terça-feira, 7 de dezembro de 2010

FC Porto ganhou mas não convenceu

O FC Porto tinha como objectivo chegar a mais uma pausa do Campeonato com oito pontos de avanço sobre o segundo classificado, o Benfica. Frente ao Vitória de Setúbal, cedo se percebeu que os Dragões dificilmente não ganhariam o jogo e só uma tremenda falta de sorte poderia contrariar esse cenário.

Isto porque o Vitória de Setúbal foi uma equipa bastante apática e que não executou um único remate à baliza de Helton na primeira parte. O avançado Jailson andou perdido perante os centrais Rolando e Otamendi e mesmo quando ganhava o esférico faltava-lhe o apoio dos restantes companheiros.

Praticamente, os Sadinos limitaram-se a ver o FC Porto jogar, embora a exibição dos Azuis e Brancos, na primeira parte, tenha estado longe de deslumbrar, com um ritmo baixo e em que o golo surgiu fruto de uma grande penalidade cometida por Collin sobre Falcao. Chamado a converter, Hulk, aos 43 minutos, deu vantagem aos comandados de André Villas-Boas, que hoje viu o jogo da Bancada por estar a cumprir castigo.

A verdade é que antes do golo de Hulk, apesar do domínio e da posse de bola favorável, o FC Porto apenas por uma vez esteve realmente perto de marcar. A oportunidade pertenceu a Belluschi que, na marcação de um livre, enviou a bola à barra da baliza de Diego.

A segunda parte foi bem diferente e aquilo que poderia parecer uma vitória algo fácil do FC Porto com o que se viu na primeira parte, tornou-se numa tarefa árdua. Prova disso foi que os segundos 45 minutos começaram com algo que não existiu na primeira: um remate do Vitória de Setúbal. Collin lançou um passe em profundidade para Zeca e este conseguiu fugir a Fucile, mas na hora do remate faltou a pontaria necessária para bater Helton e a bola saiu muito por cima.

O FC Porto manteve o ritmo baixo dos primeiros 45 minutos, mostrou pouca fluidez de jogo, e isso serviu para os forasteiros ganharem confiança. Os jogadores do Vitória de Setúbal estenderam-se mais no relvado e tentaram, por várias vezes alvejar a baliza dos dragões. O lance mais perigoso seria, mais uma vez, protagonizado por Zeca, que voltou a mostrar falta de pontaria na hora de atirar à baliza, não fosse uma grande penalidade falhada aos 90 minutos.

Elmano Santos, perto do apito final, assinalou penálti contra o FC Porto e Jailson teve que bater o castigo máximo por duas vezes. Na primeira tentativa, o Brasileiro colocou a bola dentro da baliza, mas o Árbitro não validou o golo. Na segunda oportunidade, Jailson rematou em força e por cima da baliza de Helton, impedindo o Vitória de Setúbal de empatar no Estádio do Dragão.

Apesar do maior atrevimento Sadino e de uma das mais fracas exibições do FC Porto esta temporada, os Azuis e Brancos conseguiram garantir os três pontos num jogo que teve um final digna de um drama. Com isso, os comandados de Villas-Boas voltaram a repor a distância que os separa do Benfica em oito pontos.

Melhor em Campo: Belluschi

8 comentários:

Anónimo disse...

O Fc Porto hoje foi displicente, apático, facilitador, incompetente e a desculpa de Viena não pega.

Belluschi o melhor em campo.Porquê? Será por ter marcado um livre À trave? É que passou grande parte do jogo a dormir e está bem longe da sua melhor forma.

O João que correu o jogo todo e apagou os fogos todos em todos os sectores precisa ainda de fazer mais para merecer mais reconhecimento?

É que o Belluschi fez 20 minutos em Viena e parecia que tinha feito 200.

O Rafa nem lá foi e o rapaz nem uma conseguiu dar para a caixa. Só asneiras. O Cebola lá se lesionou outra vez.


E que raio é feito do James?

Hoje um milagre impediu que se perdessem 2 pontos num jogo de vitória obrigatória.

Foi mau demais para ser verdade, mas já começam a ser muitas exibições que mostram barriga cheia e vaidade, não é bom sinal

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

A ideia que eu fico é que, para os atletas, o campeonato terminou com a estrondosa vitórias sobre os lampiões.

Daí para cá, os jogos realizados foram todos sem a mínima qualidade, frente a adversários nitidamente mais fracos (Sporting e Rapid incluídos).

