segunda-feira, 1 de março de 2010

Dragão teve uma Paragem Cerebral

Se há uma semana o FC Porto era favorito para o Clássico, a vitória a meio da semana sobre o Everton fazia crer que outro Sporting se apresentaria em Alvalade, e de facto tal aconteceu. Os Leões foram superiores aos Dragões e venceram de forma categórica por 3 x 0, numa partida onde desde cedo pareceu que os jogadores do Sporting jogavam mais juntos e com mais querer que o adversário.

Os antecedentes para esta partida eram positivos para ambas as equipas. O Sporting vencera a partida e a eliminatória da Liga Europa frente ao Everton, enquanto o FC Porto ganhara por margem dilatada um outro candidato ao título, o Sporting de Braga, por 5 x 1 e estava numa sequência de 14 jogos sem perder.

Carvalhal voltou a apostar em Abel para o flanco direito em detrimento de João Pereira, mantendo também Yannick Djaló na frente de ataque ao lado de Liedson.

A equipa de Alvalade entrou melhor na partida e logo ao 5º minuto de jogo chegou à vantagem. O primeiro golo da partida foi apontado pelo avançado Yannick Djaló depois de um lance de João Moutinho na esquerda e beneficiando de um mau alívio de um defesa Azul e Branco que permitiu a Djaló rematar de primeira para o fundo das malhas de Hélton que ainda tocou no esférico.

Até aos 25 minutos assistiu-se a um Porto incapaz de articular o seu futebol, de manter posse de bola e cada bola ganha pelos seus elementos era imediatamente perdida para o adversário. Depois seguiram-se os melhores 10 minutos da equipa Portista, com uma sequência de 2 ou 3 lances em que o perigo rondou a área Leonina, mas sem ser criada efectivamente uma grande ocasião de golo.

Foi Sol de pouca dura e o Sporting acabou mesmo por dilatar a vantagem em cima do apito para o intervalo, com Marat Izmailov a receber uma bola à entrada da área e com uma recepção de qualidade afastou imediatamente um adversário, no caso Raul Meireles, para depois rematar forte com o pé esquerdo.

Esperava-se uma reacção forte da equipa TetraCcampeã Nacional após o intervalo, mas logo no primeiro minuto após o reatamento... novo golo do Sporting. Liedson surge sem oposição na direita e remata forte e cruzado enviando a bola ao poste direito da baliza de Hélton, ressaltando a bola para um remate forte com o pé esquerdo de Miguel Veloso que só parou dentro da baliza do FC Porto.

Sem argumentos para obstar à superioridade do Sporting, o FC Porto não foi capaz de incomodar Rui Patrício e terá perdido nesta jornada as hipóteses de ainda lutar pelo Penta. 9 pontos é agora a distância para o líder Benfica, sendo que aumentaram para 8 os pontos de diferença para o Braga.

Melhor em Capo: Jorge Ciro Fucile Perdomo

10 comentários:

Manifcp disse...

Não foi só hoje, este Porto esta época foi do 8 ao 80.
Nem vou dizer mais nada....Ou vou.
Continuo a não perceber as substituições do Jesualdo...Guarin, vá pela sombra, e obrigado pelo Tri.

Anónimo disse...

Mais uma vez se viu que esta equipa quando não marca um golo cedo, não consegue fazer um bom jogo. E então quando sofre um golo cedo, salvo raríssimas, muito raríssimas excepções, é um descalabro... Agora há que olhar o futuro, devendo começar a Direcção a planear o futuro - pois Pinto da Costa não pode vencer sempre, mas tem vencido a maior parte das vezes.
Custa perder, mais assim, depois de toda a maquiavélica campanha orquestrada pelo mundo da bola encornada... Contudo, o clube deveria pensar em todas as possibilidades legais ainda possíveis, ou o que ainda for possível.
De qualquer forma, não se pode vencer sempre, agora é custoso assim, mas enfim...
Apesar de tudo, ainda temos as duas taças, especialmente a Taça de Portugal, mas também a outra por ser contra quem é... E, além do mais, ainda falta depois receber no Dragão os mouros vermelhos, para nos vingarmos - pois se os de Braga (do mal, o menos...) se mantiverem, nós podemos tirar o campeonato aos tais gajos das campanhas...!

