quinta-feira, 9 de julho de 2009

FC Porto está a 30 milhões do Milan

O FC Porto está num honroso terceiro lugar no top de vendas do futebol europeu. À frente dos tetracampeões nacionais na lista dos clubes que registam os maiores encaixes financeiros da temporada até ao momento estão apenas o Manchester United e o Milan, ambos "enriquecidos" pela fúria espanhola que levou o Real Madrid a gastar 94 milhões de euros em Cristiano Ronaldo e 65 milhões em Kaká.

Aliás, também o quarto classificado na tabela, o Olympique de Lyon, consegue chegar ao Top 5 quase exclusivamente à custa do dinheiro do Real Madrid, que pagou 35 milhões de euros por Benzema. Ora, apesar de ser praticamente impossível ao FC Porto chegar ao primeiro lugar da tabela, ocupado pelo Manchester United, com mais de 96 milhões de euros, a segunda posição está perfeitamente ao alcance dos portistas. Bastaria, por exemplo, vender Bruno Alves pelos 30 milhões de euros previstos na cláusula de rescisão, valor que Pinto da Costa já frisou ser a base de licitação para o central, para os tetracampeões nacionais ultrapassarem o Milan na segunda posição.

De resto, o bom comportamento do FC Porto no mercado de transferências coloca o campeonato português num relevante segundo lugar na relação entre compras e vendas, com um balanço positivo de quase 26 milhões de euros, atrás apenas da Premier League onde, mais uma vez, o negócio Cristiano Ronaldo faz toda a diferença.
Refira-se que os cerca de 50,5 milhões de receitas do FC Porto que servem de referência para este trabalho não incluem os três milhões pagos pelo Atlético de Madrid por Paulo Assunção. De resto, com jogadores como Bolatti, Cissokho e Raul Meireles ainda na mira de vários clubes europeus, este é mais um campeonato que o FC Porto promete disputar até ao fim.

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Sem comentários: