terça-feira, 26 de abril de 2011

A Taça Negra

Foi entregue ao SL Benfica a Taça Negra da bwin, mais conhecida (para Português ler) como a Taça da Liga. Quando digo entregue, digo-o com toda a circunstância da palavra ENTREGUE, por um tal arbitro Pedro Proença que, tem tanto de juiz de jogo, como eu, de sinaleiro!

Sabemos todos que, será falta, para castigo e ate expulsão entradas maldosas por trás que este arbitro «Proença» deixou habilidosamente passar, como sendo legitimo, quando o Cardoso, Coentrão, Jara, e... Entram violentamente por «TRÁS», derrubando o adversário, sem que o APITO se ouvisse no estádio de Coimbra, apesar de aos olhos de todos serem faltas graves e puníveis com cartão vermelho! Há grande Pedro Proença, estás safo na classificação que te vão dar! Um exemplo: Quantas foram? Revejam o filme do jogo ou apreciem os comentadeiros que virão a seguir nas TVS.

Mas mais grave, foi a displicência de um jogador que tendo muito pouca instrução cívica e educação, em pleno palco do jogo, com as câmaras a filmar em grande zoom de distancia chamou «filho da p..ta,» ao arbitro, por pelo menos, duas vezes, na tromba deste, (VI EU E TODA A GENTE QUE ASSITIA NA, SIC), sendo este juiz de campo, insultado, mas nada fazendo e pacificamente aceitando a injuria inadmissível (vá penso eu)?

Ficará sempre a dúvida podendo concluir-se que, afinal Coentrão, se calhar, terá ate razão e motivo para tal afirmar, pois não foi punido por tamanho insulto ao juiz da partida! Fantástico exemplo de “cagaço” deste e de outros árbitros! Tivesse por ventura, sido um jogador do Paços de Ferreira a proferir semelhante impropério que estaria, estejam certos, logo, logo, a caminho do balneário!

Enfim, cada um, pode afirmar o que quiser, conforme o peso que representa a camisola vestida e não tenham duvida que, o «vermelho e branco lisboeta» continua a ter um peso muito grande, apesar de terem demonstrado serem um fracasso desportivo no nosso futebol. Uns são filhos, outros enteados! Assim continuara a ser! Lamento que os Castores não tenham levado de vencida um jogo que lhes esteve perfeitamente ao alcance, quanto a mim o Moreira fez a grande diferença na equipa encarnada.

Entretanto a «claque ilegal» apupou os jogadores que os foram cumprimentar, rejeitando inclusive a camisola de Luisão sendo bem demonstrativo da classe e sentimentos que esta gente tem! Reparem que ganharam a “Taça Negra” se a tivessem perdido e pouco faltou, haveria mortes dentro do campo! Aliás o Jornal "O Jogo" relata:

Vencedores foram embora sob insultos

Camisola de Luisão foi devolvida pelos adeptos, que fizeram "espera" aos jogadores à saída do estádio.

A festa acabou ontem mal para o Benfica, com vários incidentes entre jogadores e adeptos. Os festejos da equipa no relvado foram já de si mornos e depois houve uma série de manifestações de desagrado à equipa... que ergueu o troféu.

Estes começaram ainda no campo, quando Luisão e os colegas foram agradecer o apoio à claque No Name Boys. "Eu fui o primeiro a dirigir-me aos adeptos e eles mandaram-me voltar", relatou o próprio Luisão. "Não sei se era uma claque organizada ou não. Mas não gostei, achei uma falta de respeito", afirmou. O capitão tirou a camisola para oferecer aos adeptos, mas esta foi devolvida. Luisão voltou a vesti-la e recolheu aos balneários, visivelmente chateado.

Enfim cada um tem o que merece. Nos festejos finais ainda aconteceu algo de curioso. Os canhões dos papelotes debitaram as cores «vermelho e preto» em sinal de festa do SL Benfica. Que eu saiba, a cor preta nunca existiu no emblema Benfiquista, por isso o meu espanto de terem colocado o negro em vez da cor branca. Mais um simples pormenor sem importância, mas curioso!

Ainda voltando á Taça de Portugal que, o FC Porto brilhantemente deu a volta ao resultado, no estádio da Luz, pondo o Benfica fora da carroça, não posso deixar de aqui recordar algumas considerações de bloguistas encarnados. Assim leiam por favor estas opiniões encarnadas:

"… LFV esquece-se que para vencer este e outros troféus é preciso não se cometerem erros aquando da construção do plantel, algo que ele cometeu em demasia. A tal ponto que podemos afirmar que LFV é o principal responsável pela acumulação de desaires ao longo desta época, uma vez que é ele que gere o dossiê contratações. Mas como é um indivíduo que nunca assume os seus erros, não tardaremos em ouvi-lo a sacudir a água do capote e a anunciar um novo ciclo, desta vez vitorioso…"

Ainda;

"... Sim, porque eu costumava pensar que era defeito o Porto ter sempre fracassado no seu desígnio de se tornar um clube nacional... Enganei-me. De facto, o regionalismo é a sua força, o seu culto, a sua identidade. É um clube com um código genético próprio e que sabe o que representa: Representa a oposição ao poder das massas, ao poder de Lisboa, em suma, ao Benfica, clube que representa tudo o que eles odeiam.

Isso, quer queiramos quer não tem muita força, é essa a camisola que os jogadores do Porto vestem. A identidade faz muita falta a uma equipa, e acho que é essa identidade, saber aquilo que se representa, que em tempos o Benfica teve e hoje não tem... Podem-se sempre encontrar factores que ajudem a explicar o sucesso ou insucesso. Pode-se sempre criticar o que temos, criar um ideal, ambicionar encontrar para nós um Pinto da Costa por exemplo, tarefa tão impossível como ambicionar encontrar um novo Mourinho. A verdade é que Pinto da Costa nunca faria no Benfica aquilo que foi capaz de fazer no Porto, porque a força do Porto alimentou-se do ódio e da revolta bairrista contra os poderes instalados. Contra quem é que se iria revoltar o Benfica, clube que sempre teve tudo? O Benfica nunca vai ter sucesso se tentar copiar o modelo do Porto..."

Portistas estes dois exemplos chegam, para finalmente confirmarmos que a nossa superioridade deve-se ao trabalho, ao saber estar, á qualidade dos jogadores, á vontade de vencer e não ao Apito dourado!Finalmente!

Este que vos estima

1 comentário:

Anónimo disse...

»(….) De facto, o regionalismo é a sua força, o seu culto, a sua identidade. É um clube com um código genético próprio e que sabe o que representa: Representa a oposição ao poder das massas, ao poder de Lisboa, em suma, ao Benfica, clube que representa tudo o que eles odeiam (…)

Isso, quer queiramos quer não tem muita força, é essa a camisola que os jogadores do Porto vestem.

(…) porque a força do Porto alimentou-se do ódio e da revolta bairrista contra os poderes instalados.»

Completamente de acordo mas ...
ESTE ADEPTO CAPTOU PARTE DA NOSSA IDENTIDADE, A PARTE OMISSA NÃO SE CAPTA VIVE-SE E É INDIZÍVEL POR PALAVRAS.

En passant.