segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Champions League – Um pouco mais de Azul... e Branco

Arranca esta Terça a edição 09/10 da Champions League, a prova rainha do futebol europeu, o campeonato dos grandes clubes da Europa, que dita nos fins de Maio próximo quem é o Rei dos Reis do futebol.

Mais uma vez o FC Porto está presente, inserido num grupo em que se esperam grandes espectáculos. A participação dos Dragões arranca em Londres, na terceira visita a Stamford Bridge. As outras duas visitas (nas épocas 2004/05 e 2006/07) resultaram em duas derrotas (por 3-1 e 2-1). Mas se na primeira a derrota foi merecida, porque o Porto, campeão europeu, tinha uma equipa em construção que lutou quase contra uma equipa igual (o treinador do Chelsea era Mourinho, treinador campeão europeu pelo Porto, que num gesto triste comemorou um golo contra a equipa que lhe tinha proporcionado estar ali a receber bem) àquela que havia conquistado a Europa na época anterior, na segunda visita ao reduto dos blues de Londres (nos oitavos-de-final), ficou para a história o frango de Helton depois de o Porto entrar a ganhar com uma grande jogada e golo de Quaresma. Depois, a equipa abateu-se perante o golo oferecido pelo guardião brasileiro. Os jogadores deixaram de acreditar depois de uma primeira parte que fez sonhar o universo azul e branco, e o segundo golo e o fim do sonho acabaram por ser inevitáveis.

Ora, esta época, o que podemos esperar da visita ao reduto do Chelsea? O Porto perdeu jogadores importantes e experientes na Champions (a dupla Lucho e Lisandro) mas tem agora Hulk em grande forma. Vem moralizado de uma grande primeira parte contra o Leixões, e tem jogadores como Varela e Belluschi com ganas de provarem o seu valor na Europa! Atacará com Hulk, uma máquina difícil de travar, Cristian Rodriguez e Varela, jogadores que não terão medo de enfrentar o ambiente de Stamford Bridge (um dos menos típicos de Inglaterra, onde os adeptos menos gritam, algo de que Mourinho se chegou a queixar). No meio campo Raúl Meireles parece recuperar a sua forma e Fernando ainda deve ser recordado em Inglaterra pela exibição soberba em Old Trafford em Março passado. Belluschi esperemos que queira mesmo provar o seu real valor. A defesa será a habitual, com Fucile e Álvaro Pereira nas alas a subirem cheios de força quando necessário. No meio a experiente dupla Bruno Alves e Rolando. Da baliza podemos esperar o pior e o melhor, sendo Helton especialista em estragar grandes jogos da sua equipa com uma fífia que nem guarda-redes iniciados dão.

Do outro lado temos um Chelsea com jogadores conhecidos dos portistas. Será uma honra e uma preocupação reencontrar Deco, Bosingwa e Ricardo Carvalho (Paulo Ferreira parece ser já preterido das contas de Ancelloti). Mas o Chelsea não se esgota apenas nestes jogadores. John Terry, na defesa, continua a ser um dos melhores do Mundo. Sabe cabecear como poucos, sendo uma mais valia no ataque, sabe sair a jogar com bola fazendo o campo todo de uma forma incrível. Será interessante ver o seu duelo individual com Hulk. Depois há jogadores como Lampard, um centro-campista perfeito, e Drogba, um jogador que sabe marcar golos venenosos, apesar de não estar na sua forma habitual.

De tudo isto, acho que o FC Porto pode sonhar. Eu pessoalmente sonho, de cada vez que o FC Porto vai a Inglaterra, de quebrar a malapata de nunca termos ganho em casa de equipas inglesas. Sempre houve, por vezes, a sensação que estivemos perto, a sensação de quase lá. Como afirma Mário de Sá-Carneiro, grande poeta português do Século XX: "Um pouco mais de azul – eu era além. / Para atingir, faltou-me um golpe d’ asa...". Esperemos que desta vez o Porto tenha esse golpe de asa, esse momento de crer e de bem jogar que às vezes lhe vai escapando. Jesualdo já sabe enfrentar monstros na Europa, já sabe ter ambição. Já sabe o que fazer nos grandes momentos. É, sem dúvida, o melhor treinador a actuar em Portugal. Esta é uma das mais-valias do Porto, apesar de do outro lado estar um experiente treinador europeu, Carlo Ancelloti, que põe os seus pupilos a jogar à italiana, um jogo difícil mas com que o Porto por vezes se dá bem.

Em resumo. Que comece a Liga dos Campeões, o lugar dos clubes eleitos. E em Portugal só o Porto, e às vezes o Sporting, mostraram o que valem nos últimos anos!

3 comentários:

Pedro Silva disse...

Eu para ser sincero vou estar a sofrer em frente á televisão...

O que eu quero é ver o FC Porto a ganhar, mas se houver uma "branca" das habituais como foram as cenas do Helton e do Bruno Alves, então vai ser difícil.

Desta vez Jesualdo não terá grande margem de manobra para se desculpar de uma má exibição da equipa Portista, até porque já está mais "maduro", tem muito mais experiência Europeia e tem muito mais por onde escolher no actual Plantel Azul e Branco. A única coisa onde se poderá "esconder" é se algum Atleta Portista tiver um mau momento e dar a vitória ao Chelsea. Mas eu quero acreditar que isto não vai acontecer.

Venha o jogo e acabemos de vez com esta ansiedade!!!

Saudações Portistas!!!

sirmister disse...

blue one se me permites,

O FCP vai ter sempre muitas dificuldades para equilibrar este tipo de jogos, mas terá dificuldades acrescidas nos inícios de epoca, porque vendemos sempre os melhores jogadores e compramos jogadores com menos experientes e que se estão a adaptar ao clube e á equipa e isso leva o seu tempo, enquanto que os outros podem manter os melhores e reforçar-se com jogadores de top.

Apesar disso este ano estamos em melhores condições (sendo que tambem apanhamos a equipa mais forte do mundo a par com o barça)que em anos anteriores e acredito que vamos lá fazer uma gracinha, mas claro dispensamos as "brancas".

Pedro Silva disse...

Claro que permito SirMister. Este espaço é vosso e como tal podem utiliza-lo á vontade desde que não seja para ofender ninguém e muito menos para fazer bota abaixo.

Naturalmente que os Jogadores novos tem de se adaptar ao novo Clube, a uma nova forma de estar no campo, etc. contudo se olharmos para os onzes iniciais deste início de época, constatamos que o que não falta são Jogadores que estão habituados á Liga dos Campeões como é o caso do A. Pereira e Belluschi por exemplo.

O único inexperiente nestas andanças será Varela, mas este acredito que estará no banco dado que Jesualdo jogará num 4x4x2 losango com Hulk e Falcao na frente.

Saudações Portistas!!!