quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Dois pesos e duas medidas (parte 1)


Nestes dias decidi dar uma vista de olhos pelo que se escreve nos jornais desportivos online, no que se comenta, no que os adeptos dos nossos clubes rivais opinam.



O que mais me intrigou foi a forma como a nossa comunicação social mesmo em inicio de época não tem pejo em ter dois pesos e duas medidas na análise que faz a tudo e a forma algo caricata e inventiva que os nossos adversários têm de sempre desculpabilizar os seus erros e de encontrar desculpas para os nossos sucessos…



Antes era o apito dourado…Agora que foi encerrado, passou aos empréstimos e da mesma maneira que de animo leve afirmavam que por o Porto numa política corrente e comum entre vários clubes europeus emprestar jogadores a equipas da mesma liga para crescerem significaria que essas equipas seriam menos sérias com o Porto…Como se não houvesse já exemplos em épocas anteriores do Porto perder para equipas com emprestados seus ou empatar e até com os emprestados a jogarem muito bem…
.
Agora até pedem que se limite o nº de empréstimos… O que não deixa de ser algo hipócrita e ridículo…
Convém lembrar que há anos atrás, aquando de uma falha de Jorge Costa a representar o Marítimo contra o clube detentor do seu passe o Porto, foi o nosso próprio clube que farto de insinuações mesquinhas que beliscavam o profissionalismo dos seus profissionais para os proteger promoveu uma medida simples para deixar de ouvir essas bocas.
.
Pura e simplesmente deixou claro em todos os contratos de cedência temporária dos jogadores que eles não poderiam jogar contra o F. C. Porto. Assim, benfiquistas, sportinguistas e anti-portistas no geral deixariam de ter mais um motivo para inventar histórias mirabolantes e desculpas para os sucessos do clube. Já nenhum emprestado do Porto beneficiaria o clube que lhe paga nem se colocariam dúvidas sobre a sua seriedade…
.
Tempos mais tarde…Discutia-se mais uma vez que os malandros do Porto faziam isso para beneficiaram com o facto das equipas não poderem apresentar os seus melhores jogadores… Preso por ter cão, preso por não ter… Depois de tanta discussão afinal queriam voltar ao que era antes…Inclusive fizeram aprovar em AG da Liga que fossem proibidas limitações nos contratos de cedência temporária dos atletas que os impedissem de jogar contra a casa mãe…
.
Agora qual é o meu espanto quando à falta de argumentos por o apito dourado ter sido totalmente arquivado e aniquilado, a nova fonte da falta de verdade desportiva e o já assegurar da falta de verdade desportiva caso o super Benfica não seja campeão trata-se justamente do Porto ir jogar contra várias equipas com emprestados seus…






O engraçado é o Benfica esquecer-se que também andou a emprestar Filipe Melo ao Belenenses, a equipa B Guimarães que foi o fiasco que foi graças ao facto de se ter deixado levar na cantiga do Benfica…guimarães que acaba de receber um jogador acabado de contratar pelo…Benfica. Exactamente, depois dos milhões gastos, o Benfica ainda arranjou dinheiro para contratar mais um defesa brasileiro e de seguida o emprestar ao Guimarães…
O Sporting e a sua colaboração com o Olivais e Moscavide e outros clubes de 2ª para os seus jogadores rodarem é sobejamente conhecida…
.
O que difere esses dois clubes do Porto então? O Porto tem uma política diferente, mais recursos humanos e aposta muito na valorização de jovens jogadores e outros que não triunfam à primeira mas que esperam rentabilizar…Isso pesou muito na nossa folha salarial durante anos…Agora foi aliviado. Mas o facto é que não é apenas o facto de termos mais atletas…É acima de tudo de todos eles serem alvos apetecíveis para os clubes da I liga e todos eles saberem que virem do F. C. Porto é por si só um selo de qualidade.
.
Enquanto que os jovens da academia do Sporting só encontram espaço nas divisões secundárias e os do Benfica nem isso… Os do Porto são pretendidos por uma série de clubes. Porque têm qualidade, fazem a diferença e até alguns deles teriam até lugar no nosso plantel.
Jogadores como Gama, Helder Barbosa, Ukra, Castro, Ventura, Tengarrinha etc tudo internacionais portugueses nos escalões jovens obviamente teriam sempre grande mercado…
Prova da qualidade dos nossos dispensados é o dinheiro que o clube lucrou no dia que decidiu de uma assentada vender: Ibson, Paulo Machado e João Paulo que também andavam emprestados a clubes estrangeiros… Se calhar o Porto também deveria querer ganhar vantagem quando fosse disputar a liga brasileira, francesa e romena…
.
O mais estúpido de tudo é jornalistas do regime alinharem nesse diapasão e não terem a mínima decência intelectual e honestidade. Porque se tivessem lembrariam, que foi o Porto que após estar farto de que duvidassem apenas dos profissionais emprestados pelo nosso clube e não dos outros, que para os proteger incluía cláusulas para que não pudessem jogar contra o Porto e assim não ouvir bocas… Os mesmos que foram contra e que fizeram aprovar em AG a proibição desse tipo de cláusulas que agora se queixam que o Porto tem uma série de equipas B que lhes vão abrir as pernas quando jogaram contra o clube…
.
Mais hipocrisia que isto é difícil…Vindo de onde vem, nada que nos habitue…´E como aquelas histórias que contam do Beto e de outros jogadores que o Porto contratou e que insinuavam que por haver interesse facilitaram contra o nosso clube…Mas não falam de Nuno Assis falhar penaltis contra o Benfica antes de ser transferido para lá, nem falam do Makukula ter acordo com o Benfica antes de um jogo importante do Benfica com o Marítimo e por aí fora…Com uma agravante… O Benfica contratou-o a meio da época, o Porto contrata com tempo, programando a época seguinte com tempo, algo que todos s grandes clubes europeus o fazem… Não contrata apenas para a altura para depois passado uns meses mandar embora por empréstimo só para enfraquecer rivais directos…
.
Como quando o senhor Rui Santos colocou em causa a honestidade profissional de dois jogadores do Leixões que muito bem intentaram uma acção contra ele em Tribunal…Rui Santos achava estranho o Leixões ter sido goleado pelo Porto…Já nada disse quando na jornada logo a seguir foi goleado por uma equipa de meio da tabela por resultado em todo semelhante e numa exibição ainda pior…
.
Como quando os jornais desportivos do costume e o próprio pseudo jornalista estranharam muito na época passada quando o treinador do Setúbal tirou aos 75 minutos o Leandro Lima e o Bruno Gama e o Setúbal acabou por perder esse jogo… O jogo estava empatado e o treinador tirava dois jogadores ofensivos para segurar ainda mais a retranca e acabou assim por perder(como já várias vezes vimos no futebol…) mas aí como era com o Porto levantaram logo a suspeita por ser com o Porto… Não tendo o cuidado de ver que já antes do jogo com o Porto o treinador do Setúbal em outros jogos e ao mesmo minuto até havia feito a mesma substituição…
.
Curiosamente logo uma ou duas jornadas depois…Alvalade, o Setúbal estava a encostar o Sporting e o que faz o treinador do Setúbal…? Tira Leandro Lima e Bruno Gama ao mesmo minuto e perde o jogo… Aí já ninguém falou nada… Com o Porto era estranho, tinha sido até considerado o momento do jogo e que deu a vitória ao Porto, quando o Porto até tinha o Setúbal encostado às cordas… Já com o Sporting, ambos saem, depois da sua saída o Setúbal perde mas aí os Rui Santos da vida ficaram calados…
.
Enquanto o futebol português se mover a ódios e invejas e mesquinhice nenhum dos problemas estruturais se resolverá, a nossa liga será cada vez mais fraca e apenas o F. C. Porto pela sua competência que está fora da realidade deste país é que se destacará fora de Portugal…
Porque as pessoas não estão interessadas em resolver os problemas… Basta ver nas questões dos empréstimos…As voltas que deram para tudo voltar ao mesmo…Alguma política ou intenção de fundo? Não, apenas arranjar sempre uma forma de lançar suspeição sobre o clube que ganha sempre e que lhes custa a admitir que ganha porque é melhor, muito melhor…
(continua)

