sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Benfica à moda de um Portista

Se há qualidade numa pessoa que menos gosto é hipocrisia. Pessoas hipócritas são pessoas falsas e mentirosas. E a hipocrisia é uma característica muito comum no futebol de hoje. O que se vê muito por aí são pessoas de certos clubes a dizerem "ai e tal, eu não comento nada sobre esse clube" e depois à primeira oportunidade - e sobretudo quando lhes convém - lá vem essa mesma pessoa sem interesse no tal clube dar logo a sua opinião. Isto é um fenómeno e uma característica muito comum nos nossos dirigentes. O do FC Porto incluído. Sim, o Pinto da Costa. Um dia os assuntos do Benfica não interessam para nada como no dia seguinte o nosso presidente através da sua fina ironia e um conjunto de metáforas lá espeta a sua opinião.

Portanto, eu como não gosto de ser hipócrita e dizer que não falo do Benfica e que não me interesso pelo Benfica, a minha contribuição desta semana incide precisamente sobre uma análise ao actual momento do Benfica.

O Benfica de 2009/2010 é antes de mais um equipa - administrativa, directiva e técnica - com a corda ao pescoço. O início da época viu o Presidente do Benfica ser re-eleito com uma margem enorme. Independentemente das questões legais que o processo de eleição conheceu, os sócios do Benfica deram um enorme voto de confiança ao actual presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira. Apesar da direcção ter-se demitido em bloco, o Benfica desde cedo e sem direcção começou a preparar a época contratando o Patric e o Ramires. Nem treinador havia, se bem que era sabido que a opção número 1 era Jorge Jesus, e já o Benfica tinha dois nomes assegurados.

Continuando, os sócios que elegeram o actual Presidente do Benfica também elegeram a continuidade da equipa directiva encabeçada pelo director desportivo, Rui Costa. O primeiro ano no cargo correra extremamente mal. Rui Costa havia depositado enorme esperança em Quique Flores, a sua terceira ou quarta escolha, logo a seguir a Sven Goran Eriksson e Scolari e sabe-se lá mais quem. Um investimento de perto de 25 milhões de euros também rendera ao Benfica um terceiro lugar e apenas a Taça da Liga nas condições que sabemos. Portanto, depois de uma primeira época medíocre, os sócios do Benfica permitiram que o menino de LFV tentasse a sua sorte uma segunda vez.

Agora mais interventivo nas decisões desportivas, o Presidente do Benfica assegurou, apesar das dificuldades que eventualmente o Pinto da Costa e companhia terão colocado, a sua primeira escolha: Jorge Jesus. Vamos ser francos. O Presidente do FC Porto é certamente admirador do Jorge Jesus e certamente que Jorge Jesus seria, na sua visão, o natural sucessor de Jesualdo num eventual fracasso desportivo do Porto. Sim, Jesualdo renovou depois do jogo com o Manchester no Dragão, mas o Jesus não deixaria de ser uma primeira opção. Portanto, ao contratar o Jorge Jesus, treinador que mostrou competência tanto no Belenenses e no Braga, LFV jogava o seu primeiro trunfo na elaboração de uma época de sucesso.

Os sócios do Benfica viram durante a pré-época chegar um vasto conjunto de jogadores à Luz: Saviola, Javi Garcia, Keirisson (promessa brasileira emprestado pelo Barcelona), Ramires, Schaffer e César Peixoto (entre outros). 25 milhões de euros foi o valor desembolsado pela SAD. A questão que se coloca é: de onde veio tanto dinheiro? Se na época anterior gastaram-se 25 milhões e não se recebeu nenhum; como é que nesta época se pôde fazer o mesmo? As notícias que saíram indicavam a utilização antecipada e hipoteca de receitas provenientes do patrocínio de uma marca durante os próximos 10 anos (se estiver enganado, peço desculpa pelo erro). Portanto, utilizando fundos que em teoria ainda não tinham entrado para os cofres construiu-se a equipa que iria atacar o tetra-campeão Porto.

E a pré-época correu bem. Vitórias em algumas Taças - sim, algumas contra equipas acessíveis - renderam uma melhoria no moral da equipa. Desde cedo se percebeu que o Benfica estava diferente. E diferente para melhor. A pré-época mostrou um Benfica bastante fresco apesar da carga de jogos; um Benfica a pressionar alto e a jogar ao primeiro toque e com várias triangulações entre os dois avançados - Cardozo e Saviola - e sobretudo dois médios de apoio - Di Maria e Aimar. Com as relativamente boas exibições surgiu a natural euforia da massa Benfiquista. No entanto, mais do que em anos anteriores, transpirava-se confiança no seio benfiquista. O futebol era bom e convincente.

Com o início da época surgiu o primeiro contratempo. Dois pontos perdidos em casa contra o Marítimo. Havia dois prismas pelo qual os adeptos de futebol podiam ver esse empate. Um: que afinal o Benfica era mortal e não imbatível e dois: que o Marítimo teve sorte em não sair de lá com a derrota e que o Benfica teve mero azar. Apesar de ter ficado contente com o empate, vi o empate pelo segundo prisma. O Benfica passou a pré-época a jogar contra equipas que queriam jogar futebol e jogavam aberto e não precisavam de defender o resultado. Com essa atitude, mais facilmente o Benfica arranjava espaços para praticar o seu futebol. No entanto, com um autocarro à frente da baliza, torna-se tudo mais complicado para o Benfica. Tal como o Porto no ano anterior, os autocarros dos adversários à frente da baliza custara pontos quando jogava em casa. Portanto sim, o Benfica fez mais do que o suficiente para ter ganho o jogo e de facto o Marítimo teve sorte mas claro, também o mérito. Na jornada seguinte, em Guimarães, aí sim, o Benfica regressou à terra. Fez um jogo fraco e ganhou em cima do apito. Mostrou ser uma equipa batível sem que seja necessário colocar onze jogadores atrás da linha da bola. No entanto, nesta segunda viu-se um novo Benfica. Um Benfica motivadissimo, rápido, confiante, pressionante.Sim, o Setúbal transpirou futebol de uma equipa das distritais; mas mesmo assim, o Benfica mostrou-se muito bem tendo sido necessário os jogadores do Setúbal cometer várias faltas mais duras para parar o ataque do Benfica. Mais interessante ainda foi a forma como o Benfica não deixou de lutar e correr até o último segundo fazendo parecer que os 7-0 eram um 1-1.

Ora, como um portista como eu nunca fez tanto elogio e, caso o leitor aguentou até aqui, vamos analisar rapidamente as razões, no meu entender, pelo sucesso do Benfica.

Jorge Jesus. Há quem o goste. Há quem não o goste. Há quem pense que os seus métodos são antiquados e sujeitam os jogadores a esforços físicos desnecessários e exagerados. Não sei. Não sou treinador. No entanto, o que sei é que ele fez um bom trabalho no Belenenses e no Braga. As ideias que existem de que os seus métodos levam a que os jogadores chegam a meio da época e depois estoiram... a ver vamos se se verifica. A verdade é que os métodos de Jorge Jesus transformaram por completo o Benfica em termos tácticos, ofensivos, mentais e psicológicos. O Benfica tem agora uma estrutura em campo. São onze jogadores que sabem onde têm que jogar e que sabem o que têm que fazer... Algo que não acontecia com o Quique Flores onde havia médios a jogar no ataque, guarda-redes a lateral, defesas a jogar a 10.... etc... (permitem-me a ironia e o exagero). O seu trabalho tem também reflectido nos jogadores do Benfica dos quais destaco os seguintes:

Di Maria. Vou ser sincero. A seguir ou ao nível do João Moutinho, o Di Maria é o maior queixinhas do futebol portugues. No entanto, mostrou neste início de época ser também um dos mais dotados tecnicamente. O Di Maria tem mostrado um futebol muito acima do que se viu com Quique. É agora também mais jogador de equipa e com mais sentido colectivo. Claro que também não perderá uma oportunidades para fazer umas fintas mas acima de tudo é agora um jogador transformado e para melhor.

