Para além destas falhas, é de salientar que Falcao agora é pior servido neste estilo de jogo, fica mais só, e sem oportunidade de participar no jogo da equipa que não o sabe servir nem jogar para ele como fazia no ano passado. O Porto perdeu organização, perdeu entrosamento e não ganhou nada de novo. Não ganhou, até ver, os tais 10 metros acima que tanto publicitavam, não ganhou em espectáculo, visto que os jogos são feios e dignos de fazer adormecer o mais fiel dos adeptos e, ao mesmo tempo, perdeu a cultura vencedora. Desde Del Neri que não me lembro de uma pré época tão fraca em termos de qualidade de jogo, resultados e sedimentação de uma ideia de jogo.
Depois vamos ao discurso… Jesualdo era criticado pelo seu. Talvez por ser professor, ter um discurso metódico, ser uma pessoa séria e precisa em termos técnicos. Era aborrecido para o adepto que prefere uma boa frase feita de ”bamos comê-los”, ou “vamos golear” etc… Ora com Vilas Boas, nem isso se verifica… Já na Académica teve episódios em que claramente falou demais… Agora, acabado de chegar ao Porto e ainda com muito a provar, e sem conseguir ainda conferir à equipa nada do que prometia… dirige as suas energias para… a bola, o relvado, o árbitro, o calor, o plantel… Quando por acaso é um plantel bem forte por sinal e com o maior reforço do defeso, João Moutinho… Jesualdo não se queixava e fazia o seu trabalho, mesmo quando perdia Luchos e Lisandros e ganhava Tomás Costas e Pelés… Para o professor não havia lugar a tempo ou paciência ou condescendência e desculpas… Chegou com uma época a decorrer e exigiu-se logo vitórias. André Vilas Boas, teve grandes reforços, teve tempo para fazer a pré época que quis, até trouxe um jogador da sua Académica… e agora quando não consegue provar as maravilha que dele se escreveram, e quando a época ainda não começou, já está a inventar desculpas…? E o Jesualdo é que era o medroso…? Como diria o outro é caso para o Jesualdo dizer “E o burro sou eu…?”
Villas-Boas, ainda poderá vir a tornar-se um vencedor no Porto. Mas parece-me óbvio que a equipa não cresceu com Vilas Boas nem deu um salto qualitativo, ate ao momento.… Ele é que pelos vistos terá que crescer com a equipa ,como treinador de uma equipa que só sabe jogar para ganhar e sem desculpas de qualquer espécie. Muito menos, quando ele tem todas as condições, visto que não teve os problemas que Jesualdo teve ano passado… Lembro que com Hulk e mesmo com muitas lesões, Jesualdo termina a época no Porto só com vitórias consecutivas, conquistando a taça, e dando um autêntico banho de bola no Benfica mesmo jogando com 10, num jogo que valia o título para o Benfica. Imaginem agora Jesualdo com o mesmo plantel,sem a ausência de Hulk nem aquela onda de lesões e ainda reforçado de João Moutinho para preencher aquele buraco deixado em aberto com a saída de Lucho…
Este Porto claramente se aproximaria do Benfica… Assim, o que vejo é o fosso entre o futebol praticado pelo Benfica e Porto ser ainda maior… Nunca na época passada temi o Benfica... Em todos os jogos senti que o Porto tinha equipa para ganhar ao Benfica e futebol para contrariar o Benfica… E a realidade é que o Benfica na Luz ganha ao Porto com um golo em fora de jogo, num jogo fraco em que as duas equipas se anularam… mas no Dragão levaram um banho de bola e com o Porto a ser prejudicado e a acabar com 10.
Para o jogo de sábado, pela primeira vez em muitos anos, olho para o jogo como se o Porto fosse inferior. O Porto parte claramente sem sequer poder dizer que está numa situação de 50/50. Porque já não se trata do estilo, do jogar bonito ou feio, ou jogar bem ou mal…Com Jesualdo podia-se dizer em determinadas fases que o Porto estava a jogar mal… Porquê? Porque já o tinha visto, dentro daquela ideia e modelo de jogo, jogar bem… sabia a diferença… Actualmente nem se trata de dizer que joga mal… o Porto, pura e simplesmente, não joga. Ainda não é perceptível uma ideia de jogo, parece que os jogadores são desconhecidos em campo. Não há fio de jogo. E o tempo e a adaptação a novos métodos não pode ser desculpa…Principalmente quando vejo um Sporting, que tem um plantel ainda mais fraco que o Braga, a a nos luz do do Porto, que vem de uma época péssima, e que tem igualmente um novo treinador, mas que bem ou mal já deu um rosto à equipa do Sporting. Os sportinguistas já sabem o que é jogar bem ou mal no caso do Sporting. Fizeram jogos bons e jogos maus, mas já jogaram, já se viram em campo e já se sabe quais serão os seus pontos fortes e fracos, sente-se em campo que existe já um modelo de jogo e processos implementados. O Porto ainda não demonstrou nada. Nem uma equipa base, nem uma ideia sequer de base do que a equipa deveria fazer em campo… Apenas ideias vagas e frases feitas sobre alguém que na verdade nunca treinou uma equipa. São mitos que se criam…
Villas-Boas nunca foi um verdadeiro adjunto de Mourinho. Pelo menos não em trabalho de campo. Esse cargo, pertence a Rui Faria, esse sim, de reconhecida competência no plano da preparação de uma equipa e que assume um papel fulcral na equipa técnica de Mourinho. Vilas Boas era quem estudava os adversários e fazia os relatórios para Mourinho… Dúvidas houvesse sobre ele ser ou não o novo Mourinho, o próprio "Especial", as deixou de lado, quando em entrevista tratou de deixar claras as diferenças entre ambos. É que Mourinho quando chegou ao Porto, já havia estado uma série de anos no Barcelona e, na época de Van Gaal, já era ele que orientava os treinos uma série de vezes e podia operacionalizar uma série de conceitos teóricos e ideias que foi acumulando com o passar dos anos trabalhando com grandes treinadores e em grandes clubes com atletas de topo. Mesmo assim, após isso, ele ainda teve a experiência de treinar o Benfica e ainda fez uma grande época no Leiria, ao contrário da meia época perfeitamente banal que Vilas Boas fez na Académica…Mourinho saiu de Leiria com o Leiria a fazer dos seus melhores campeonatos de sempre. Ou seja, Mourinho apesar de ser novo em idade, e inexperiente como treinador principal, quando chegou ao Porto já era treinador há muitos anos e já fazia esse trabalho de campo há muitos anos…
Vilas Boas nunca o fez… A sua 1ª experiência a treinar de facto, foi meia época na Académica…E isso e o facto de ter sido rotulado como o novo Mourinho, chegou para lhe escancarar a oportunidade F.C. Porto. Nem de um adjunto estamos aqui a falar…Aqui entra aquilo que muitos vezes os rótulos e as ideias feitas podem originar…a contradição… Ainda hoje muitos questionam (e não digo que com ou sem razão) a capacidade de Carlos Queiroz para ser treinador de uma equipa. Afirmam que só serve para adjunto e que apenas tendo-se destacado como adjunto não se lhe pode conferir um cargo de excelência… Falamos de alguém que foi bicampeão mundial de sub-20 e que até já treinou o Real Madrid e que sabe efectivamente de treino, caso contrário não seria ele o encarregado pelo treino no Manchester de Ferguson... Queiroz efectivamente não estabelece aquela empatia que Vilas Boas consegue… seja pelo discurso seja por simplesmente não irem com a cara dele…Mas não deixa de ser curioso, que Vilas Boas sendo menos que um adjunto... muitos opinion makers e adeptos do Porto o vêm como alguém perfeitamente capaz e merecedor de assumir um cargo de topo como o é treinar o F. C. Porto.…JáCarlos Queiroz, é até hoje carimbado como um mero adjunto, e isso é visto como sinal de incapacidade de assumir projectos maiores.
É que apesar de tudo, Queiroz tem anos e anos de trabalho de campo… Tal como Mourinho já os tinha quando chegou ao Porto… Villas Boas em trabalho de campo, contabiliza meia época na Académica que se saldou com um modesto 11º lugar e um campeonato em que só bastante tarde assegurou a manutentação… Por outro lado, Domingos conseguiu a melhor classificação de sempre da Académica, a melhor classificação de sempre do Braga…mas ainda assim não reuniu (aparentemente a julgar pela escolha da Sad do Porto) as condições para treinar o Porto nem a simpatia na imprensa que reúne Vilas Boas…Pelos vistos em termos de currículo é mais importante ter trabalhado para José Mourinho do que ter demonstrado competências e resultados em todos os clubes por onde se passou…
.
Mourinho ao falarem-lhe de Vilas Boas como treinador do Porto, disse que já nada o surpreende no futebol... sintomático… Afinal, não vejo o observador do Real Madrid, do Barcelona, do Inter etc saírem desses clubes e irem treinar grandes clubes europeus, logo de seguida, em trabalho de campo ,e sem trabalho para demonstrar… Até agora, Vilas Boas provou apenas, ter boa imagem junto da crítica e dos adeptos, mas futebolisticamente falando… apenas provou ser um bom observador, capaz de analisar e estudar adversários e fazer bons relatórios… Mas para se ser treinador principal é preciso algo mais que isso ou não…? Até é preciso mais do que saber muito de treino… Carlos Queiroz ou José Peseiro que o digam... que não obstante terem reconhecida competência em termos de treino, não conseguem ter aquela capacidade de liderança e rasgo empírico para serem treinadores de top…Mais difícil e mais dúvidas se levantam, quando falamos de alguém que até ao momento nem um adjunto foi na sua carreira… Queimou etapas, passando de um cargo de observador para técnico de uma equipa que não se pode dar ao luxo de fazer experiências nem de ser o estágio para alguém que se quer iniciar numa profissão… Quem chega ao Porto deve chegar já se não digo com títulos, com pelo menos, trabalho para apresentar enquanto treinador e uma ideia daquilo que pode valer… Mourinho já tinha isso, Jesualdo tinha edificado as bases do Braga vencedor que hoje conhecemos com dois 4º lugares no campeonato consecutivos…E André Vilas Boas…? Ah, trabalhou para José Mourinho… Estranho Mozer não ser o treinador do Benfica e o Sporting não se ter reforçado com Vítor Pontes…
Definitivamente, neste país ,mais vale cair em graça que ser engraçado. Se fosse Jesualdo a ter esta pré época, ou a proferir algumas das frases que Vilas Boas tem proferido, onde já iria a contestação dos adeptos e imprensa… Esperemos que o André Vilas Boas cresça com a equipa ainda a tempo de nos fazer lutar pelo título… Mas já começa com o pé esquerdo quando entra logo cheio de desculpas e a pedir tempo… Já deveria saber que no Porto isso não existe. É um clube que precisa de vitórias como ar para respirar.
24 comentários:
Mais uma vez o teu radicalismo tira-te a razão Ricardo.
Na tua primeira parte tentaste mostrar a Competência de Jesualdo e passaste um rótulo de Ingratos a quem não está contigo, e nesta tua 2ª parte "cozinhas" o Villas em lume brando.
Sinceramente, nesta parte nem pareces uma pessoa que já jogou Futebol e que conhece os meandros do Direito/Dirigismo Desportivo Português.
Quantos jogos da Pré temporada do Porto de AVB viste?
Naturalmente que os Adeptos exigiram muito mais de Jesualdo no seu primeiro ano no Dragão, pois este herdou uma equipa que tinha sido somente Campeã Nacional e Vencedora da Taça de Portugal.
O Villas o que herdou? O Terceiro Classificado da Época transacta com um conjunto enorme de pés toscos como o Guarin e companhia.
Por isto é que os Adeptos estão a ter mais paciência com o Villas.
Não deves ter visto o mesmo Benfica x Porto que eu e muitos outros Portistas viram.... Neste jogo o nosso Porto foi humilhado em campo pelo Benfica de Jesus que deu um banho de bola e de táctica ao Jesualdo.
Depois no Dragão o Professor lá rectificou a coisa contra um Benfica quase Campeão...
Na temporada anterior passaste-me a ideia de que o Benfica de Jesus ia arrebentar fisicamente a meio da Temporada. Como te enganaste redondamente...
