terça-feira, 20 de outubro de 2009

Antevisão Champions League 3ª Jornada FC Porto – Apoel Nicósia

Dia 21 de Outubro (Quarta feira), pelas 19h45, o Porto estreia-se, em mais de cinquenta anos de competições europeias, contra uma equipa cipriota. Vindo de longe, ali perto da costa turca, o Apoel mostra-se pela primeira vez na principal competição europeia de clubes. Uma equipa sem história, mas que não se pode considerar um "bombo da festa". De facto, o Apoel nos dois jogos que fez já conseguiu um empate em Madrid e só perdeu por um, em casa, contra o Chelsea. Apesar de só ter um ponto, é uma equipa consistente, a que se deve mostrar respeito.

Porém, como é evidente, o FC Porto é mais forte e tem obrigação de vencer este jogo em casa. No entanto, não se esperem facilidades. Há algum tempo que o Porto não joga contra uma equipa sem história. E da última vez que o fez teve um dissabor grande: a humilhação em casa contra o Artmedia Bratislava. Ocorreu na fase de grupos da época 2005/06, época de má memória nas competições europeias, em que o ainda detentor do título mundial (a Taça Intercontinental nessa altura era considerada pela FIFA como o título mundial de clubes) ficou pelo 4º lugar de um grupo de equipas acessíveis: Glasgow Rangers, a já citada equipa eslovaca e um Inter de Milão a passar uns dias maus. No banco, no entanto, o Porto tinha um dos piores treinadores que já vi: Co Adriaanse. Um treinador que no jogo contra o Artmedia se lembrou de colocar os dois alas defensivos a subir no ataque ao mesmo tempo, deixando a defesa completamente permeável no contra-ataque adversário.

Desta vez, no entanto, já não temos Adriaanse entre nós, mas Jesualdo Ferreira, o treinador do Porto mais experiente na Champions (está na sua quarta época seguida nesta competição e no clube) e que sem dúvida sabe como fazer a equipa jogar contra um adversário que virá estacionar o autocarro à frente da baliza e esperar que o Porto se balance demasiado no ataque para poder desferir um golpe mortal. Isto só não acontecerá se o FC Porto marcar um golo cedo. Aí acreditamos que o resultado será dilatado. Hulk, Falcao e Rodríguez (estreante na Champions) encarregam-se do assunto.

A jornada dupla da Champions que começa nesta quarta é de importância vital para o FC Porto. Ganhando os dois jogos contra o campeão cipriota, o FC Porto praticamente arruma a questão da qualificação para a segunda fase. Mas se perder pontos, terá que mostrar os seus dotes em casa frente ao Chelsea ou ir a Madrid pontuar. Com seis pontos o FC Porto somará ao todo nove, o que será suficiente para passar. Se o Chelsea abater nos dois jogos da sua dupla jornada o Atlético, então o grupo D resolve-se mesmo, podendo os portistas e os londrinos resguardarem-se para a primavera.

Nota para a chegada ao jogo 30 na Europa de dois jogadores que são já símbolos do Porto: Raúl Meireles e Helton. Goste-se deles ou não, as suas imagens figurarão sempre numa interminável história do nosso clube. Um pela garra e determinação. Outro por ter sido o sucessor directo de Baía. A acompanhá-los no onze de amanhã estará o regressado Fernando, que esperemos que não seja nesta Champions de novo infeliz como foi em Londres. Sapunaru também está de volta aos convocados depois de longa lesão. De fora ficam os médios argentinos Belluschi e Valeri, o que não deixa de ser uma má notícia para o meio campo do FC Porto que perde em criatividade. Será Mariano o substituto? Esperemos bem que não! Preferimos um Rodriguez recuado em funções de centro-campista a um jogador sempre nervoso e quase sempre desinspirado!

Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Nuno
Defesas: Bruno Alves, Fucile, Rolando, Álvaro Pereira, Maicon, Sapunaru e Alex
Médios: Raul Meireles, Guarín, Mariano, Fernando e Dias
Avançados: Farías, Falcao, Cristian Rodriguez e Hulk.

2 comentários:

O Faroleiro disse...

Apesar de tudo é sempre um jogo a ter em conta.

A grande vantagem que o Porto costuma ter na champions é o "desrespeito" por parte das ditas equipas grandes, basta ver as casas de apostas que normalmente dão as odds favoráveis aos adversários do Porto quando são equipas de renome.

Se o Porto respeitar o Apoel estou convencido que não será difícil ganhar, no entanto tem que estar preparado para eventuais surpresas.

Acho que o Porto vai montar uma equipa de ataque, há falta de Belluschi Mariano poderá ser uma solução... Pelo menos para os primeiros 45 minutos !

Pedro Silva disse...

Ora viva Bicho. Sou da opinião que o FC Porto deve ter muita cautela quando entrar em campo para defrontar o APOEL.

È que o Porto de Jesualdo costuma dar-se muito mal com equipas que não atacam e que só defendem, como vai ser o caso desta equipa do Chipre.

Daí que digas que o FC Porto obtém melhores resultados quando é visto como a equipa mais fraca.

Mas vamos a ver...

Mariano vai jogar nem que seja na baliza, pois enquanto Varela não voltar esta porcaria de jogador não é enconstada ao banco.

Eis a minha previsão para o onze de mais logo:

G.R.: Helton
Defesa: Fucile, Bruno Alves, Rolando e A. Pereira
Meio Campo: Fernando, Raul Meireles e Guarin
Ataque: C. Rodriguez, Falcao e Hulk.

Forte abraço e saudações Portistas!!!