quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Pensamentos de um Mito (XXVII) – Carta a Jorge Nuno Pinto da Costa

Nesta carta, mais que ao Presidente, quero dirigir-me ao homem que está à frente dos destinos do meu clube desde 1982.

Quero começar por agradecer o facto de teres transformado um Clube que estava reduzido a “potência regional” à data em que assumiste o cargo de Director de Futebol, numa potência Europeia e referência Mundial.

Saúdo-te também a frontalidade com que encaras cada decisão, cada desafio, e até cada entrevista. És altivo, decidido e ao comunicar usas um humor tão corrosivo quanto certeiro. Gostas do poder porque sabes dar-lhe uso, porque és um líder e sabe-lo; e gostas que todos o saibam. Como eu, és Portuense, e também sabes o que esta cidade e esta região sofreram e sofrem para verem reconhecidos os seus méritos; e fizeste do F.C.Porto o seu grande porta-estandarte, levando o seu nome pela Europa e pelo Mundo. Internamente, combateste todos os inimigos que se opuseram a ti e ao clube na ascensão do mesmo, e à medida que o fosso que nos separava dos clubes da capital diminuiu coleccionaste mais uns quantos.

Provaste ser um homem e um combatente com várias vidas e muitos fôlegos, assim como possuidor de um talento único na escolha de Treinadores, a quem dás todas as condições para serem bem-sucedidos. Tiveste a sorte de coincidir no tempo com Pedroto, mas tiveste depois a inteligência e a visão de apostar num trota-mundos como Ivic, em acolher um Cavalheiro como Bobby Robson, de pressentir em Mourinho o talento e a vontade de derrubar barreiras e conquistar o Mundo, de apostar quando se exigia na irredutibilidade de Co Adriaanse - e posteriormente na competência sóbria de Jesualdo Ferreira - e de ver em Villas Boas o aprendiz de feiticeiro com personalidade e ideias próprias que efectivamente é. Com todos eles venceste e com todos eles soubeste recriar-te e renovar-te.


Nada disto me impede de dizer que eu, enquanto adepto, sinto que tu falhaste como Presidente do F.C.Porto.

Falhaste ao não compreender que, há medida que crescia o nosso Clube, o seu palmarés, e por acrescento a sua viabilidade, também maior seria a sua responsabilidade, e que tu enquanto responsável máximo terias de adoptar um comportamento conforme à dimensão adquirida.

Um líder que tocou o céu em Viena e atingiu o paraíso em Gelsenkirchen não pode aparecer no final dos jogos (ainda para mais pertencentes a competições Europeias!) a mandar farpas ao Benfica. Sim, deixemo-nos de nos referir aos “rivais de Lisboa”, pois nunca escondeste o quê e quem te dá gozo humilhar. Tudo o que conquistaste seria mais que suficiente para te permitir estar acima de quaisquer invejas ou comentários que te dirigissem. Mas nunca quiseste ou soubeste seguir esse caminho, e por cada inimigo que angariaste para ti angariaste também para o clube e para os seus adeptos. Pelo caminho, permitiste que a tua vida privada se misturasse com a vida do clube, e todo o processo que se seguiu, por mais empolado pela opinião pública, mal conduzido ou manipulado que tenha sido…mereceste-o; já o F.C.Porto (e nós adeptos) não merecia nada daquilo.

Sendo tu bastante mais velho e experiente que eu, saberás também que tudo na vida tem o seu tempo, e o discurso de guerrilha (nos termos em que o proferes) que acompanhou o crescimento do clube com os anos esvaziou-se de sentido - Se o Porto, enquanto cidade, não possui mais autonomia ou é mais respeitado não é certamente por culpa do seu principal clube, que com o tempo se tornou, a meias com o Vinho, o seu maior e melhor Embaixador. Sim, não podemos desistir dessa luta, mas não serás tu e o teu discurso a trava-la.

Dói-me, enquanto Portista que cresceu na era em que o F.C.Porto cimentou o seu domínio interno e viveu a sua segunda epopeia Europeia, ser incapaz de olhar nos olhos um adepto Benfiquista e dizer-lhes “deixem-se de invejas (que a têm) e aprendam é com os melhores”, pois tenho consciência que nós próprios não o soubemos fazer. Sim, somos o melhor dos clubes Portugueses, como outrora foi o Sporting e durante largos anos o Benfica. Mas não faço confusões:

Posso não ter memória do Benfica dos anos 60 que suplantou o Sporting e encantou a Europa, mas sei a imagem positiva, digna e respeitosa que passava do Futebol Português. Eusébio, os seus golos, e os títulos conquistados foram apenas um (indelével) acrescento a um clube que durante décadas (nos seus melhores anos) foi invariavelmente gerido por Cavalheiros do Futebol. Nesse tempo, nem uma mão de clubes Europeus podiam pressupor de possuir palmarés e respeito iguais ou superiores aos do S.L.Benfica.

Isto, eu interessei-me por saber, não vi (ao contrário de ti), mas é o suficiente para olhar para o meu Clube, tal como ele é, e pensar no que já poderia ser. Quem, como nós, ambiciona ser o melhor, tem de ter os melhores como medida, e olhando a história do Futebol Português não houve melhor que aquele Benfica, que dominou durante uma década o Futebol Europeu. Deixa de te comparar, de olhar, e de responder a Luís Filipe Vieira; não preciso ter vivido outros tempos para olhar esse homem e ter bem presente que “aquilo” não é o Benfica.

Quem, como tu, afirma todas as épocas que “queremos conquistar tudo” é incompreensível que, mesmo depois de conquistares tudo (e por mais de uma vez), não tenhas querido conquistar para o clube o respeito de todos os seus adversários.

Olha antes para o F.C.Barcelona, com quem tanto gostas de nos comparar (não sem razão), um clube que também fez da luta contra o Centralismo a sua bandeira e que com isso apenas conseguiu demorar mais de 90 anos a sagrar-se pela 1ª vez Campeão da Europa e conquistar um número simbólico de campeonatos quando comparado com o seu grande rival de Madrid - que embora tenha tido equipas inesquecíveis (de Di Stéfano aos Galácticos) não pode presumir de ter possuído em todas as eras os melhores jogadores do mundo como possuiu o colosso Catalão (de Kubala a Cruijff; de Maradona a Ronaldo; de Figo e Rivaldo a Messi). Porquê? Porque foi sempre um clube em convulsão consigo mesmo, incapaz de se sentir confortável com a sua grandeza e ser verdadeiramente “mais que um clube”, como sempre apregoou. Foi preciso chegar Guardiola, um filho da casa e sabedor de tudo isto, para colocar cada peça no seu sítio e para que os dirigentes falassem quando (e do que) lhes competia. Hoje, é um clube temido, respeitado e amado em igual medida, com um estilo belo e inconfundível que cativa adeptos em todo o mundo. Esta grandeza, ele sempre a levou dentro; só lhe faltava comportar-se como um grande. Pela primeira vez, é o Real Madrid que tem de olhar para o Barcelona (e nunca a Catalunha esteve tão bem representada….).

Eu, que não podia estar mais confortável na minha pele de portista, é assim que eu quero o meu F.C.Porto: Vitorioso em Portugal e temido na Europa (como já o é), mas preferindo o respeito ao confronto. Só assim iremos ascender ao patamar seguinte de grandeza, onde o Benfica em tempos já esteve (e não se soube manter). Quero que (todos) os adeptos Portugueses tenham prazer em descobrir sem preconceitos o talento de James, admirar as jogadas de Hulk e ficar boquiabertos com os golos de Falcão (tal como eu descobri os golos e arrancadas de Eusébio, os cruzamentos de Simões e o pulmão inesgotável de Mário Coluna).
Invejas? Sempre as haverá em qualquer lugar do mundo, mas o Tempo e a História costumam ser grandes Professores, e atribuem a cada um a grandeza que lhe é devida. E repito, chegou a hora de perdermos o receio de sermos Grandes.

Talvez seja demasiado presunçoso da minha parte apontar-te tudo isto, pois foste tu que fundaste o F.C.Porto como hoje o conhecemos, e todos nós, portistas, temos para contigo uma dívida de gratidão difícil de pagar - mas que pagamos todos os dias. E talvez já te seja impossível mudar quem és, pelo que confesso aqui um desejo: que no dia em que tomes a decisão de abandonar a cadeira de Presidente passes o testemunho a alguém com a mesma paixão pelo Futebol e pelo Clube, mas que seja representante do F.C.Porto actual (que ajudaste a criar) e saiba projecta-lo no futuro; um clube livre de espartilhos ideológicos, que nada deve a ninguém e que não necessita reclamar grandeza porque já a possui, necessitando apenas aprender a comportar-se como tal. Não sei quem poderá ser esse Homem, mas sei que o necessitamos, pois o F.C.Porto cá estará e será grande muito depois tu partires (no que será talvez o maior elogio que se pode fazer a ti e à tua obra). Quem vier a seguir, largos dias também terão os seus 100 anos…

Atentamente

José Guimarães

25 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro, não tenho por hábito comentar neste espaço (apesar de o visitar diariamente) mas não podia deixar de lhe dar os parabéns pelo seu post. Subscrevo totalmente tudo o que disse e partilho da sua visão para o nosso Grande clube.
Cumprimentos
Luis.

rui disse...

Ainda bem que são pensamentos de um mito.
Dou-lhe 10% de razão,o resto é no minimo não estar atento ou não ter sentido de estrategia.
Com as falinhas mansas perdíamos nós há decadas e decadas
O meu caro fala no Barcelona,mas deve andar pouco atento á "guerra"
Real de Madrid -Barcelona e fala no Guardiola.Não me diga que é daqueles que queria o Vitor Baía a trinar o Fcp.
Acertou o Barcelona andou 90 anos,mas nós não,nós fomos pelo caminho das pedras e
ganhamos e vamos continuar a ganhar!
Como diria o outro sois pobres e mal agradecidos !!!!!!!!!|
O Fcp não luta só contra o benfica,luta contra a Camara do Porto contra o centralismo governativo que assenta arreais em Lisboa e contra toda a imprensa escrita,falada e televisionada,contra os Ricardos e os Vitors e os Herminios da Liga e toda a estrutura da FPF.
E vem o meu caro para aqui com conciliações e respeito por um clube que nos sonegou um campeonato e nos quiz atirar borda fora da Champions na secretaria ?
O sr Jorge Nuno Pinto da Costa e toda a estrutura que o apoia os socios ,simpatizante e adeptos estão no caminho certo .
Pretendo o respeito ao confronto ?
Tem andado desatento .........
Quem nos declarou guerra não se chama Luis Filipe Vieira e quejandos ? e em antes um senil sportinguista ..........
quem faz filmes contra nós e promove a escritoras tocadoras de flauta lisa,merece o nosso respeito ?
E as arbitragens ? esqueceu?
O meu caro talvez esteja a pensar que o Fcp é o Asilo do Terço ou a Santa Casa.
Aqui as vitorias conquistam-se com planeamento,estrategia e controle,contratando os melhores e fazendo bons negocios nas vendas.
Com a sua teoria vivi eu dos 6 aos 20 anos .........
Jorge Nuno é dos tais que são insubstituiveis,são poucos mas foram muito bons os que da lei da morte se vão libertando.
Nota final - não confunda vidas privadas e pessoais com empresas ou clubes .
Lembre-se da Familia Kenedy e dos grandes vencedores do nosso tempo,de perdedores está o inferno e o ceu cheio,nós queremos é ganhar .
FCP e Jorge Nuno de Lima Barreto Pinto da Costa até á morte e para alem dela........

Silvestre disse...

Boa noite


Não costumo comentar por aqui mas espreito praticamente todos os dias. É uma carta longa e por isso com vários pontos de interesse. No essencial reconhece-lhe mérito e por outro lado critica a sua actuação, misturando a parte desportiva com a parte pessoal. Pertinentes de facto algumas delas, mas meu caro não há ninguém perfeito e mais, ao contrario do que julga o FCP até é mais reconhecido além fronteiras do que no próprio país. E não será certamente pelas teorias que apresenta mas sim pelo seu sucesso desportivo e até económico com os milhões que arrecada com venda de jogadores. Lá fora e desde os últimos 20 anos é do FCP que se fala quando se trata do futebol POrtuguês, lá fora reconhecem ao mais alto nível o papel fundamental e a grande mestria do nosso presidente. Mas sabe estamos em POrtugal, um país que tem muita dificuldade em reconhecer mérito, um país dominado pela tez vermelha, que impõe uma ordem (para eles) natural de falar, escalpelizar, tipo baralhar e dar de novo, tudo quanto diga respeito ao slb e deixando sempre e sistematicamente o FCP para trás, não lhe dando mérito, reduzindo os seus feitos, como se ganhar tanto fosse banal. Posso concordar consigo no período em que o JNPC se deixou levar e misturou a instituição com a sua vida privada ao permitir que a tal figura que deu direito a filme e livro o acompanhasse em actos oficiais do FCP. Mas meu caro, mesmo os que são muito bons também erram, não são perfeitos. Como tal estarei sempre por Pinto da Costa, com o FCP e sempre atento à forma como somos tratados diariamente pelo poder que é a comunicação social, que se calhar muito contribui para que pense dessa maneira.
Tenha um grande 2011

Pedro Silva disse...

Amigo Rui não era preciso ter deixado um comentário tão zangado...

Evidentemente que cada um de nós tem uma opinião, eu por exemplo entendo que o FC Porto e os seus Dirigentes deveriam ignorar por completo tudo o que esteja relacionado com o Benfica e os seus actuais Dirigentes porque são gente de muito baixo nível a quem não se deve dar um tostão.

È como diz o Silvestre, o FC Porto só é reconhecido lá fora como um exemplo de excelência e competência porque cá dentro (Portugal) existe ainda um grande nº de invejosos que pactua com as falcatruas do Benfica em youtubes e afins e temos um Estado que gasta € a perseguir quem não deve quando em Lisboa coabitam uma série de corruptos que ainda tem a distinta lata de se pavonear em público...

Veja-se por exemplo a forma airosa como o Procurador-geral da Républica se pôs ao fresco quando as coisas começaram a aquecer para os seus lados.

È tudo gente de baixo nível ao qual não se deve dar importância e penso que o Presidente do nosso Clube perde muito tempo com eles.

Acho que foi isto que o Mito tentou passar no seu texto.

Cumprimentos a todos e tenham calma nos comentários porque estamos todos sentados a uma mesa a conversar como bons amigos.

JOSE LIMA disse...

Caro The Blue One
Eu também quero "conversar"

Ontem quando The Blue One anunciou um artigo sobre o nosso Presidente, julgava eu na minha inocência que, a propósito dos seus 73 anos, se tratasse dum comentário elogioso do carácter, personalidade, e saber desportivo de JNPC.
Puro engano. Uma ala, a que poderei chamar “esquerdista” ou “do contra”, ecoa em alguns blogues presumivelmente afectos ao meu clube, por exemplo no Sou Portista com Orgulho, no Reflexão Portista e pouco mais. Aqui no Mística não era costume. Como os comentadores “residentes” são muito jovens, naturalmente não fazem a mínima ideia de quem é o Senhor Pinto da Costa, não conhecem a história do Clube, são os chamados ratos sábios que ouviram umas tonterias dos Avós que ainda recordam os saudosos tempos da outra senhora. Essa mesmo, a do fascismo, onde o agora moribundo Sport Lisboa e Benfica (nem sequer falo da Sad que essa já está morta há muito tempo) era um dos suportes do regime de então. E eu sei PORQUE ESTAVA LÁ! Eram os tempos dos Colunas, dos Eusébios que alguns dos meus companheiros de blogue nunca viram jogar nem sequer em filme mas, como é de bom-tom, ainda os consideram parte integrante da “instituição”. Mas não são. Esse tempo já lá vai há muitos anos.
E sabem exactamente desde quando? É fácil: desde 1982 quando entrou para a lista dos Presidentes do Clube. Escuso-me aqui, por demasiados conhecidos, referir os troféus e êxitos internacionais com que nos presenteou. Vir agora alguém que provavelmente andou na escola com o Senhor Pinto da Costa dizer: “tu falhaste como Presidente do Futebol Clube do Porto”, só nos pode levar a duas conclusões: a frase saiu para ter piada ou o que é o mais certo revela uma profunda ignorância da influência que JNPC teve na vida secular do nosso Clube, onde ganhou sozinho mais títulos do que todos os anteriores presidentes juntos. Misturar comportamentos pessoais com gestão desportiva, confundir literatura de cordel com personalidade e afirmação de carácter, é digno duma cronista da BOLA mas nunca do sentir e pulsar de um Portista.
JOSE LIMA

f tavares disse...

Caros Lima e Rui
Compreendo a vossa opinião que até subscrevo. Não a comento no sítio, pois sou interveniente no blogue e a pior coisa que o nosso FCP pode ter, são desinteligências internas.
Li no entanto o que escreveram e muito oportunamente manifestaram a vossa discordância......Não deixando o Zé Lima, apesar de cronista no sitio, o recado por mãos alheias!

Estou de acordo absolutamente com o que escrevem e principalmente com esse grande pormenor que se chama IDADE!

Efectivamente vamos tendo ( ainda bem ), muitos Portistas, com idade de jovens militares, coisa que os faz por natureza, desconhecer «passados» bem importantes do clube, opinando de acordo com o actual conhecido ou divulgado nos últimos 15 anos talvez!
A vossa participação nas contra opiniões, é mais que, suficiente para alertar alguns « «noviços»» que para chegar a "frade" terão que rezar muitos rosários!
Compreendo e apoio.
Um abraço
ftavares

PS-A todos sem excepção, desejo um ano cheio de saúde e vitórias para o nosso FCPorto e que o «Nosso Grande Presidente» se mantenha "teso" no lugar que há tantos e bons anos desempenha, como mais nenhum Presidente na história do futebol mundial se manteve!
Até nisso Pinto da Costa tem um curriculum invejável!

Pedro Silva disse...

Caro Lima, este espaço foi criado para que todos debatamos sobre os assuntos que aqui são colocados pelo que a sua intervenção é sempre bem-vinda.

Eu entendo o porque do ódio ao Benfica só que não o quero manifestar porque o actual Benfica não me merece o mínimo respeito. Eu acredito naquela frase que Pinto da Costa proferiu: "Com o desprezo que merecem os vermes",

Afinal de contas o nosso FC Porto é um Clube Nacional que tem um enorme prestígio Internacional e não precisa de que os seus Dirigentes passem a Vida a mandar farpas para os "Vermes".

Como sabe eu acompanho estes Blogues que referiu e não acho que sejam do contra. Podem ser Radicais em certos temas, mas não deixam de ser opiniões que devemos respeitar e comentar quando nos agradam ou não.

Se quer a minha opinião, este Debate e a existência deste só mostra como o nosso FC Porto cresceu. Dantes eram só alguns que queriam o melhor para o nosso porto, agora somos milhões e cada um com a sua ideia para o melhor do nosso Clube.

Grande abraço.

Pedro Silva disse...

"Compreendo a vossa opinião que até subscrevo. Não a comento no sítio, pois sou interveniente no blogue e a pior coisa que o nosso FCP pode ter, são desinteligências internas."

Caro Tavares acredite que desavenças entre os membros do Mística (e com os Leitores que nos acompanham) nunca acontecerão porque somos todos Pessoas de Bem e com sensatez suficiente para respeitar uma opinião contrária á nossa.

Por isto meu caro amigo, dê a sua opinião e diga da sua razão pois terá sempre aqui quem a respeite e leia. Agora quanto á concordância é como diz o Ditado: "Cada cabeça a sua Sentença".

Tudo de bom para si e para a sua família e que 2011 seja um ano especial para todos.

Fernando disse...

O que o suposto Sr. MITO escreveu, é de muito mau gosto.

Tutear o Sr. Pinto da Costa, é manifestação de malcriadez.

Sabe o suposto Sr. MITO o que é ser PORTISTA? Sabe o suposto Sr. MITO o que é a História do F.C.PORTO, as suas gentes, os seus antepassados, o vilipêndio a que sempre nos sujeitaram?

Atreve-se a criticar o modus vivendis do Sr. Presidente?.

O suposto Sr. MITO é seminarista, samaritano, vai à Missa aos Domingos e toma o Senhor?

O suposto Sr. MITO, pretendeu ser engraçado?

Se o suposto Sr. MITO não conhece a HISTÓRIA DO FUTEBOL PORTUGUÊS, não deveria ter-se sujeitado ao escárnio dos comentadores.

Sabe o suposto Sr. MITO, que 99,99% dos PORTISTAS estão a marimbar-se para as diabruras amorosas do Presidente, para as contas do Clube, para as Assembleis Gerais Ordinárias?

O que se quer, é que o Presidente continue a fazê-lo feliz.

E o suposto Sr. MITO, malcriada e deselegantemente vem vassourar quem lhe permite andar com um sorriso de satisfação?

O suposto Sr. MITO, é um mal-agradecido.

Que tristeza. Que desilusão.

Um PORTISTA a dar bandeiras aos nossos odiados inimigos.

NÃO HAVIA NECESSIDADE.

INFINITO AZUL

Pedro Silva disse...

Caro Fernando Machado já aqui pedi para que quem aqui comenta seja comedido nos comentários e não ofenda ninguém...

Pode, tem todo o direito e deve discordar do que muito bem entender, mas por em causa o "Portismo" de alguém e apelida-lo de mal-educado é pisar o risco.

Por favor tenha calma e faça prevalecer o seu pensamento com a sua razão e não com o que de pior pode um Ser Humano ter.

Cumprimentos e que 2011 seja Azul e Branco.

f tavares disse...

