quarta-feira, 15 de julho de 2009

Enganar Pategos

Javier Saviola, como me recordo deste avançado dos meus tempos de CM… Em quase todos os simuladores de futebol havia sempre um conjunto de jogadores que ninguém conhecia, mas que eram quase sempre a chave mestra para se vencer títulos e tinham a grande vantagem de serem jogadores muito baratos. Era um orgulho encontrar deste tipo de vedetas. Se não me engano, foi assim que tomei contacto com Saviola, quando este tinha apenas 17 anos de idade e era um jogador totalmente desconhecido do River Plate e com ele no CM ganhava tudo e ainda conseguia transferi-lo por uns bons milhões de escudos (na altura ainda não havia o EURO). Mas isto era apenas no Mundo Virtual, pois na Vida Real as coisas foram bem diferentes…

Saviola mostrou ser um fenómeno na Argentina, tendo dado nas vistas de tal maneira que despertou o interesse de um colosso da Europa do Futebol que na altura andava pela América do Sul á procura de Jovens Vedetas. Estou-me a referir ao Barcelona de Espanha, que na altura contratou Riquelme que era uma Estrela em ascensão, se bem que nunca se chegou a afirmar no Barcelona, tendo sido emprestado ao Villarreal também de Espanha, mas nem ai alcançou o sucesso que muitos esperavam dele. Saviola veio de arrasto com Riquelme e era também uma jovem esperança da Argentina, e quando chegou a Barcelona, as expectativas eram muito altas e o plantel Catalão da altura tinha nas usa fileiras Jogadores como Ronaldinho, Etoo, Giuly, entre outros. Podia-se dizer com toda a segurança que este pequeno jogador a quem muitos já apelidavam de novo Maradona estava onde deveria estar, ou seja entre os melhores, tendo tudo o que era necessário para brilhar e ser uma Estrela do Futebol Mundial. Mas o que sucedeu não foi bem assim…

Saviola passou ao lado de uma brilhante carreira na Catalunha, onde foi completamente tapado por Ronaldinho. Não foi aquele jogador explosivo e irreverente que todos estavam á espera, e isto apesar de numa segunda volta da Liga Espanhola ter marcado alguns golos. Terminado o contrato que o ligava ao Barça, havia que “ressuscitar” o Argentino e nada melhor do que assinar pelo eterno rival do Barcelona, o Real Madrid. Naturalmente que os Madrilenos, mesmo sabendo que poderiam estar a fazer um pacto dos diabos com um jogador que pouco ou nada mostrou, numa de querer chatear o Barcelona resolve contratar Saviola que ainda por cima veio a custo zero… Tinha sido dada uma nova oportunidade aquele que foi outrora uma estrela.

Saviola entrou pela porta grande em Madrid, tendo a ajuda de uma Comunicação Social que idolatra tudo o que vá para o Real e tendo também os adeptos Madrilenos do seu lado, pois estes viam no Saviola uma excelente oportunidade de “chatear” o Barcelona… Todo este golpe de Teatro correu mal, dado que o Argentino, mais uma vez, resolveu passar ao lado de uma grande carreira. Motivos, só ele saberá, mas talvez o Jogador não tenha mesmo qualidade para jogar na Europa, ou talvez este não queira mesmo trabalhar, suar a camisola, ou talvez até tenha mesmo um grande problema de adaptação ao estilo de Vida e jogo europeu… Não sei, o que sei é que Saviola esteve encostado época atrás de época no Real Madrid vendo este a ser campeão de Espanha por duas vezes sem a sua mínima colaboração. O Real tinha ali um enorme e caro problema, dado que Saviola não jogava e ninguém o queria comprar. Mas as suas preces tinham sido ouvidas pelos pategos da Luz.

O Benfica na sua sede e mania de que ainda é grande e destemido, resolve ir buscar o Saviola, mesmo sabendo que o seu passado foi tudo menos colorido… Saiu a sorte grande ao Real que conseguiu despachar por 5 MILHÕES DE EUROS um jogador que não tinha custado nada e que não teve uma única partida onde se destacasse e justificasse o elevado preço que o Clube da Luz pagou por ele. E depois ainda dizem que não há milagres. A comunicação Social Espanhola, num nítido tom de gozo, fica estupefacta com este negócio e atribuiu esta venda a um golpe enorme de gestão do Real que conseguiu vender um Jogador que ninguém queria e que foi considerado como um dos piores que alguma vez passou pela Dama Branca (o nº da sua camisola ficou famoso por estar amaldiçoado). Em todo o Mundo este negócio fói considerado a piada do ano. Em todo o Mundo menos num pequeno rectângulo á beira-mar, ou seja, Portugal.

Como sempre, em Portugal, talvez por sermos mal formados ou porque andamos mesmo atrás do €, a nossa Comunicação Social Desportiva resolve fazer do negocio Saviola o negocio do Ano anunciando a vinda de um Golias, de uma Estrela Argentina que no River Plate fez uma dupla terrível com Aimar. Mais uma vez Saviola entra pela porta grande, sendo idolatrado e apontado como o Salvador da Pátria que vai revolucionar o Futebol do Benfica… Um Dejá Vu daquilo que aconteceu aquando da sua chegada a Madrid, só que desta vez os Jornalistas Portugueses tiveram a distinta lata de “arrancar” de Lionel Messi esta frase:

"O Javier é um fenómeno, um dos jogadores argentinos com mais prestígio e um bom amigo"

Pergunto eu que óculos estava o Messi a utilizar quando disse tamanha asneira… Se o Saviola é um bom amigo e até mesmo boa pessoa não duvido, agora um fenómeno??? Só se for um fenómeno por esbanjar a quantidade de oportunidades que lhe deram para mostrar que vale alguma coisa como jogador de Futebol… Tudo isto é conversa para entreter o Benfiquista que como é uma pessoa muito endinheirada e nesta altura está carregado de esperanças, vai a correr comprar o Jornal só para ver o que disse o Melhor Jogador do Mundo.

Realmente a Câmara Municipal de Lisboa deveria pensar seriamente em por uma placa como a da imagem abaixo a indicar o caminho para o Estádio da Luz.


Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: