terça-feira, 3 de agosto de 2010

Não há Duas sem Três...!

Um velhinho ditado popular que, permite-me Portistas, antever um mau augúrio para o próximo jogo oficial do nosso FC Porto. O FC Porto, acabou por se derrotado nos dois jogos que fez em Paris e como o ditado o diz, não há duas sem três, podemos por isso, vir a ser derrotados no confronto da Taça (Cândido de Oliveira), mais oficialmente a Super Taça. Estou com um pressentimento que vamos perder ao fim de tantos anos de taças ganhas, sendo que esta taça é o primeiro troféu oficial da época 2010/2011.

Estou francamente receoso como Portista, que tal venha a acontecer. Porquê? Porque o SL Benfica está já nesta altura, com uma dinâmica de vitória (sem ser a águia) e esse facto é meio caminho andado para o sucesso num jogo de futebol. Pelo contrário, o FCP mostrou debilidades e um titubear pouco normal, apesar de ter jogadores de inequívoca qualidade. A falta de ritmo e mecanismos dentro do campo entre jogadores, principalmente na defesa, são bem evidentes e perigosamente significativos pois o peso não é só do corpo, mas sim da falta do jogador Bruno Alves. Nada de grave, tudo se resolverá, com um pouco de tempo e paciência, coisa que não abunda nos adeptos portistas mas, recordemos que quando Ricardo Carvalho foi para Inglaterra, também na altura houve quem tivesse posto as mãos na cabeça e no entanto o FCP superou essa imensa falta na equipa.

Estou no entanto receoso, pelo que estou, desde já, preparado para a perda de um Troféu Oficial que o FC Porto na sua vitrina tem já "16", em contrapartida o Campeão em Título SL Benfica, também já conseguiu arrecadar "4" destas Super Taças. Se o vier a conseguir, terá a 5ª Super Taça, assim quase como, um "Penta" Cândido de Oliveira.

Neste aspecto o FCP tem a vantagem da experiência no Troféu, mas a verdade é que o SL Benfica, tem um conjunto já nesta altura, muito composto, apesar de lhe faltarem mais umas aquisições como Rodrigo, ou Robinho o que tornará o Benfica praticamente imbatível. Teremos uma vantagem como adversário que é, a evidente falta de jeito de Jimenez, para a baliza que nos poderá dar algum handicap no jogo . Direi até que ganhar ao Benfica, será para qualquer adversário, uma vitória dobrada, ou seja a valer por duas, pelo que seria interessante a LIGA alterar o regulamento da pontuação, dando ao clube, que venha a vencer o SL Benfica "6" pontos em vez dos tradicionais 3 pontitos!

Julgo que a SAD do FC Porto, deveria pedir ao Mourinho, o contacto do "Bruxo Africano" para promover uma "macumbada", pois pelos vistos vale mais um bom bruxo, que um bom jogador de futebol! O FC Porto que aproveite a dica e meta mãos à obra, pois como escreve a nossa impagável Imprensa o "BENFICA FAZ TREMER OS ADVERSÁRIOS"! Saia já rapidamente, galinha preta, alho, gengibre, tigela pró sangue, fumedouro no balneário do adversário quanto antes e com uns pozinhos de cogumelos venenosos secos ao luar, umas pernas de sapo (batráquio e não o Restaurante onde se conversa habitualmente com árbitros), com gente do Benfica, e uma dúzia de piar de coruja, a mais uns dois ou três, grasnar de corvo, será suficiente para ultrapassar qualquer azar ou mau olhado que, porventura nos tenham fabricado Não nos esqueçamos,do Túnel, pois lidar com esta gente tudo é possível por isso acautelemo-nos. Aguardemos para ver, o desfecho de tão ansiado embate que, no meu entender, será idêntico ao titânico confronto entre o David (FCP) e o Golias (SLB).

Já agora, não posso terminar sem colocar uma questão que muito pertinentemente foi então levantada por Jorge Jesus, quando afirmou e bem que :

uma equipa em alta competição não se recupera em 72 horas fisicamente, é impossível. Fim de citação.

Isto a propósito do jogo que o Porto fez em Paris com 24 horas de descanso e o jogo do Aston Vila com 24 horas de recuperação para os bifes, contra 48 horas de descanso para o SL Benfica. Efectivamente Jorge Jesus tem toda a razão;… A recuperação de um desafio para outro desafio, terá no mínimo que ter 72 horas de intervalo, não sendo assim, será uma vigarice para qualquer espectador e ilusório, falso e adulterado o resultado verificado no final. Ora desportistas, isto assim não vale. Será preferível fazer jogos amigáveis com o tempo normal de descanso, para rodar os jogadores naturalmente, mas sem esta carga excepcional de desgaste que, quanto a mim é prejudicial tanto para o jogador como para o treinador, pois poderá este facto até, induzi-lo em erro pelo evidente excesso de desgaste físico dos seus jogadores.

Este que vos estima

6 comentários:

Anónimo disse...

Caro Fernando Tavares ,3 é a conta que Deus fez,mas se me recordo no tempo de Sir: Robson o Porto não ganhava nada nas pré-epocas,e continuamos a ganhar ...por isso vamos com calma,não vamos perder com o clube de benfica...

Pedro Silva disse...

Caro amigo Tavares, este drama nem parece seu...

O Porto perdeu os dois jogos no Torneio de Paris, mas antes desse Torneio tão "caseiro" para os Franceses, o Dragão ganhou e mostrou qualidades noutras partidas.

E se o meu caro amigo reparou bem (eu sei que não reparou),o AVB baralhou o baralho e de que maneira neste Torneio. Repare que nunca jogou com o seu naipe preferido. Isto quer dizer alguma coisa não acha?

Portanto, tenha lá calma e confiança.

Deixe o pessoal do vermelho andar feliz e contente e o Papa Pastilhas afirmar que tem "Jogadores Inteligentes" (uma indirecta ao Walter). Deixe-os andar meu caro...

Um grande abraço.

rui disse...

Não podemo dar o flanco !
Há situações que não podem sair do nosso conhecimento e das nossas tertulias.
Que desanimo é este ?
Vilas Boas limitou-se a rodar atletas e a fazer experiencas.
Vamos ganhar claro,temos é que jogar e marcar bem e em cima e rematar sempre que haja uma opurtunidade.
O meio campo tem que ser nosso !

Mário Cagica Oliveira disse...

Sinceramente, o Benfica apresenta-se mais forte do que o Porto nesta altura. Muito mais forte, para ser preciso. O Benfica não enfraqueceu e o Porto ainda procura a melhor equipa para disputar o campeonato nacional. No entanto, sabemos que nos jogos entre rivais nunca há favoritos e o desfecho dos jogos é sempre imprevisível.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Caros amigos compreendo e concordo com todos
Aliás o The Blue escreve exactamente o caso real é que o AVB não jogou uma unica vez com o dito 11 base.
Aposto que JJesus manterá a incógnita de quem vai entrar em campo.Não estou desmotivado estou mais impressionado com a euforia encarnda! Essa é que é a verdade não desanimo meus caros tenham calma!
Obrigado a todos e um abraço
ft

Tiago Araújo disse...

Espero que ganhemos a supertaça frente aos mouros.

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com/2010/08/supertaca-e-o-andre-villas-boas.html