David Luiz. Vou ser sincero outra vez. Não gosto dele como os benfiquistas não gostam do Bruno Alves. Aliás, o David está para o Benfica como o Bruno está para o Porto. É um defesa que dá tudo e que joga com grande intensidade e com uma boa agressividade futebolística. Claro que por vezes exagera e sai impune. Mas também qualquer portista sensato sabe que o Bruno Alves também já se safou de vermelhos várias vezes. O David Luiz é o pilar daquela defesa. Qual Luisão qual quê? O Benfica sem e com o David é completamente diferente e para pior; muito mais insegura na e muito menos esclarecida. O Luisão pode ser a voz de comando mas apenas porque tem um maior número de anos de casa.

Aimar. Muito riso me deu no ano passado ver o Aimar a jogar. Colado ao ponta-de-lança, o Aimar na frente de ataque era como uma gazela no meio de uma dúzia de leões. Perdido, espantado e tudo que podem imaginar. Diria Quique que o Aimar não aguentaria 60 minutos na posição 10 quanto mais 90. Talvez. O actual Aimar veio-lhe mostrar que estava enganado. A ele, a mim e a todos. Talvez eu também me venha a enganar mas este Aimar é muito mais parecido com aquele internacional argentino que tão bem conhecíamos. Agora sim, o Aimar é um jogador que sabe distribuir o jogo. É o ponto chave do trabalho ofensivo do Benfica. Veremos se ele consegue durar 90 minutos. Veremos se consegue durar uma época. Veremos...

Por fim Cardozo. Muitos de nós (portistas e sportinguistas) rimo-nos com o valor desembolsado pelo Benfica para adquirir o passe de Cardozo. Se calhar porque ninguém realmente o conhecia. Quem é essa torre que vai pelo nome de Cardozo e que custou quase 10 milhões de Euros. Foi aposta de José Veiga quando ainda era útil ao Benfica. No seu primeiro ano, ano de adaptação a um novo clube, novo continente, novo país e novo modelo de futebol, marcou 13 golos. Na segunda época, tendo jogado 70% da época, marcou 17 golos. Quem percebe alguma coisa de futebol consegue perceber que o Cardozo é um avançado acima da média. Não sendo letal na cabeça nem muito hábil com o pé direito, tem a sua mais valia num pé esquerdo potente e certeiro. Jogando só na grande área não lhe convém... Nem ele saberia como. No entanto, com um Saviola ao seu lado, a jogar para e com ele, tudo torna-se mais fácil e o Cardozo mostra ser muito mais letal na hora da finalização. É certamente um avançado a ter em conta...

São estes os pontos chave - por enquanto - neste Benfica 2009/2010. Porquê tanto interesse no Benfica desta época? Porque razão estou eu a falar do Benfica em vez do Porto? Pela simples razão de que o Benfica interessa tanto ao Porto como o Porto interessa ao Benfica. Será, ao que tudo indica, o mais sério candidato a tirar o título ao Porto. Claro que só estamos no início. Mas eu, infelizmente, acredito que o Benfica está muito diferente e para melhor. Não creio que chegará Fevereiro e o Benfica estará arrumado de qualquer luta. Creio que o Benfica é uma maior ameaça do que qualquer um de nós - falo de portistas e sportinguistas - pensa.

Mas no final do campeonato faremos contas. E vá, se eu estiver errado... toda a gente ganha na mesma.

Saudações.

12 comentários:

Sotilrac disse...

Boas!

Quero dar os meus parabéns pelo seu tópico. Sou benfiquista, mas sei reconhecer quando um adepto de outro clube sabe ver para além da sua cor clubista sem fanatismos.
Continuação de bons artigos e prometo voltar com muito gosto.

S. disse...

Viva Sotilrac;

Agradeço as tuas palavras simpáticas. Era bom que todos os adeptos de futebol fossem tão lúcidos.

Claro que é a nossa obrigação puxar pelo nosso clube mas da cegueira completa e oportunismo à capacidade de elogiar o adversário como tão frequentemente se vê no futebol do Reino-Unido vai uma grande distância. Infelizmente, há cada vez menos adeptos que se conseguem colocar do lado do adepto sério, imparcial e justo com o seu próprio clube e com os seus adversários.

