quarta-feira, 6 de abril de 2011

Spartak Moscovo, o que vale esta Equipa?

Depois dos festejos da conquista, no terreno do SL Benfica, de mais um merecido Campeonato, eis que os Dragões voltam agora toda a sua atenção para a Liga Europa onde a sua participação tem sido quase imaculada (estes contam apenas com uma derrota nesta Competição e já eliminaram dois candidatos á vitória final, respectivamente Sevilha e CSKA Moscovo).

 Quis o destino que no caminho dos Azuis e Brancos para a Final de Dublin se colocasse novamente uma Equipa da nobre Federação Russa, mais concretamente da belíssima Moscovo, capital deste País Gelado e carregado de História. O jogo entre Portugueses e Russos será disputado já nesta Quinta e muitos Portistas interrogam-se sobre o que vale esta Equipa do Exercito Russo. Confesso que não sei muito sobre o Spartak Moscovo (também conhecido por Football Club Spartak Moscow) dado que o Futebol do Leste não tem muita visibilidade, mas do pouco que vi da participação desta Equipa na Liga dos Campeões, fico com a clara ideia de que o Spartak não foge muito á regra no que ao Futebol apresentado pelas Equipas Russas diz respeito.

Tal como o CSKA Moskva, o Spartak assenta o seu Futebol na força e organização do Meio Campo que conta com o talento e veia goleadora do Capitão Alex e com Ibson que deixou muitas saudades no Dragão. Alias até arrisco a dizer que esta Equipa do Exercito apresenta um Futebol muito parecido ao da sua rival Moscovita, sendo que a diferença reside no facto de ter apenas um avançado muito rápido, tecnicista e goleador, o Brasileiro Wellinton.

È importante que o Futebol Clube do Porto se mentalize que o Spartak nunca joga á Defesa. Pelo contrário, a Equipa Moscovita vai querer ter a maior posse de bola possível e vai procurar sempre a baliza adversária se bem que nem sempre tem sucesso, mas não deixa de ser um factor que obriga quem a defronta a ter o máximo de cautela. Uma rápida vista de olhos ao seu desempenho na fase de Grupos da Liga dos Campeões mostra isto mesmo, pois os Russos marcaram 7 golos, tendo sofrido 10, obtiveram 3 vitórias, 3 derrotas e 0 empates e ficaram em 3º lugar atrás de Marselha e Chelsea com 9 pontos (o nº de pontos que muitos consideram ser o mínimo para se conseguir o apuramento para a fase seguinte da prova).

 O plantel do Spartak, apesar de vasto e com muitas opções, não apresenta grandes nomes do Futebol Internacional e esta equipa é, sem sombra de dúvida, mais do que acessível, contudo o seu estilo atacante e de posse de bola pode causar muitos problemas a um Dragão excessivamente confiante. Recomendo seriamente que o Futebol Clube do Porto tenha em consideração esta maneira de estar da equipa Russa e que se prepare muito bem para o maior trunfo que os Moscovitas vão jogar nas duas partidas dos Quartos-de-Final da Liga Europa: O Campeonato Russo arrancou há muito pouco tempo e o Físico do Spartak Moscovo vai estar em níveis muito elevados para além de que não houveram saídas de Jogadores importantes no Mercado de Janeiro.

Sem comentários: