sexta-feira, 20 de agosto de 2010

FC Porto está a ganhar ao intervalo

O FC Porto bateu o Genk por 3 x 0 no jogo da primeira mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, num encontro dominado quase por completo pelos Azuis e Brancos, ainda que os Belgas tenham em alguns momentos ameaçado marcar pela primeira vez aos Dragões, formato 2010/11. Falcao abriu o activo aos 29 minutos de penalti, Souza fez o 2 x 0 aos 82 (num grande golo...) e Belluschi apontou o último tento do jogo aos 90.

Com o impedimento de Hulk, Villas Boas promoveu Ukra ao onze incial do FC Porto, mantendo a restante equipa base que defrontou o Benfica (Supertaça) e Naval (Liga ZON Sagres). Cedo se percebeu a superioridade dos Portistas sobre os seus adversários deste play-off, com a equipa Portuguesa a assumir as despesas do jogo, com maior pendor ofensivo, mais rapidez na saída para o ataque e mais oportunidades de golo.

Aos 29 minutos, depois de várias ameaças, Falcao colocou no marcador a superioridade Portista, na marcação de uma grande penalidade que o próprio sofreu. O internacional Colombiano rematou com classe para a esquerda de Courtois e o guardião Belga lançou-se para a direita, não conseguindo evitar o primeiro da partida.

A vantagem Portuguesa não alterou o pendor da partida, já que até ao apito do árbitro para o regresso aos balneários continuou a ser o FC Porto com sinal mais. Ukra teve mesmo uma grande oportunidade para fazer o 2 x 0, após um bom lance individual pela direita, mas o guardião Courtois correspondeu da melhor forma evitando o segundo tento do jogo.

O técnico Azul e Branco manteve a estrutura no reinício do jogo, enquanto Frank Vercauteren substituiu o jovem Jelle Vossen por Marvin Ogunjimi, refrescando a frente de ataque. O jogo continuou de domínio Portista, mas foi o Genk o primeiro a criar perigo com Barda a permitir a defesa a Hélton quando apenas tinha o Capitão do FC Porto pela frente e mais tarde, num remate acrobático, a obrigar o guardião à defesa da noite. Com a passagem dos minutos o FC Porto foi perdendo velocidade e controlo do jogo e Villas Boas alterou o esquema colocando Souza em campo no lugar de Varela aos 60 minutos, procurando maior posse de bola a meio campo.

A tarefa dos Dragões foi facilitada pela expulsão de Eric Matoukou aos 65 minutos, que condicionou ainda mais a estratégia dos Belgas. Apesar da vontade do Genk e mesmo das oportunidades criadas, voltou a ser o FC Porto a marcar aumentando a vantagem para 2 golos. Souza, estreante em Competições Europeias, assinou um grande golo após um passe atrasado do aniversariante Ruben Micael, disparando uma autêntica bomba ao canto superior esquerdo da baliza de Courtois, que nada pôde fazer. Estavam decorridos 82 minutos e os Portistas davam um passe decisivo rumo à qualificação para a fase de grupos da Liga Europa.

Foi natural a queda anímica do Genk, que permitiu uma gestão do jogo com mais calma e lentidão por parte do FC Porto, que ainda viu Beluschi fechar as contas do jogo aos 90 minutos após um lance individual que terminou com um remate em jeito para a esquerda de Courtois, já dentro da área. O encontro terminou com uma vitória justa da turma Portuguesa, que apesar de alguns sustos fruto de desconcentrações momentâneas, demonstrou em campo o porquê do favoritismo atribuído na eliminatória.

Esta foi a primeira vitória Azul e Branca em terras Belgas, com um resultado folgado que garante uma 2ª mão tranquila no Estádio do Dragão na próxima semana. Este 3 x 0 iguala mesmo a maior vitória do FC Porto na Liga Europa fora de portas, apenas repetido em 75/76 frente aos Luxemburgueses do Avernir, e é o 3º encontro oficial consecutivo de 2010/2011 em que o FC Porto não sofre golos.

Melhor em Campo: Fernando

16 comentários:

Anónimo disse...

Grande resultado numa exibição assim assim.

rui disse...

Concordo em absoluto e acrescento ao Fernando o Helton.
Muito trabalho pela frente é necessario garra á Fcp,não falhar tantos passes,desmarcações que permitam receber a bola e maior rapidez e entrosamento no ataque,o Falcão não pode ficar sozinho na frente e Varela tem que partir em drible para cima deles.Algumas hesitações na defesa que com uma equipa melhor podiam ter trazido amargos de boca.
Bom trabalho,muito trabalho para Villas-Boas,foi um bom jogo treino,marcado por uma grande exibição de Helton,Fernando e um golo espectaculo de Souza.
Parabens FCP !

Pedro Silva disse...

Caros amigos não se esquecam de que estamos no início da Temporada e que a Equipa ainda está a ser montada.

Mas pelas amostras que este Porto de Villas nos tem dado, será de esperar grandes feitos. Espero não estar enganado.

Mas se com a máquina a 80 por cento das suas capacidades já faz o que faz, então o que fará quando estiver no máximo da sua força?

Cumprimentos a todos

JOSE LIMA disse...

Caro Pedro:
Concordo com o seu texto mas, olhe que há blogues pretensamente afectos ao nosso clube, como por exemplo o "Reflexão Portista" cujo única razão da sua existência deve ser o de dizer mal do senhor Pinto Costa que, perante um resultado do Marítimo 0-3, o do Sporting 0-2 e o do FCP 3-0, adivinhe lá qual foi o único que eles criticaram...
E depois, há mais: a gente manda para lá comentários a discordar daqueles "especialistas" e eles censuram os textos, não os publicam.
Um dia destes até queríam que a Administração lhes explicasse o caso da demora na contratação de James!?!
Explicar-lhes? A eles? Mas quem são eles? Serão accionistas? Aconselhei-os a aparecerem na Assembleia-geral mas censuraram-me o comentário. Com "artistas" destes, mais vale morrer na cadeia.

Gaspar Lança disse...

Três golos sul-americanos que nos colocam com um (ou dois...) pés na fase de Grupos da Liga Europa.
Bonito o gesto de Falcao, ao dedicar o golo a Hulk.
Notam-se alguns erros na equipa (esteve muito mal Maicon; venha o Otamendi pois Maicon ainda não está preparado) mas ainda não está nada fechado visto que, até dia 31 de Agosto, alguém pode sair ou mesmo entrar.
Uma grande vénia para André Villas Boas que mais uma vez sobe o que fazer.
No Dragão é para marcar mais golos!

Um abraço
http://odragaozinho.blogspot.com

Dragaopentacampeao disse...

Jogo aparentemente fácil que o FC Porto tratou de complicar, recorrendo a um ritmo de treino e pouco engodo pela baliza.

Sem Hulk, a quem presto as minhas homenagens pelo momento difícil que atravessa, os Dragões apresentaram-se lentos, previsíveis e sem imaginação. Dominaram na primeira parte mas sem criar grande perigo.

Já na segunda metade tiveram que aguentar a maior determinação belga e aí Helton respondeu com bravura e classe.

AVB acordou a tempo alterando o sistema de jogo. A inclusão de Souza e Rúben Micael foram fundamentais para a clarividência que o meio campo ganhou, com reflexos no resultado.

Grandes exibições de Helton e Fernando, dois gigantes em campo. Souza voltou a confirmar as boas indicações que já dera nos poucos minutos que jogou.

Muito trabalho espera a esta equipa para se assumir candidata ao triunfo deste troféu.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Amigo Lima, cada espaço é gerido da maneira que o seu Administrador quer... Das poucas vezes que passei e comentei no "Reflexão Portista" eu não tive nenhuma razão de queixa, mas pelos vistos mudaram de política no que diz respeito aos Comentários. O único conselho qwue lhe posso e quero dar é que não volte lá mais. Se o espaço não o quer por lá, então esqueça-o o mais rapidamente possível.

Gaspar, tem calma com a dupla de Centrais Rolando/Maicon. Só agora é que estão a começar a jogar juntos e é natural que haja um ou outro erro. Para já não tem comprometido.

Quanto a Otamendi, na minha opinião, mal por mal mais valia fazer regressar o Stepanov, Estar a ir buscar um reforço para o Banco/Bancada não me parece muito bom. E este tipo jogava na Argentina o que me faz duvidar ainda mais da sua qualidade. Vamos a ver.

Cumprimentos para todos.

Anónimo disse...

The Blue One, desculpa mas não podes comparar o Hernán Otamendi ao Stepanov. O otamendi é o central perfeito para o jogo de posse que o Vilas boas quer implementar.
Agressivo qb, rápido, muito forte na antecipação, gosta de defender alto, e permite ao treinador uma opção táctica até agora inexistente, que é a de em certos jogos poder ser qs um medio defensivo, originando que nessas circunstancias o porto possa jogar com uma defesa a 3 metendo mais um homem no miolo. Posso dizer-te por conhecimento de causa que o vilas boas gosta de usar essa variante táctica em situações adversas. A juntar a isto td ainda tem outra vantagem, que é fazer melhor a posição de lateral direito que o Sapunaru caso a dupla Maicon-Rolando resulte.

Anónimo disse...

Acrescentar apenas que ah mais jogadores com esse perfil para alem do Hernán Otamendi. O jogador é bom, não tenham duvidas, agora se o negocio em termos qualidade/preço o será já é outra coisa...É preciso esperar pelos números oficiais.

Pedro Silva disse...

Amigo Anónimo, "Otamendi é Agressivo qb, rápido, muito forte na antecipação, gosta de defender alto" na Argentina onde o futebol é muito diferente do que é jogado na Europa.

Eu não o estou a comparar ao Stepanov. Pura e simplesmente como acho que este Argentino não vai jpgar, mais valia ir buscar alguém que já cá está.

Mas isto é apenas a minha opinião, que pode estar errada como a de qualquer outra pessoa. Eu não sou grande apoiante de contratações de Sul Americanos, porque estas podem correr bem se o Jogador se adaptar com facilidade, mas na maioria das vezes correm bem mal.

Um abraço.

Anónimo disse...

Eu percebo a tua ideia, mas repara, o fcp sempre k foi buscar jogadores consagrados na Argentina deu-se bem, casos do Lucho, lisandro e Farias. Agora claro qd aposta em jogadores que se destacaram numa só época, caso dos tomas costas, prediguers, bollatis, entre outros naturalmente que estas apostas correm mal pq não são jogadores de top. É preciso saber separar o trigo do joio.

Já agora pergunto, se n gostas de jogadores sul americanos de onde querias que viesse o central? É que tirando o mercado sul americano n vejo onde o porto tenha capacidade de investir.
A n ser que quisesses um central a jogar em Portugal ou um Zé castro. Mas isto é apenas a minha opinião, agora gostava de saber a tua :)

Nando disse...

Otamendi sai barato para o que lhe é pedido. O porto não vai contratar nenhum defesa direito, tendo em Otamendi um recurso. Este central é experiente e é lhe reconhecido o talento necessário para ser o patrão da defesa (o que não temos desde Bruno Alves), e por fim, vai com toda a certeza ser valorizado pela selecção. Juntando tudo e o facto de este ser mais lider que o Toloi, parece-me acertado.

Pedro Silva disse...

Anónimo, como deves entender a minha opinião pode estar errada, porque a minha especialidade não é futebol :-P

Repara que tanto Lizandro como o Lucho demoraram algum tempo a adaptar-se. Inclusive o Lizandro chegou a ser ssobiuado no Dragão, ams depois o moço lá se adaptou e foi o que todos vimos.

Naturalmente que o meu desejo é que com o Otamendi aconteça o mesmo que a Lizandro e Lucho.

Quanto a Centrais da Liga Portuguesa que poderiam dar jeito ao FC Porto, indico-te o Moíses, Rodriguez, Fábio Faria, Berger, João Guilherme e o tal Brasileiro que foi da Naval e que saiu para o Génova (não me lembro agora do nome). Tem todos a vantagem de não precisarem de tempo para se adaptar ao Futebol Europeu.

Ujm grande abraço

Pedro Silva disse...

Nando, obrigado pelas taus precioas informações. Vamos a ver se o Otamendi se vai afirmar no Plantel Portista como os adeptos tanto desejam.

Um grande abraço

JOSE LIMA disse...

OK Pedro, vou seguir o seu conselho. Não vou mais ao Reflexão Portista. Os meus comentários não foram malcriados nem insultuosos simplesmente não lhes reconheço competência para o tipo de análises que postam, nomeadamente as financeiras, bem como as constantes criticas a tudo que o Clube faz. Nunca os ouvi falar nas Assembleias Gerais do Clube, nem das Actas constam os nomes destes caramelos, são uns verbos de encher.
Abraço

Anónimo disse...

The Blue One, ok, não teimo mais no assunto pq finalmente percebi qual a politica de aquisições que defendes. Apesar de achar que nenhum desses jogadores chega aos calcanhares do Hernán Otamendi, aceito a tua preferência pelo mercado nacional. Afinal de contas foi com essa formula que o grande Zé da fotografia do teu perfil, nos levou a ganhar td.

Abraço.