Volte sempre ;)

ricardocosta disse...

Samuel....Com todo o respeito,mas se o Jorge Jesus,o "mestre da táctica" que nem duas frases sabe articular direitoe que não passa de um bronco que se julga o Mourinho viesse substituir um treinador como Jesualdo Ferreira,professor, com conhecimentos ciêntificos e que tem um longo trajecto académico e profissional e que tem o perfil certo para nos representar internacionalmente, fosse substituido por um bronco como o Jorge Jesus,eu acho que deixava de pagar as quotas...
.
.
O Jesus fez bom trabalho no Braga?O mesmo que tá a fazer agora no Benfica,de ínicio cheios de gás,no final todos com lesões e fisicamente de rastos...
.
.
É um treinador da velha escola que ainda acredita nos picos de forma e que nem domina conceitos técnicos e que só sabe dizer um monte de bacoradas e ainda se acha o novo Mourinho...
.
Para mim foi um descanso saber que o Benfica o contratou.Melhor só se tivesse ido buscar o Scolari.
.
.
Lembro que Jesualdo com um plantel bem pior ao de Jesus no Braga foi 3 vezes 4º consecutivamente e ele apanhou uma equipa que ano anterior a ele havia lutdo para não descer...O Jesus pegou um Braga já de projecto europeu,com mais dinheiro e já como 4º ggrande....Graças a JF....
.
Se o Pinto da Costa gosta de Jorge Jesus tem muito gosto...Ele também escolheu Del Neri e Octávio Machado...Prova que muitas vezes se engana em grande e também consegue ter mau gosto...
.
saudações portistas

ricardocosta disse...

O Grande Benfica vendido pela imprensa viu-se à rasca para ganhar em casa ao Marítimo, em Guimarães ganhou com a ajuda do árbitro num jogo em que o Guimarães foi melhor e mesmo com 10(expulsão injusta) podia ter ganho o jogo.
.
.
O Setúbal é uma equipa rídicula e o Azenha mais rídiculo ainda...Foi bom para aqueles portistas que tanto o vangloriavam na ânsia de retirar mérito ao trabalho de Jesualdo ao dizerem que era o azenha que fazia tudo....Viu-se saiu o Azenha e o JF ainda venceu mais.
.
Azenha fala muito,agora como técnico principal tá-se a ver...Não me lembro de uma equipa de 1ª divisão tão mal treinada,sem padrão de jogo,tão mal posicionada.Em distritais vejo melhor.
.
Ele nem o autocarro sabe estacionar.
.
.
Eu estou desiludido com o Benfica...Com tanto alarido que fizerm e vendo o calendário favorável nestas 1ªs jornadas contava já com 3 vitórias confortáveis...
.
Vi foi um benfica muito perto de perder em casa com o Marítimo e que foi benfificado num jogo em que o guimarães foi melhor.
.
O mais grave é que Jorge Jesus vê-se que preparou a equipa para ter o pico de forma já no ínicio para motivar as pessoas e dar a tal euforia...E o Benfica no seu melhor rende tantos pontos como o Porto a crescer como equipa e ainda sem Hulk e Rodriguez...Um Porto que sempre projecta a equipa devido à saída todos os anos de jogadores importantes, para que cresça em competição e esteja no máximo mais lá para frente sem no entanto deixar de ganhar e ser competitiva no decorrer do processo como temos sido.
.
.
Logo se o Benfica é isto... Ainda para mais quando os di marias,aimares,saviolas etc jogadores frágeis começarem a arrebentar tamanha a exigência física de Jorge Jesus para jogadores que naõe stão habituados é aí que o Benfica deforntará o Porto...A pe´núltima jornada da liga joga-se no Dragão- PortoxBenfica...
.
Este super Benfica a render o máximo já,até já conseguiu ter uma derrota com o Poltava...
.
.
Vejo uma equipa motivada,alguma qualidade que já havia ano passado,mas uma equipa que não aguentará este ritmo muito tempo e que terá muitas lesões musculares,algo que acontece a todas as equipas do Jorge Jesus que ainda por cima é um fanfarrão quando diz que o Benfica esmaga ao empatar um jogo ou que em Guimarães só o Benfica quis ganhar o jogo quando o Guimarães mandou uma bola ao poste e teve umas 5 chances claras de golo para apenas um remate à baliza do Benfica o jogo todo...
.
.
Para se treinar o Porto tem que se ter classe. O Porto é um clube de dimensão mundial,o JF vai ao forum de treinadores de elite da Uefa...É um professor,sabe estar e falar e não nos envergonha.Jorge Jesus já imaginaram com aquele seu discursso bacoco neste tipo de eventos ou a falar numa conferência de imprensa da champions...?Iria ridicularizar-nos internacionalmente.
.
.
O Benfica já ano passado diziam ter grande equipa...Este ano perdeu Reyez, Suazo e Katsouranis(dos jogadores mais importantes do Benfica nos últimos anos).
Ganhou o Saviola que é mais um Aimar,que vem em na curva descendente da carreira e nem dois jogos seguidos consegue fazer.
.
Ganhou Javi Garcia que não vale nem de perto nem de longe 7 milhoes(O Real madrid agradece,o Benfica é o seu caixote de lixo já desde o ano passado com o Balboa)
.
Ganhou o Schaffer que é fraco,Patrick que já nem lá está.
.
.
Do meio para a frente há qualidade,mas não tão exagerada que supere um ataque com Varela,Hulk e Rodriguez e ainda o Falcao.
.
Com uma enorme diferença...Na defesa o Porto dem dois centrais melhores que o Benfica e acima de tudo laterais...O Benfica e os seus laterais são uma miséria...
Quando as opções deles são Luís Filipe e Cesar Peixoto para suplentes e maxi rodriguez e schaffer para titulars tamos conversados...
.
.
Um ponto fraco claro a ser explorado...
Já Porto tem Fucile,Alvaro Pereira, Miguel Lopes,Sapunaru...
.
.
O Porto tem um plantel mais bem construído,mais homogéneo, sem falhas graves.
O Benfica tem um 6 avançados quando só jogam 2 e depois não tem laterais decentes.
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

