quinta-feira, 6 de março de 2014

Cristiano Ronaldo o Rei

No último jogo disputado antes de Paulo Bento divulgar a convocatória final para o Campeonato do Mundo, Portugal recebeu e goleou os Camarões por 5 x 1, numa partida marcada pelas estreias de Rafa e Ivan Cavaleiro e também pelo facto de Cristiano Ronaldo se ter tornado no melhor marcador de sempre da turma das Quinas com 49 golos, depois de ter bisado em Leiria.

Com Rafa (jogou 45 minutos a um bom nível) e Ivan Cavaleiro (foi quase sempre discreto) no 11 inicial, que apresentou muitas novidades, entre elas a presença de William Carvalho no meio campo defensivo em vez de Miguel Veloso, Portugal inaugurou o marcador por intermédio de Cristiano Ronaldo, que com toda a sua classe deu justiça ao resultado aos 20 minutos.

Os Camarões ainda empataram bem perto do intervalo, com um golo de Vincent Aboubakar, mas na segunda parte Portugal partiu para a goleada, chegando ao resultado final de 5 x 1, com golos apontados por Raul Meireles, Fábio Coentrão, Edinho e Cristiano Ronaldo.

A exibição, ainda assim, não foi perfeita e há erros que devem ser analisados, mas o resultado e o comportamento dos jogadores confirmam que o último ensaio antes de serem conhecidos os nomes que vão representar Portugal no Brasil foi bom e por isso não há razão para não haver optimismo quanto à participação Lusa no Mundial, embora faltem 99 dias para começar a competição.

A primeira parte tem necessariamente que ser dividida em dois períodos. O primeiro durou cerca de 25 minutos e nele pôde-se ver uma Selecção Portuguesa a jogar um futebol desenvolvido, bem apoiado, com os três sectores da equipa a entenderem-se bem e com uma ligação coesa. No fundo, durante grande parte do primeiro tempo, Portugal jogou bom futebol.

Apesar das várias alterações verificadas por Paulo Bento no 11 inicial, até porque se tratava do último jogo antes de ser divulgada a convocatória para a fase final do Campeonato do Mundo e fazia todo o sentido testar várias das opções possíveis para aquele que tem sido o 11 base do Selecionador, Portugal entrou a mandar no jogo e teve a primeira oportunidade por intermédio do estreante Rafa, que na globalidade fez uns primeiros 45 minutos de bom nível e esteve melhor do que o outro estreante, Ivan Caveleiro. Charles Itandeje, guarda-redes dos Camarões, impediu que o jogador do SC Braga marcasse, sendo que na sequência do lance, Raul Meireles não conseguiu fazer melhor do que o novato.

Os Africanos apenas criaram perigo num lance de bola parada, com Samuel Eto'o a obrigar Beto a uma boa defesa, sendo que aos 20 minutos, Portugal adiantou-se no marcador. Numa jogada de ataque bem desenhada e organizada por João Moutinho, o médio do Monaco soltou o esférico para a direita e João Pereira, com uma boa visão de jogo, fez um passe atrasado para Cristiano Ronaldo e o Capitão fez o resto. Recebeu a bola, tirou um defesa do caminho e atirou para o fundo da baliza dos Camarões, tornando-se no melhor marcador de sempre da Selecção Portuguesa, com 48 golos (no final do jogo seriam 49) em 110 jogos.

Portugal jogava melhor e estava com justiça em vantagem, resultado que podia ter sido ampliado pouco depois, num lance que deixou as bancadas do Estádio Municipal de Leiria empolgadas. No lado esquerdo, Fábio Coentrão passou pelo seu opositor e Rafa apareceu em boa posição para marcar, mas o toque acrobático feito no coração da área e sem qualquer marcação saiu ao lado.

A história contada até aqui passou-se ao longo dos primeiros 25 minutos, mas desde então até ao intervalo, praticamente não houve mais Portugal do ponto de vista ofensivo. Os erros no capítulo do passe, muitos deles em zonas perigosas como o meio campo, tornaram-se mais visíveis. Os Camarões souberam aproveitar esses deslizes para se irem aproximando com perigo da baliza à guarda de Beto, até que aos 43 minutos, Vincent Aboubakar conseguiu conquistar uma posição privilegiada por trás dos defesas Lusos e só com o guarda-redes Português pela frente, restabeleceu a igualdade.

Tal como na primeira parte, Portugal entrou melhor do que os Camarões no segundo tempo, mas desta vez com uma intenção bem mais clara de alvejar a baliza adversária. Sinal disso foram as oportunidades criadas ao longo dos primeiros minutos.

Cristiano Ronaldo, de livre, rematou a centímetros da baliza Camaronesa, pouco depois, Fábio Coentrão obrigou Itandje a uma grande defesa, sendo que o guarda-redes voltou a ter que brilhar quase de seguida ao defender um remate forte de Ronaldo.

O guarda-redes dos Camarões adiou o quanto pôde o golo de Portugal, mas este iria mesmo surgir aos 66 minutos, embora por oferta dos Africanos. A defesa Camaronesa praticamente ofereceu a bola a Raul Meireles e o médio experiente não se fez rogado, rematando cruzado para o fundo da baliza, colocando novamente a Selecção Portuguesa na frente do resultado.

Ainda as bancadas do Municipal de Leiria, que estiveram praticamente cheias, festejavam o golo de Raul Meireles e já Fábio Coentrão, depois de um passe de Cristiano Ronaldo, marcava o seu terceiro tento com a camisola de Portugal e o terceiro da turma das Quinas no jogo, confirmando praticamente o triunfo.

Mas o resultado não iria ficar por aqui e iria acabar em goleada. A etapa complementar só deu Portugal e por isso foi sem surpresa que o regressado Edinho ampliou a vantagem para 4 x 1, empurrando a bola para o fundo da baliza após um excelente trabalho de Cristiano Ronaldo. De resto, seria mesmo o Capitão da Selecção a bisar e a fechar o resultado final em 5 x 1, aproveitando um ressalto na área para voltar a marcar.

Retirado de zerozero

Melhor em Campo: Cristiano Ronaldo
 

Sem comentários: