segunda-feira, 25 de abril de 2011

Esta não cola

Terminada mais uma edição da Taça da Liga, eis que toda a gente se vai esquecer da forma ridícula como este torneio é organizado. Não estou a desvalorizar a vitória Benfiquista na última Final desta Taça, mas sim a forma palaciana como esta é organizada de forma a beneficiar os ditos Grandes do nosso futebol em detrimento dos mais pequenos.

Parece que a vergonha passou a ser algo que não afecta nada nem ninguém quando do outro lado estão os interesses económicos e as ditas pressões para que só certos Clubes ganhem uma Competição que só dá direito a uma Taça. È isto mesmo, a Taça da Liga Portuguesa, ao contrário das suas irmãs Europeias que premeiam o Vencedor com uma qualificação para as Competições Europeias, apenas dá uma recompensa financeira ao Vencedor e Vencido na Final e uma Taça ao Campeão.

Mas pior do que isto são os “jeitinhos" que a organização faz para que FC Porto, SL Benfica e Sporting CP marquem, pelo menos presença nas Meias-finais… Para começar estes 3 só entram na última fase de Grupos da Taça da Liga, ou seja, lá para Dezembro/Janeiro, depois de já se terem realizado uma série de eliminatórias e de fases de grupos entre os Clubes da 1ª e 2ª Liga e depois ainda tem a “sorte” de disputarem os dois jogos de uma série de 3 em casa na última fase de grupos.

Para além disto ainda existem Arbitragens que em caso de dúvida beneficiam sempre a Equipa mais forte e a dualidade de critérios é gritante e sempre com vista a prejudicar o Clube mais pequeno. Veja-se, por exemplo, o que aconteceu na Final entre Benfica e Paços onde o Jogador dos Benfiquistas de nome Fábio Coentrão foi protestar violentamente com o Árbitro da partida e não é devidamente admoestado com uma cartolina amarela e Cássio, Capitão dos Pacenses, ao dirigir-se ao Árbitro para esclarecer uma qualquer dúvida sobre um lance é logo amarelado…

Sinceramente, uma Taça assim em nada dignifica o nosso futebol, não traz a tão desejada competitividade ao Futebol Português e muito menos levará pessoas aos Estádios (quem vai querer ver uma Competição onde o vencedor já está escolhido logo á partida?). Mas para piorar este cenário temos a mudança rápida e drástica dos Regulamentos de Competição depois de o Vitória de Setúbal ter vencido a 1ª edição desta Taça. A Taça da Liga, que foi criada para que os Clubes ditos mais pequenos pudessem mostrar a sua força e disputar um Troféu que lhes traz alguma força, adeptos e dignidade passou a ser terminantemente proibida para estes e um repasto para os Grandes

Perante todas estas questões, o opinadores desportivos e os membros da Liga Portuguesa de Futebol tem justificado estas falcatruas e nítidas batotices com o argumento de Estádios cheios… Quem me desculpem, mas esta não cola e para tal basta darmos uma olhadela ao historial da Taça da Liga Inglesa/Francesa e Alemã para percebermos que nada é assim. Equipas como o Rotherham United, Aston Villa, Rochdale, Norwich City, Birmingham City, Stoke City, Leicester City, West Ham United, West Bromwich Albion, Queens Park Rangers, Oxford United, Vannes, Montpellier, Bastia, Nancy, Strasbourg, Sochaux, Gueugnon, Duisburgo, Hertha BSC Berlin, Hamburger SV que são alguns exemplos de Equipas de pequena/media dimensão e que marcaram presença na Final da Taça da Liga dos seus respectivos Países e cujo nº de Adeptos não chegaria para encher metade do Estádio da Final (segundo a mentalidade dos tais opinadores desportivos e organizadores da nossa Taça da Liga), estes encheram mesmo os Estádio de Wembley, Parque dos Príncipes e Arena de Munique e a organização encaixa sempre uma boa quantia de dinheiro que permite que a prova perdure no Tempo.

Portanto, esta dos estádios cheios só com os grandes de Portugal não cola de jeito nenhum…

Como tal, eu faço votos de que o FC Porto não ganhe a nossa Taça da Liga enquanto não houver uma igualdade de tratamentos entre todos os Clubes participantes. O actual modelo apenas se adequa ao Clube que mais vezes a tem ganho e que tão bem se dá com a batota e falta de respeito pelo próximo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Inteiramente de acordo.
Cumprimentos.


En passant