segunda-feira, 5 de outubro de 2009

SEMANA DE FUTEBOL, PARA PONDERAR

Muito se tem escrito sobre a provocaçãozinha marota de Pinto da Costa com a contratação do jogador Radamel Falcao, versos, sua descoberta. Todos sabemos que o Presidente do FCP, podendo dar uma agulhadela ao nosso rival SLB, não deixa a «agulha na tina de inox»!

Ter-se-ão esquecido, por exemplo ,do Cristian Rodriguez? Penso ser útil no entanto, esclarecer o seguinte:

Radamel Falcao Garcia, já havia sido referenciado ao FCPorto, em 2007. O conhecimento pela equipa técnica (olheiros) do FCP, da sua qualidade como jogador de primeira água e a aproximação do rival SLB, despoletou naturalmente a corrida pela sua aquisição. Três factores foram muito importantes na decisão de Falcao e o River Plate, na escolha entre o FCP e ou o SLB. Ponderemos então, no que é evidente;

1- O FCPorto joga na “Champions League”;

2- O poder económico «imediato», do FCP em relação ás garantias bancárias, do SLB que demoraram quanto baste, apesar de terem chegado;

3- Informação pessoal e descritiva, de vários companheiros de Falcao, sobre o “Curriculum” dos dois Clubes.

Como todos sabem, não tem comparação nenhuma, à excepção de serem dois clubes da 1ª Liga Portuguesa. Ora quanto a mim Pinto da Costa, provocou aquilo que tanto gosta. Um pequeno fair-divers, sobre o caso dos olheiros Benfiquistas, terem feito o trabalho de sapa, sobre o jogador para apimentar um pouco a semana!

Rui Costa, naturalmente no seu direito reagiu, sabendo no entanto, que se há Clube Português que sabe escolher e comprar a verdadeira “Lebre”, é o FCPorto. Ora comparem lá, quantos jogadores o Porto e o Benfica comprou, fazendo-os crescer e vender, com lucros de fazer inveja a muitos grandes Europeus? Haverá dúvida na altíssima e profissional prospecção do FCPorto?

Se houver, deixo o nome deste jovem jogador, “Givanildo Vieira de Souza”, mais conhecido por (HULK), que tem sido frequentemente espionado por muitos clubes de peso Europeu e que até à altura de fazer parte do plantel do FCPorto, andava perdido lá pelos antípodas!

FCPORTO - OLHANENSE


O nosso FCPorto no Algarve, conseguiu com algum a vontade ultrapassar a equipa de Jorge Costa, muito bem arrumada e esclarecida.

As imaginações rocambolescas dos nossos adversários, sobre o Olhanense e os jogadores emprestados pelo Porto, mais uma vez se confirmaram. Não passaram de desculpas de mau pagador, a gasta teoria de; “ o abrir as pernas ao Porto”, ou “ o facilitar a vida ao Porto”, viu-se, para quem quis ver, duas equipas a jogarem o melhor possível, a suarem a camisola, tendo o Porto levado a melhor. Podendo até, desta vez, ter sido visionado, por quem quis, (coisa rara com o FCP), em canal aberto!
Também se viu alguma intranquilidade na arbitragem, com a não marcação de um penalty a favor do Olhanense por falta na área de Bruno Alves sobre Raviola. O certo é que o nariz partido de Tomás Costa, teria merecido vermelho directo!
De realçar uma especial atenção a Hulk, que paulatinamente começa a ser muito menos «individualista» e já começa a jogar para a equipa. Um sinal muito positivo, deste portentoso jogador que, neste jogo enviou duas bolas ao poste, uma delas “mataria” o Guarda Redes, se ele se metesse no caminho da bola! Mais um passo dado, mais uma jornada positiva. Como não há bela sem senão;
De negativo, o comportamento de alguns adeptos do FCPorto, que infelizmente ainda não apreenderam a viver em sociedade e lamentavelmente, continuam a dar azo e motivo, para os nossos adversários, sempre ávidos destes tristes acontecimentos, poderem, apontar o dedo ao “Futebol Clube do Porto”, como sendo um clube de arruaceiros. Simplesmente deplorável.

Por fim uma apreciação aos adversários mais próximos do FCPorto na Liga Sagres, para mais com esta paragem que aí vem.
O Sporting de Braga, lá continua na sua brilhante carreira e soma 7 vitórias em 7 jornadas.
É digno de realce, apesar da Imprensa Desportiva não lhes ter dedicado até agora, muita tinta!
Não penso que não seja casualidade somente. Há dedo e trabalho de bastidor, neste Braga não duvido.
Da mesma forma se encontra o nosso e sempre rival de estimação o S.L.Benfica , que este ano pelos vistos, escusará de colocar «homens certos, nos lugares certos»! O "exterminador" veio do Braga e só o facto de ter ido para a Capital, até o tornou mais novo, ou seja, deixou de ter tantos cabelos brancos! Tem feito um bom trabalho, justiça seja feita. Espero naturalmente que não seja perene!
O Sporting de Portugal, um dos eternos candidatos ao Campeonato, este ano, tem tido uma carreira tão sinuosa, que é difícil explicar tanto desalento e desacerto. Há por vezes inexplicáveis reacções, ás adversidades dos jogos que neste caso se tem triplicado, para o desencanto dos adeptos. Não será no entanto, com assobios, que a equipa melhorará!

Este que vos estima

1 comentário:

Pedro Silva disse...

Caro amigo Fernando, eu no caso do Pinto da Costa ter mandado a "boca" sobre os olheiros do Benfica acho que este perdeu mais um boa oportunidade para ter estado calado.

Na minha opinião, tal coisa só mostra erradamente que o FC Porto ainda vive á sombra do Benfica.

Bem sei que os adeptos ficam todos felizes e batem palmas como as focas amestradas, mas este tipo de declarações apenas deixam mal o nosso Clube.

E depois quando o PC tenta emendar o erro ao mandar aquela treta de declaração sobre o Braga ser o nosso adversário só borrou ainda mais uma pintura que se quer pintada de Ouro sobre Azul.

O Benfica é que vive á sombra do FC Porto e não o contrario, e o Dirigente máximo do nosso Clube deveria dar este exemplo em vez de andar para ai a dizer bacoradas.

De resto acho que o seu Post está muito bom.

Forte abraço e Saudações Portistas!!!