Caros Companheiros PORTISTAS
Julgo que haja um mal entendido no artigo em causa pelo que sem querer deitar água na fervura deixo à vossa digna consideração o seguinte:
Pinto da Costa acabou de fazer 73 anos de vida dos quais 28 anos dedicados ao Futebol Clube do Porto.
Ninguém é perfeito, nem Jesus o CRISTO o foi! Mas convenhamos Portistas que, nestas ultimam décadas tivemos o homem certo no sítio certo.
Naturalmente que, como a perfeição não existe, é fácil apontar-se defeitos de índole pessoal ou de decisões menos acertadas, ou de até ainda pior do envolvimentos da personalidade de Presidente do grande FCP, na vida privada que por arrastamento trás o nome do clube!
Recordo em especial o envolvimento amoroso entre Pinto da Costa com Carolina Salgado que, trouxe à ribalta uma lavagem de roupa suja aproveitada por adversários do FCP, episódio esse da vida privada de Pinto da Costa!
Da mesmíssima forma poderei associar a instituição SL Benfica, reconhecido clube Lisboeta da 2ª Circular, como tendo uma águia viva a voar como símbolo do clube ou um «cadastrado transitado em julgado» como Presidente desse mesmo clube de 6 milhões de apaniguados!
O Presidente do FC Porto, nunca até hoje, foi condenado em Tribunal apesar da vilania e da sacanagem que, lhe montaram para o tentarem destruir!
Até um filme(?) fizeram em sua honra!
Que pena, não haver nenhum cineasta portista que, tenha tido a oportunidade de levar a cena, um filme desde o roubo das moedas no jardim zoológico, até ao roubo de um camião TIR levado a efeito por um cidadão bem conhecido que, é segundo dizem a 75ª fortuna nacional.
Naturalmente que o actor principal poderia ser até, o Nicolau Brayner, mas com bigode!
Aqui está cavalheiros a enorme diferença. Aqui está, em dois parágrafos o que, um fez e mandou executar, para tentar humilhar e destruir o rival durante 4 longos anos sem o conseguir!
Ninguém comenta?
Que Imprensa escreve que Pinto da Costa ao fim de 4 longos anos sai por cima de tudo e todos ilibado?
Ninguém! Ninguém escreve, pois não interessa dar a conhecer que a armadilha montada e patrocinada com o conluio de uma ex –companheira de Pinto da Costa, que se vendeu, como está dentro da sua natureza, ao que mais dinheiro lhe proporciona, resultou em ZERO!
Pergunto aos amigos e amigas, tão queridas desta “ EX”, tê-la-ão convidado para o Natal ou passagem deste ano?
Que será feito da mandante da porrada ao vereador da Câmara de Gondomar, hoje por acaso e só por acaso, Administrador da CP?

Ninguém conclui que, a fase tortuosa e cirúrgica de uma implacável «INQUISIÇÃO» inaudita diga-se, levada ao extremo pelos media e até misteriosamente pelo Ministério Público, contra um HOMEM, em prol ou a favor de uma agremiação adversária Lisboeta, caso aliás nunca visto, em parte alguma, durante mais de 4 anos, com uma fortuna gasta ao erário público, terminando naturalmente, como havia começado, sem acusados, sem condenados, mas sim com injustiçados, durante 4 anos, condenados sim, em praça pública, arrastados pela lama da ignominia!
Tudo isto devido simplesmente ao poder e influência do mandante de tal conjura que, como o ditado diz; Deus escreve por linhas tortas e a influencia gasta em vão até agora, virá estejam certos, a fazer-lhe em breve muita falta!
Largos dias tem cem anos!

JOSE LIMA disse...

Meu caro The Blue One
Gostaria de retribuir ao meu amigo os votos de um Bom Ano, desejar as maiores venturas pessoais e profissionais naturalmente extensíveis a todos os membros do Mística, comentadores e leitores do blogue e a todos os Portistas em geral.
Por fim agradecer-lhe pessoalmente o convite que me fez para colocar crónicas no Mística, o que constituiu para mim um enorme desafio.
Abraço para todos

Manifcp disse...

Subscrevo na integra os comentários dos Srs. Rui e Fernando Machado.
SR. Mito quando eu era criança ensinaram-me a tratar os mais velhos por você.
Perdoa-lhes SR.Pinto Da Costa que eles não sabe o que escrevem.
Bom Ano para todos os Portistas com memória !!!

Mito disse...

Boa Noite a todos os Portistas (e restantes visitantes da "Mística")

Antes de mais agradeço a todos pela participação e envolvimento na "Mística Azul e Branca".

Como autor do texto, cabe-me esclarecer as questões e dúvidas que o mesmo terá suscitado:

1º O tom do texto, para quem o ler atentantamente, é elogioso do nosso Presidente, e não só começo por referir que foi este homem que, tendo pegado num clube que havia atravessado décadas difíceis, o conduziu à conquista do mundo. Era da mais elementar justiça começar por frisar isto ( até por ser a mais absoluta verdade), até para evitar más interpretações do que eu diria a seguir.

2º E o que eu disse a seguir foi que, não obstante os píncaros a que Jorge Nuno Pinto da Costa levou o FC Porto (levando-o, como bem se disse, a ser mais reconhecido até fora de portas que no próprio País), poderíamos, por esta altura, ser ainda maiores, sendo que para isso bastaria adequar-se o comportamento e o discurso. Os Caros Colegas Portistas, ao afirmar que tudo devemos a Pinto da Costa estão a dar-me razaõ. Passo a explicar (fazendo o cruzamento com o meu texto):

O discurso e o comportamento do nosso Presidente fizeram sentido durante a fase e afirmação e crescimento do Clube, na qual, não duvido, foi preciso lutar contra todos os ventos e marés(e quem na altura estava no poder seguramente nos atacou para não perder tal posição) No entanto, ao dizerem que devemos a Pinto da Costa tudo o que conquistamos (os títulos, o prestígio internacional...) estão a focar o ponto central do meu artigo: O Porto já cresceu. O Porto já se afirmou. O Porto já provou que pode bater-se com os melhores dos melhores (e vencer!). Ou seja, tal como um jovem luta, rebela-se, critica e questiona durante o seu crescimento (sabendo que isso faz parte do caminho para a maturidade), chega também o momento em que, já adulto, cabe-lhe comportar-se como tal - com as responsabilidades e a serenidade que lhe correspondem.

