quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Ao intervalo o Dragão está a perder...

Nas vésperas do terceiro Clássico entre FC Porto e Benfica desta temporada muito se questionou sobre se era possível verificar um novo 5 x 0, tal como aconteceu na partida relativa ao Campeonato. André Villas-Boas, em conferência de imprensa, afastou logo esse cenário, na esperança dos Adeptos não se iludirem, mas a verdade é que também não esperava o resultado da noite de Quarta.

Numa partida de emoções, o Benfica soube sempre jogar mais com a razão do que os dragões, que se mostraram sempre mais inquietos e com um menor segurança na condução da bola. Que o digam Maicon e Helton, os responsáveis pelo primeiro golo dos encarnados, apontado por Coentrão, e Fernando, que assistiu Javi Garcia para o 2 x 0, conseguido através de um forte remate de fora da área.

Num jogo com bastante contacto físico, o Benfica soube aproveitar os erros do FC Porto e na hora H revelou eficácia, ao contrário dos Dragões que mostraram pouca capacidade para criarem reais lances de perigo e quando os criava o acerto era pouco.

A equipa de Jorge Jesus ainda jogou com menos um jogador durante 30 minutos, mas os comandados de Villas-Boas não conseguiram aproveitar a superioridade numérica e Júlio César, Guarda-redes titular no Dragão, acabou a partida sem qualquer golo sofrido.

À terceira tentativa o Benfica venceu o FC Porto e deu um importante passo rumo à final da Taça de Portugal. A segunda mão, que apenas será jogada dentro de dois meses, é que vai decidir definitivamente o rumo das duas equipas na prova, mas os Encarnados partem para essa partida depois de fazerem o mais difícil: vencer no Dragão, local onde tinham sofrido a derrota mais pesada desta época.

Os dois Treinadores surpreenderam com as opções apresentadas nos respectivos lados esquerdos, mas Jorge Jesus foi mais feliz do que André Villas-Boas. O Treinador dos Encarnados lançou César Peixoto no 11 inicial, que se revelou fundamental para travar os jogadores que por aquele lado tentaram atacar: Varela (o melhor dos Dragões em campo) na primeira parte e Hulk na segunda. Por seu lado, o Técnico Azul e Branco preteriu Fucile, que nem no banco se sentou, e colocou Sereno no lado esquerdo da Defesa.

O Benfica adiantou-se cedo no marcador. O cronómetro marcava seis minutos quando Maicon facilitou, Helton também não agiu da melhor forma, e Fábio Coentrão aproveitou para inaugurar o marcador. O FC Porto acusou o golo e aos 18 minutos teve a possibilidade de empatar, mas após um bom lance entre Varela Sapunaru, James Rodriguez falhou a emenda ao primeiro poste.

Apenas dois minutos depois do lance dos Azuis e Brancos, Helton quase deitou tudo a perder. O Guarda-redes entreteu-se de mais com a bola e foi por uma “unha negra” que Cardozo não ampliou a vantagem. Não aumentou o Paraguaio, mas Javi Garcia encarregou-se disso aos 26 minutos, após um lance em que Fernando não ficou bem na fotografia.

Ainda na primeira parte os Dragões tiveram duas oportunidades para marcar. Na primeira, aos 31 minutos, Varela falhou na pontaria, na segunda, Hulk executou um forte remate mas contou com a boa defesa de Júlio César.

No segundo tempo era o FC Porto quem tinha de arriscar mais mas os líderes do Campeonato não tiveram arte nem engenho para criarem mossa na área adversária. O Benfica foi gerindo o resultado e foi a equipa que esteve mais perto de marcar, já com apenas dez jogadores em campo. Valeu ao FC Porto a defesa de Helton, após um remate de Cardozo.

O Benfica derrotou a equipa de André Villas-Boas, que pela segunda vez perdeu esta temporada, sendo que ambas as derrotas e verificaram em casa, e foi também a primeira vez que o FC Porto não marcou qualquer golo numa partida. Os Encarnados fizeram uma exibição bastante sólida, ao contrário do FC Porto, que se mostrou bastante desorganizado. Falta saber se o resultado, para além da Taça de Portugal, terá consequências no Campeonato.

Melhor em Campo: Silvestre Varela


P.S.: Este resultado é uma enorme bofetada de luva branca para aqueles Portistas que têm a mania de desvalorizar o Benfica. Sempre que o nosso Futebol Clube do Porto defronta a Equipa da Luz é preciso que TODOS tenham os pés bem assentes na terra para que a Equipa entre em campo convicta de que vai defrontar uam Equipa de peso e não uma Equipa de Amadores.   

5 comentários:

Tiago Ferreira disse...

Boas noites caros amigos Portistas. Bem, em relação ao que se passou hoje, não tenho muito a dizer.. muito sinceramente acho que o FC Porto não mereceu ganhar, e o adversário foi feliz e eficaz, e soube defender bem quando foi preciso.
Quanto ao post do meu caro amigo The Blue One, concordo com tudo o que referiu menos com o melhor jogador em campo. Para mim foi João Moutinho : )
O Varela parece-me cansado .. ainda não está na forma ideal ..

