domingo, 26 de julho de 2009

Peace Cup - Mais um torneio para ganhar?

Tempos houve em que os torneios futebolísticos de Verão eram acontecimentos prestigiantes. Antes dos campeonatos começarem, das competições europeias arrancarem, estes torneios davam ao adepto o prazer de, depois de um mês ou mais sem futebol, seguir o seu clube em jogos que, apesar de amigáveis, por vezes eram intensos desafios.

Nos últimos anos, no entanto, os torneios de Verão perderam alguma qualidade. O Joan Gamper, torneio realizado pelo FC Barcelona, deixou em 1996 de ser uma competição quadrangular para passar a ser o jogo de apresentação do Barça aos adeptos. Outro torneio de grande prestígio, o de Amsterdão realizado pelo Ajax, este ano parece declinar com o convite a equipas de segundo plano na Europa para animarem as bancadas do ArenA. Leia-se, a propósito deste tema, o artigo de Joseph Misika.

Os grandes clubes europeus preferem agora ganhar dinheiro e prestígio em outros continentes, como é o caso dos torneios realizados presentemente em terras americanas, onde jogam Inter, Chelsea, entre outros. Infelizmente, é mau para os adeptos europeus, que têm que seguir os seus clubes via televisão a horas impróprias.

Este ano, porém, surgiu a Peace Cup em terras de Espanha. Sendo um torneio com doze equipas que vai na sua quarta edição, a primeira na Europa, conta com alguns dos mais prestigiados clubes do Mundo, entre eles o FC Porto, convidado pelo seu prestígio acumulado nos últimos anos. O evento já se está a desenrolar, estando os clubes divididos em quatro grupos. Os primeiros de cada grupo (o Porto está no grupo D) jogarão meias-finais passando os vencedores destes jogos à final, que se realizará no dia 2 de Agosto.

O Porto entra em cena amanhã, em Málaga, contra o Lyon onde agora jogam Lisandro e Cissokho. Jogo para rever amigos, apesar do ex-atacante do Porto não jogar devido a lesão. Dois dias depois, na quarta-feira, o Porto reencontrará o Besiktas, contra quem se bateu na fase de grupos da Champions League 07/08, tendo vencido ambos os jogos.

Vai ser um torneio com qualidade, onde os novos reforços do Porto têm oportunidade de se revelarem e ganharem um lugar no onze para a próxima época. E, mais importante, é o Porto desde já, pelos desafios que tem pela frente, começar a habituar a fazer aquilo que sabe melhor: ganhar! Lyon e Besiktas não assustam. O Porto já mostrou que encaixa bem no futebol das equipas francesas e turcas, tendo todas as hipóteses, mesmo sendo presentemente uma equipa em busca de equilíbrio no plantel, de passar às meias-finais onde encontrará a equipa vencedora do grupo C (Málaga, Aston Villa ou os mexicanos do Atlante).

Um torneio a seguir em horas decentes, num televisor próximo ou aqui no Mística Azul e Branca! Para mais informações, consultem o site oficial do torneio.

PS - É a primeira vez que escrevo no Mística Azul e Branca. Convidado pelo The Blue One, aceitei o convite já há algum tempo mas só hoje pude começar a dar o meu contributo devido a afazeres académicos que nos privam de muito tempo para estudar para os exames. Deixo aqui público o meu agradecimento pelo prestigioso desafio que me foi lançado. É uma honra poder escrever no mesmo espaço do The Blue One e do Ricardo Costa. Dois grandes portistas e, acima de tudo, dois grandes amigos. Temos divergências sobre futebol. Uns são mais críticos que outros. Não gostamos dos mesmos

5 comentários:

Dragaopentacampeao disse...

Estes torneios em termos desportivos têm mais interesse para os treinadores do que para os adeptos.

Enquanto os primeiros terão ensejo de fazer experiências, aquilatar das qualidades dos reforços e sua adaptação e preparar a equipa para as competições oficiais, já para os segundos resulta normalmente em espectáculos de futebol geralmente pouco atractivos, condizentes com a ainda insípida performance dos atletas, em inicio de época.

São jogos normalmente encarados como treinos, mas que ninguém quer perder. Com muitas substituições, que provocam rendimentos dispares. Apesar de tudo o registo de vitórias é importante, quanto mais não seja para cimentar o prestígio.

Enfim, um mal necessário!

ricardocosta disse...

Parabéns pelo texto e muito bem vindo à blogosfera portistas amigo JD!:)
.
Sobre o Peace Cupo devo dizer que está a chamar-me à atenção ao contrário de outros torneios de pré época que considero cada vez mais enfadonhos.
.
.
Perdeu-se essa boa tradição de grandes torneios de pré época de grande prestígio.Hoje em dia é o lucro que dita leis,e os grandes clubes preferem expandir-se para o mercado asiático e norte americano e assim, por vezes, mesmo que por vezes prejudique a sua pré temporada preferem desgastar-se em digressões desgastantes quais globtrotters a jogarem torneios de pré temporada na Europa.
.
.
Alguns com grande tradição vão-se esvaziando em jogos entediantes.
.
.
Mas esta Peace Cup promete.Por ser a 1ª na Europa,por ter boas equipas, por ser concentrada num país que gosta de futebol.
.
Espero uma final F. C. Porto X Real Madrid. É o meu desejo pelo menos.;)

saudações portistas

S. disse...

Concordo com o Dragaopentacampeao;

Apesar de gostarmos de ver a nossa equipa vencer, estes torneios servem para ganhar uma mais clara noção de quem pode ou não ser a mais valia num grupo ou até definir um onze inicial.

Como adepto que sou, espero que o Porto se porte bem. Mas o que interessa é que ganhe o Torneio que acaba em Maio próximo :)

Jorge disse...

pré-época é sempre altura para experiências, por isso não espero grande coisa. pelo que vi do Lyon e do Besiktas ainda lhes falta muita força nas pernas e alguma na cabeça, por isso creio que vão ser 2 jogos fraquinhos. quero ver Valeri e Falcao, os 20 minutinhos contra o Dinamo Bucareste não chegaram para nada...

Bem-vindo à bluegosfera! (nunca me canso deste termo...)
Jorge (Porta19)

Pedro Silva disse...

Concordo com muito do que foi dito nos Comentários feitos a este Post.

È um facto que estes Torneios de Verão tem muito mais interesse para os Treinadores do que para os Adeptos (o jogo do Real de ontem á noite foi exemplo disto mesmo).

Por outro lado o Lucro também chama muitos clubes que preferem "passear" pela Ásia e América do Norte como foi o caso do Man. United e do Inter por exemplo. E o pior é que se metem nestes torneios sem terem em consideração a vertente desportiva.

Contudo esta Peace Cup tem tudo para ser um dos Melhores Torneios de Verão desta Pré Temporada, uma vez que participam as Melhores equipas da Europa e Mundo, ao contrário de um Torneio de Amesterdão que este ano foi uma desilusão em termos de equipas participantes.

Saudações Portistas!!!

Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode