domingo, 12 de julho de 2009

Não somos seguidistas...Somos PORTISTAS!!

Depois de alguns tumultos no que diz respeito á opinião de Portistas (que existe para todos os gostos e ainda bem) li alguns Blogs Portistas por essa blogosfera fora e fiquei estarrecido quando li num blog alguém anunciar-se como:

"sou seguidista com muito orgulho..." e a criticar quem não o fosse, como sendo menos Portista... Pois eu afirmo, se uns preferem ser seguidistas com orgulho outros preferem ser Portistas com muito orgulho... Reparem na ligeira diferença que é no entanto enorme...?

Seguidista significa que não pensam pela sua própria cabeça, aceitando tudo p que lhes põem no prato sem questionarem o como nem o porquê.

É com esse tipo de pessoas que se estabelecem ditaduras, que se cometem atrocidades atrás de atrocidades, que as gestões podem ser más porque ninguém critica,.ninguém questiona nada... Eu como muitos Portistas, não digo mal do clube. Faço críticas quando acho que devo fazer para que as pessoas não andem a dormir nem se aproveitem do clube. Na época em que Pinto da Costa tomou uma posição que mudou a história do clube, só a tomou porque não foi seguidista do que na altura se fazia... Pensou pela sua própria cabeça, criticou o que estava mal, saiu do tal seguidismo... Seguidista nunca serei. Penso pela minha cabeça e faço as minhas análises. Admiro todos os que façam o meu clube ser maior e melhor...mas ninguém está acima do Clube. É para o clube que vai a minha total devoção e não para as pessoas.

E aliás foi essa sempre uma das maiores lições que Pinto da Costa nos deu ao longo da sua presidência. Infelizmente com o aparecimento da SAD, a lógica tinha que mudar, o lucro e a vertente desportiva nem sempre seguem o mesmo caminho. Nem tudo está bem, e o que está mal tem que ser apontado. Seja a política dos "contentores" que está a chegar ao fim finalmente, sejam as comissões desmesuradas para alguns que fez com que o clube ficasse anos a pagar salários avultados de jogadores com contratos muito longos e que não jogam no clube... Isto e a falta de aposta nos jovens, como esta geração Campeã da Europa que foi totalmente desaproveitada em sucessivos empréstimos porque no plantel estavam tapados por muitos Sul Americanos de qualidade duvidosa que tinham que fazer parte do plantel pelo preço que custaram á SAD...

Portista com orgulho. Consciente, preocupando-me com o futuro do clube , as contas que por mais dinheiro que entre em vez de estarem melhores só vão piorando. Ser Portista é defender o clube de tudo e todos, ter orgulho nele, apoiar a equipa em campo e não assobiá-la ao 1º passe falhado num jogo,apoiar uma equipa técnica competente e não a insultar só porque não se vai com a cara dela ou julgando-a pelo seu passado clubístico. Ser Portista é admitir que se possa discutir a vida do clube e que cada um tem a sua opinião e é válida sempre e desde de que fundamentada. Eu sei que quem escreve comigo neste blog, é Portista a 100%, pois sofremos com as derrotas e vibramos com as vitórias. Mas não deixamos nunca, seja em que situação for, de ter uma análise crítica, e como bons Portistas estamos atentos a tudo o que possa afectar de forma negativa o futuro do clube...

As vitórias não nos cegam dos problemas, e é melhor alertar para a ecistência destes durante as vitórias, do que ser oportunistas e aparecer a criticar apenas quando surgem as derrotas, pois nestas alturas é mais fácil e o mal já está feito e já não é tão fácil de corrigir os erros... Por este ser um blog que promove a discussão, a liberdade de opinião e ter sido feito porfeito por gente que pensa pela sua própria cabeça e é racional sem deixar de amar o clube é que aceitei o convite de aqui escrever.

No Portistas de Bancada, a minha estreia nas lides dos Blogs vi de tudo, uns seguidistas, uns mais preocupados apenas com a bola que vai ao poste, outros com uma visão mais abrangente do clube Azul e Brancoi e com maior capacidade crítica. Mas acima de tudo era bom o tempo em que havia pluralismo, e é isso que no Mística Azul e Branca continuará a haver. É com pluralismo e liberdade de opinião que acho que melhor serviço se faz ao clube e a todos os Portistas que querem ter voz. Este blog é para todos que amam o clube. Para todos os Portistas.

Não colocamos em causa o "portismo" de ninguém só porque pensa de uma maneira diferente. Há várias formas de se amar o clube. O que nunca será ao contrário de vários Blogs que até se auto-proclamam um Blog seguidista...Uns fazem-no de forma clara e até se dizem com orgulho por isso... Outros fazem-no de forma camuflada.

Neste blog não nos movemos nem escrevemos a mando de ninguém nem em benefício de ninguém.

Não somos seguidistas...Porque teremos as nossas preferências convergentes ou não, ambos admiramos várias pessoas, mas nunca faremos deste Blog um veículo oficial de apoio a X,Y ou Z.. Não é um Blog propaganda, logo nunca seria um Blog seguidista... Aliás, o segredo estará mesmo em termos comentadores convidados com visões totalmente distintas em relação a uma série de coisas e que vêm o futebol de forma diferente, sem que por isso deixe de haver respeito pela opinião de cada um… É um Blog feito de Portistas para Portistas e para que todos os Portistas tenham voz.

Se procuram mais do mesmo, e de espaços em que apenas se abana a cabeça a dizer que tudo está sempre bem seja de que forma for desde que venha da nossa SAD, este não é o vosso espaço...

Nós primamos pela liberdade crítica e por aceitar todos o tipo de Portistas e discutimos livres de complexos o nosso clube sem olhar aos interesses de ninguém a não ser os do próprio clube. Elogiamos quando tivermos que elogiar e esperemos que sejam muitas vezes e certamente serão, mas isso não nos tirará a liberdade de criticar quando acharmos necessário, sempre de forma fundamentada e informada. Aqui não há seguidistas com orgulho. Há Portistas com orgulho e em que a Mística é Azul e Branca e não de um Zé qualquer, do Luís ou do Jaquim.

É com orgulho que escrevo então o meu 1º texto na minha nova casa. Espero que seja um forum de referência para discutirmos tácticas, políticas do clube em vários níveis, jogadores, adversários, jogos etc…,tudo e mais alguma coisa sempre com o nosso clube como a nossa preocupação nº 1. Um obrigado pelo convite ao The Blue One e fica a promessa de continuar a escrever como sempre, guiado pela minha independência e tentando dar o meu melhor para o Blog. Palavra de Portista... E que o Blog seja a vossa casa para falar do clube de forma descomplexada e para estarem constantemente informados sobre a vida do clube.

5 comentários:

Ricardo de Sousa disse...

Caro Ricardo Costa,

Em primeiro lugar quero felicita-lo por esta "transferência" de blog.
Já não havia ambiente para a sua continuidade no Portistas. Penso que tomou a melhor decisão e só pecou por tardia, pois a situação débil que lá vivia já se arrastava há algum tempo. Não sei de quem é a culpa da situação no Portistas ter chegado a tal estado, mas sei que mesmo que não tivesse razao fez bem em mudar.

Em segundo lugar, estou 100% de acordo com o seu artigo. Eu sou um portista com muito muito orgulho. Não sou um seguidista, cego pelas vitórias.
Já reparei que não sendo seguidista, no mundo da blogosfera azul e branca tem as suas consequências.
Consequências reveladoras de MUITA MATURIDADE tais como:
ser insultado
ser chamado de infiltrado
ser chamado de mouro
ver os nossos comentários removidos
ver os links nossos blogs retirados dos outros blogs
Entre outros.
.
Fico triste, sinceramente que não haja lugar à pluralidade, à ideia própria, à dúvida, à questão, à crítica, ao debate, etc.
.
Ricardo Costa, boa sorte para este novo projecto!

Joaquim Leites disse...

Acabaram de perder mais um leitor... Portista!
Não tenho nenhum blog, antes que pensem outra coisa, apenas sou assíduo visitante de todos os blogs que noticiam e apoiam o meu Porto.

Pedro Silva disse...

Caro Ricardo de Sousa concordo inteiramente com esta sua frase:

"Fico triste, sinceramente que não haja lugar à pluralidade, à ideia própria, à dúvida, à questão, à crítica, ao debate, etc"

Acrescento apenas que quando eu quis debater pessoalmente com um destes Portistas "seguidistas" o assunto Comissões, porque não sei se tenho a razão e quero sempre ouvir o que tem a outra parte a dizer, este acobardou-se e até hoje estou á espera de uma conversa racional e sobretudo saudável.

Caro Joaquim Leites, cada um é livre de escolher o caminho que entender. Tudo de bom para si caro amigo.

Saudações Portistas a ambos!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode

Jorge disse...

estamos a chegar a um ponto complicado, em que as únicas coisas que criam má atmosfera no nosso âmbito clubístico somos nós mesmos...
criei o meu blog para ter a minha visão, não preciso de criticar nenhum dos meus co-adeptos nem me parece que seja a melhor maneira de engrandecer o nosso clube.
vamos lá resolver isto à moda salomónica do Porto: com cerveja e tremoços. o resto que se passe dentro do campo que é o que mais interessa!!!

Pedro Silva disse...

Caro Jorge do fabuloso Blog Porta 19, naturalmente que o Ricardo Costa não escreveu este texto com má intenção nem com aquela ideía de dividir seja o que for ou até mesmo de inferiorizar seja quem for.

Pura e simplesmente tanto ele, como eu e o outro Ricardo do Blog Carrega Porto ficamos e sentimo-nos tristes e até mesmo revoltados quando alguém põe em causa o nosso Portismo e liberdade de pensamento quando achamos que algo está mal no nosso querido e amado Clube.

As questões que eu e ele temos colocado não tem tido una uníca resposta que não seja um insulto ou outra qualquer coisa irracional...

Eu já ouvi uma das partes que está contra a SAD e entendi os seus argumentos, dando-lhe razão nalguns pontos e não lhe dando esta mesma noutros e quando se me propus ouvir quem defende a SAD e critica os Anti SAD das duas uma:

- ou fui isultado;
- ou então ouvi o som do silèncio.

De Blogs e de opiniões radicais já chega o AntiTripa...

Espero ter o prazer de o ver mais vezes a comentar neste espaço.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode