sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

«Fair Play Financeiro»

Fair play financeiro vai obrigar clubes a baixar salários e transferências. A notícia em si poderá ser lida aqui: Destaco estes parágrafos pela curiosidade que eles me provocaram:

«As novas regras terão certamente algum impacto na gestão dos clubes. Mas obrigará os emblemas portugueses a mudarem radicalmente?

O PÚBLICO tentou ouvir os administradores financeiros de Benfica e Sporting, mas não foi possível. Já Angelino Ferreira, administrador do FC Porto, respondeu que a SAD portista tem vindo a preparar-se "há algum tempo" para o fair play financeiro, destacando que os últimos "quatro exercícios foram positivos".»

Ora caros desportistas, os administradores do Benfica e Sporting, escusaram-se a comentar esta notícia bem importante para o nosso futebol, por uma simples razão: Não tem argumentos sérios para apresentarem ao público em geral. Por outras palavras, qualquer coisa que venham a divulgar, soará a falso, pois a situação financeira destes clubes e em especial do SL Benfica é gravíssima, como todos sabemos, mas pelo que se vai assistindo, tudo parece correr sobre esferas bem oleadas, sem pingo de contenção nas despesas, aliás bem pelo contrário!

Pergunto, porque terá sido unicamente Angelino Ferreira, a comentar esta imposição já há tempos prevista pela UEFA e a ser levada a executar a partir de 2013?

A resposta de imediato será que o Futebol Clube do Porto há tempos que se tem vindo a preparar para o tal «fair-play financeiro» com resultados muito satisfatórios. Aliás será o único clube Nacional (segundo julgo) com condições de poder responder ao exigido pela UEFA neste momento.

Agarrando no primeiro parágrafo lemos em forma de pergunta se a gestão dos clubes portugueses terá de ser mudada radicalmente, (salvo a gestão do FC Porto) que de há quatro anos atrás tem vindo cumprir os requisitos desta nova lei da UEFA! Naturalmente que sim. Naturalmente trará implicações profundas na gestão de alguns acomodados clubes, até agora.

A organização e o profissionalismo do FC Porto tão reconhecido por ser apanágio desta casa é aqui mais uma vez demonstrado que, ao invés de muitas cigarras que por aí vão cantando, a « formiguinha » sendo um clube regional, pequeno, sem 200 mil sócios, foi-se cuidadosamente, calmamente e com tempo, preparando-se para este impacto.

Estou sinceramente convencido que 90% dos adeptos de todas as cores, não farão ideia da responsabilidade de se cumprir, ou não, o exigido pela UEFA com esta lei do fair play financeiro.

Deixo algumas condicionantes que implicam o não cumprimento da lei à vossa consideração. «Fair-play financeiro» é uma norma destinada a vedar a participação nas competições europeias de futebol aos clubes que gastem mais dinheiro do que aquele que geram.

O quadro de sanções a aplicar deve estar finalizado até final desta época. “As sanções podem passar por exclusão da competição, suspensão de actividade desportiva, retirada de pontos nas competições europeias e proibição de inscrição de jogadores". Cada caso será avaliado individualmente, tendo em conta a situação do clube e as suas perspectivas.

Pois é, como cada caso poderá ser avaliado individualmente, meus caros desportistas, já imagino um conhecido presidente de uma muito conhecida instituição a «TRATAR DO ASSUNTO POR OUTRO LADO»

Este que vos estima 

3 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro Tavares
A "instituição" já está a tratar do assunto desde que "puxou" para a SAD os Activos das outras sociedades que compõe o Património, nomeadamente a Benfica/Estádio. "Valorizou" contabilisticamente as Contas, embora, tenha sido "tirar dum bolso e meter no outro". Esta história do Flair-Play Financeiro é mesmo "pr'a Inglês ver"!
Alguém imagina o Barcelona ou o Inter a serem proibidos de entrar nas competições Uefeiras? E depois o que é que a UEFA "vendia" às TV's? O Paços de Ferreira X Almería ou o Alicante X Portimonense?
Qualquer Gil&Gil faz um orçamento e contas equilibradas. Pega numa folha A4 e numa BIC, não demora mais de 5 minutos. Basta reavaliar Activos e "pagar" as Comissõezinhas por fora. Lembra-se da "contratação" do Roberto?
Abraço

Pedro Silva disse...

Caro Lima, este seu comentário pôs o dedo na ferida...

Ainda há pouco tempo ouvi dizer que o Barcelona pediu um empréstimo de 90 Milhões de € para pagar Ordenados e vêm agora a UEFA do Fantoche Francês falar no Fair Play Financeiro...

Naturalmente que Clube como o nosso Porto, Benfica e Sporting terão de ser por a pau, porque a estes o Platini e a sua corja não terão problemas em banir das Competições Europeias caso as suas Contas sejam desequilibradas.

E uma coisa é certa: vai haver sempre um esquema fraudulento que salva o Benfica do desaire. Já foi assim com as Acções que não valiam um cêntimo, com a intervenção de Joaquim Oliveira, a especulação dos Compradores Chineses, etc. e será sempre assim.

Cumprimentos a todos.

Águia Altiva disse...

Muito mexe o Benfica com a sensibilidade do caro Fernando José Tavares.

É um grande clube não é?

Mas concordo que a ideia do artigo até é boa, mas essa espinha na garganta, chamada Benfica, é que é um cargo dos trabalhos,ahahaah