quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Uma caminhada que começa no Leste

Uma época depois eis que o Futebol Clube do Porto inicia uma nova caminhada na mais prestigiada competição e Clubes na Europa: Liga dos Campeões. Na temporada passada os Dragões alcançaram os quartos-de-final tendo apenas sido vergados pelos Alemães do Bayern (mais por culpa de Lopetegui do que por outra coisa) e agora nesta nova tentativa onde chegarão os Dragões?
 
O mais longe possível dirão muitos Portistas, mas para isto é preciso começar esta caminhada que arranca no Leste com o pé direito e para tal há que trabalhar, trabalhar e trabalhar.
 
Será de bom-tom que Julen Lopetegui leve a cabo algumas trocas no onze inicial, até porque a qualidade de que dispõe no plantel Azul e Branco dá para isto, sem no entanto mexer muito no “miolo”. È no meio campo que está a “Vida” do FC Porto versão 2015/16 e se Julen começar a entrar numa de rodar tudo e mais alguma coisa acabará pro deitar por terra um arranque que se quer forte até porque o calendário e grupo da Champions não são nada famosos. Já basta ter que se “mexer” na defesa por causa da suspensão de Marcano (viu um cartão vermelho no fatídico jogo de Munique).
 
Para mais o FC Dynamo Kyiv não irá querer fazer má figura nesta sua recepção aos Azuis e Brancos. È um facto que a equipa da capital Ucraniana, actual campeã nacional do seu País, domina o futebol na Ucrânia por causa da guerra que tem assolado o leste do País que enfraqueceu, e muito, o Shakhtar Donetsk mas não deixa de ser uma equipa de respeito. 
 
Jogadores de qualidade é coisa que não falta à equipa do Mister Serhiy Rebrov. Antunes, Danilo Silva, Aleksandar Dragović, Domagoj Vida, Niko Kranjcar, Miguel Veloso, Andriy Yarmolenko e Derlis González são as estrelas da companhia da equipa de Kiev. Especialmente Niko Kranjcar que é o cérebro da equipa e que deve ser alvo de muita atenção da parte dos Portistas.
 
Na temporada passada a visita à Ucrânia, num jogo a contar para a mesma prova, terminou num suado empate a duas bolas… A ver se desta vez o Futebol Clube do Porto consegue impor o seu futebol e regressar a casa com os três pontos no bolso. E tal é bem possível desde que não se invente nem se esteja a pensar no importante, mas não decisivo, jopo do próximo Domingo.
 
O médio Evandro e o guarda-redes João Costa, do FC Porto B, fazem parte da lista de convocados dos Dragões para o jogo frente ao Dínamo Kiev, da primeira jornada do grupo G da Liga dos Campeões (19h45 de Portugal Continental). Em relação ao jogo em Arouca, sai dos eleitos o defesa Marcano, castigado.
 
Lista de 20 convocados: Helton, Casillas e João Costa (guarda-redes); Maxi Pereira, Martins Indi, Maicon, Rúben Neves, Brahimi, Aboubakar, Dani Osvaldo, Tello, Evandro, Herrera, Jesús Corona, André André, Miguel Layún, Danilo, Alberto Bueno, Imbula e Cissokho.
 
Onze provável (4x3x3): Casillas, Maxi, Maicon, Indi, Cissokho, Danilo Pereira, Rúben Neves, André André, Brahimi, Corona e Aboubakar

Sem comentários: