domingo, 12 de janeiro de 2014

Homenagear vencendo

Chegou a hora do Clássico. Será mais um jogo complicado pelos mais variados factores dado que a morte de Eusébio serviu para galvanizar os Benfiquistas e para dar corpo às habituais e sempre ridículas provocações quando o Dragão se desloca à Luz. A última prende-se com as palmas mas daqui a nada estarão a exigir que os adeptos se ajoelhem com uma vela não mão no momento do minuto de silêncio…
 
Mas tudo isto são factores que não podem nem devem desviar o Futebol Clube do Porto do sue principal objectivo. Para mais o “todo-poderoso” Sporting CP empatou e os Portistas têm hoje uma oportunidade de ouro de se distanciarem da concorrência cimentado a sua liderança da Liga Zon Sagres. Temos portanto que hoje é vencer para homenagear Eusébio e para começar a trilhar com maior objectividade o caminho do Tetra.
 
Só que os Azuis e Brancos não vão jogar sozinhos. Do outro lado do campo vai estar o dono do Estádio e este também vai querer ganhar para poder honrar o seu maior símbolo e aproveitar o deslize do seu rival da segunda circular.
 
Será de uma importância extrema que Paulo Fonseca e os seus comandados não se deixem levar pela fanfarronice que tomou conta de muitos Portistas. Jorge Jesus tem por hábito mudar o seu estilo de jogo quando defronta o FC Porto e isto tem-lhe custado pontos e títulos, mas a verdade é que esta temporada o Treinador dos Encarnados parece ter aprendido com os erros daí que seja uma fatalidade embarcar naquela de que isto está ganho porque o Jesus é um bronco que tem medo do Dragão.
 
Para mais o Benfica conta com Jogadores que mesmo estando a dar pouco nas vistas tem resolvido jogos e poderão ser decisivos no Clássico. Falo com toda a certeza de Lima, Matic, Rodrigo, Gaitan, Markovic, Siqueira e Sulejmani que por norma “passeiam” no campo sem que ninguém dê por eles e de repente aparecem a resolver partidas. 
 
Cautela, vontade de vencer, empenho, raça, concentração, calma e sobretudo muito, mas mesmo muito profissionalismo exige-se ao Futebol Clube do Porto que mais logo vai entrar em campo- Por isto levem isto a sério e deixem lá o Quaresma (mesmo tendo este sido convocado) no autocarro porque está muita coisa em jogo na partida de hoje.
 
A inclusão de Quaresma e os regressos de Helton, Maicon e Carlos Eduardo são as notas de destaque da lista de convocados do FC Porto para a deslocação ao terreno do Benfica (hoje, 16H), a contar para a 15.ª jornada da Liga Portuguesa. Em sentido inverso, e face à lista elaborada para a recepção ao Atlético, do passado Sábado, saem Bolat, Reyes, Ricardo e Herrera.
 
Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Maicon, Quaresma, Josué, Jackson, Ghilas, Varela, Licá, Carlos Eduardo, Mangala, Fernando, Alex Sandro, Kelvin, Otamendi e Defour.
 
Onze provável (4x2x3x1): Helton, Danilo, Maixon, Mangala, Alex Sandro, Fernando, Lucho, Carlos Eduardo, Licá, varela e Jackson.
 
A muito custo e porque sabemos que há quem acompanhe o nosso Blog para poder ver os jogos do FC Porto, vamos tentar disponibilizar alguns streams desta partida não obstante esta ser transmitida por “um bueiro televisivo”. Passem pelo Blog perto da hora do jogo.

Sem comentários: