segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

3 Torpedos afundaram a Naval

André Villas-Boas tinha avisado os Adeptos para não esperarem ópera todas as noites que o FC Porto actuasse no Estádio do Dragão. O aviso aconteceu devido a alguma impaciência demonstrada pelos mesmos na partida com o Pinhalnovense, onde os golos apenas surgiram nos minutos finais.

Por isso, o Treinador deixou o aviso na antevisão à partida com a Naval, para levar ao desengano aqueles que esperavam uma partida fácil dos Dragões diante do último classificado da Liga Zon Sagres, pese embora a equipa de Mozer tenha ganho em Guimarães.

Apesar de os extremos se tocarem no Dragão, o FC Porto entrou com uma atitude séria em campo e desde cedo procurou chegar ao golo. Com o trio que mais dores de cabeça dá aos adversários, composto por Hulk, Falcao e Varela, os Azuis e Brancos tiveram dez minutos de bom futebol, em que não deixaram a Naval sair do seu Meio Campo.

A partir daí, e sem o golo surgir, a equipa baixou a intensidade do jogo e passou a jogar de forma mais pausada, levando ao atrevimento da Naval, que subiu mais no terreno e pôs o FC Porto em sentido, quando aos 39 minutos Marinho atirou ao lado, quando tinha tudo para inaugurar o marcador e fazer o primeiro golo da equipa da Figueira da Foz no Estádio do Dragão.

O aviso da Naval teve efeito no FC Porto. A equipa tornou a acordar e quando se esperava que o mais certo era o jogo ir empatado para o intervalo, Falcao e Hulk vestiram a pele de maestros e num minuto deram o tal espectáculo de ópera que Villas-Boas tinha avisado para não contarem sempre. Dois golos em menos de um minuto permitiram ao FC Porto ir para o intervalo a vencer por 2 x 0, que serviu para a equipa entrar com outra tranquilidade no segundo tempo.

Aí, os Dragões não demoraram dez minutos para confirmar a vitória, com mais um golo com a assinatura de Hulk. Com a vitória garantida, o FC Porto passou a gerir o jogo, em alguns momentos encantou o público com jogadas bonitas, e André Villas-Boas aproveitou para fazer a gestão do plantel. Tirou Varela para fazer entrar James Rodriguez, que nesta partida perdeu a titularidade para o Português, fez entrar Fernando, que serviu para continuar a ganhar ritmo depois de ter sido titular com o Pinhalnovense, para o lugar de Belluschi e deu a Mariano Gonzalez o Trambolho a oportunidade de jogar o terceiro encontro consecutivo, ao entrar para o lugar de Falcao, que jogou pela primeira vez em 2011.

A Naval também não se fechou apenas na Defesa, na tentativa de não ser goleada. Procurou estender-se no terreno e acabou por ser recompensada pela forma como encarou e se portou em campo. Aos 88 minutos, Fucile cometeu uma Grande Penalidade e Gomis, na conversão, bateu Helton e marcou o primeiro golo da equipa de Mozer no Estádio do Dragão.

O golo nada mais foi que um prémio de consolação e após o a jornada 16 o FC Porto segue no primeiro lugar com mais 8 pontos que o Benfica, enquanto a Naval mantém o último lugar.

Melhor em Campo: Hulk

2 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo em que o FC Porto evidenciou as dificuldades habituais para ultrapassar a bem organizada defensiva do Naval. Primeira parte de domínio quase territorial, com algumas boas oportunidades para marcar (a de Varela não se pode falhar!) e com dois excelentes golos em apenas um minuto, aproveitando falhas do adversário.

Segunda parte com mais algumas oportunidades não aproveitadas e mais um golo de nova falha clamorosa do defesa figueirense. Depois foi deixar passar o tempo, dar alguma iniciativa ofensiva ao adversário e oferecer-lhe um penálty.

Apesar de tudo um jogo agradável com o segundo golo em jogada de sonho.

Um abraço

Pedro Silva disse...

@ ultrafcporto

Quando o AVB treinava a Briosa e na altura se falava na possibilidade de este suceder a Jesualdo Ferreira, eu fui dos primeiros (senão o primeiro) a defender a sua vinda para o Dragão. O meu caro sabe porque?

Porque eu na altura já via a Académica a jogar um Futebol ao primeiro toque e queria que o nosso FC Porto jogasse da mesma forma.

Pelo que vejo a minha aposta foi segura e certeira dado que aos poucos o nosso Porto começa a jogar um Futebol muito bonito e eficaz.

@ Dragus Invictus e Dragaopentacampeao

Mais uma vez excelentes comentários que reflectem bem o que se passou nos 90 minutos.

Dragus Invictus obrigado por me ter chamado a atenção para o João Real. Este Central esteve sublime na Defesa Navalista e parece ser um bom Jogador.

Cumprimentos a todos.