quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Maicon vs Otamendi

Ponto prévio que todos os Leitores devem entender antes de fazerem a sua critica a este texto: não sou especialista nem “Doutorado” em Futebol, contudo sigo apaixonadamente o Futebol que vejo como uma Ciência que pode e deve ser estudada por todos nós, pelo que esta análise que irei fazer a estes Jogadores do FC Porto estará sempre carregada de uma enorme subjectividade.

Aproveito a paragem Natalícia para poder expor o que penso sobre o Maicon/Otamendi. Ambos os Jogadores actuam na posição de Central e o seu desempenho/estatuto tem despoletado algumas divergências de opinião entre a Família Portista sobre quem deve ser o parceiro de Rolando no eixo da Defensiva Azul e Branca. Uns afirmam que o Brasileiro Maicon ainda está muito “verde” para poder assumir a responsabilidade de auxiliar Rolando na Defesa, outros entendem que Maicon não tem qualidade para equipar de Azul e Branco e apontam os erros de Alvalade e da Turquia para justificarem o seu ponto de vista e outros dizem que Otamendi tem de jogar de inicio porque foi titular da Selecção Argentina no Mundial 2010.

Eu pessoalmente entendo que a Dupla Rolando/Maicon deve ser mantida pelas seguintes razões:

1º - Maicon tem a vantagem de estar no Futebol Português/Europeu desde a Temporada 2008/2009 (teve a sua primeira experiência no nosso Futebol no Nacional da Madeira onde deu nas vistas), ou seja, o Brasileiro já encontra no nosso País há 3 Temporadas e como tal já passou com distinção o teste da adaptação ao Futebol Europeu que tem um ritmo e velocidade muito diferente do Futebol Sul-Americano. Há quem diga que isto não é importante e ao faze-lo está a mostrar a sua ignorância no que ao Futebol diz respeito, porque na América do Sul (citando Di Stefano) “na América do Sul a bola corre á velocidade de um Porco e na Europa esta corre á velocidade de uma Gazela”, dito de outra forma, como o Futebol Sul-Americano é muito mais lento que o Futebol Europeu há muito mais espaço para errar e para pensar e como tal basta um Jogador ser um pouco acima da média que se destaca dos demais.

Neste aspecto Otamendi sai a perder porque nunca jogou senão na Argentina e ainda tem o tal período de adaptação que pode correr bem ou mal e quando corre mal são milhares de € que se deitam ao lixo (veja-se o caso de Mariano e de Luís Fabiano por exemplo)

2º - Outro aspecto prende-se com o tal estatuto de Internacional que Otamendi trouxe consigo e que serviu para vender uma série de Jornais e fomentar expectativas em alguns Adeptos. È um facto que o Argentino disputou o Mundial de 2010 ao serviço da Selecção das Pampas mas esta sua participação nunca foi muito falada nem o Jogador deu nas vistas de tal forma que se pudesse afirmar que estava ali outro Samuel ou Ayala. Inclusive quando a Argentina de Dios apanhou pela frente uma Selecção Europeia o resultado foi um desastroso e humilhante 4 a 0 a favor da Alemanha. Isto para dizer que se o Otamendi fosse mesmo um fenómeno este nunca teria vindo para o Futebol Clube do Porto mas teria antes dado o salto para o Real Madrid, Chelsea ou Inter por exemplo.

3º - Confesso que admiro o tempo e capacidade de desarme do Brasileiro Maicon que faz lembrar o Aloísio. Maicon é um Central rápido, posiciona-se bem no campo e é alto o que possibilita que este possa disputar os lances aéreos (algo que hoje em dia é fundamental no Futebol Moderno). Otamendi é o inverso, pois apesar de ainda ser jovem, rápido e posicionar-se bem, tem uma estatura demasiado baixa para um Central o que lhe traz algumas dificuldades na disputa das bolas aéreas. Atentemos que os golos que o Argentino têm marcado tem sido com os pés e não com a cabeça e resta ainda saber como reagirá Otamendi perante um Ponta de Lança de grande envergadura física… Contra a Alemanha fartou-se de meter água e toda a gente sabe que os Jogadores Alemães são donos de um físico invejável e que o seu Futebol assenta neste seu físico poderoso.

Vamos a ver o que o tempo nos vai reservar, sendo que o mais importante não é eu mostrar que tenho ou não razão mas sim que o Futebol Clube do Porto contrate Jogadores que sejam uma mais-valia para o Plantel e não mais um Estrangeiro que vem apenas ocupar espaço como o Mariano e outros que ainda estão na equipa e que ninguém os quer contratar.

5 comentários:

Miguel Angelo disse...

Não concordo em nada mesmo consigo.

O Maicon é realmente um central de futuro mas por enquanto que va ficando no banco e apredendo com quem sabe pois Otamendi e Rolando são bastantes superiores ao brasileiro.

Otamendi é um central que não fica muito tempo cá pois dará em breve o salto para o Real, é rápido, raçudo, bom no jogo aereo e tem uma coisa que Maicon não tem: um excelente timing a entrar de carrinho e para nao falar que Maicon é demasiadas vezes expulso.

Abraços

Pedro Silva disse...

"O Maicon é realmente um central de futuro mas por enquanto que vá ficando no banco e aprendendo com quem sabe..."

Miguel como é que o meu amigo quer que o Maicon aprenda e evolua se este, na sua opinião, tem de ficar no Banco?

Não é nos Treinos que este vai melhorar... Pode ser uma ajuda, mas não é a parte mais importante da evolução de um Jogador.

Recorda-se de Pepe? Veio muito novo para o nosso Porto e no início só fazia disparates e era expulso vezes sem conta... O Treinador deixou de apostar nele? Não. E qual foi o resultado? O Pepe é só um dos Melhores Centrais do Mundo.

O problema é que alguma massa Adepta do FC porto não tem mínima paciência com os Jogadores jovens e preferem que o Clube contrate Jogadores Estrelas e depois quando este não cola sai asneira.

Veja-se o Mariano que quando assinou pelo FC Porto teve direito a imensas capas de Jornais a afirmar que era Internacional Argentino e que tinha sido Campeão Olímpico.

Mas cá está, é a minha opinião e vale o que vale.

Cumprimentos e Boas Entradas

Miguel Angelo disse...

O Maicon ainda está "verde" para ser titular.

Claramente e penso que a maior parte dos adeptos concorda, o Otamendi é superior ao Maicon.

Abraços

Pedro Silva disse...

O Maicon só amadurece se jogar com regularidade.

È engraçado que esta tal "superioridade" de Otamendi só tenha surgido depois de o Maicon ter feito as asneiras que fez em Alvalade... Até á altura eram só elogios ao Brasileiro.

Cumprimentos e mais uma vez Boas Entradas.

VillaverdeRCD disse...

Feliz 2011 dende a Galiza

SaudaÇoes Fútbol De Etiqueta