Samuel antes de mais os meus parabéns pelo artigo. Textos destes fazem falta no Mundo da nossa Net que é marcado pelo radicalismo e mal dizer.

Fica a minha sugestão de que na tua próxima Crónica faças o mesmo tipo de análise ao Sporting, pois estes também são nossos adversários na Corrida para o Título.

Quanto ao teu artigo, há coisas que concordo e outras que discordo.

Estou de acordo contigo no que concerne ao milagre que o Benfica fez para ter gasto 50 Milhões de Euros em contratações nestas duas épocas sem ter feito nenhuma venda. Mas se os propios Benfiquistas não querem saber disto , porque razão me vou eu chatear com isto? Só espero é que se porventura a coisa estourar na Luz não sobre para mim nem para ninguém que tenhas as suas poupanças no Banco.

Quanto ao Jesus, estaria a mentir se não dissesse que também era a minha alternativa a Jesualdo, só que a decepcionante final de época que o Braga fez e a troca de opiniões com quem percebe de Futebol fez-me ter uma ideía diferente deste Treinador que mais parece o José Mota dentro de um Ferrari. Não penso que Jesus seja Competente, mas também não é incompetente, pois quando este esteve no Clube do Restelo até desceu de Divisão, se bem que o caso Mateus o colocou de novo na 1º Liga e depois teve a época fabulosa que teve. Na minha opinião deveria ter ido mais longe no Braga porque tinha plantel para isto e não acho que o Homem perceba assim tanto de táctica, pois aquilo é sempre o mesmo baseando-se na correria dos Jogadores... Foi assim em Guimarães, em Poltava e contra o Marítimo na 1ª parte. Equipas que batam o pé ao Benfica geralmente mostram as debilidades de Jesus.

Ainda não percebeste o porque de tantos reforços da mesma posição para o Benfica deste ano? Então deixa andar a época e mais lá para o meio falamos...