Ou seja caros colegas, o nosso Clube já conquistou (há muito) o direito de abandonar esse discurso e comportamentos, que só fariam ainda sentido se nós não possuíssemos a dimensão que possuimos. A nossa luta tem que ser agora outra! A luta para ascender a um patamar institucional de uma dimensão (ainda) superior à que já possuímos.Quem nos deu essa dimensão? A responsabilidade e o mérito cabem quase inteiramente ao homem a que se destina a minha "carta". E é precisamente por ele ter feito o FCPorto crescer tanto que lamento que ele, depois de todas as lutas travadas para chegar ao topo do mundo, não tenha percebido que algumas coisas poderiam e deveriam mudar (e se os nossos inimigos não mudassem e não nos aceitassem como um "Grande"(e nas ultimas décadas o maior dos três, que efectivamente somos), problema deles, não temos de ir atrás da mediocricidade. Por isso mesmo referi também que Pinto da Costa não tinha porque dar tanto tempo de antena a Luís Filipe Vieira - que como representante de uma instituição pela qual nutro respeito e à qual, como Português, estou agradecido pelo exemplo que nos deixou em outras eras (e que se perdeu) é uma nulidade. O nosso mérito não tem que ser a desgraça dos outros, e quem dera ao Futebol Português que o F.C.Porto actual - forte e Conquistador, coincidisse com um S.L.Benfica como o dos anos 60. Meus Senhores, que duelos seriam!, e que bom seria também que a rivalidade durasse apenas os 90m. Que gosto não daria derrotar tal adversário!!, pois a grandeza de uma conquista mede-se sempre pela grandeza de um oponente. E eles olhando para nós a pensar exactamente o mesmo.

Mito disse...

Ser-se Adulto não é sinal de comportar-se como um coitadinho. Ser-se Sereno não é sinal de ser-se Lorpa e deixar os outros espezinhar-nos. Creio que tudo isto é senso comum. O Carácter de uma pessoa, de um Portuense, de um Portista, e do seu clube jamais podem ser postos em causa por se adoptar uma postura que não de confronto. A vida é uma luta diária, e o futebol nunca será diferente. A maneira como se vive (e se luta) é que pode variar..
Quando disse que Pinto da Costa falhou como Presidente, não me referia a que "falhou" a toda a linha (antes pelo contrário, "goleou" a quase toda a linha). Falhou sim ao não entender que, a partir do momento em que conquistou para o clube determinado nível de grandeza, cabia-lhe adoptar uma postura mais condizente. Quem está bem consigo mesmo (e eu, repito, não podia estar mais confortável na minha pele de Portista, e julgo que vocês também não) pode sempre bem com a azia e mediocricidade dos outros, sem ter de lhes responder e de lhes atribuir importância indevida.

Para terminar, a referência à vida privada do nosso Presidente:
isso, meus senhores, não se mistura com a vida de um clube (como vocês tb bem disseram). Mas foi precisamente isso que o nosso Presidente fez, sem apelo sem agravo. O próprio já o admitiu e lamentou-se por tal erro (tal Falha...). Nunca referi isto para denegrir o restante trabalho dele nem para o fazer passar por "mau Católico" ou algo que o valha. Foi uma falha dele que foi empolada, ampliada e manipulada (e filmada..) pelos Media invejosos (cá está..) e pela qual nós Portistas acabámos na altura por pagar. Mas que só aconteceu porque Pinto da Costa transpôs uma linha proibida - A vida privada de um só diz respeito a essa pessoa, pelo que convém que essa mesma pessoa não a traga para a Praça Publica...sabendo que o nome do clube estará no cabeçalho e nos rodapé...

De resto Caros Portistas, o trabalho do nosso Presidente merece todos os louvores que recebe. Pela dimensão que deu ao clube, pelo case-study que somos no Futebol Europeu, pela nossa capacidade de captar talentos e vende-los a excelentes preços (isso sim, depois de nos ajudarem a conquistar campeonatos e taças, coisa que o Sporting, p.ex, desaprendeu de fazer) e,Carago, pelo magnífico Estádio que possuímos!
Mas o maior elogio que podemos fazer ao nosso Presidente é dizer-lhe que temos a noção que podemos ser ainda maiores, e que quando o formos (seja com ele à frente ou não) será (mais) uma conquista que teve o seu dedo, e que só foi possível graças a ele.

Porque nós não esquecemos.

Saudações Azuis e Brancas

Pedro Silva disse...

Caro Fernando/Infinito Azul eu avisei-o de que não queria mais comentários onde atentasse contra o bom nome dos elementos do Mística mas dei de caras com isto:

"TRATAR O PRESIDENTE POR TU, É DE UMA GROSSERIA, FALTA DE EDUCAÇÃO E MAU GOSTO, QUE DEFINE O CARÁCTER DO AUTOR.

O suposto Sr. MITO presumiu-se intelectual."

Tenha paciência e saiba discutir com elevação porque o Saber já todos percebemos que o tem em boa quantidade.

Não posso abrir excepções por se tratar de uma pessoa conhecida e que estimo pelo que tive de apagar o seu Comentário insultuoso.

O Mística não é o falecido Futebolar pois aqui existe a regra da boa educação e quem não a cumpre vê o seu comentário apagado.

Mais uma vez, como pessoa que o estima e respeita, faço um apelo ao seu bom senso.

rui disse...

