terça-feira, 6 de julho de 2010

O Alfaiate

Muita água correrá por debaixo das pontes do Porto, até que se consiga vislumbrar algo de concreto na formação da equipa do FCP que irá atacar o Campeonato 2010-2011. Começaram a ser há dias, ponteadas as lapelas do casaco e o giz do alfaiate, continua com aparente mestria a dar risco aqui, alfinete acolá, para que o fato se apresente irrepreensível, direi mesmo, de vir a fazer inveja a qualquer, Hugo Boss! Julgo que este costureiro de 32 anos, acabado de chegar à alfaiataria do Dragão, virá a fazer uma carreira na Alta-Costura Futebolística, como já outros costureiros nesta oficina o fizeram.

Tem estado meticulosamente a escolher as melhores “entretelas, linhas de costura, forros e ombreiras” do melhor que há no mercado possível e parece que, está decidido a usar até seda natural, em vez de cetim, para o forro interior do casaco. As calças terão um corte clássico com pinchos frontais e apesar de ser um costureiro novo na idade, optou por usar a clássica e tradicional bainha da calça, que lhe dá sempre um ar muito mais cerimonioso e clássico. Julgo que ficará em breve construído um fato que, servirá para grandes cerimónias e ao mesmo tempo, se tal necessário para momentos mais informais.

Mas vamos comentar este assunto com linguagem futebolística. Pouco tem transparecido cá para fora, o que no Olival se tem passado, no entanto, o pouco que se vai sabendo, dá-me bastante satisfação e optimismo como adepto do FC Porto.

1 - Sabe-se que, o Homem é extraordinariamente convincente sobre o que pretende, demonstrando e explicando aos seus pupilos até à exaustão, o que quer e como quer. Se por qualquer motivo se apercebe que não foi suficientemente explícito, para este ou aquele jogador, chama-o à parte e perde com ele 10 ou 15 minutos a explicar-lhe o pretendido. Resumindo, é paciente com uma personalidade vincada e esclarecida.

2 - Sabe-se que, o método de trabalho é bastante diferente do Costureiro anterior e pelo que transparece cá para fora, tem o apoio de todos jogadores.

3 - Sabe-se que jogadores muito importantes na coluna vertebral da equipa, têm elogiado a forma o jeito e feitio, do novo Costureiro. Certo é que falta a velha guarda, como Bruno Alves ou Meireles, mas que, estou convencido não farão parte deste conjunto, pelo que o trabalho até ao eventual regresso destes, não se perderá pois a longa experiencia de assimilação de Meireles e do Bruno serão rapidamente posta em prática, caso fiquem connosco, o que eu duvido.

4 - Sabe-se que Pinto da Costa conseguiu o que há tanto ambicionava, trazer Moutinho para o FC Porto. Velha aspiração pessoal do Presidente que, melhor que ninguém sabe que Moutinho com todo o seu reconhecido potencial como jogador, num ambiente de família, como se vive entre todos os jogadores há dezenas de anos no FC Porto, se transformará pela positiva, estou convicto, pelo que antevejo este pequeno grande jogador, vir a ser a breve prazo um caso sério no Futebol Europeu. Abriu-se uma enorme porta para Moutinho, que tenho a certeza que ele a irá aproveitar com toda a força e vontade.

5 - Sabe-se que, talvez mais um jogador poderá a vir fazer parte deste elenco, que a mim me satisfaz de especial maneira, por o Costureiro pelos vistos, apostar nos alfinetes da casa. A inclusão na pré-temporada de jogadores que estarão prontos para uma oportunidade: Ukra, Sereno, Addy, Kieszek , Samir ,André Pinto, etc, etc, dão uma lufada de ar fresco ao balneário. Por escrever Balneário, Pedro Emanuel, terá sido a cereja no topo do bolo. A experiencia recente a dedicação total ao FC Porto, faz dele um respeitável orientador de mentes e de organização de balneário que, é fundamental em qualquer equipa como todos reconhecem.

6 – Sabe-se que, curiosamente os únicos jogadores a praticarem futebol em Portugal, ainda em actividade no Campeonato do Mundo são, Fucile e Álvaro Pereira. Uma curiosidade pouco ou nada publicitada ou trazida à ribalta, pela Imprensa Desportiva Nacional. É Significativo por muito que queiram esconder, ter ainda nesta fase dois profissionais do FC Porto, facto que espelha a qualidade dos jogadores em causa.

7 – Sabe-se, por fim que, os nossos mais directos adversários, já estão preocupados com esta «NOVA EQUIPA» do FC Porto, depois de ter sido garantido pelo treinador encarnado, o bicampeonato, resta-me esperar que, não estejam já, “a tratar dos assuntos por outro lado”, pois se houver esta época a seriedade desportiva que faltou no último campeonato, podemos todos adivinhar um interessante e até um espectacular Campeonato da Liga 2010-2011!

A ver vamos como diz o cego! Este que vos estima

3 comentários:

JOSE LIMA disse...

Este nosso amigo tem enriquecido o Mística com excelentes textos. Considero "O Alfaiate" um dos seus melhores trabalhos.
Parabens

Pedro Silva disse...

Caro Tavares, sou da mesma opinião do José Lima.Um excelente texto da sua autoria.

É por estas coisas que eu digo muitas vezes que o meu amigo foi uma excelente "contratação".

Eu sempre tive muita Fé e Confiança no AVB. Não fala demais, tem as suas ideias do que precisa e como quer por a equipa a jogar e está a ter os Jogadores que pede.

Este Porto de Villas-Boas será um Porto muito forte...

A ver vamos como vai evoluir o trabalho da Pré Temporada.

Um grande abraço para os dois.

ftavares disse...

Naturalmente que agradeço a V simpatica referencia sobre o artigo em causa.

Ca estaremos todos tenho a certeza a defender o melhor que soubermos e podemos o FCPorto das calúnias e maledicências que os nossos adversários são tão generosos em ofertar.
Estaremos atentos tenho a certeza, adivinha-se um Campeonato dificil mas competitivo.
Obrigado
Um abraço aos dois
ft