Confesso que já ando há muito tempo para escrever esta Crónica que vai mexer muito com a mentalidade de certos Adeptos Portistas… Contudo o que sucedeu na passada Quarta no Dragão quando o Futebol Clube do Porto foi banalizado pelo Sport Lisboa e Benfica e quase afastado da Final da Taça de Portugal vêm trazer á luz aquilo que eu acho que falta no Universo Azul e Branco: Crítica.
O que quero eu dizer com isto da Crítica? Muito simples, como é do conhecimento de todos o vencer sempre pode trazer um certo adormecimento perigoso que provoca uma certa estagnação da equipa e este facto pode conduzir aquilo que vimos na passada Quarta, ou seja a uma derrota que custa muito a digerir porque afinal a nossa equipa não foi tão forte e dominadora como nós, Adeptos, a vínhamos pintando.
O criticar as opções que a SAD Portista toma no que diz respeito a contratações de Jogadores, as opções do Treinador para cada partida e até mesmo assobiar um Atleta que não esteja a dar o seu melhor é de longe muito mais construtivo do que bater palmas como as Focas Amestradas a tudo o que a Direcção Portista fez e faz, assim como não é nada saudável ir para o Estádio apoiar um Jogador que não vale a ponta de um chaveiro (como é o caso do Mariano por exemplo) só porque a SAD/Treinador/Empresário dizem que este é um Jogador dedicado e trabalhador. A Critica, quando construtiva, deve ser aceite por TODOS e encarada pela Equipa Técnica/Jogadores/Direcção como um caminho para o sucesso e nunca como uma forma de dividir os Adeptos e de gerar picardias.
Contudo no Universo do Dragão estas coisas ficam muitas vezes á porta do Estádio e o Adepto que mostre o seu desagrado pelo rumo que o Clube está a levar, que tenha uma postura diferente e mais racional do que as massas é logo apelidado de mau Portista e colocado num patamar onde só habitam os vermes e seres deploráveis… A regra que tem de vigorar é a de apoiar a equipa até ao fim, fazer uma vénia a tudo o que Pinto da Costa faz e fez e nunca criticar o Treinador mesmo quando este faz asneira da grossa. Só assim se pode ser um Portista com P grande e digno de estar no Dragão…
Foi graças a esta mentalidade e forma de estar que o Futebol Clube do Porto sofreu uma derrota que quase o pôs fora da Taça de Portugal. Foi por causa desta histeria, falta de discordância e de demonstração de desagrado que este Porto tem jogado a um nível muito baixo nas últimas partidas que disputou em Janeiro. Foi por causa desta subserviência forçada e colectiva que André Villas-Boas jogou contra o Benfica com uma solução que já tinha falhado montanhas de vezes com Jesualdo (Hulk na frente contra o Sidnei). Foi graças a este bater de palmas como se de um reflexo condicionado se trate que o FC Porto entrou em campo convencido de que ia golear novamente o Benfica sem ter de correr muito para isto. È graças a esta arrogância, guerra aberta e falta de respeito pelo adversário que agora estamos a lamentar uma quase certa saída do nosso Porto da Taça de Portugal.
Os Adeptos do FC Porto têm de se convencer de uma coisa de uma vez por todas:
- Para se ganhar há que trabalhar para isto e é a errar que se aprende e não é a bater palmas aos erros e asneiras do nosso Clube que vamos ver o FC Porto a ganhar. Criticar, assobiar, contestar, dar a sua opinião e respeitar o Adversário mesmo quando este nos deseja todo o Mal do Mundo também é sentir o Clube Azul e Branco e fazer com que este melhore.
Agora que o Dragão perdeu em casa com o Benfica e está a ver a Taça de Portugal por um canudo, toda a gente despertou para o Mundo e exigem a cabeça do Treinador/ Jogadores e começam a perceber que a Direcção afinal não criou um Plantel tão completo como imaginavam…
Mas se no Domingo o FC Porto golear o Rio Ave no Dragão e houver alguém que assobie as opções do Treinador, um Jogador ou que não cante o Hino Anti-Benfica ou bajule o Pinto da Costa é logo apelidado de Besta Negra que não sabe o que é ser um verdadeiro Portista por estas mesmas pessoas que são Portistas de Alto gabarito que na pós derrota da Taça se fartaram chorar em tudo quanto era canto.
Acreditem ou não, a Critica dá Saúde e faz Crescer e é por isto que tanto o Miguel Sousa Tavares como o Rui Moreira (por exemplo) são Portistas no verdadeiro sentido do termo ao contrário de umas Focas Amestradas (ao estilo do Manuel Serrão por exemplo) que se sentem na autoridade de mandar calar quem sente muito mais o Clube e o quer ver melhor de dia para dia.
Querem o nosso Futebol Clube do Porto dominador em Portugal e no Estrangeiro? Então critiquem, assobiem, e dêem a vossa opinião sem medos nem receios de represálias. Só assim o Dragão pode ser cada vez mais forte e cada vez mais o Clube de todos os Portugueses. Sentir o Porto como Clube e Cidade é saber usar a nossa sabedoria e dever de questionar aquilo que achamos que não está correcto.
5 comentários:
Caro amigo há um clara dificuldade de digerir críticos no nosso clube. E grande parte da blogosfera e um fórum em particular demonstram isso mesmo.
Podia falar do País, da cidade, mas aqui estamos a falar do clube e é isso que importa.
É sacrilégio colocar em causa o que quer que seja. Saem logo os "cães" raivosos a atacar que ouse "perturbar".
Por isso criei um blogue, por isso participo, por isso digo sempre o que penso onde quer que seja. E já paguei por isso. Não é politicamente correcto...
há quem confunda crítica com insultos, com difamação, com ódios e o típico "critica...logo é inimigo"...mas esses são quem tem problemas por resolver...não os outros.
