdre,ainda levaram de brinde um grande central,que querem mais ?
Um plano para o futebol elaborado pelo Zé Eduardo ?
Organizem-se........

Pedro Silva disse...

Assino por baixo o texto do Lima e os Comentários do Ricardo e Rui.

Este Eduardo deveria falar e estar na sociedade como o Médico que é e não como se de um atrasado mental se tratasse. O Homem tem uma Formação Superior e Nome na Praça, pelo que deveria fazer alguma coisa para manter este nome e reputação.

As asneiras que este diz e escreve na Praça Pública dão uma péssima imagem dele próprio e do clube que pelos vistos já nem o deixa entrar em Alvalade.

Afirmar em público que teria dificuldades em operar o João Moutinho se este um dia lhe aparecesse na Mesa de Operações é uma afirmação muito grave e que mostra o carácter baixo e saloio deste tal Eduardo.

È por causa de "Médicos" como esta figura que eu tenho a Vida que tenho. Acham que pelo facto de serem os Srs. Doutores que podem dizer e fazer as aberrações que muito bem entenderem.

Eu já nem perco tempo a ver este programa, pois não tenho paciência nenhuma para aturar este tal de Eduardo a ser mal-educado com tudo e com todos.

Caro Lima, Velhos são os Trapos como dizia a minha Avó.

Cumprimentos a todos.

JOSE LIMA disse...

Obrigado amigos
Sem ironia, é a primeira vez que vejo os comentários serem melhores do que a crónica!
Um abraço e Bom Natal

tavares disse...

Grande e soberbo artigo José Lima.
Merecia ser enviado à RTPN para o programa do mãos de tesoura!
Parabéns
Abraço
ft