Quanto ao que o Mestre Mourinho disse sobre o Villas, é do conhecimento publico que as coisas entre os dois não estão boas e que Mourinho levou a mal que o AVB tivesse dito que o seu Mentor foi Robson e não Mourinho. E tu sabes muito bem como é que o Mourinho trata as pessoas de que não gosta ou se zanga...
Já sei que me vais dar um resposta muito elaborada e que vais contornar não sei quantas rotundas para mostrares que o AVB é um Nabo e que o Professor é que era o Rei cá do Burgo.
E é por isto que eu te digo que Jesualdo é passado e o Villas é o Presente e o Futuro.
Um abraço do tamanho do Mundo mais uma vez.
Amigo Pedro,
É tudo uma questão de opinião. Não estou a cozinhar o Villas Boas em lume brando...Apenas escrevo aquilo que vi. E é um facto que o próprio Villas Boas não pode negar,que ele nunca fez trabalho de campo com o Mourinho.
Nunca o viste no banco com Mourinho.
Villas Boas sempre o acompanhou enquanto integrante da equipa técnica mas como observador dos adversários e não como auxiliar directo no treino e nos jogos.
.
Villas Boas não teve esse tirocínio.
.
Ao contrário de Mourinho que chegou ao Porto já com provas dadas no Leiria, e com um longo percursso como adjunto e com trabalho de campo feito.
.
Villas Boas está a iniciar agora. Queimou etapas...Deveria 1º passar por ser adjunto e fazer trabalho de campo,tal como Mourinho fez quando deixou de ser apenas observador para Robson e passou a treinar o Barça, juntamente com Van Gaal que já lhe dava responsabilidades nesse sentido.
.
Mourinho passou ainda por Benfica e Leiria antes de chegar ao Porto...Deixou o Leiria nos 6 1ºs lugares e não em 11º como o Villas Boas deixou a Académica.
.
Se o Villas Boas foi contratado apenas por aquele tempo que teve na Académica,então de forma legítima pergunto: porque não foram contratados todos os treinadores que fizeram épocas melhores que ele...?Muitas equipas ficaram acima do 11º e não vi que os seus técnicos merecessem a cobiça do F.C. Porto...Que diabos,nem o Domingos que ficou em 2º com o Braga e fez muito mais na Académica do que fez o Villas Boas e que tem anos já de trabalho de campo, foi equacionado...Então o que provou o AVB para chegar ao F. C. Porto?
.
.
Falava-se no outro post de factos.O facto é que na Luz o Porto perdeu apenas 1-0 e com um golo em fora de jogo.Isso não é banho de bola nenhum.
.
Banho foi dar 3-1 em casa e a jogar com 10 a 2ª parte quase toda e ainda lhes marcar o 3º mesmo a jogar com um a menos...Isso é banho.Principalmente quando eles vinham com tudo para serem campeões no Dragão e sairam de mãos a abanar.
.
Jesualdo herdou uma equipa campeã mas que na Champions tinha ficado em último lugar atrás de uma equipa como o Artmédia,convém não esquecer...E tinha que mudar uma táctica de 3 defesas, para uma táctica de 4, e chegou sem tempo de fazer pré- época.
.
AVB tem um plantel que perdeu a última liga mas que ganhou as 3 anteriores e ainda tem o maior reforço do ano: João Moutinho.Fora avultados investimentos em jogadores como: James Rodrigues, Walter e Souza.
.
Vi os dois jogos do torneio de Paris, e foi do pior que vi do Porto numa pré.época. Desde Del Neri não via jogos de pré época tão maus. Nem me lembro do Porto estar tão atrasado na preparação em termos de automatismos em qq outra época de Jesualdo, Adrianse ou qualquer outro.
.
Mourinho não sei se tem algo contra o AVB. Não pode é dizer uma coisa que não é verdade.Ele não sabe o que o AVB vale como técnico, porque apenas conhece o seu trabalho como observador e não como treinador e foi para isso que Mourinho alertou. Que AVB não está na mesma situação que ele estava quando chegou ao Porto e que não podem ser comparados.
.
Todos os treinadores antes de chegarem ao Porto já tinham demonstrado trabalho de campo noutros clubes e vinham referenciados. AVB veio simplesmente com a imagem do "novo Mourinho", mas sem trabalho de campo nem resultados ou trabalhos visíveis no seu passado para poder apresentar.
.
Na Liga portuguesa, há pelo menos uns 5 ou 6 treinadores que já demonstraram mais que AVB e no entanto nunca tiveram a porta do F.C. Porto aberta...Talvez por não terem a boa imprensa que AVB tem...
.
Mas não tenho nada contra ele...Qualquer pessoa que faça bem ao meu clube e que o ajude a ter sucesso, terá o meu apoio e admiração. Tal como teve Jesualdo e como tiveram antes deles,todos os treinadores vencedores no Porto. Não tenho ódios pessoais. Posso gostar mais ou menos,achar melhor ou pior, mas quero é que eles ganhem.
.
Se o AVB conseguir ganhar no Porto, ficarei super contente e vou elogiá-lo certamente, como o faço com o Jesualdo. Para mim não há diferenças. Eu não sou do AVB nem do Jesualdo, sou do F. C. Porto. Quem faz bem ao meu clube,merece o meu respeito.
.
.
grande abraço
Caro Ricardo,
Mais uma vez Parabéns a todos aqueles que colaboram/colaboraram na criação do Blog. É bom podermos discutir as diferentes ideias que temos sobre o nosso clube...e que diferentes! :)
Depois de ler a "Parte 2" da sua homenagem ao Jesualdo Ferreira e consequente atestado de incompetência ao AVB, tenho os seguintes comentário/questões a fazer:
1- Para que serve a sua comparação entre o Jesualdo e o AVB, ou em que é que essa comparação é mais/menos válida do que a comparação entre AVB e o Mourinho? Posso concluir que desejaria ter o Prof. Jesualdo mais um ano no FCP e esperar para ver? Dar um pouco mais do tal "tempo", para ver se desta seria melhor?
2- O Porto-Benfica, apesar de um banho de bola relativo foi sem duvida um bom jogo, mas a isso tenho-lhe a dizer que o mérito não é todo do Jesualdo como deve compreender...o túnel ao Aimar e "bomba" para dentro da baliza acho que foi o Belluschi que o fez...rasgo de magia individual, não do treinador, como o próprio Ricardo já disse anteriormente. O Porto na Luz não marcou, teve perto uma vez, o slb cá marcou e teve perto algumas vezes...vale o que vale, mas não faz do Jesualdo, de certeza, o treinador maravilha que não tem culpa de nada.
3- Da pré-temporada nunca se retira grandes jogos...o Porto o ano passado fez uma pré-epoca miseravel!!! com rasgos do Hulk, como este ano, zero golos de Falcao como este ano! e com o tal sistema de jogo mais que implementado! O AVB dá minutos a todos, para os conhecer melhor no pouco tempo que tem embora isso traga alguns riscos, obviamente...mas dou o beneficio da dúvida!
4- Com tantas comparações, o Ricardo está a fazer com o AVB o que diz que a maioria dos Portistas fez com o Jesualdo...os tais rótulos e etiquetas...ainda não começou e já é um mero observador que teve a sorte de parar no Porto.
5- Quanto ao Queiroz, prova exactamente onde a maioria dos Portistas quer chegar com AVB - Pode saber muito de treino e muitos anos de campo e ser um treinador que não ganha nada a não ser um mundial sub-20... vale uma carreira? talvez...
6- Ao Domingos falta o trabalho em estruturas de grandes clubes e com treinadores de topo, embora acredite que a continuar assim, possa vir a ser um grande treinador...espero que sim! Mas de facto, para mim, também parte em desvantagem com o AVB.
7- O Ricardo está a passar um atestado de incompetência ao nosso Presidente que por milhares de vezes provou o contrário...pode-se enganar é certo, mas se errar não é pelas razões que mencionou, ou seja, por causa do AVB ser um mero observador com boa pinta. O AVB tem muitos anos de casa...tem um histórico criado, tem opiniões válidas a seu respeito tanto a nível profissional como pessoal...não o contrataram por tudo aquilo que vem escrito nos jornais.
8- Não me diga que não encontra diferenças entre o Waltemar Brito/Vitor Pontes e o AVB...deixo a questão no ar para reflectir...acho que as diferenças são bem evidentes. O Rui Faria é importante na parte física, ou seja, vale o que o Ricardo diz para o AVB o mesmo para o Rui Faria.
Para finalizar, espero que continue a colaborar no blog porque realmente, apesar de opiniões distintas, é um prazer discutir a actualidade do nosso clube com os Portistas.
Abraço a todos e tenha só um pouquinho de paciência Ricardo! :)
Abraço, Força Porto!
Caro Rui,
Agradeço-lhe o seu comentário e a oportunidade de podermos de forma elevada discutir a vida do nosso clube.
1- A comparação entre AVB e Jesualdo vem simplesmente da minha vontade de demonstrar como, realmente, mais vale cair em graça que ser engraçado. Que um treinador pode ganhar tudo e mesmo assim ser assobiado e pressionado ao mais mínimo desaire,e outro que chega sem provas dadas de qualquer tipo desfrutar de toda a paciência do mundo mesmo quando faz em termos de resultados e exibições a pré-época mais fraca do F. C. Porto desde Del Neri.
AVB não se pode comparar com o Mourinho em termos de percursso.
1º Mourinho estudou e tem uma base ciêntifica para acrescentar ao seu dom natural para treinar. Formou-se na faculdade de motricidade humana de forma brilhante, e fez a sua especialidade em futebol e treino de alto rendimento.
AVB começou a sua carreira a enviar relatórios pelo correio a Bobby Robson. Não teve qualquer tipo de formação a não ser os cursos de treinador, que qualquer técnico hoje em dia deve ter... A diferença é que Robson na época pagou para que AVB os fosse tirar à Escócia.
.
2- Mourinho nasceu no meio do futebol e sempre trabalhou nele.O unico ponto em comum com AVB é que ambos chegaram a fazer relatórios para Robson e a ser observadores...No entanto aí, reside a diferença essencial. Mourinho evoluiu, e fez todos os patamares até chegar a técnico principal.
Mourinho com Van Gaal já era treinador de campo,já orientava alguns dos melhores jogadores do Mundo e tinha trabalho efectvo de campo e chegou mesmo a comandar o Barcelona em alguns jogos amigáveis. O próprio afirma que só depois de poder operacionalizar as suas ideias no campo é que se sentiu com capacidade para abraçar o desafio de treinar uma equipa como técnico principal...Não passou de fzer scouting para ser treinador principal.
.
AVB nunca foi treinador de campo,nem com Robson nem com Mourinho.
AVB passou grande parte da sua carreira a trabalhar para José Mourinho. Melhor que ninguém o Mourinho sabe o que ele fazia ou não. O ´próprio AVB não nega que era apenas observador. Aliás,ele era sempre apresentado como tal.
.
Rui Faria está noutro patamar. Rui Faria é o braço direito de Mourinho, das poucas pessoas que influenciam as decisões de Mourinho, que o auxilia no treino e de quem se diz ter tantos ou até mais conhecimentos que Mourinho na área do treino de alto rendimento.
.
Por isso mesmo, Mourinho já se desfez de muitas pessoas que trabalharam com ele, mas nunca admitiu abrir mão de Rui Faria.
.
Vitor Frade, mestre de ambos é o 1º a salientar o brilhantismo de Rui Faria.
.
Sobre AVB vi a imprensa a colá-lo a Mourinho e com isso a dar-lhe um impulso na carreira, não vi de onde vêm essas tais referências...Na análise e observação? Obviamente que sim...Na vertente de treino e de trabalho de campo...?Não tem nenhuma.É que nem se pode dizer que tem bases teóricas ou trabalho ciêntifico apresentado como ja o tinha Mourinho na faculdade...Nem esse tipo de referências ele tem.
E não é dizer que ele é incompetente...é dizer que ninguém pode dizer que ele o é, porque ele nunca foi treinador até ao ano passado.
.
Podem-me dizer então qual é esse tal "histórico criado" por AVB...? É que procuro procuro e não o encontro.
.
O que não invalida que ele possa dar um grande treinador...Mas seria o mesmo que eu dissesse que o Luís Freitas Lobo por ser um bom comentador e analista desportivo, daria um bom treinador,só porque é um bom analista.
.
Ou o mesmo que dizer que Aurélio Pereira por se destacar tanto no scouting ( profissão de AVB até ao ano passado), isso faz dele um técnico de top para treinar um grande.
.
Pergunto,conhecem algum observador de uma grande equipa que saia directamente de observador logo para técnico principal de uma equipa de top?Nunca conheci...
.
Mourinho quando foi para o Benfica, já acumulava anos de trabalho de campo com Van Gaal.
2- O Jesualdo pode não ser o treinador maravilha,mas quando é para mostrar o seu currículo tem títulos para mostrar...Mesmo quando não os tinha, tinha trabalho de campo de qualidade e anos e anos de experiência no comando de equipas de futebol. Todos os treinadores que chegaram ao Porto,na sua grande maioria, tinham trabalho feito, sabia-se o que valiam, as suas ideias e a sua aplicação prática. Tinham um portfólio para mostrar daquilo que valiam as suas equipas.
.
AVB não tem isso. Pode ver a ser muito bom até,mas hoje em dia ele não é nada como treinador. No mundo do futebol é um grande observador ( como existem muitos espalhados por esse mundo fora, apenas não têm a cobertura mediática de AVB, por não serem colados a Mourinho).
.
O Porto em casa com o Benfica deu um banho táctico e dominou o Benfica,mesmo com 10 não parou de cair em cima do Benfica,como o Benfica nunca o conseguiu naquele jogo da Luz com muito poucas ocasiões de golo de parte a parte...Com uma diferença,o Porto ganhou de forma clara e justa,o Benfica ganhou com um golo irregular.
.
3- As pré épocas são todas más? Andamos a ver pré épocas diferentes...Não me lembro de nenhuma em que o Porto empatasse um jogo e perdesse dois de seguida mesmo antes de começar a época e ainda sem uma base nem uma ideia de jogo defininda.
.
Como digo,podia-se dizer que estava a jogar bem ou mal,mas jogava e sabia-se o caminho. Actualmente ninguém sabe. O Porto não joga nem bem nem mal, pura e simplesmente ainda não joga.
Uma pré época inteira não lhe chegou para conhecer? O Paulo Sérgio no Sporting tem um plantel muito inferior ao do porto, apanhou uma equipa numa autêntica revolução depois de uma época muito fraca, e já se nota as suas ideias de jogo e o Sporting já tem um rumo e fez uma pré época melhor que o Porto.
.
O tempo e as experiências não são desculpa. Se fosse Jesualdo a fazer esta pré época, já não havia tempo...Ele quando chegou nem pré-época teve e já o estavam a assobiar ao mínimo desaire...
.
4- Não são rótulos. O próprio AVB sabe que não tem carreira como treinador de campo, tem carreira como observador e só agora está a caminhar cmo técnico. A diferença é que o normal é ter-se um período para se provar o que vale no campo, a AVB bastou uma boa imagem, associada à ideia de que era o novo Mourinho para queimar etapas e chegar a técnico do Porto.
.
5- Queiroz tem uma carreira. Restruturou toda a forma de se pensar o treino e a formação em Portugal, fez história e ainda hoje a FPF aproveita as bases do seu trabalho. Fora isso, é treinador de campo, e ele sim, trabalhou no campo em grandes clubes e não como mero observador...E lá está, mesmo assim há quem ache que isso não chega...Imaginemos se ele fosse apenas um observador do Manchester e não tivesse treinado ninguém...
.
6- Lá está, ao Domingos falta qualquer coisa...Estruturas grandes? Lembro, para começar, qe o Domingos treina há mais de 8 anos provavelmente. Não queimou etapas. Foi jogador de um grande clube e foi treinado por técnicos de top. Depois acabou a carreira e começou como adjunto de Ilídoio Vale no Porto B e depois assumiu a equipa. Sempre integrado numa grande estrutura que é o F. C. Porto.
.
Depois fez o seu caminho,fez um bom campeonato no Leiria, as duas melhoeres classificações de sempre da Académica e com processos de jogo muito superiores aos que AVB demonstrou neste pequeno período que passou por lá.
.
Não fosse isso suficiente, lá está, ainda havia gente que lhe colocou o rótulo que não tinha estofo para treinar o Braga, depois da saída do mestre da táctica...Com isso respondeu com a melhor época de sempre do Braga, que merecia ter terminado com o título de campeão,não fossem os epsisódios dos túneis e o Benfica ser levado ao colo o ano todo.
Isso é inferior ao que AVB fez? É mais importante ser observador de Mourinho que provar no campo e ter trabalho e resultados para demonstrar a sua competência...?
.
Parte em desvantagem em relação a AVB porquê...?Lá está, porque o AVB trabalhou para José Mourinho e tem uma imprensa que tratou logo de o rotular como "o novo Mourinho".
Domingos é uma pessoa discreta e profissional, nunca foi de se colocar em bicos de pé para se fazer notar, nem precisou de ter um padrinho no futebol para fazer carreira.
.
O AVB não trabalhou nas estruturas de top como treinador. Trabalhou como observador o que é algo totalmente diferente...Ele próprio diz que não foi muito influenciado pelo Mourinho...Pudera, ele não o auxiliava no trabalho de campo...Assim sendo,porque é que tanto o colaram a Mourinho para se criar este mito que ele sem provar nada merecia logo chegar a um grande...?
E é de salientar que trabalhar em grandes clubes ou com grandes treinadores nunca foi requisito para chegar ao Porto...Veja-se ,Co Adrianse,Fernando Santos,Carlos Alberto Silva etc etc,em que clubes de topo tinham eles trabalhado antes?
O importante é a competência que se desmonstra e o trabalho enquanto técnicos. Esse trabalho AVB não tem nada para mostrar a não ser uns meses perfeitamente banais na mesma académica em que Domingos fez a melhor época da história do clube,mas pelos vistos isso perde todo o valor quando comparado com alguém que tem por carreira....o ter trabalhado com José Mourinho.
.
Pergunto.Jorge Jesus treinou com que grande treinador ou em que grande estrutura antes de chegar ao Benfica...?
7- É o costume. Pinto da Costa é intocável e inatacável...Ninguém pode questionar nada que venha dele. Como se Pinto da Costa no passado não tenha cometido erros...Octávio Machado,Del Neri, Couceiro...
.
.
8- O Rui Faria não se cinge à parte física, ele tem formação ciêntifica tal como Mourinho e ainda a componente prática de trabalho de campo acumulado durante anos sendo, esse sim, o braço direito de Mourinho. Havendo alguém que se pudesse considerar o "novo Mourinho" seria sempre o Rui Faria que é a figura nuclear da sua equipa técnica e nunca o observador de adversários.
Pode-se ser um excelente observador e não se saber nada de treino e nem ter competências para lidar com um grupo de trabalho.
.
As diferenças para Mourinho,Rui Faria ou até Jesualdo passam logo por aí. Falamos de pessoas que têm formação ciêntifica, estudaram durante anos, e depois tiveram a oportunidade de demonstrar na prática as suas ideias e com sucesso.
.
AVB não tem essa componente teórica nem essa formação ciêntifica de base, nem ao mesmo tempo, tem a parte prática do trabalho de campo para demonstrar seja o que for.
.
É um tiro no escuro. Sabemos que é um excelente observador, como treinador para já ainda não demonstrou trabalho nenhum.É como passar-se directamente do 9º ano para a faculdade. Queimou etapas importantes
.
Esperemos que tudo corra bem e que ele possa crescer como treinador em pouco tempo para poder estar à altura dos desafios que tem pela frente...
.
Agora o que ninguém pode afirmar de forma convicta é que contratamos um grande treinador ou que AVB é mais competente que Domingos ou Jesualdo ou quem quer que seja como treinador...Tudo,porque ele nunca foi treinador até ao ano passado. E se avaliarmos o que ele fez na Académica,foi uma época perfeitamente banal, com outros treinadores no mesmo ano e com condições semelhantes a conseguirem fazer melhor...Descontando ainda o facto, de muitos deles já terem um passado como técnicos e mais trabalhos de qualidade para atestarem a sua competência.
.
.
grande abraço e desculpem o ter-me alongado,mas eram muitos pontos.:)
Ricardo,
Desta vez um comentário muito breve: Se acha que o Presidente com tudo o que deu ao FC Porto, com tudo o que ganhou no FC Porto, pode ser criticado, então o Jesualdo Ferreira não pode? Não são as estatisticas que tudo nos dizem? Há sempre muito mais para além dos números... o Robson não ofereceu o curso ao AVB por caridade...não foi com o Mourinho pra todo o lado por amizade...só lhe peço que dê o beneficio da dúvida e não seja tão pessimista. "Aguentamos" o Jesualdo 2 anos a mais..."aguente" o AVB pelo menos um, antes de ser contratado por um russo milionário!
Abraço!
Ricardo, o Rui deu-te a resposta que te ando a dar há muito tempo... Dá tempo ao AVB para trabalhar e não te esqueças de que o Mourinho está zangado com o nosso treinador.
Um grande abraço
Caro Rui,
Mas eu acho que o Jesualdo tem todo o direito a ser criticado,tal como qualquer pessoa...Agora, é um facto que os portistas tinham um preconceito relativamente ao Jesualdo ainda ele nem tinha começado a treinar o Porto e foram com esse preconceito até ao fim...
.
Com AVB o que não falta é paciência...Nem ficam alarmados que a pré época seja a mais fraca dos último 10 anos, nem nada....Tudo com muita paciência e nada de críticas até ao momento...Se fosse outro treinador que não fosse rotulado de "novo Mourinho", já estaria a ser massacrado.
.
Aguentamos o Jesualdo 2 anos a mais? Nesses dois anos a mais Jesualdo ganhou liga e taça e apurou a equipa para os quartos de final da champions num ano e para os oitavos no outro mandando borda fora o Atlético de Madrid que ganharia a taça uefa...Se isso é estar a mais...Eu quero ganhar. Um treinador que ganhe e que tenha um trabalho de qualidade como o de Jesualdo merece respeito, no mínimo, já nem digo admiração.
.
O AVB pode ter todo o benefício da dúvida do mundo e espero que ele ganhe, como espero de todos...Apenas alertei para um facto, ele nunca foi treinador na carreira e é faso o rótulo de aprendiz de feiticeiro e de que é o novo Mourinho e que é um brilhante treinador...Pelo simples facto que ele nunca treinou. Apenas meia época na Académica. Ele não é comparável, neste momento, nem a Jesualdo ou Domingos ou Jorge Jesus e muitos outros que já têm uma carreira com trabalho para mostrar...quanto mais compará-lo a Mourinho...De percurso apenas tem em comum o facto de ter sido durante anos observador. A diferença é que Mourinho depois passou para adjunto de campo e AVB passou directamente para técnico principal.
.
Se o Mourinho achava que o AVB era uma mais valia como treinador de campo,porque é que em anos de trabalho deixou-o sempre estagnado como observador? Talvez porque achasse que era aonde ele lhe era mais útil...
Pedro,
É indiferente se Mourinho está zangado com ele ou não...O próprio AVB sabe que nunca trabalhou no campo,sempre trabalhou para Mourinho apenas no departamento de scouting,como observador de jogadores e adversários e elaborava relatórios...Onde é que nesse tipo de trabalho ele pode demonstrar competências na àrea do treino e da condução de um grupo de trabalho, condições essenciais para se ser treinador...?
.
Onde estão essas tais grandes referências que ele traz? Só podem ser como observador e nunca como treinador,porque ele até pode vir a ser espectacular,mas nunca foi treinador na sua carreira,tirando o ano passado.
.
Domingos Paciência já provou mais que ele, e já esteve na mesma Académica e já tem um percursso que demonstra qualidade e não teve a mesma oportunidade...Porquê?AVB vende mais, é muito mais bonita a capa de contratamos o "novo Mourinho". Quem fala Domingos,fala qualquer treinador já com uma carreira como treinadores e com provas dadas.
.
.
abraço
Ricardo, a tua teimosia é tanta que eu vou dessitir de uma vez por todas...
No final da temporada conversamos, ok?
Um abraço
Vamos aguardar com calma,sabado vamos ter uma prova de fogo.
Uma certeza já temos,Bruno Alves não joga!é uma baixa de vulto,vamos ver como A Vilas Boas resolve.
Ser treinador ás vezes tem mais a ver com o balneario de que com os esquemas taticos,Mourinho reune as duas condições ,não conheço os metodos de Avb mas confio na decisão da Sad
Tive pena de não entrar nesta discussão a tempo!
Fui das pessoas que mais defendeu o Jesualdo, porque eram injustas as críticas; mas não se pode comparar para já os dois treinadores! Falta de tempo e resultados.
E pelo andar da carruagem ainda se vai dizer que este tem melhor equipe...
E, essa de dizer que o AVB só trabalhou no scouting e que o Rui Faria é que é o clone, também não cola...
Onde é que já se viu isso? o homem, tapava os olhos e não ia aos treinos, nem às reuniões...era tudo por computador. Não aprendeu nada...
e o Mourinho formação científica?
só se for na ciência da arrogância!...
Que grande testamento. Parece que estavas a escrever a saga do Apocalipse... parte 1 parte 2 lol
Tanto radicalismo não sei pq. Enfim...
Jesualdo mal amado por:
-ser benfiquista
-Por o FCP a jogar um futebol deprimente em 90% dos jogos (assumas ou não isto é um facto).
-Responsabilidades na entrada de uma enormidade de jogadores que nada acrescentaram no que ah qualidade diz respeito.
Jesualdo suportado por:
-Resultados (enquanto duraram)
-Pelo mito de transformar cepos em bons jogadores.
No caso do AVB tas.te a precipitar, a época a serio ainda nem começou.
Não tem experiencia? Desde os 16 anos que não vê outra coisa ah frente que não futebol, e tem-se preparado para isso.
Nunca foi treinador de campo? Por alguma razão ele tem curso de treinador...
Não gostas do perfil? Paciência não se pode agradar a gregos e troianos.
Devo recordar que Mourinho tem formação ciêntifica sim. Não tirou apenas o curso de treinador. É licenciado pela faculdade de motricidade humana com especialidade em futebol e treino de alto rendimento. Quer Mourinho quer o Rui Faria têm uma formação de base na área do desporto e concretamente o futebol.
.
AVB a sua única formação foi os cursos de treinador, cursos esses que hoje em dia todos os treinadores profissionais têm que ter.
.
Caro anónimo:
1º O que é o facto de alguém ser benfiquista influencia na sua competência? Achas que Mourinho era portista? O que interessa é ser competente
.
2º Jesualdo Ferreira é que recebe comissões das transferências? Então explica-me como é ele o responsável pela entrada de quem quer que seja...Nem o AVB o é...No Porto os treinadores não têm o poder de decidir quem entra ou não.
.
3º Desde os 16 anos que não vê outra coisa que não futebol? Também todas as pessoas do mundo que trabalham na área dele.
.
Já viste algum observador de uma equipa de topo, sair de observador directamente para treinador de uma equipa...?Eu não. Se me souberes apontar um...
.
Que preparação teve AVB para ser treinador?
.
Ao contrário do que sugerem,ele nunca trabalhou no campo com Mourinho. Esse trabalho em termos de treino e auxílio directo nas questões técnicas e tácticas é feita pelo braço direito de Mourinho que tem uma formação ciêntifica mais forte,que é o Rui Faria. Esse sim, Mourinho nunca dispensa e é o seu braço direito.
.
.
AVB é um excelente observador e foi sempre essa a sua função...Como é que ele bebeu de Mourinho sobre treino e táctica quando ele nem trabalhva no terreno com ele...? Aliás é o próprio AVB que diz que não foi influenciado pelo Mourinho.
.
O que pode dizer é que é graças ao nome do Mourinho que ele chega com 33 anos ao F C. Porto como técnico principal quando nunca fez trabalho de campo a não ser no ano passado na Académica em que conseguiu um modesto 11º lugar.
.
Só se se preparou a ser o selecionador das Ilhas Virgens...
.
abraço
Caro ricardocosta:
O ano passado não acreditavas em Jesus (treinador), este ano vens com profecias do Apocalipse (AVB+Fcp), um dia destes ainda te auto intitulas de Nostradamus lol
Diverte-te,
Abraço.
Pois não...E não me xateia nada admitir,que ele me surpreendeu.
.
.
Mas também me surpreendeu o facto do Porto ficar sem Hulk os jogos que ficou...Mas é engraçado que quando o Porto voltou a ter Hulk foram só vitórias e a equipa acabou a época a dar um banho de bola nesse tal super benfica...O Benfica acabou a época a sofrer para ganhar a liga ao Braga...que também se não fosse o caso dos túneis teria Vandinho e mais chances de ser campeão...
.
O Benfica que bateu o record de jogar contra equipas com 10 jogadores...Realmente,muitas coisas me surpreenderam nesse campeonato...
.
abraço
N te chateou mas devia ter chateado, afinal de contas deu o titulo e valorizou o plantel do nosso principal rival :(
Qt ao Jesualdo, sim é vdd que teve uma serie de condicionantes que lhe hipotecaram as chances de lutar pelo titulo. Mesmo assim devia ter feito mais... tipo ficar em 2º lugar. Tinha orçamento e jogadores para isso. Penso eu de que.
Em relação as tuas analises e previsões não vim aqui para criticar, afinal és um amigo portista. Só me irritou o teu radicalismo na avaliação ao nosso treinador.
Ps- N sei se conheces, mas deixo-te mais uma entrevista dada no final da época pelo nosso treinador.
http://www.diariocoimbra.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=7183&Itemid=135
Abraço.
Caro anónimo,
Mas não tem mal algum. Isto é um espaço para todos discutirmos com elevação o nosso clube. Óbvio que não iremos sempre concordar.
Eu também considero que o Porto devia ter feito mais. Mas quando analiso o trabalho de Jesuado tenho que analisar os 4 anos e não apenas o seu pior ano.
.
.
No conjunto, um treinador que ganha 3 ligas,taça e supertaça,bate records de pontos, e tem sempre boas participações na champions...o saldo é muito bom. Não é fácil...principalmente atendendo aos momentos de turbulência que o clube passou nessa fase e em que em caso de dúvida, sempre nos prejudicavam.
.
E para que conste, eu também estive de acordo que o ciclo de Jesualdo chegasse ao fim.