David Luiz para te ser sincero é um Jogador que admiro desde que começou a jogar a Central. È "raçudo" e combativo, tal como o Bruno Alves, contudo ainda não o vi a dar o litro contra uma equipa de real valor. Mas repito, é do tipo de Centrais que gostaria de ter na minha equipa

Sobre o 8 a 1 ao Setúbal darei a minha opinião na minha próxima Crónica.

Aimar para mim é uma incógnita. Tenho pena que os Clubes Portugueses andem atrás das "migalhas" que os Clubes ditos Grandes da Europa deixam para trás... O ano passado foi muito fustigado pelas Lesões e a euforia á sua volta foi semelhante á deste ano.... A pergunta que se coloca é se vai aguentar a "tareia" física tipica de Jesus. E não critiques o Quique pelo facto de o ter posto na zona entre o avançado e o meio campo, pois era assim que ele jogava, e muito bem, no Valência que foi á Final da Liga dos Campeões.

Cardozo se não fosse do Benfica seria o meu Herói actual. Gosto mesmo muito do rapaz. È esforçado e está sempre lá na hora de finalizar. Por vezes tem umas "brancas", mas errar é humano e sozinho ele não pode fazer tudo.

Sobre Saviola já disse tudo o que tinha dizer numa das minhas Crónicas, sendo que lhe acrescento um talento nato para se atirar para o chão. Ponho a mesma questão que coloquei sobre Aimar e o mesmo tipo de lamento.

Di Maria neste momento está em alta, mas o que falha neste rapaz, tal como ao Coentrão, não é a sua habilidade e talento com a bola nos pés, é a sua cabeça que em vez de estar com o Clube que representa anda num qualquer Chelsea ou Inter... Depois é o que se vê quando começa a falhar. Até quando conseguirá o Jesus manter estes rapazes com os pés assentes na terra?

Pedro Silva disse...

Na minha opinião o mais perigoso será o Sporting, que quando tem este tipo de arranques desastrosos costuma compensar com um final de temporada estrondoso...

Mas é como dizes, vamos a ver.

Sotilrac antes de mais seja muito bem vindo a este espaço que se quer respeitador e multi colorido, pois o Mundo da Bola também se pauta pelo respeito e pela diversidade de opiniões e cores.

Deixei este meu comentário dirigido a si para o fim para que o meu amigo lesse a minha opinião sobre o seu Benfica e expressasse a sua.

Saudações Desportivas caro Sotilrac.

Saudações Portistas aos restantes!!!

S. disse...

Bem, de facto comprova-se que o Benfica é um tema que interessa bastante aos portistas.

Não consigo me alongar muito mais até porque já expressei tudo que tinha mais ou menos para dizer.

Sim, eu concordo que o JJ podia ter feito mais ao serviço do Braga. Mas melhor que o 5º lugar só o 4º. E não deixa de ser verdade que o Nacional fez uma época excelente.

Sim, os jogadores do Braga estavam fisicamente de rastos no final da época passada mas também foi perto do final da época passada que o mesmo Braga foi vencer a Alvalade.

O fraco rendimento pode ser causado por x número de coisas. Por exemplo, foi por cansaço físico que no primeiro campeonato do Jesualdo o Porto foi completamente abaixo depois do Natal?

O futebol é tudo menos uma ciência exacta e só porque uma coisa tem sido hábito num treinador, não quer dizer que assim continuará. Há sempre muita variável em jogo e portanto teremos que esperar para ver como evolui o campeonato.

Saudações!!

ricardocosta disse...

