Com toda a certeza o Universo do Futebol Português ainda estará recordado da célebre frase "eu estou a fazer isto por outro lado" da autoria de Luís Filipe Viera, Presidente do SL Benfica. Pois actualmente esta parece ser a cábula dos Dirigentes do Sporting CP. O Clube dos Viscondes parece ter aprendido rapidamente o que tem de fazer para que certas coisas aconteçam mesmo que sejam de uma incoerência total e sem nenhum cabimento.
E isto vem a respeito de quê? Muito simples, como todos sabemos, no passado dia 17 de Outubro de 2011 a Comissão de Arbitragem deu razão ao Sporting no famoso caso do Assistente José Cardinal que pelos vistos anulou mal um golo aos Sportinguistas. O Fiscal de Linha viu o seu trabalho reavaliado e a passar de 3,4 (Satisfatório) para 2,3 (Muito Insatisfatório), o que se configura como uma das pontuações mais baixas até hoje atribuídas.
Tudo teria sido normal se mo caso a Comissão de Arbitragem não tivesse recorrido a algo que está vedado por Lei às equipas de arbitragens no momento de avaliação dos lances: as imagens televisivas. Eu se tiver a possibilidade de ver um lance duvidoso mil e quinhentas vezes também sou de longe o Melhor Árbitro do Mundo que quase não comete erros. Portanto, como se pode ver, esta decisão que tanto agradou aos Dirigentes Leoninos já nasceu torta e os seus efeitos macabros são mais do que muitos.
Graças a esta decisão tão “sensata” do tal órgão da arbitragem Portuguesa, abriu-se aqui um enorme precedente, pois quando um Clube se sentir lesado por alguma decisão do Homem do Apito, irá com toda a certeza apresentar a sua participação á dita cuja Comissão. Se for um dos Grandes de Lisboa a Comissão dará razão ao queixoso, mas se for outro qualquer a resposta será a de manter a decisão da equipa de arbitragem. Parece um contra senso, mas é esta a realidade do Futebol em Portugal.
Mas o efeito principal desta decisão, e que é do maior agrado dos Dirigentes do Sporting, é a pressão que vai existir sempre sobre os Árbitros que forem nomeados para apitar os jogos do Sporting. Godinho Lopes e a sua equipa aprenderam com o Mestre Benfica a mexer nos cordelinhos dos bastidores, e eis que em caso de dúvida irão sempre beneficiar o Sporting CP. E tanto é assim que até já assistimos a uma Conferência de Imprensa em que o Treinador do Sporting enaltece a marcação de uma Grande Penalidade a favor da sua equipa.
Para que a trama não seja descoberta á primeira, eis que a Comunicação Social entra em campo com a sua isenção do costume e tudo faz para branquear tão audaciosa manobra… Afinal o Sporting de Domingos está como está porque o seu Treinador tinha uma varinha mágica 1, 2, 3 e lá fez com que a sua equipa passasse a jogar um Futebol demolidor. Naturalmente que uma equipa moralizada é capaz de tudo e mais alguma coisa, mas se não tivesse havido o tal “empurrãozinho” da parte da Comissão de Arbitragem, de certeza que este Sporting andaria pelas ruas da amargura e que Domingos já teria saído de Alvalade a mal.
Mas pronto, o protagonista deste triste filme não è o FC Porto, pois se fosse lá teríamos os “investigadores” de bolso do costume, vídeos no youtube, a Comunicação Social não falaria noutra coisa, os debates televisivos e radiofónicos não fariam outra cosia senão dissecar esta suja manobra dos Dragões e, claro, o Ministério Público entraria de imediato em acção.
Pelos vistos, os almoços, lanches e cafezinhos entre Luís Filipe Vieira e Godinho Lopes tem dado alguns bons resultados e o Sporting CP revelou ser um Aluno que quer superar o Mestre Benfica.
3 comentários:
Caro The Blue One
Post muito oportuno. Os Calimeros estão a aprender umas coisas. Repare que tal como as gaivotas falidas, apoiam a continuidade de Vítor Pereira na Arbitragem.
O que eles não sonham é que, quando o homem ganhar o Conselho de Arbitragem, tudo vai voltar à primeira forma, ou seja, beneficiar a “instituição”.
Interessante verificar que os pobres comentadores das 3 operadoras que transmitem programas desportivos estão completamente a leste do assunto. Uns porque “não leram os programas eleitorais”, outros porque “nem sequer conhecem o novo formato de votação”, outros ainda porque pensam que “isto são tudo manobras dos corruptos lá de cima”.
Enquanto isto, o nosso Clube está a marimbar-se para esta luta entre os dois circos da segunda circular que, esses sim, são verdadeiros rivais. Nós estamos um patamar acima a gozar de palanque como ainda ontem se viu no Coliseu.
Abraço
Caro The Blue One: aconselho a leitura dos jornais de hoje em que se vê bem a forma como o presidente do benfica (o tal da "verdade desportiva à moda da Luz" e do "fazer as coisas por outro lado") tem procurado (e conseguido) ter uma palavra a dizer sobre os nomes que irão fazer parte da futura estrutura da FPF.
Confesso que as movimentações do "orelhas" me têm surpreendido sobretudo por estar a conseguir infuenciar as listas que têm surgido, ora apoiando expressamente uns, ora vetando ou apoiando os nomes que irão a sufrágio.
Se a candidatura do Fernando Gomes contava à partida com o meu apoio (que como sabe não tem qualquer peso na hora da votação) pois via-o com capacidade de mudar a estrutura podre que tem gerido a FPF, confesso que, nesta altura já não o vejo assim. O motivo principal é a escolha de Hermínio Loureiro como Vice-presidente e a manutenção de Vitor Pereira para o Conselho de arbitragem que me deixam desconfiado e preocupado. Sei, de fonte segura que a entrada do autarca de Oliveira de Azeméis na lista estefve ligada à recusa peremptória de F. Gomes em aceitar integrar no Conselho de Disciplina aquele que o actual presidente da Liga aconselhou a "estar calado" afirmando que tinha "prejudicado muito o futebol português": o famoso "justiceiro vermelho".
Adivinhe quem "impôs", em alternativa H. Loureiro e V. Pereira?
Um abraço e Saudações Académicas
Santos D.
Caros Lima e Santos AAC, antes de mais obrigado pelos vossos pertinentes e sempre instrutivos comentários.
Já se percebeu que lá para os lados de Lisboa está a decorrer uma enorme dança das cadeiras. E cada qual quer ver a sua música a tocar e não aquela que agrada a gregos e troianos.
São imensos os jogos de bastidores, mas é tudo normal porque o FC Porto não se mete ao barulho. Se os Dragões se metessem nisto a história seria outra e o alarme teria tocado há muito.
O que mais me espanta é que ninguém da Blogosfera Azul e Banca se pronuncia sobre isto. Só sabem falar de Jogadores, Treinadores e mandar uns insultos a quem não gostam e pouco mais do que isto.
Este assunto é grave e espelha bem o tipo de gente que andou a apolar o dedo ao FC horto no tempo do "Apito Dourado".
Mas pelos visto isto não interessa a ninguém.
Cumprimentos aos dois.
Enviar um comentário