Caro Blue One
Tenho no meu curriculo um traço de nunca me ter zangado com ninguem.
Inimigos talvez ,mas só nos blogues e com esses posso eu bem.
O que eu fiquei foi indignado que é diferente.Só quem não conhece a historia do nosso clube pode escrever alguns disparates como escreveu o Sr Mito.
Percebi que é jovem,está desculpado,mas por favor peça a alguem que lhe conte a historia do FCP e não fale em anos sessenta,não fale em Eusebios e Colunas,fale em Cubillas o melhor jogador a actuar em Portugal naquela epoca,fale em Virgilio " O
Leão de Genova" fale em Hernani,em
Monteiro da Costa,Jaburu,conheceu ?ouviu falar?
E um tal Mãos de Ferro ?
Meu caro o nosso clube nunca podia vencer naquela epoca pq as arbitragens estavam controladas...
Ouviu falar nessa figura bizarra digna do Ali-Bábá e dos Quarenta Ladrões que dava pelo nome de
Inocencio Calabote ?
Sabia que este homem fez escola na arte de bem gamar em campo ?
Veja os que ainda andam por aí...
Sabe meu caro,o saudoso José Maria Pedroto não foi só o verdadeiro mestre da tatica em campo,ele tambem sabia o que se passava fora dele.
Não estou zangado,mas há pessoas que tem que conhecer melhor a historia do seu país, a nossa geração conheceu coisas que infelizmente ou felizmente vcs nunca irão conhecer espero eu.....
Agora não dêem nunca o flanco ao inmigo,há dias comentei aqui que o pior está para vir e a partir de Janeiro o inimigo vai aparecer em todo o seu explendor,deixem-se de trêtas estilo Dr Americo de Sá,quando chegou a Liboa foi engolido....tem dois exemplos,Fernando Gomes ex presidente da Camara do Porto e Luis Filipe Meneses,vieram corridos com o rabo entre as pernas.O Dr Rui Rio que tem tanto de honestidade e de santidade que vá pregar para Lisboa e vai ver o que lhe acontece.
Estou farto deles,lembre-se de Sá Carneiro.
Cumprimentos ao Blue One e todo o respeito,as minhas desculpas por ter usado o blogue para despejar as minhas ideias,um Bom Ano a todos os Portistas incluindo o Mito.A discussão foi salutar e serviu para animar o blogue,agora temos 5 vitorias pela frente e apreciar as segundas e primeiras linhas.

Mito disse...

Meus Senhores

Se ao dirigir-me ao Presidente do F.C.Porto por "Tu" eu insultei o mesmo, então a ele e a todos Portistas que tiver ofendido no acto, um sincero pedido de desculpas.

Foi o meu 27º Artigo para a "Mística" (e 27 anos é a minha idade). Em nenhum outro me acusaram de faltar ao respeito a quem quer que fosse, e quem já tiver sido leitor dos meus textos saberá bem o que eles são e o que não são. Radicais, insultuosos ou desrespeituosos nunca foram e nunca serão.

Mas repito: se o facto de me ter dirigido ao Presidente do F.C.Porto por "Tu", ainda que, e como disse no início do artigo, eu me dirigisse mais ao Homem e ao Portista em si - falando de Portista para Portista - tiver sido motivo de ofensa, então as mais sinceras desculpas a todos. Como Homem e como Portista. Pois seguramente não sou mais que os outros, e (também) aprendo e cresço todos os dias.

Não me escondo e assumo os meus actos. E escrever é um acto.

O conteúdo e ideias do Texto, esses, são inalteráveis. Foi uma opinião, uma visão de e para o nosso clube, ao qual só desejo o melhor (e que seja maior e melhor do que já é, como certamente desejamos todos).

A todos, um Excelente 2011, recheado de exitos Azuis e Brancos

leportista disse...

Quando se é servido de um pouco de inteligencia, nao ha necessidade de alinhar em guerrilhas estratégicas, basta servir-se dela e saborear as suas vitorias com dignidade e elas têm sido bastantes, agora nao sei é se elas têm merecido tanta inteligencia que considero ocasional. Sò quem anda no estrangeiro como eu hà 40 anos, sente orgulho em ser Portista, deixeme-nos de mesquinhês e deia-mos o valeur a quem o tem. Viva o FC Porto viva o nosso Presidente. Nasci no Porto (Cedofeita) e ainda me lembro de ver o Acursio entre os postes nas Antas. Para todos um Feliz Ano Novo.

Pedro Silva disse...

Caro Rui por favor não me peça desculpa por querer participar na nossa mesa de debates.

O meu caro amigo e todos os outros que comentam neste espaço têm o Direito e Dever de discordar com o que muito bem entenderem.

A única coisa que peço é que o façam com elevação sem ter de recorrer ao insulto e rebaixamento de quem possa ter uma opinião contrária á nossa.

Quanto ao que escreveu sobre a Capital e o Benfica, eu assino por baixo porque sei que muitos dos que por lá habitam são autênticos parasitas a quem tudo é permitido porque tem os Homens certos nos Lugares certos... Veja por exemplo a macacada que foi quando o Benfica se deslocou ao Dragão... Depois levaram que contar.

Mito, fizeste o que a tua consciência te mandou, mas na minha opinião não tinhas de pedir desculpas a ninguém por teres expressado uma opinião que é tua e só tua e com a qual podemos concordar ou não.

Sabes muito bem (tal como os outros elementos do Mística) que eu não imponho uma linha editorial nem censuro os textos de ninguém, limitando-me a edita-los quando é preciso.

Quero e desejo que este espaço seja democrático e que eu não tenha de recorrer á Moderação de Comentários (nunca á moderação de obras dos elementos da direcção do Mística, mas quando alguém insulta, mesmo que disfarçadamente, um elemento deste Blog é imediatamente banido e a Moderação regressa para que todos se acalmem.

Por isto entendo que não tinhas de pedir desculpas a ninguém... Desculpa por teres expressado uma opinião? Desculpa por te terem insultado?

Caro leportista é sempre um prazer tê-lo entre nós, mas por favor tenha cuidado com as palavras porque estas são como as Pedras e quando atiradas magoam e não voltam atrás.

O Mito, e qualquer outro Membro, deste espaço não é medíocre nem ingrato só por ter uma opinião que não agrada á maioria.