Há Samuel quando se conhece a sua metodologia de treino e esta é desadequada...
.
JJ treina futebol como se tratasse de uma prova de atletismo...Acredita nos picos de forma,abordagem abandonada há alguns anos por aqueles que se dedicam a estudar a preparação física...
.
.
Achas uma boa temporada? O Braga ficar em 5º não chegar nem na final da taça nem longe na taça da liga e ter de longe o maior orçamento desse ano a seguir aos 3 grandes...?
.
.
Uma equipa cheia de jogadores emprestados do Porto que fica atrás do Nacional que tinha um orçamento bem mais pequeno e mais fraco...No entanto ficou na frente do Braga do mestre da táctica e na taça chegou mais longe.
.
.
O Braga brilhou tal tomo todas as equipas de Jesus no ínicio enquanto havia pernas,ele começa muito forte,bate muito na preparação física sem grande cabeça na gestão de um plantel que deve ser para um ano inteiro e depois as lesões acumulam-se...
.
.
Domingos chegou a Braga e disse que em anos de jogador e treinador nunca tinha visto um plantel com tantas lesões musculares...
.
.
Se achas 5º atrás do Nacional com um plantel muito maisd fraco bom...O que achas de 3 4º lugares consecutivos de Jesualdo Ferreira...?
.
è que foi apenas após a sua chegada a Braga que o Braga se tornou o 4º grande e com um orçamento inferior e sem emprestados do Porto....Depois, JJ já apanhou um Braga com outro estatuto e outro orçamento.
.
.
O resto foi apenas trabalho da imprensa de Lisboa que antes até gozava com as bacoradas do JJ quando ele não era para ir para o Benfica e depois por influência das pessoas certas quer do circulo de JJ quer do do Benfica fizeram uma operação para retocar a sua imagem junto do grande público e inventaram essa do "mestre da táctica"...
.
.
Falamos de alguém que diz que inventou a defesa à zona quando treinava o Felgueiras e atrocidades dessas...lololol.
.
.
Eu teria vergonha de ver um treinador desse calibre e que nem falar sabe num clube que tem uma imagem internacional a defender como o F.C. Porto...
.
Já me chegou o Octávio Machado...
.
.
Mas se o JJ é tão bom...Pergunto..O que dizer do Manuel Machado que fez melhor que ele...?Porque a imprensa e os portistas não o chamaram a ele o "mestre da táctica" e não o consideraram para treinar o Porto?
.
.Ele sabe mais de treino e de táctica que JJ e tem feito uma carreira bem mais constante que JJ. E sabe de futebol e sabe falar.
.
saudações portistas

Pedro Silva disse...

Samuel, atenção a esta tua frase que pode dar origem a conclusões precipitadas:

"Bem, de facto comprova-se que o Benfica é um tema que interessa bastante aos portistas."

Não é o Benfica em si que é tema de conversa, mas sim a analise que fazemos aos nossos adversários e tido o que os rodeia, dito de outra forma, de facto comprova-se que o assunto Futebol é um tema que interessa bastante aos Portistas.

Coisa que muitos Blogs Benfiquistas (especialmente estes) e Portistas não sabem nem querem fazer. O Mística Azul e Branca sempre foi diferente.

De resto já sabes a minha opinião sobre o que escreveste e não me vou repetir.

Saudações Portistas!!!

S. disse...

Exacto The_Blue_One... se calhar elaborei mal as palavras.

De facto o que interessa é o Benfica num sentido da analise ao seu comportamento desportivo enquanto adversário do Porto.

V de Vingança disse...

É impressão minha ou o Ricardo Costa não gosta nem um bocadinho do Jesus?

Mas o benfica existe numa óptica que não seja ser adversário do FC Porto?

Não vejo como.

Jogadores que foram contratados nas últimas duas épocas e já foram dispensados:

2007/08
Milan Stepanov
Kazmierczak
Edgar
Leandro Lima
Luís Aguiar
Mario Bolatti
Hélder Barbosa

2008/09
Nelson Benítez
Candeias
Pelé
Andrés Madrid

Uma equipa completa.

Pedro Silva disse...

Caro Дракон синий para mim e com toda a certeza para o Samuel e restantes elementos deste Blog, o Benfica é visto como um adversário ao qual se reconhece Virtudes e Defeitos.

Agora há uma larga franja de adeptos Benfiquistas que numa de imitarem o Sapo que incha até estourar, resolvem usar estas nossas analíses para alimentarem o seu Orgulho que tantas vezes passa fome por já há muito não terem motivos para festejar.

Foi só por isto que fiz aquela chamada de atenção ao Samuel.

O assunto dos dispensados já foi aqui largamente debatido e é realmente uma vergonha esta situação, mas do lote que referiu eu aproveitaria:

Leandro Lima; Hélder Barbosa e Candeias.

O resto foi só para encher os bolsos a muitos...

Saudações Portistas!!!