O conhecido blogue do amigo Antonio Boronha depois da nossa participação no mundial tem trazido à colação o tema da responsabilidade de Gilberto Madaíl na manutenção de Carlos Queiroz no cargo de seleccionador nacional. Paralelamente, o autor do Blogue estabelece um paralelismo entre outro Campeonato do Mundo, o da Coreia/2002 onde, lembre-se, o Seleccionador era António Oliveira. Para aqueles menos recordados, o caso conta-se em 2 palavras: AB era vice-presidente da FPF e, perante determinados comportamentos menos profissionais de António Oliveira, fez um relatório demolidor que entregou a Gilberto Madaíl. Perante o espanto geral o senhor Madaíl não só não despediu com justa causa o então seleccionador nacional, como ainda lhe pagou uma vultosa indemnização por rescisão unilateral do contrato.

Vamos por partes. Não tenho elementos suficientes para analisar o contracto de Gilberto Madaíl com António Oliveira. Presumo que uma Federação, ainda por cima, à época considerada de Utilidade Publica, deveria ter da parte, não só dos companheiros de Direcção, mas naturalmente da tutela, a atenção necessária para obviar aos habituais disparates cometidos nestes organismos que, como é conhecido, rolam um pouco ao sabor dos interesses daqueles que por lá se vão instalando. Também não conheço, os pormenores do actual contracto com Carlos Queiroz. Naturalmente este, e bem, colocou as exigências que entendeu, à outra parte que aceitou. Questiona-se agora que, para eventualmente se rescindir o contrato com o Seleccionador, o valor indemnizatório seria bastante elevado e, pasme-se, até desconhecido da Direcção. O ”argumento” que o Presidente da FPF é um órgão autónomo, compete-lhe contratar o pessoal técnico, e não tem que dar cavaco aos outros dirigentes, não colhe.

No artigo trigésimo terceiro, que regula as competências da Direcção, pode ler-se no ponto UM alínea J) Contratar e exonerar o Seleccionador Nacional e restante equipa técnica por proposta do Presidente; … etc
Ou seja: admitindo que o Presidente é o primeiro responsável na escolha do Seleccionador, não cabe na cabeça de ninguém pensar que os restantes 16 elementos da Direcção, não tenham pormenores dos contratos. Se a prestação da nossa Selecção, dum ponto de vista meramente desportivo, cumpriu os objectivos (a qualificação para os oitavos de final), pese embora assinaláveis erros tácticos, parecendo estarem todos muito satisfeitos com aquela prestação, já do ponto de vista puramente comunicacional deixou muito a desejar. Desde o ainda não explicado caso Nani, até às recentes declarações de Queiroz ao jornal SOL, passando pelas birras de Deco e Cristiano Ronaldo, a Direcção da FPF e o seu Presidente em particular, não podem deixar de tirar as devidas ilações destas atitudes, no mínimo, irreflectidas. Recorde-se que dentro de poucas semanas começa a fase de apuramento para o Europeu e, quanto a mim, (estou a escrever às 02:00 do dia 13 de Julho) se bem conheço estes senhores, vão reiterar a confiança em Carlos Queiroz.

Até para a semana
6 comentários:
Caro amigo Lima, talvez seja do cansaço ou das férias de que estou a precisar, mas fiquei sem perceber se a sua critica é sobre a Orgânica da Federação ou se pretende que Queiroz seja demitido.
Já agora, despedir o actual Seleccionador porque?
Porque este reagiu mal a uma falcatrua mentirosa que o Jornal SOL resolveu colocar na Capa?
Porque este fez o que pode para que Portugal fizesse o possível no Mundial num grupo que foi apelidado por muitos como o "Grupo da Morte"?
Porque Carlos Queiroz foi somente eliminado pela Espanha nos Oitavos de Final e com idêntico resultado que teve, por exemplo, a poderosa Alemanha?
Porque o "Caso Nani" não passou de uma ficção que certos maldizentes e invejosos do nosso País resolveram inventar?
Acredita mesmo que Portugal foi eliminado pela Espanha porque Queiroz retirou de campo o Jogador Hugo Almeida?
Porque, mesmo com uma série de Jogadores importantes lesionados, Queiroz conseguiu qualificar a nossa Selecção para o Mundial num grupo de apuramento que era difícil á partida?
Porque Queiroz é o Homem certo (conhecedor do nosso futebol) para renovar uma Selecção que foi levada ao limite da sua idade por um tal Brasileiro que ganhou Milhões á nossa Custa?
O que tem de mudar é a organização da FPF a nível orgânico. O Seleccionador é para se manter independentemente do que os "Anões de Portugal possam gritar".
A Espanha é a actual Campeã do Mundo. Ponhamos o Orgulho de lado e aprendamos alguma coisa de vez...
E o Sr. Boronha que esteja calado, porque comparar um "Baldas" como o Oliveira a Queiroz é cometer um erro crasso... Se quer lavar roupa suja que o faça, mas ao menos que o faça sem bater em quem não deve.
Um abraço.
Pedro
O objectivo do artigo era o de chamar a atenção para o facto de que, aconteça o que acontecer, o senhor Madaíl sai sempre por cima, independentemente do seleccionador ser bom, mau ou assim-assim. Aconteceu com Oliveira. Não o demitiu como devia, ainda por cima lhe pagou uma indemnização. Scolari era um carroceiro, agradiu um jogador adversário, o senhor Madaíl só faltou pedir-lhe desculpa. Agora com Queiroz. Revelou erros tácticos, falta de ambição, trapalhadas mal explicadas, e fica tudo na Paz do Senhor. Ao menos expliquem!
Mas tem sido assim há vários anos. Parece que não é nada com ele. Óbviamente a minha crítica refere-se mais ao aspecto orgânico do funcionamento da FPF, do que, propriamente, às qualidades dos técnicos.
Repare que, ainda hoje, ao que consta, houve uma reunião de fim de ciclo e não ficamos a saber nada do que lá se passou. Depois, surgem os boatos, os mal-entendidos, a que se seguem as habituais, explicações atabalhoadas. Podemos voltar a falar disto quando soubermos mais pormenores da reunião.
Abraço
Resumindo e concluindo.
Tudo gente boa, tudo gente que come bem...
Paga, Tône !!!
eu só faço uma pergunta simples :
No meio de um grande comitiva e de um sem munero de assessores,directores,paquetes,seguranças,papa-jantares etc etc não há um porta -voz um director que faça uma declaração,um balanço enfim uma explicação ?
Eu entre a seleção portuguesa e o Fcp,obviamente escolho o Fcp e não me acusem de falta de patriotismo,já deu para essa missa,uma coisa é uma seleção nacional,outra é a seleção da Fpf e de todo aquele lixo que por lá continua,com o sr Gilberto á frente.
Agora começo a compreender pq razão o papá proveta não cantou o hino...........para mim a seleção nacional morreu !
Caro Lima, percebi agira qual era o seu alvo...
Efectivamente, este Madail está sempre no "poleiro" quer as coisas corram ou mal. E atrás deles estão muitos que só querem é a sua gamela bem cheia.
Mas pode ser que com Queiroz e as prometidas alterações na Equipa Técnica e não só façam com que algo mude na FPF.
Dois pontos para terminar:
- Não é engraçado que só nos lembremos de criticar o que está mal quando as coisas não correm como esperamos? É que isto de atirar a pedra a quem está no Chão não leva a lado nenhum.
- Se efectivamente o tal Boronha tem assim tanta vontade de mudar o futebol em Portugal, porque razão não se candidata à Presidência da FPF em vez de andar a mandar "bitaites" na Net?
Um grande abraço.
Rui, já o disse e repito, à nossa Selecção falta um Director de Comunicação que saiba lidar com as manhas da nossa Comunicação Social.
Primeiro está sempre a Selecção do meu País. depois vem o FC Porto.
Um abraço.
Enviar um comentário