Bastou o SL Benfica ter mantido o Primeiro Lugar da Liga Sagres e ampliar a distância para o FC Porto, para as desventuras, desde a politica à saúde, passando pelas dificuldades do desemprego, terem mudado a cor negra da vida, clareando-a, pois o "glorioso" finalmente e ao fim de 16 anos, consegue alcançar o primeiro lugar, mesmo sendo à condição, mas aqui está finalmente o actual camisola amarela da Liga Principal! Ao ser confrontado com este estado de espírito Benfiquista, tenho que reconhecer que nós, Portistas, realmente não damos o valor que se deveria dar a esta “felicidade” tão habitual no Dragão!
Vejamos, há muitos anos que esta posição no Campeonato da Liga tem sido ocupado pelo FC Porto, de tal forma se tornou tão natural e banal que, não damos o devido valor ao que o SL Benfica acaba de alcançar! Ficamos até admirados, com o comportamento eufórico, mas sejamos justos, temos que entender os Benfiquistas nesta alegria! O entusiasmo que tenho assistido quanto a mim só tem paralelo com a “loucura” do carnaval carioca! Não é exagero, ontem à noite, após a derrota bem merecida do FCP em Alvalade, ouvi várias viaturas a buzinarem, em sinal de alegria como se algo de transcendental tivesse acontecido! Apostaria até, que não seriam Sportinguistas a poluírem o silêncio da noite!
Claro que o campeonato ainda não está seguro é certo, mas o Benfica está bem colocado para o sprint final, partindo do princípio que, como é simbolicamente representado, no seu distintivo, a roda da bicicleta não tenha um furo antes da meta. Aquilo que vulgarmente se chama, morrer na praia! Faltam 9 jornadas, faltam 27 pontos a serem atribuídos, vamos ver quem será o contemplado, com a maior quantidade de pontos!
Uma palavra merecida sobre o S L Benfica e naturalmente ao Sporting Clube de Portugal. Apesar de adversário, tenho que reconhecer que o Benfica está a jogar, como já não me lembrava de ver. O Benfica, tem tido um poder de jogo, que quanto a mim nem no tempo de Erikson chegou a ter. É o meu reconhecimento por este adversário que, ao contrário dos adeptos Benfiquistas, ousam como eu estou a fazer, escrever num blogue Portista este elogio, ao adversário, coisa que nunca li em relação ao FC Porto, pois como todos sabemos, as péssimas exibições e classificações, até agora do S L B, deveram-se exclusivamente aos arranjos e entremeios, dos chocolates e fruta… patrocinados e fomentados pelo FC Porto!
Enfim, há maneiras bem diferentes de estar na Vida e de encarar desportivamente os factos. O SL Benfica a jogar como está não necessitaria de empurrões para cima e de decisões absurdas contra o FCP, que só virão deslustrar a qualidade da equipa, quer queiram quer não, jamais se livrarão da fama e até de algum proveito (diga-se), amplamente confirmado nas dualidades de critério aplicadas aos clubes rivais, pela Liga PFP. Lamento isto, como desportista, pois será uma nódoa para sempre, na história do nosso Futebol! Daqui a 30 anos, ainda se conhecerá este Campeonato da Liga como, o "CAMPEONATO RICARDINO".
Julgo ser uma realidade, sem atirar a toalha ao chão, que a partir desta derrota com o Sporting, que diga-se, fez uma exibição de grande categoria, comparativamente a uma noite completamente irreconhecível, do FC Porto, onde tudo correu mal, um Porto sem garra sem vontade, com um receio inexplicável do Sporting, tudo isto associado a um Leão tacticamente muito bem, a dominar o meio campo, a não dar espaço ao FCP, foi suficiente para resolver este desafio que tão importante era para o Porto!
Costinha, entrou com o pé direito no Sporting. Boa sorte para o Costinha que tanto deu ao FCPorto, foi um grande jogador, será um elemento muito importante para o Sporting. Nove pontos, são demasiados pontos, para serem recuperados em nove jornadas, só algo de muito anormal viesse a acontecer, como por exemplo, a C. Disciplina da Liga suspender, "sine die 2 ou 3 jogadores do SL Benfica", que como todos sabemos, será muito mais fácil acertar no Euro-milhões que “imaginar ” tal punição, por muito merecida que viesse a ser!
Ainda há muito para jogar. Há compromissos importantes como a Champions League a Taça de Portugal e a tentativa de recuperação do segundo lugar. Não nomeio propositadamente a Taça da Liga, pois para quem ainda tem frentes tão importantes para o Clube, esta Taça deverá ser na minha opinião menorizada, para não dizer propositadamente abandonada, como protesto do FCPorto, pelo inqualificável tratamento que a LIGA PFP tem obsequiado o nosso Clube. O FCPorto tem estado a colaborar com uma entidade que, tem sido ridiculamente hostil ao nosso Clube, e cá no Norte costuma-se dizer, “quem não se sente não é filho de boa gente”! Aguardemos pelo natural desenrolar da parte final deste "Campeonato Ricardino 09-10".
Este que vos estima
2 comentários:
É isto e nada mais.
Parabéns pela frieza com que escreveu e pelas palavras acertadas.
Caro Tavares, este seu Texto está 5 Estrelas.
Em 2004/2005 aconteceu o mesmo e depois o "País voltou a acordar" para a Realidade... E que dura Realidade esta a de que foram Campeões com muitos "empurrões" e que Portugal a cada dia que passa está cada vez pior.
Quer apostar comigo como se o Benfica ganhar este campeonato este vai ser o campeonato da verdade Desportiva?
Enfim. Vamos a ver o que vai acontecer.
Um grande abraço e saudações Portistas!!!
Enviar um comentário