A excepção foi mesmo em Viena, face às difíceis condições climatéricas.

Por isso, ainda que reconheça o desgaste provocado no jogo anterior, não posso deixar de estar decepcionado com o comportamento da equipa.

A vitória de ontem foi lisonjeira.

Um abraço

Dragus Invictus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
P. Ungaro disse...

O jogo de ontem foi fraquinho ... independentemente do jogo com o Rapid poder ter influencia no cansaço de alguns jogadores, não vejo justificação para não termos arrumado o jogo logo na primeira parte. E graças a estrelinha de campeão é que conseguimos os 3 pontos.
Espero que tenha servido de lição

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com/

Pedro Silva disse...

Caros amigos parece-me que esta equipa está a fazer perder a paciência a quem a costuma ter em abundância como é o meu caso.

Mas tenhamos em consideração que o Porto que entrou ontem em campo não contou com alguns Jogadores muito importantes e que fazem a diferença.

Maicon, Fernando e Varela fazem muita falta ao actual FC Porto. Se Varela e Fernando tivessem jogado acredito que a história teria sido outra porque o Meio Campo teria outra dinâmica e o Ataque outra Velocidade.

Ao contrário do que muitos pensam, o actual Plantel Portista não é assim tão grande e rico.

E nós, Adeptos e Sócios, temos de estar preparados para jogos menos conseguidos.

Já repararam que as ultimas Arbitragens do nosso Porto tem sido autênticas aberrações?

Eu nunca ligo às questões das Arbitragens porque acho que bater nesta tecla é ridículo, mas o que é demais é erro.

Caro Anónimo, a nomeação de Belluschi como o Melhor em Campo tem um a carga de subjectividade como é natural. Mas não foi escolhido ao acaso, porque de entre os elementos do Meio Campo dos Dragões que entraram em campo ontem, pareceu-me que o Argentino foi o mais irrequieto e aquele que sempre tentou dar a volta ao jogo.

Se tivesse que nomear outro Melhor em Campo seria o Moutinho como sugere.

Quanto ao James, eu já escrevi aqui no Mística, e noutros sítios, que esta Contratação foi um disparate e que mais valia a SAD Portista ter atirado € pela janela da Torre das Antas.

Isto de contratar Jogadores só para chatear o Benfica tem este elevado custo... E ainda por cima o Colombiano vai estar ausente em Janeiro porque vai participar no Mundial de Sub 20.

Cumprimentos a todos.

rui disse...

Idem para o Christian Rodriguez,está pesado,lento e trapalhão,idem para o Walter até agora uma nulidade.
A pergunta que fica no ar é se tivermos o azar do ano passado e ficarmos por qualquer motivo sem Hulk e Falcão,como vamos ganhar jogos ?
Falham-se passes infantilmente,não se marca um canto em condições, meio campo lento e pastoso e sem desmarcações.
Rafa muito verde,não pode ainda ser opção.
Os erros pagam-se caro,tivemos muita sorte em ganhar.
Na primeira parte se os atletas de tivessem empenhado tinhamos goleado,falta uma voz de comando dentro do campo,á atenção de Villas Boas

Pedro Silva disse...

Caro Rui, aproveitando o que escreveu, o que faltou ontem foi o propio Villas-Boas (para além dos Jogadores que mencionei atrás). Neste momento é ele a tal Voz de Comando.

Penso que está a ser muito duro com o Rafa. O moço até jogou bem, não teve foi o apoio do Cebola que está mesmo a fazer-se para ir embora do Dragão.

De resto, tal como eu já disse atrás, este actual Plantel do Porto não é assim tão vasto.

Mas tem muita qualidade e não é por ter ganho um jogo à rasca que deixou de ter esta qualidade.

Cumprimentos.

rui disse...

Concordo em absoluto. A ausencia de Villas Boas sentiu-se bem.
Quanto ao Rafa de facto tem qualidades e pode vir a ser um caso serio,ontem não gostei particularmente dos passes e de algumas hesitações perto da grande aerea do adversario.Necessita mais jogos e mais confiança.
Sapunaru deveria ter entrado de inicio e depois com resultado feito ( o que deveria ter acontecido na primeira parte)entrava o Rafa.
Sábado vamos ver se as segundas linhas se portam bem,é uma boa oportunidade mas Villas Boas não vai facilitar.Tenho a certeza !