Não pela sua falta de competência,apenas porque considero que em Portugal, os clubes não têm cultura de manter técnicos durante muito tempo e achei que o desgaste já era grande e era necessário iniciar novo projecto.
.
O que não invalida que reconheça o bom que ficou feito para trás, e o que ficou feito de bom por Jesualdo deveria ser aproveitado.
.
Não se pode é mudar por mudar...Se se muda tem que ser para melhor ou pelo menos para nível semelhante...
.
O que alertei é que ninguém pode dizer o que vale AVB como treinador apenas pela época que ele fez na Académica...Isso é muito pouco para credenciar alguém para treinar o nosso clube.
.
Alertei para o mito que se criou que ele era o novo Mourinho. É mentira. Ele não fazia trabalho de campo com Mourinho. Até Vitor Pontes e Mozer assistiram a mais treinos do Mourinho que AVB.
.
Era observador e muito bom.Mas como treinador, em trabalho de campo não tem nada para mostrar ainda.
.
Apenas isso. Espero que ele consiga queimar etapas e ser um treinador à altura das exigências. Se ele tiver sucesso o Porto tem sucesso. E é isso que todos queremos,ou deveria ser. Em épocas anteriores sentia que alguns adeptos até ficavam com um gostinho especial quando o Porto perdia só para poderem depois de 3 anos de vitórias, desancar o JF...Marcaram-no, e depois não queriam ter que dar o braço a torcer...Tiveram que o fazer durante 3 anos...Sempre à espera que ele lhes desse razão e ele ia calando todos com vitórias...
.
.
Se AVB conseguir igualar JF, já será extraordinário.
abraço
Ricardo costa,
Se tivesses dito que o que o Vitor Pontes e Mozer tinham intervido mais vezes no treino que o AVB, concordava, ate pq eles eram adjuntos de campo. Agora dizeres que assistiram a mais treinos que o André é um absurdo.
Qd avalias o Vilas Boas estás demasiado agarrado ao termo "observador". O Mourinho deu-lhe acesso a td. Acesso aos treinos, preparação dos jogos, arquivos dos exercícios, etc etc.
Uma coisa é inegável, o nosso treinador tem grandes conhecimentos teóricos. Se os vai conseguir por em pratica é algo que o tempo se encarregará de nos elucidar. Aqui não vou rebater pq contra factos não ah argumentos.
Que factos? O próprio AVB é que diz que não foi influenciado por Mourinho. É o próprio Mourinho que afirma que AVB não fazia trabalho de campo. Melhor que ninguém,os dois saberão o papel que AVB tinha..
.
.
Aprende-se o treino e a metodologia estando lá,no dia a dia, lidando com o grupo de trabalho.
.
.
O trabalho de scouting é muito pouco presencial relativamente ao trabalho do dia a dia... AVB assistia aos jogos dos rivais, a jogadores etc e fazia relatórios. A parte técnico-táctica directamente ligada ao treino,essa ele não a tinha.
.
.
Como podes afirmar que ele tem grandes conhecimentos teóricos? Com base em quê? Ele não tem formação superiora como tem Mourinho, Jesualdo ou até o Rui Faria,que provaram esses tais conhecimentos teóricos em faculdades, com trabalho de investigação e através de notas de excelência e inovação na forma como se encara e se estudo a metodologia de treino de alto rendimento.
.
AVB nunca teve essa formação teórica. Ele tem apenas os cursos de treinador que todos os técnicos têm. Não tem esse conhecimento teórico adquirido em instituições superioras de ensino especializado da actividade física, com especial incidência no futebol, como tem o Mourinho.
.
.
O Mozer e o Vitor Pontes também assistiam aos treinos do Mourinho,bem mais que AVB que tinha outra função e tinha era que estar a observar adversários e elaborar os relatórios para o Mourinho...E não vejo ninguém a dizer que Mozer ou Vitor Pontes por serem adjuntos do Mourinho merecem logo cargos de excelência...Aliás,quando Vitor Pontes deixou de trabalhar com Mourinho,teve muitas propostas,porque se buscava um novo Mourinho...Hoje em dia está no desemprego.
.
.
Mourinho e AVB foram bastante claros sobre aquilo que AVB fazia para Mourinho e a influência que Mourinho teve ou não nele.
.
Se Mourinho achasse que o AVB era uma mais valia para treinar, teria-o convidado para ser o seu adjunto...Mas não o fez. Rui Faria tem mais competências nessa área,o AVB tinha mais competências como observador.
.
.
Os factos são esses. Agora´, é como diz o Mourinho, se ele ganhar é o melhor e terão acertado...se não ganhar...E o facto é que não o podem comparar a Mourinho pq os trajectos são diferentes,Mourinho tinha trabalho feito no campo e uma formação teórica muito mais consolidade,quer através de um curso superior onde demonstrou competências de excelência e com a aplicação prática que pode fazer no terreno,trabalhando mais de perto, não apenas como observador.
abraço
Parece que o único Costa que gosta do AVB é o nosso presidente lol
Pha o André o que disse entre linhas foi que o Robson o influenciou mais a abraçar a carreira de treinador do que o Mourinho. Não é mentira nenhuma. Nunca disse que não aprendeu nada com o Mourinho. O André nunca foi deselegante para com o Mourinho, o contrario já não se pode dizer.
O que entendo é que o Rui Faria(entrevista ao record) e o Mourinho estão demasiado preocupados com o AVB. Isso agrada-me pq já li no CM onde esteve a base do desentendimento entre ambos. Daí te dizer que o André tem grandes conhecimentos teóricos. O trabalho dele não se resumia ah de um observador convencional, tinha acesso a mts mais informações do que aquelas que tu pensas.
Rui faria in record 1 dia antes da entrevista dada pelo mourinho.
“A nossa filosofia de trabalho e os métodos de treino estão definidos. A sua operacionalização é um processo natural, apesar de complexo e de difícil execução da parte de outros que tentem imitar ou copiar. Ou seja, quem cria sabe a melhor forma de operacionalizar.”
PS- Obrigado Mourinho, Obrigado Jesualdo, obrigado AVB.
PS2- Futuramente espero poder dizer obrigado André Vilas Boas pelo que nos deste enquanto treinador principal.
PS3- Neste post não comento mais pq não vale apena repetir-me, a opinião tá dada.
Enviar um comentário