
Nos últimos anos, no entanto, os torneios de Verão perderam alguma qualidade. O Joan Gamper, torneio realizado pelo FC Barcelona, deixou em 1996 de ser uma competição quadrangular para passar a ser o jogo de apresentação do Barça aos adeptos. Outro torneio de grande prestígio, o de Amsterdão realizado pelo Ajax, este ano parece declinar com o convite a equipas de segundo plano na Europa para animarem as bancadas do ArenA. Leia-se, a propósito deste tema, o artigo de Joseph Misika.
Os grandes clubes europeus preferem agora ganhar dinheiro e prestígio em outros continentes, como é o caso dos torneios realizados presentemente em terras amer
icanas, onde jogam Inter, Chelsea, entre outros. Infelizmente, é mau para os adeptos europeus, que têm que seguir os seus clubes via televisão a horas impróprias.

Este ano, porém, surgiu a Peace Cup em terras de Espanha. Sendo um torneio com doze equipas que vai na sua quarta edição, a primeira na Europa, conta com alguns dos mais prestigiados clubes do Mundo, entre eles o FC Porto, convidado pelo seu prestígio acumulado nos últimos anos. O evento já se está a desenrolar, estando os clubes divididos em quatro grupos. Os primeiros de cada grupo (o Porto está no grupo D) jogarão meias-finais passando os vencedores destes jogos à final, que se realizará no dia 2 de Agosto.
O Porto entra em cena amanhã, em Málaga, contra o Lyon onde agora jogam Lisandro e Cissokho. Jogo para rever amigos, apesar do ex-atacante do Porto não jogar devido a lesão. Dois dias depois, na quarta-feira, o Porto reencontrará o Besiktas, contra quem se bateu na fase de grupos da Champions League 07/08, tendo vencido ambos os jogos.
Vai ser um torneio com qualidade, onde os novos reforços do Porto têm oportunidade de se revelarem e ganharem um lugar no onze para a próxima época. E, mais importante, é o Porto desde já, pelos desafios que tem pela frente, começar a habituar a fazer aquilo que sabe melhor: ganhar! Lyon e Besiktas não assustam. O Porto já mostrou que encaixa bem no futebol das equipas francesas e turcas, tendo todas as hipóteses, mesmo sendo presentemente uma equipa em busca de equilíbrio no plantel, de passar às meias-finais onde encontrará a equipa vencedora do grupo C (Málaga, Aston Villa ou os mexicanos do Atlante).
Um torneio a seguir em horas decentes, num televisor próximo ou aqui no Mística Azul e Branca! Para mais informações, consultem o site oficial do torneio.
PS - É a primeira vez que escrevo no Mística Azul e Branca. Convidado pelo The Blue One, aceitei o convite já há algum tempo mas só hoje pude começar a dar o meu contributo devido a afazeres académicos que nos privam de muito tempo para estudar para os exames. Deixo aqui público o meu agradecimento pelo prestigioso desafio que me foi lançado. É uma honra poder escrever no mesmo espaço do The Blue One e do Ricardo Costa. Dois grandes portistas e, acima de tudo, dois grandes amigos. Temos divergências sobre futebol. Uns são mais críticos que outros. Não gostamos dos mesmos
5 comentários:
Estes torneios em termos desportivos têm mais interesse para os treinadores do que para os adeptos.
Enquanto os primeiros terão ensejo de fazer experiências, aquilatar das qualidades dos reforços e sua adaptação e preparar a equipa para as competições oficiais, já para os segundos resulta normalmente em espectáculos de futebol geralmente pouco atractivos, condizentes com a ainda insípida performance dos atletas, em inicio de época.
São jogos normalmente encarados como treinos, mas que ninguém quer perder. Com muitas substituições, que provocam rendimentos dispares. Apesar de tudo o registo de vitórias é importante, quanto mais não seja para cimentar o prestígio.
Enfim, um mal necessário!
Parabéns pelo texto e muito bem vindo à blogosfera portistas amigo JD!:)
.
Sobre o Peace Cupo devo dizer que está a chamar-me à atenção ao contrário de outros torneios de pré época que considero cada vez mais enfadonhos.
.
.
Perdeu-se essa boa tradição de grandes torneios de pré época de grande prestígio.Hoje em dia é o lucro que dita leis,e os grandes clubes preferem expandir-se para o mercado asiático e norte americano e assim, por vezes, mesmo que por vezes prejudique a sua pré temporada preferem desgastar-se em digressões desgastantes quais globtrotters a jogarem torneios de pré temporada na Europa.
.
.
Alguns com grande tradição vão-se esvaziando em jogos entediantes.
.
.
Mas esta Peace Cup promete.Por ser a 1ª na Europa,por ter boas equipas, por ser concentrada num país que gosta de futebol.
.
Espero uma final F. C. Porto X Real Madrid. É o meu desejo pelo menos.;)
saudações portistas
Concordo com o Dragaopentacampeao;
Apesar de gostarmos de ver a nossa equipa vencer, estes torneios servem para ganhar uma mais clara noção de quem pode ou não ser a mais valia num grupo ou até definir um onze inicial.
Como adepto que sou, espero que o Porto se porte bem. Mas o que interessa é que ganhe o Torneio que acaba em Maio próximo :)
pré-época é sempre altura para experiências, por isso não espero grande coisa. pelo que vi do Lyon e do Besiktas ainda lhes falta muita força nas pernas e alguma na cabeça, por isso creio que vão ser 2 jogos fraquinhos. quero ver Valeri e Falcao, os 20 minutinhos contra o Dinamo Bucareste não chegaram para nada...
Bem-vindo à bluegosfera! (nunca me canso deste termo...)
Jorge (Porta19)
Concordo com muito do que foi dito nos Comentários feitos a este Post.
È um facto que estes Torneios de Verão tem muito mais interesse para os Treinadores do que para os Adeptos (o jogo do Real de ontem á noite foi exemplo disto mesmo).
Por outro lado o Lucro também chama muitos clubes que preferem "passear" pela Ásia e América do Norte como foi o caso do Man. United e do Inter por exemplo. E o pior é que se metem nestes torneios sem terem em consideração a vertente desportiva.
Contudo esta Peace Cup tem tudo para ser um dos Melhores Torneios de Verão desta Pré Temporada, uma vez que participam as Melhores equipas da Europa e Mundo, ao contrário de um Torneio de Amesterdão que este ano foi uma desilusão em termos de equipas participantes.
Saudações Portistas!!!
Não é Portista quem quer, só é Portista quem pode
Enviar um comentário