segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Porto seguro e frango no espeto

Não podia perder pontos e não perdeu! O FC Porto garantiu um triunfo em Barcelos, por 2 x 1, e segurou a vice-liderança do Campeonato. Os Portistas chegaram à vitória com dois golos de Silvestre Varela.
Quando subiu ao relvado do Estádio Cidade de Barcelos, o FC Porto já sabia que estava obrigado a vencer, sob pena de ver o líder Benfica mais longe. Os três pontos eram essenciais e o empate seria, ainda assim, algo proibido para os Tricampeões Nacionais.
Do outro lado, o Gil Vicente, que recentemente travou o Benfica em Barcelos, tentava repetir a "gracinha" diante de um outro candidato ao título.
Nas apostas iniciais, Paulo Fonseca repetiu o onze em que havia vencido o Paços de Ferreira, na última ronda. Sem Carlos Eduardo e Defour, o Técnico dos Tricampeões voltou a colocar Abdoulaye Ba a fazer dupla com Mangala numa defesa que teve Danilo na direita e Alex Sandro na esquerda. No meio-campo, Fernando teve a companhia de Josué e Héctor Herrera. Na frente, Jackson Martínez foi municiado por Silvestre Varela e Ricardo Quaresma.
Já João de Deus optou por colocar em campo Hugo Vieira como principal referência no ataque dos Galos, sempre apoiado por Diogo Viana e Brito.
Quando o árbitro apitou para o começo do jogo já era visível o mau estado do relvado do estádio do Gil Vicente. De resto, essa era uma das grandes preocupações do Treinador do FC Porto; o avançar dos minutos ajudou a confirmar essas mesmas preocupações. Com bastante areia e ainda com alguma lama no tapete, ambas as equipas estavam, por isso, obrigadas a um jogo mais pragmático e sem "nota artística".
Com naturalidade, o Gil Vicente ia tendo algumas dificuldades para travar os ataques do FC Porto. No entanto, os pupilos de João de Deus espreitavam sempre que podiam um ou outro contra-golpe para levar perigo às redes de Helton.
O primeiro sinal de perigo veio, ainda assim, dos pés de Josué. Aos 10 minutos, o Portista aproveitou uma falha de Halison, após um lançamento longo, e apareceu à entrada da área do Gil Vicente mas rematou por cima da baliza de Adriano Facchini.
A equipa de João de Deus procurava estender o seu jogo a toda a largura mas era do FC Porto o controlo da partida. Só faltava materializar em golo as ocasiões. Dito e feito por Silvestre Varela, aos 18 minutos. Na direita, o Mexicano Herrera cruzou para uma entrada afirmativa do internacional Português.
O FC Porto vencia e contava com Ricardo Quaresma ainda em jogo, ele que um minuto antes viu um cartão amarelo depois de uma entrada dura por trás sobre Luís Martins. O árbitro entendeu que a entrada de Quaresma foi merecedora de amarelo.
Até final da primeira parte, o Gil Vicente espreitou o empate que podia ter acontecido, aos 43 minutos, num auto-golo de Jackson Martínez. O Colombiano cortou de cabeça, mas a bola passou junto ao poste esquerdo da baliza de Helton.
Após os primeiros 45 minutos, os Tricampeões Nacionais justificavam a vantagem mas o Gil Vicente tinha deixado a ideia de que estava vivo na partida e prometia luta para o segundo tempo.
No regresso para o segundo tempo, Paulo Fonseca começou por apanhar um susto. O relógio marcava os 47 minutos quando Hugo Vieira apareceu na pequena área para desviar a bola de Helton, mas o guarda-redes Portista segurou a vantagem. Nesta jogada, destaque para Abdoulaye que "adormeceu" na defensiva e o lance podia ter custado a vantagem ao FC Porto.
Não marcou o Gil Vicente, marcaram os Dragões. Aos 53 minutos, Varela bisou na partida. O extremo passou por vários jogadores do conjunto de Barcelos e rematou para o fundo das redes de Adriano Facchini.
Mas a reacção do Gil Vicente não demorou muito. É que Hugo Vieira reduziu a desvantagem, aos 55. O atacante Português, dentro da área, disparou sem hipóteses para Helton. Apesar do golo sofrido, os Tricampeões Nacionais não baixaram os ataques à baliza do Gil Vicente e seguraram a vitória.
Com este resultado, os Portistas chegam aos 42 pontos e continuam na vice-liderança da tabela. Já o Gil Vicente, que somou o 15.º jogo sem vencer em todas as competições, segue com 19 pontos.

Retirado de zerozero
 
Melhor em Campo: Silvestre Varela

Sem comentários: