sexta-feira, 2 de julho de 2010

São Diamantes Senhores!

Pinto da Costa em 29 de Dezembro passado, afirmou publicamente que no FC Porto não havia “PETRÓLEO”, destinando com a sua habitual ironia, ao evidente e despudorado excesso de disponibilidade financeira, muito pouco transparente do clube adversário SL Benfica. Aconteceu esta peripécia aquando os reforços de Inverno de então. O SL Benfica, fez nessa altura as contratações de Airton, Éder Luís e Kardec que custaram aos cofres (?) da águia, qualquer coisa como 9,5 milhões de euros e ainda, nesta altura ficou firmado também o compromisso encarnado para a época 2010/2011 do jogador JARA, por um valor de 5,5 milhões de euros.

Foi por esta celebre altura que, se deixou de apelidar o Estádio da Luz, de o “poço de petróleo”, para lhe ser rebaptizado com novo e mais apropriado nome de; “O estádio das toupeiras”, devido como todos estarão recordados, aos tenebrosos, sinuosos e perigosos túneis, deste Estádio!

Pinto da Costa estava enganado, pois na Luz não havia petróleo, mas sim um túnel cavernoso com acesso directo a um filão diamantífero! Pinto da Costa sempre tão assertivo, desta vez enganou-se, pois para captar petróleo tem de se fazer um furo bem profundo e neste caso afinal, mais não era que um túnel bem tortuoso, húmido, caliginoso que, no seu fundo esconde uma riqueza sem fim! A caverna de Ali-Bá-Bá ao pé deste túnel, é uma brincadeira de criancinhas!

Como errar é humano, perdoemos a Pinto da Costa esta visão, um pouco deturpada da origem da riqueza demonstrada pelo clube encarnado, pois terá trocado unicamente a fonte, visto que a abundância é a mesma! Se não vejamos:

É notícia na nossa Imprensa que, o Clube Encarnado da 2ª Circular, acaba de adquirir os serviços do guarda-redes Roberto Jimenez, pela módica quantia de 8,5 milhões de euros, depois de terem desembolsado (?) 8,0 Milhões por Gaitán! Nada de espantar, para quem efectivamente tem uma enorme e inesgotável disponibilidade financeira no fundo do túnel!

Grosso modo e fazendo as contas à merceeiro, já lá vão 23,4 milhões de euros e ainda estamos em fins de Junho! Será altura do nosso Governo precaver o fim de benesses, como subsídios e outros desvarios económicos de favorecimento, ao S L Benfica, habitualmente doados pelo erário público, via Câmara M. de Lisboa. Prepara-se o Governo para anular abonos de família e outros auxílios e benesses de assistência social, a quem tiver um valor móvel superior a 100 mil euros. Um aparte muito pessoal, talvez a medida mais acertada e correcta tomada por este Governo.

Ora em circunstâncias idênticas, estarão todos, desde os simples cidadão, às empresas, para mais sendo cotadas em bolsa, que venham a mostrar sinais exteriores de riqueza.

Este clube demonstra riqueza e desafogo económico por todos os poros, pelo que espero, a CM Lisboa, não venha a cair na tentação de ceder parte ou a totalidade a este clube, dos terrenos que acaba de receber da Administração dos Portos de Lisboa, em Alcântara! Estejamos atentos! Um Grupo que, já tem no terceiro trimestre um passivo de aproximadamente 500 milhões de euros e se dá ao luxo, de aplicar sem a mais pequena réstia de modéstia, «23,4 Milhões» em 3 jogadores!

Cá para o Norte diz-se: Ah valente….. Carago ! Ou á maneira do Sul: Vá lá, …..Vai! Francamente estou curioso em saber, até quando este desafogo quano a mim, efémero, durará!?

Este que vos estima,

2 comentários:

Manifcp disse...

Quantas vezes faço essa pergunta, mas todos me respondem o mesmo:
Mistério....
Quem vier atrás, que feche a porta..

Pedro Silva disse...

Mani, enquanto este "mistério" se mantiver na casa dos outros por mim tudo bem!!!

No dia em que o nosso FC Porto entrar nestas andanças, então é caso para nos preocuparmos.

Um grande abraço cara amiga.