segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Era uma vez há 2000 e tal anos

Já lá vão 2064 anos que este Senador, da Maior Potência Mundial da época “ Roma”, dizia:

Perguntam-me os meus leitores. Estamos num blogue de futebol, ou num de política, tipo Abrupto, 31 da Armada, Jumento e por aí fora! Tem toda a razão, num blogue de futebol dar a conhecer o que o Senador Marcus Tullius disse em pleno Senado, parece descabido, mas, não é!

Mas então não é, porquê?! Porque não há diferença nenhuma entre aquilo que Marcus Tullius afirmou então e os dias de hoje,… Até mesmo transportado para o Futebol!

Exemplo: …«Os pagamentos a jogadores devem ser reduzidos, se o Clube não quiser ir à falência»…

A História incrivelmente repete-se. O Senador Marcus Tullius tinha na visão do seu tempo e no exame arguto que fez da situação política Romana, a necessidade de chamar os seus Patrícios a atenção que deveriam ter, sobre o Estado e a situação politica de ROMA. Como disse, inacreditavelmente igual à situação Nacional actual !

Mas regressemos então ao nosso futebol. Mal comparado; há um bom par de anos o magister militium , (general em chefe romano) da « III Legião », Fillipium, conhecido por “O Veritas”, (pois sempre foi transparente, impoluto, imaculado e puro,) disse do alto do seu palanque que;

1-«Se eu fosse o Instrutor militar da «III Legião» só queria dormir, porque quando acordasse não sabia qual o Decurião, que colocaria a lutar, com tanta qualidade que eles demonstram…!»

2-«Sei o que estou a fazer e a populaça Romana que me rodeia, são competentes, sejam do Sporting, ( gauleses) como dizem,… ou não!»

3-«Se cometemos alguns erros, foi por andar muito depressa com este projecto. O meu lugar, (magister militium) é muito cobiçado e a «III LEGIÃO» é muito apetitosa!!»

4- «Se calhar foi mau para a «III LEGIÃO» ter ganho uma grande batalha recentemente» (30 de Março de 2008)

5- «A «III LEGIÃO» será mais forte que o Real Madrid (19-4-03). Nota: ainda hoje se estuda quem seriam estes caramelos, possivelmente os habitantes Tarraconencis de (Alcalá de Hemares)!»

6- «Temos a coluna vertebral da futura «Super III Legião Europeia*» (27-4-02)»

7- «Por uma «III Legião» vitoriosa em terra de Bárbaros (Europa*)»

8-«Vamos arrasar na Lusitânia e pela (Europa*) fora!»

Tradução - (*) - terras na posse de Roma, que foram até então dos Bárbaros!

Aqui está o terrível e inacreditável engano de Fillipium o Veritas sobre o que se propôs fazer! Até hoje nada conseguiu de todas estas propostas, o que seria suficiente para perder a alcunha de “ O Veritas”, mas o Povo é de brandos costumes e continua a considerar o Veritas como o melhor militar em chefe da «IIILegião!»

( Marcus Tullius, com uma visão rara, acautelou todos os Patrícios no Senado do que poderia acontecer se não se arrepiasse caminho.)

Fillipium,o Veritas ao invés, leva o discurso optimista, facilitista, até ao limite, para gáudio e aplausos, com hurras e bravos à sua «III Legião! »

Só passaram alguns anos e não 2000 e tal!

O Imperador Pintiuns Custatos, continua a somar vitórias, enquanto Fillipium e a «III Legião » continua desesperadamente a tentar alcançar o prometido, ou seja ; «VINCI !»

O Imperador, Pintiuns Custatos exactamente por isso, tem sido alvo de vários atentados, alguns, (diz-se pelos corredores do Senatus, em pé-d’orelha), a mando , congeminados e preparados pelo figadal inimigo Filipium e alguns Centuriões a seu soldo, onde entram nomes como os Cônsules; Ricardius Custatus, Cervantius, filho de Sílvias e outros mais, no entanto, o Imperador Pintiuns , tem, verdade seja dita, tido a maestra e enorme sabedoria de evitar as traiçoeiras e ardilosas maquinações, na tentativa de o arredarem do poder. De uma forma ou jeito , reconhecido por todos, até pelo “novo” inimigo de estimação e bitaiteiro barato, gaulês Platinium!

Por ordem do magister militium, Fillipium o Veritas, consta que, conseguiu introduzir na intimidade do Imperador uma escrava, lasciva e sensual, dengosa, de nome (Carulínias), de ascendência desconhecida, mas muitíssimo bem dotada fisicamente. Apesar de ter vivido com Pintiuns Custatus no Palácio durante 5 anos, fracassou nos seus intentos!

Não teve descendência,… pois Pintiuns Custatus, sempre esteve atento e naturalmente antes de,… tinha o cuidado de fazer aquilo que os militares chamam, uma retirada estratégica,… no momento oportunamente exacto!

A cortesã não conseguiu sequer, envenenar o Imperador, por muito que tentasse com a tradicional cicuta, como se havia proposto perante o magister militium. Diz-se, que havia sempre por ordem do Imperador Pintiuns Custatus, um, dois, ou até três, “provadores “ por semana, raptados à «III Legião» situada em Olissipo, para essa trágica função.