Resta levantar a cabeça e este f-d-s contra o Rio Ave ir apoiar a nossa equipa !

Nós somos Portistas, somos diferentes, e sabemos aceitar uma derrota quando é merecida.

Cumprimentos a todos

Abraço

Águia Altiva disse...

Este resultado é uma enorme bofetada de luva branca para aqueles Portistas que têm a mania de desvalorizar o Benfica. Sempre que o nosso Futebol Clube do Porto defronta a Equipa da Luz é preciso que TODOS tenham os pés bem assentes na terra para que a Equipa entre em campo convicta de que vai defrontar uam Equipa de peso e não uma Equipa de Amadores.
.......
Caro The Blue One

Os meus parabéns por este seu artigo que expôe mais uma vez o grande desportista que é.
Parabéns também por este último parágrafo, o qual transporto para os benfiquistas, mudando os nomes como é evidente

Foi um grande jogo de futebol com vitória merecida do benfica que soube aproveitar melhor as oportunidades que teve e até poderia ter feito o 3-0 quandoi estava com menos um jogador em campo.
Berlluchi não merecia algo mais naquele lance com o Coentrão?

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Derrota merecida pela falta de organização, lentidão, falta de dinâmica, displicência, deserto de ideias e ineficácia.

Foi penoso ver tantas falhas comprometedoras e de palmatória. Vulgaridade absoluta frente a um adversário fraco, que se limitou a pressionar alto e tirar proveito dos sucessivos erros adversários.

O FC Porto demonstrou estar a atravessar um período periclitante, não conseguindo disfarçar as faltas de Álvaro Pereira e Falcao.

A eliminatória ficou praticamente decidida.

Um abraço

Miguel Angelo disse...

Então, ainda acha que o Maicon é melhor que o Otamendi?

Pedro Silva disse...

@ Tiago Ferreira

(...)"o FC Porto não mereceu ganhar, e o adversário foi feliz e eficaz, e soube defender bem quando foi preciso."

Totalmente de acordo.

Quanto á questão da nomeação do melhor em Campo (como já aqui disse) é uma decisão carregada de subjectividade e como tal cada um pode ter a sua opinião.

@ Dragus Invictus

"O Benfica tem a gaiola e o pássaro na mão ... resta-nos "acraditar" e na Luz roubar o pássaro."

Ressalvo esta parte do teu comentário.

Foi um FC Porto arrogante que entrou em campo e que agora está em maus lençóis. Eu acredito que o Dragão pode dar a volta a este resultado, mas sei que vai ser muito complicado...

Contra o Rio Ave espero que a equipa volte a ser Humilde e Respeitadora.

@ P. Ungaro

Para mim há que retirar duas ilações deste jogo:

- Meter o Hulk na posição de ponta de lança quando do outro lado está uma boa defesa composta por Jogadores como Luisão e Sidnei é uma tremenda asneira. Jesualdo fez isto uma série de vezes e deu-se mal;

- É bom que o FC Porto volte a encarar os Jogos que disputa como autenticas finais e não voltar a entrar em campo convencido que já ganhou e que o golo surgira por obra da natureza.

@ Águia Altiva

Como sabe é esta a minha maneira de ser e de estar em tudo na Vida.

Podem haver trafulhices nos nossos Clubes, confusão e desentendimentos, mas quando as nossas Equipas entram em campo isto tudo desaparece e só ganha aquela que mostrar ser mais humilde, trabalhadora e eficaz.

O seu Benfica foi uma Formiga Trabalhadora e o meu FC Porto foi uma Cigarra preguiçosa e convencida e como tal falhou bem e está em vantagem.

Vamos a ver se o meu Porto dá volta na Luz, mas vai ser muito complicado.

@ Dragaopentacampeao

"Derrota merecida pela falta de organização, lentidão, falta de dinâmica, displicência, deserto de ideias e ineficácia."

Mais palavras para quê? Nesta frase o meu caro amigo disse tudo e mais alguma coisa.

Como já disse atrás, espero que contra o Rio Ave o FC Porto volte a ser humilde e trabalhador.

@ Miguel

Eu sempre disse que daria o braço a torcer quando Maicon me mostrasse que não é melhor do que o Argentino Otamendi. Contudo ainda não chegou esta altura.

Continuo a achar que o Brasileiro tem um futuro brilhante pela frente e que este precisa de jogar para melhorar, contudo eu sei que o público do Dragão não tem paciência com os Jovens Jogadores e que prefere ir pela via do mais fácil... O mesmo é dizer que o Maicon está marcado e que nunca mais poderá jogar de inicio porque a pressão dos Adeptos vai ser imensa.

Mas eu queria ver o Otamendi a jogar esta partida contra o Benfica em que o Meio Campo não cortava as bolas e era a Defesa que tinha de apagar todos os incêndios. O mais provável era este fazer uma asneira igual ou parecida á do Maicon...

Cumprimentos a todos.