Há uma cultura de Yes-man no clube, mas a nossa massa não é feita de Yes-man, Pinto da Costa é o exemplo paradigmático.Confuso..
Diga o que pense, critique, apoie. Criticar é essencial em tudo!!!
Bem verdade...infelizmente há muito tipo que, apelidando-se de grande portista, fica muito ofendido se se critica este ou aquele jogador!! Não se pode dizer mal do jogador A ou B que já não se é bom Portista, que já se é um adepto de merda, passe o termo... há virgens que se ofendem muito realmente.
Provavelmente serão os tais Portistas de sofá que quarta-feira lá estavam...mas que contra Rio Aves, Nacionais ou Olhanenses nem lá põem os pés...e que como tal não compreendem o que é verdadeiramente estar numa bancada de um Estádio não deixando de ser mais ou menos Portistas por isso, refira-se. Mas que se contenham e que aprendam o que é estar a ver a bola e que uma "filha da puta passa a bola" é uma simples expressão de desabafo e que não se está a tentar ofender a mãezinha do jogador ou o próprio!!
É verdade que eu próprio não assobio e até nem concorde com quem o faz...mas se o faz só está a mostrar, como diz Gerard, que algo está mal e há que mudar...é uma forma de mostrar o desagrado já que "falando" não se faz ouvir...se não há tomates para ouvir uma crítica também não deveria haver tomates para lá andar! Quando se ganha é fácil...mesmo jogando mal ganhamos...está tudo bem...não não está....mas deixemo-nos estar que estamos bem...esse é o pensamento do adepto pequeno, que pensa a curto-prazo e que, invariavelmente, conduz a maus resultados. Se se pautarem na vida por esses princípios também não chegarão longe.
É um pau de 2 bicos, ou como diria o Jaime Pacheco, "uma faca de 2 (le)gumes".........
http://odiabodeazul.blogspot.com/
@ blue one
1) «Para se ganhar há que trabalhar para isto e é a errar que se aprende»
perfeita e plenamente de acordo. a cem por cento.
2) «não é a bater palmas aos erros e asneiras do nosso Clube que vamos ver o FC Porto a ganhar. Criticar, assobiar, contestar, dar a sua opinião e respeitar o Adversário mesmo quando este nos deseja todo o Mal do Mundo também é sentir o Clube Azul e Branco e fazer com que este melhore»
já neste aspecto, discordo no assobiar - por considerar que não será a melhor forma de darmos a nossa opinião. mas o assobiar durante a partida, entenda-se!
depois de terminado o jogo, o público pagante tem todo o direito de manifestar a sua opinião - porque pagou para tal.
agora, assobiar durante a partida, só serve para desmoralizar e ser fonte de inspiração para o adversário (motivando-o, agigantando-o) e colocar a nossa equipa ainda sob mais “brasas”.
pelo menos é a minha opinião.
quanto à crítica, esta desde que seja construtiva e civilizada, deverá ser sempre bem-vinda, «penso eu de que» ;)
saudações desportivas mas sempre pentacampeãs!
Tomo I
@ Mundo Azul
È precisamente aí que quer chegar. No nosso Porto existem muitos Adeptos que não conseguem conviver com a crítica.
O FC Porto perdeu em casa com o Benfica porque foi arrogante e não soube ser o Clube Humilde que foi até Dezembro. Mas esta arrogância apareceu porque todos os sectores da Sociedade Azul e Branca entraram numa de proibir a crítica seja de quem for.
Como é que alguém, ou algo, pode evoluir senão lhe chama a atenção para os erros?
É impossível. Os Adeptos e Sócios tem TODO o Direito de manifestar o seu desagrado quando sentem que a sua Equipa não está a seguir o rumo devido. E isto doa a quem doer e não deixam de ser Portistas por causa disto.
Na minha opinião estes é que são os Verdadeiros Portistas e não aqueles que veneram tudo e mais alguma coisa que seja Azul e Branca. Pensar pela nossa própria cabeça e criticar faz bem a tudo.
Dragão dos Diabos
O meu caro amigo traduziu tudo o que escrevi na Crónica.
Assino por completo este seu comentário.
@ penta1975
"já neste aspecto, discordo no assobiar - por considerar que não será a melhor forma de darmos a nossa opinião. mas o assobiar durante a partida, entenda-se!"
Caro amigo não é isto que eu estou a defender!!! Isto até a mim me irrita e este tipo de palhaçadas apenas desvaloriza os Verdadeiros Críticos e as Criticas sérias.
Esta gente que vai para o estádio descarregar a frustração de uma semana de Trabalho devia ser proibida de entrar no recinto porque estragam o espectáculo e incomodam toda a gente.
O que eu defendo no meu artigo é isto que o meu caro amigo escreveu:
"depois de terminado o jogo, o público pagante tem todo o direito de manifestar a sua opinião - porque pagou para tal.
(…)
quanto à crítica, esta desde que seja construtiva e civilizada, deverá ser sempre bem-vinda, «penso eu de que» ;)"
Cumprimentos a todos.
Como já disse, uma vez neste mesmo espaço, o Mistica Azul traduz, a meu ver, o que devia ser a essência da CULTURA do F.C.P. Excelente texto. Subscrevo de olhos fechados, depois de o ter lido, de olhos bem abertos.
O conteúdo do texto mais uma vez está em sintonia com o ideário: «Não é Portista quem quer mas quem pode»
É bom encontrar um blogue com esta honestidade, pedagogia, rigor de análise e sábia humildade!
Parabéns!
En passant.
Ps: Peço desculpa, tenho problemas de visão. Gostaria que ficasse este último texto, pois detectei erros nos anteriores. AS minhas desculpas.
Enviar um comentário