Nasceu em Cedofeita? Quem diria!!! È quase meu vizinho :-D

Cumprimentos a todos e Boas entradas.

Mito disse...

Caro Rui

Estou bem familiarizado com todas as figuras que referiu....Barrigana incluído.
E ouvi todas as histórias sobre qaunto o nosso clube sofria, e quanto era roubado (a vários níveis). Não duvido de uma única, pois ouvia-as de pessoas sensatas.

Nada disso altera o que escrevi, pois falei de coisas diferentes.

Essas personalidades que referiu mereciam, cada uma, um artigo aparte.

Em particular Cubillas...Não tive o prazer de o ver jogar, ao contrário do amigo Rui, mas os meus familiares que o viram juram-me que foi o melhor jogador que envergou de Azul e Branco (acima de Madjer). Contaram-me que houve um jogo em que ele (a título de exemplo) pediu a bola ao nosso guarda-redes e foi por ali fora, de área a área (literalmente), passando pelos adversários como se estes fossem vento, e a bola, coladinha ao pé dele o tempo todo, só parou dentro da baliza adversária. Isto, caro Rui, também não vi, mas contaram-me. Espero que nesse dia o caro amigo tenha estado no estádio :) Se sim, perguntava-lhe se foi um momento tão impressionante como parece que foi.

Saudações Azuis e Brancas, e um Santo 2011!

rui disse...

Caro Mito
Infelizmente não vi essa jogada que menciona(vi uma igual de Carlos Duarte) mas relembro que Cubillas não era o melhor jogador do Futebol Clube do Porto era o melhor jogador a actuar em Portugal.Outros tempos em que o nosso clube não tinha dimensão internacional e nunca teria se a dupla José Maria Pedroto e Pinto da Costa não tivessem surgido ao leme do FCP.
Os comentarios que escreve em defesa do seu artigo revelam uma linha de orientação que não é a do nosso clube.Discordo em absoluto,sugiro que se pretender seguir na linha que publica reuna um numero de socios ,crie uma linha de orientação e conteste o nosso Presidente no lugar proprio.
Não lhe reconheço autoridade como adepto portista para dirigir uma especie de carta aberta ao nosso Presidente.Não tem curriculo nem competencia para isso .
Acho bem que comente ,que discorde e proponha novas linhas de rumo e prossiga as suas opiniões neste ou em outro blogue,agora cartas abertas por favor...........
Já bastam os pasquineiros e os suspeitos do costume estilo Miguel Sousa Tavares o Rui Santos.
Caro Mito compreendo que o seu modo de actuação pretenda seguir uma linha de educação e de respeito pelas instituições,mas se pensa que lutar contra a gestão do inimigo Nº 1 Luis Filipe Vieira ,as ingerencias na Liga e a luta que aí vem para a tomada de poder da FPF,está completamente enganado.Temos que ser firmes ,educados quanto baste e não pense que ás vezes não discordo de alguns discursos mais inflamados do nosso Presidente,mas enquanto a estrategia funcionar eu sempre o apoiarei.
Espero que um dia tenhamos oportunidade de discutir este assunto civilizadamente na companhia dos nossos amigos portistas.
Quando o inimigo apresenta sinais de desorientação era só o que faltava contetação ao nosso Presidente !
Um Bom Ano recheado de vitorias azuis e brancas.

Silvestre disse...

Boa tarde

Pronto, tudo calmo e civilizado como deve ser. 2010 está quase no papo e vêm aí mais batalhas para o nosso clube.
A reacção à "carta aberta" é só mais um sinal inequívoco da vitalidade do nosso FCP, nós também somos Porto, sofremos, lutamos e ganhamos juntamente com a equipa. O modelo de sucesso está actual, continua a funcionar, naturalmente com algumas falhas mas sempre com resultados fantasticos em todas as frentes. Vamos por isso torcer para que assim continue em 2011.

Que o nosso FCP continue a ganhar.

leportista disse...

È evidente que para haver dialogo tem de existir democracia e respeito, no que me diz respeito passo a desculpar-me de me ter excitado no minha analise no minimo tempestiva. No entanto quero afirmar que mesmo sem ser "Papista" mas por estar no estrangeiro tenho um orgulho enorme em diser que sou Portista, porque o efecêpôrtô ganhou dimensao sob Pinto da Costa.Quando me referi ao Acursio era somente para dar a perceber que mesmo no tempo em que a nossa equipa atravessava a ponte em direçao ao sul jà diminuida, sempre me orgulhei do meu azul e branco.
Foi tambem com agrado que descobri aqui meus vizinhos... Ano Novo feliz e prospero para todos, e viva o Puuuorto.

Pedro Silva disse...

"È evidente que para haver dialogo tem de existir democracia e respeito, no que me diz respeito passo a desculpar-me de me ter excitado no minha analise no minimo tempestiva."

Caro leportista é precisamente esta Democracia e Respeito que eu quero que impere neste espaço para que TODOS sem excepção possam dizer da sua Razão.

O meu amigo percebeu isto, e quem não perceber já sabe qual o caminho da porta dos fundos.

Não precisa de se desculpar meu caro, porque como diz o nosso Povo: "Cada cabeça, a sua Sentença". Só me cabe a mim, e quem o ler, respeitar a sua opinião e, se quiser, discordar dela educadamente.

Cá para mim é muito mais fácil ser-se Portista no estrangeiro porque quem está fora dá muito mais valor ao que o nosso Clube faz enquanto que aqui em Portugal é sempre a bajular o mesmo e por de lado os feitos Nacionais e Internacionais do Dragão.

Comente mais vezes neste espaço dado que é um dos nossos Convidados de Honra.

Cumprimentos e um grande 2011.