Cristiano Moreira disse...

Discordo totalmente do melhor em campo. Fucile?! O Djaló fez dele gato e sapato!! Foi mau demais para ser verdade!!
Melhor em campo, não pelo que fez, mas pela luta e querer que mostrou até ao apito final, foi Radamel Falcao!!

S. disse...

Estou completamente de acordo com a manifcp..no que diz respeito ao 8 ou 80.
Este ano ou fizemos jogos miseráveis ou jogos tipo Sporting/Braga em casa.
E como disse desde o dia 1, nunca acreditei na teoria de que o Benfica viria por aí abaixo com quedas de forma. Ainda por mais, o Porto nunca deu verdadeiro sinal de estar andar aí para cima...

Mas como o Armando Pinto disse, a direcção tem que começar a olhar para dentro. Eu não sei se o Jesualdo é o único responsável pelas contratações, mas talvez o Porto acomodou-se ao facto de ter sido "fácil" ganhar ao longo destes anos.
Também digo que não sei se o Jesualdo deve ou não sair no final da época. O terceiro lugar é o objectivo mais realista, mas ele não tem a culpa toda. Se ano após ano retiram-lhe a melhor matéria prima... não podemos esperar milagres ano após ano.

Enfim, há muito que podia dizer... mas vou ficar por aqui.

Abraço a todos.

O Faroleiro disse...

Quando tudo corre mal...

Golo cedo, substituições tardias, dois golos nos momentos que antecederam e precederam o intervalo, erros do Rolando, B Alves e Raul Meireles...

E lá vai o Braga ser campeão, com o calendário que tem, não acredito no Benfica mas nunca se sabe...

Pedro Silva disse...

Caros Amigos e Amiga Mani, eu já tinha avisado desde o meio da Temporada anterior que este cenário poderia ser uma realidade caso o Dragão não mudasse o seu rumo e se reforçasse verdadeiramente e não para a Comissão.

Custa-me ver o Ulkra, Castro e Tengarinha a brilharem no Olhanenses e ter no Porto toscos como o Mariano, Guarin, Tomás Costa, "aleijados" como o Valeri que vieram para o "SPA" para recuperar e Prediger que veio substituir o cliente habitual do Mac Donald Bollati.

Foram muitos erros que agora custaram um Penta ao Dragão. Mas mesmo assim o FC Porto ainda pode ganhar a Taça de Portugal, ir bem longe na Liga dos Campeões onde não tem nada a perder e tudo a ganhar.

Deixei a Taça dos Treinos de lado porque aquilo é uma bruta de palhaçada para agradar ao Benfica. Se o FC Porto a ganhar que a atire ao Rio Tejo aquando da sua viagem de regresso ao Porto.

Vamos a ver quem ganha o campeonato. Eu quero que seja o Braga, não por causa da rivalidade nem pelo facto de haver muitos Benfiquistas que não sabem ganhar e muito menos perder (a estes dou o desprezo total), mas sim porque o Braga merece ver o seu esforço compensado apesar de uns certos "tipos" o terem tentado tramar ao suspenderem o seu Jogador Vandinho.

E o mais engraçado é que o Benfica vai ficar sem pilhas ainda antes do fim da temporada e ainda tem de receber o Braga, o Sporting e visitar o Dragão...

Perder o Penta não é o Fim do Mundo como muitos Parolos de Vermelho andam para ai a cantar pela Net fora. Vai servir para o Dragão renascer e voltar a ganhar mais 4 ou 5 Campeonatos seguidos sem falar nas Campanhas Europeias, sejam elas na Liga dos Campeões ou na Liga Europa. Lembrem-se do 1º ano de Mourinho.

Claro que a Era de Jesualdo terminou. Fez muito pelo FC Porto e estou-lhe agradecido, mas está na hora de sair... Está na hora de dar lugar ao Vilas Boas.

Cumprimentos para todos e saudações Portistas!!!

Dragaopentacampeao disse...

Sempre tive consciência das dificuldades que teríamos de enfrentar, face ao atraso considerável dos dois da frente, disfarçando, confesso, algum temor pela capitulação a cada jogo, atenuado é certo por resultados e exibições que a equipa, aqui e ali (Sporting para a Taça e Braga, na jornada anterior)ia desenvolvendo.

Foi ainda assim, com indescritível desilusão que assisti ao desmoronar do sonho, que lá bem no fundo o meu fervor clubista ainda alimentava.

Sem honra nem glória, são os termos exactos.

Inconcebível a forma de actuar dos nossos atletas, subjugados do primeiro ao último minuto, impotentes para esboçar que fosse qualquer tipo de reacção, deixando a nu uma catadupa de fragilidades que tem apoquentado a equipa na maioria dos jogos disputados esta época, com excepção para uma meia dúzia de exibições à campeão.

Incompreensível se atendermos às circunstâncias. O Porto vinha de um resultado gordo e uma exibição vistosa frente ao comandante do Campeonato, dando a ideia do reforço da sua candidatura ao título, enquanto o adversário, depois de batido copiosamente no Dragão para a Taça, tinha ainda contra si o esforço despendido a meio da semana na tarefa europeia.

Intolerante, pela displicência, pela falta de raça, de ambição e solidariedade, em resumo pela falta de estofo de campeão, numa altura em que era obrigatório responder no campo às provocações e injustiças de que o Clube tem sido alvo.

Estou na fossa!

Um abraço

Pedro Silva disse...

Dragaopentacampeao é chato, magoa e custa ver a nossa equipa assim... E ainda por cima nós fomos avisando para que tal coisa não sucedesse.

Mas aconteceu e o FC Porto não está bem de Saúde. Isto já sucedeu no Passado. E o que aconteceu?

O Futebol Clube do Porto levantou-se e tornou-se muito forte!!! Uma Taça UEFA, uma Liga dos Campeões e outros tantos Títulos foram a imagem de um Dragão rejuvenescido.

É isto o nosso Porto!!! Um Clube Lutador e que sabe como ninguém dar a volta ás adversidades.

Há Males que vêm por Bem. Este é com certeza um deles. O FC Porto vai voltar a dominar em todas as frentes a partir da próxima Temporada.

É isto o Futebol Clube do Porto que tantas paginas Douradas têm na sua História e que tantas vezes tem calado os imbecis do Benfica que se contentam com o mal dos outros.

Um grande abraço e saudações Portistas!!!

Pedro Silva disse...

Pelo vistos aos "Parolos" de Vermelho as "ajudas" que tem sido dadas ao Benfica e a Derrota do FC Porto não chegam para serem felizes. Afora vão virar as suas atenções para o Queiroz. Atentem nestas notícia caros amigos e amigas:

Muitos adeptos desiludidos e alguns revoltados



A presença de apenas oito jogadores no treino da selecção de futebol motivou hoje enorme desilusão e alguma revolta em muitos dos cerca de mil adeptos que se deslocaram ao Estádio Sérgio Conceição, em Taveiro, Coimbra.

“Isto não é nada. Isto é uma vergonha autêntica. Trazer para aqui meia dúzia de jogadores é gozar com a malta que aqui está. Pelo menos, deviam ter vindo o dobro dos jogadores, não é? Claro que estou desiludido, é lógico”, lamentou Carlos.

Na primeira sessão de trabalho para o particular de quarta-feira, em Coimbra, com a China, de preparação para o Mundial2010, Carlos Queiroz poupou quem competiu domingo - os atletas fizeram banhos e massagens no hotel - e os adeptos não gostaram.

O reformado da zona de Coimbra era um dos mais inconformados: “Não sou só eu. Está tudo a ir embora. Por alguma razão é. Não é só o Cristiano Ronaldo, mas os outros que também são jogadores da selecção. Se eu soubesse, não tinha cá posto os pés”.

O senhor Santos, que também aproveitou a reforma para ver de perto os seus ídolos, era outro dos mais revoltados: “Se pudesse dizer alguma coisa ao Queiroz, era para trazer mais do que seis ou oito jogadores e os apanha bolas”.

“O que ficaram (os outros) a fazer no hotel? A comer e a beber? Isto está mal. O nosso futebol está pior. Estou triste e aborrecido. Mas, terça-feira, vou ao estádio a Coimbra, pode ser que seja melhor”, acrescentou, antes de abandonar o recinto.

Rui queixou-se de “publicidade enganosa”, porque “pensava que estava a selecção toda e não apenas seis jogadores”, e manifestou-se “um bocado desiludido pela situação”, até porque se deslocou propositadamente a Taveiro “para poder satisfazer um sonho do mais pequenino”.

Tiago, de apenas oito anos, tinha a ilusão de ver Cristiano Ronaldo ao vivo, no entanto até se revelou conformado: “Eu não estou muito triste, mas gostava de ver o Cristiano Ronaldo. É o meu ídolo”.

Adélia revelou-se conhecedora dos futebolistas da selecção, apenas confundindo Nani com Yanick Djaló: “São muito parecidos, mas sei que o Nani é o que joga lá fora no Manchester United”.

“Vim ver um treino de uma selecção que afinal não está a ser nada de jeito. Os ‘maiores’ não estão cá. Os craques que a gente queria ver. Simão, Cristino, Deco... essas coisas assim. E os que estão aqui estão longe, bem podiam vir treinar deste lado, mas preferem o sol, pois está tanto frio”, acrescentou a sexagenária.

António Lopes resumiu o sentimento dos adeptos: “Compreendo que alguns fizeram jogo domingo, mas o povo não compreende isso e ficamos tristes por não os ver. Estamos tristes porque gostávamos de ver cá os outros jogadores”, concluiu.

Engrácia foi quem mais sorte teve: jurou a fidelidade do marido, “doente na cama”, ao Sporting e conseguiu a camisola de treino de Nani.

Já cá fora, onde duas centenas esperavam pelo regresso dos jogadores ao autocarro, o jovem Pedro mostrava, orgulhoso, um pedaço de papel com os autógrafos de Eduardo e Raul Meireles, confessando que o prémio “deu muito trabalho” a conseguir.

Terça-feira o grupo já deve trabalhar completo, em sessão marcada para as 16:00, no Estádio Cidade de Coimbra. Às 15:15, o seleccionador Carlos Queiroz e dois futebolistas vão abordar o desafio com a China, em conferência de imprensa.

In: SAPO Desporto

Pelos vistos o Scolari é que era bom e podia fazer o que lhe apetecesse... Este que dividiu o País para reinar é que era o fino cá do sítio... Enfim... Idiotices e Parolices.

Saudações Portistas!!!

Ultrasfcporto disse...

Bons amigos Portistas, não há muito para dizer o campeonato ficou mais longe sem dúvida, faltam apenas 27 pontos para serem disputados, e o lugar na tabela classificativa também é importante para a Champions, ou será que já não? Já sabemos que o 1º lugar está mais inacessível, e a jogar assim não vamos longe. Agora temos é que levantar a cabeça honrar os compromissos, porque nós os verdadeiros Portistas aqueles que tem um amor incondicional por o FCP nunca desistem, nunca atiram a toalha ao chão, e sabem porquê? Porque temos orgulho em ser tripeiros.
VIVA O FC PORTO...