domingo, 6 de setembro de 2009

ESTE VAZIO FIM DE SEMANA

As paragens nos jogos da Liga Sagres, para alem de cortarem o ritmo das equipas, incute nos adeptos um enorme vazio de fim de semana. Não há nada para comentar não há casos de arbitragens, nem de golos em fora de jogo dos nossos Clubes. Enfim é uma seca!

Para mais, quando a nossa Selecção Nacional não atinge os objectivos mínimos, mais angustiados ficamos. Quanto à Selecção Portuguesa de Futebol, continuo a achar que interpretes vamos tendo, faltando um maestro a altura da orquestra. Mas esse assunto será para outra altura.

O nosso F.C. do Porto, tem tido um princípio de temporada agradável, pois tem-se visto algum trabalho de mecanização da equipa. Cada um sabe o que fazer, apesar de reconhecer que o meio campo terá necessidade de horas extras de trabalho. Falta naturalmente a rodagem e o necessário olear da máquina, mas como estamos no início de época, esse “ relógio”, ficará a trabalhar assim espero, ao milionésimo do segundo, um pouco mais à frente!

Temos jogadores, treinador e fundamentalmente organização nos bastidores como sempre tivemos aliás para a máquina funcionar a 100%. Uma nota menos positiva que me começa a preocupar. Helton tem tido desplante a mais na baliza, para meu gosto, os jogos agora são a doer e nem o sorriso e as mãos erguidas ao céu, resolvem a falta de concentração que ele tem volta e meia demonstrado. Atenção Helton, o FCP tem mais e bons Guarda Redes. O tempo o dirá!

Pois bem, os nossos rivais directos, Sporting C. de Braga, Sport Lisboa e Benfica e Sporting C. de Portugal , cada um tem tentado, como pode, ficar o melhor possível na fotografia.

O Arsenalista S. C.de Braga, tem sido a equipa mais equilibrada deste início de Campeonato no entanto, também tem sido a menos comentada pelos media. O facto de estar em primeiro lugar e até ter as cores vermelho e branco, não lhe tem dado direito a audiência Nacional. Porquê? Não sei fracamente , mas julgo que o facto do treinador ser o Domingos Paciência, terá algo a ver com o silêncio que os medias lhes tem votado. Quero eu dizer que, se fosse por exemplo; um Toni, um Mozer ou outro ex-benfiquista qualquer, a treinar, haveria maior disposição para elogiar os Arsenalistas! Feitios de doentia e crónica parcialidade, que todos os dias infelizmente vamos comprovando!

Quanto ao Benfica, como os jornais da Capital que até Di Maria dizem e usam como bandeira, “O SLBenfica está a fazer uma grande época”, aliás, como se já tivessem 16 ou 17 jogos jogados! Não sou bruxo, muito menos adivinho, mas meus amigos, os jogos que vi do SLB, tem sido de uma equipa que já terá na bagagem ( fisicamente), no mínimo 10 jogos oficiais. A desenvoltura, a força, a rapidez de movimentação, durante 90 minutos que o SLBenfica nesta altura do Campeonato demonstra, é realmente de elogiar, pelo que , ou teve no defeso uma preparação física fora do normal da Equipa Técnica, ou então o “ CNAD “ deverá estar atento a tanto fulgor e frescura física logo à 5ª Jornada. Os adeptos euforicamente vão manifestando a sua alegria, que diga-se, não será para menos, após uma longa e penosa travessia do deserto, acabam por avistar um oásis! Eu como adversário directo, espero naturalmente que não passe de uma miragem !

Desde muito miúdo que ouço dizer; quem tem telhados de vidro não deve atirar pedras ao vizinho, o provérbio mais uma vez fez jus à verdade popular. Há 15 dias, os media Lisbonários ou melhor anti-Porto, noticiavam as desventuras de um jogador do FCPorto (Adriano), que terá sido maltratado por desconhecidos pelas 5 horas e 20 minutos da madrugada, à saída de uma discoteca. Naturalmente que de maneira nenhuma apoio esta violência de que o jogador foi ou terá sido alvo por desconhecidos. Convenhamos no entanto, que para um jogador profissional de 1ª linha, é muito pouco profissional, estar numa discoteca àquelas tardias horas. Digo isto porque o FCPorto paga-lhe o salário ao fim do mês e o jogador Adriano na altura do acontecimento era ainda funcionário do FCP.

Os Benfiquistas sempre prontos, (a atirar a “pedrada” contra qualquer que seja o adversário e de preferência contra o FCPorto), falaram e escreveram sobre este caso por mais de 3 dias,.. Foi um fartote! Deu-lhes este “caso” pano para mangas! Passados 15 dias, viemos a saber que um jogador profissional do SLBenfica , fora pura e simplesmente ostracizado da equipa, treinando sozinho e a horas pouco convencionais, com a agravante de o SLBenfica «lhe dever o salário!» Claro, que o caso foi motivo de notícia, mas como de costume, abafou-se bem abafado! Lá continua o jogador do SLBenfica Javier Balboa com a sua mágoa a treinar sozinho… Sem receber e para entrar no Estádio da Luz, tem de meter uma ‘cunha ou pedido’ ao Director Rui dos Túneis!

O senhor Evangelista do Sindicato, sempre tão activo e participativo noutros casos mediáticos, desta vez deve estar de férias, pois ainda não apareceu a público, na defesa do ultrajado jogador Benfiquista! No melhor pano cai a nódoa meus caros!

O Sporting finalmente teve um resultado positivo, após uma entrada na Europa e no Campeonato para esquecer. Penso que o facto da jovialidade da equipa e de algum mal estar do Treinador com jogadores, como o acabado de sair Rokembach e não só, terão vindo a provocar algum desequilíbrio psicológico na equipa reflectida evidentemente no seu rendimento. Nada está perdido, mas será necessário a Paulo Bento um pulso de ferro para conseguir levar a água ao seu moinho. O pior de tudo neste Sporting é, quanto a mim, o mal estar audível de uma franja de sócios contestatários de Paulo Bento. Reconheço que sem serenidade será muito difícil trabalhar positivamente.


O melhor de tudo é a férrea e determinada e irredutível ideia base da Direcção, em não se gastar mais do que se pode. Uma determinação, que estou certo virá a dar frutos ao Sporting muito em breve.

Como iniciei, termino com o aguardar que o fim de semana que se aproxima volte a por a adrenalina em valores agradáveis, futebolisticamente falando!

Este que vos estima

2 comentários:

pc disse...

pois é ! quem quer um evangelista compra-o! E o Cadastrado já tratou disso! VERGONHA

Pedro Silva disse...

Caro Tavares sobre a nossa Selecção já disse o que tinha a dizer pelo que não vale a pena repetir.

Sobre o nosso FC Porto, posso estar enganado, mas é com certeza um plantel mais forte do que o do ano passado e com muito mais opções, mas é como diz, há que afinar o relógio e isto vai levar o seu tempo.

Quanto ao Braga, digohe aquilo que um amigo meu me disse:

Eles vão até onde os deixarem ir, pois para o tal Clube que nós conhecemos já lhe basta o FC Porto e Sporting para lhe consumir a paciência e o obrigar a gastar 50 Milhões de euros em contratações.

Quanto ao Benfica, é deixar andar que mais cedo ou mais tarde aquilo estoura e o Jesus de Exterminador passa a Palhaço da Corte como o era antes de ir para po Benfica.

O Sporting já o disse e repito, é de todos o mais perigoso... Estes arranques ás 3 pancadas por parte dos Sportinguistas costumam ser compensados por um final e temporada fenomenal. O que falha no Sporting é o facto de não se poder ter Cão e ter de se caçar com Gato.

Quanto ao Balboa, é como diz o PC e eu concordo, a época anterior o tal Evangelista andava a rezar o seu Evangelho e a proteger os seus Crentes em tudo quanto era Freguesia, mas quando o assunto é no Benfica é como diz o outro: No Passa Nada.

Lamentável pura e simplesmente.

Saudações Portistas!!!