5 comentários:

Anónimo disse...

Esta época, temos jogadores emprestados no Olhanense e no Vit. de Setúbal, na 1ª Liga.

Quanto à CS, estou-me borrifando para o que eles dizem, seja, ou não, com dois pesos e duas medidas. Seja com três ou quatro. Não precisamos deles para ganhar e, além disso, servem os interesses estratégicos de Pinto da Costa.

Daí que, esteja tudo em 'su sítio'. Nós, a ganhar e eles, a dizer mal de nós. Não estou preocupado.

ricardocosta disse...

Não precisamos deles para ganhar mas eu preferia viver num país menos hipócrita, com CS mais isenta e acima de tudo em que se fizesse medidas estruturais para melhorar o nosso futebol e não apenas para arranjar melhor forma de lançar suspeições sobre os mesmos de sempre...
.
saudações portistas

S. disse...

Interessante "primeira parte" Ricardo. Gostei de ler e de me lembrar que de facto foram as "críticas" dos outros ao facto dos clubes que tinham jogadores do Porto não os usar contra o Porto que fez com que mudasse para a estratégia actual.

De facto, eles só estão bem quando o Porto perde. Infelizmente para eles, isso é muito raro.

Fico à espera de mais.

Ricardo Costa disse...

Pois é Samuel...Não existe uma política concreta para melhorar o futebol português...Muda-se só por forma a atacar o clube de sempre.
.
Os empréstimos são o caso mais flagrante...acusa-se o Porto quando o Porto não permite que os seus emprestados joguem contra si para não ouvirem bocas...mas quando jogam, criticam que o Porto os empresta para que depois eles abram as pernas quando jogam contra o clube que lhes paga...
.
Mudaram as regras para nos obrigar a deixá-los jogar e agora criticam-nos na mesma por eles jogarem,quando foram os mesmos de sempre que fizeram aprovar na Liga a regra que obriga a que eles tenham que jogar...
.
O mesmo se aplica aos árbitros...Antes por sermos os corrptos era preciso sorteio,afinal assim os árbitros não seriam conhecidos nem escolhidos por ninguém...
.
Pois com sorteio ganhamos na mesma,aí dizia-se que o sorteio era mau,que os arbitros depois não estavam nos jogos melhores(coisa que antes já se havia previsto) voltou-se a mudar para o sistema de nomeação...
.
Agora passam a vida a criticar as nomea~ções e dizem que é uma forma de haver menos verdade desportiva....
.
Não me espantaria que voltassem a mudar...Não nreparam que mude o que mudar, o problema está na casa deles, e no facto de serem incapazes de competir com o F. C. Porto por simplesmente serem inferiores.
.
.
Enquanto isso, em vez de terem medidas com cabeça para melhorar o futebol português,tomam medidas ao sabor do populismo e no tentar atacar sempre o F. C. Porto.
.
saudações portistas

Fredy disse...

nós este anos temos jogadores emprestados ao olhanense e setubal..e o benfica??

Belenenses (felipe bastos), paço de ferreira (coelho) e guimaraes (leandro)

afinal quem é que domina a liga?? acho estranho ninguém falar disto..