A falsa e perigosa Carulínias, não conseguindo o grande objectivo que lhe tinha sido incumbido , resolveu … subtrair-lhe algumas peças de valor, do Palácio de Verão, na estância balnear, em « Mada-Lenus » local onde os principais Tribunos e Patrícios endinheirados, (como ainda hoje), tem as suas mansões, carregadas de escravos, de preferência gregos, pois estes sabiam , para que servem vários objectos, como por exemplo, um guardanapo ou, a folha de couve portuguesa!

Teve Carulínias, após estes vários falhanços, que fugir apressadamente em quadriga, com substituição, de cavalos na Mala Posta, da natural ira de Pintiuns Custatus. Regressou à segurança de O Veritas, lá para os arrabaldes de Olissipo!

Perante mais este fracasso, Fillipium, utilizou uma escrava escriba grega, Léonor Pinhopoula , para que esta fizesse escritos maldizentes e abjectos, sobre o Imperador Pintiuns Custatus. Assim se fez, assim aconteceu. Mas, nada ao que se sabe, conseguiu denegrir, ou menorizar a brilhante imagem do “Grande Imperador Pintiuns Custatus.”

Este continua a ser reconhecido pelo resto do mundo, « Romano e não Romano, » como o Homem mais influente e poderoso da actualidade, e aguarda que o magister militium, Fillipiun o Veritas cumpra o prometido aos seus legionários!

Sabe-se que, ao fim de tantos anos a «III Legião» está fraca, desmotivada e até endividada Fillipium, para manter algum ânimo nos seus guerreiros, requisitou vários Legionários e Gladiadores de grande nomeada, entre os quais um revolucionário de extrema-esquerda, que diz à boca cheia …,“todos os Homens são iguais!”

Certo é, que este “agitador,” arrasta multidões, de nome Jesus, nascido em Belém e que tem a seu cargo manter a moral e disciplina das milícias, dando algum alento à «III Legião.»

Tem este revolucionário, vindo a fazer uns milagres, como por exemplo, conseguiu erguer os legionários que se mantinham há muito, sentados, deitados e desmotivados. Disse-lhes então; «…levantem-se e corram….» e na verdade assim aconteceu!

Começaram a correr com vontade e até com alguma agressividade! Contra uns bárbaros ucranianos, por exemplo, conseguiu, desbaratá-los! Tem feito outros milagres, como a multiplicação de dinheiro para a «III Legião». De uma moeda de dez, transforma-a numa de cem!

No domingo passado, adivinhava-se mais um pesadelo para Fillipium, quando Targinus fez abanar a tenda de Campanha Militar de O Veritas. No entanto uma lança perdida, atinge em cheio o chefe opositor no momento certo! Isto já numa altura, que muitos legionários se retiravam do campo de batalha fugindo ao previsível desaire! Dizem que foi mais um milagre de Jesus!

Esta coisa de fazer milagres, cansa e não dou muito tempo que Jesus, tenha de fazer um retiro longo, para recuperar forças!

Entretanto o Imperador Pintiuns Custatus, assistiu na grande arena a mais um momento de lazer. Foi bastante bom o espectáculo, tendo Pintiuns tido a oportunidade de se levantar por três vezes e de braço estendido, feito rodar o punho direito da sua mão no sentido da direita para a esquerda com o polegar bem dirigido ao solo,… para gáudio e aplauso dos milhares que presenciaram à carnificina!

O Grande Imperador, naturalmente e estrategicamente, resguarda-se com a sua segurança pessoal, contra previsíveis ou possíveis atentados, vindos principalmente de Fillipium o Veritas , sendo o responsável pela sua integridade o conhecido Pró-Consul Madurírius e sua Guarda Pretoriana de confiança inequívoca!

Está bem entregue pelo que sei!

Pois bem. Regressemos no tempo à actualidade:

Como poderão ver, meus caros, a História vai-se fazendo destes pequenos nadas. Após 2000 e tal anos, nada mudou. As ambições desmesuradas, os ciúmes inexplicáveis, as matreirices bacocas, que rapidamente se tornam em fracassos e desilusões, são um facto. Tentativas menos lícitas e pouco democráticas, para tentarem atingir objectivos inimagináveis, usando todos os meios possíveis e impossíveis, até, vejam bem, o celulóide entrou nesta trama! Inacreditável, mas uma infeliz realidade ! Os anos passam, a história repete-se! Enfim, a sempre velha terrível e carcomida… “ INVEJA DO PODER “

Este que vos estima;

3 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro Fernando! O meu amigo hoje "arrumou" comigo.
Não pára de me surpreender. O seu artigo é uma delícia.
Parabens e muito obrigado por tudo que nos tem dado.
Abraço

Pedro Silva disse...

Cada vez mais este pequeno espaço que mora na enorme Blogosfera tem aumentado de qualidade e muito por culpa de Comentadores como o Fernando Tavares...

Partilho da opinião do nosso amigo José Lima: este texto está simplesmente DIVINAL!!!

Saudações Portistas!!!

Mito disse...

Fabuloso Fernando!

Num meio tão rico em acontecimentos (de qualquer índole) como o Futebol, redigir uma crónica utilizando um registo diferente é, como acabas de demonstrar, um excelente exercício.

Os meus sinceros Parabéns ao meu colega da "Mística Azul e Branca"