segunda-feira, 30 de maio de 2011

Bruxos, Adivinhos e afins

Depois da recente vitória do Barcelona na Liga dos Campeões, eis que ficamos a saber com quem vai o nosso Futebol Clube do Porto medir forças na Supertaça Europeia. E qual foi a primeira reacção da malta Portista e não só? Os Dragões estão lixados!!! Saiu-lhes na rifa , passo a citar, “a Melhor Equipa do Mundo”. “Estamos feitos pois o Barcelona fulminou o United e agora vai destruir o FC Porto em Agosto”, dizem estes. “A nossa única hipótese é que os Catalães vão estar no inicio da Temporada e a máquina vai estar um pouco perra”, li eu algures num Blog Portista.

Sinceramente, não sabia que no Universo Portista e do Jornalismo Desportivo coabitavam tantos Bruxos e adivinhos que estão a prever uma desgraça bíblica lá para os finais de Agosto. Mas tal como no nosso Dia-a-dia, Videntes e Adivinhos não devem ser levados a sério, porque de Aldrabões está o Mundo cheio e o mesmo se aplica a estes que andam para ai a espalhar o medo do Papão Barcelona.

Eu vi o jogo que o Barcelona fez contra o Manchester United e fiquei com a ideia de Fergunson tivesse tido a sensatez de colocar Nani numa das Alas do seu Ataque e colocado Giggs no Meio Campo juntamente com Michael Carrick e Park Ji-Sung teria trazido imensas complicações ao Barcelona pois iria obrigar os Espanhóis a ter de jogar pelas alas que é coisa que não sabem fazer e Messi iria ter muito menos espaço para se movimentar. Mas não o fez, preferindo jogar no erro do Barcelona e dar a bola aos catalães… Erro fatal dos Escocês que foi muito bem aproveitado pela equipa de Guardiola que joga sempre da mesma aborrecida e previsível maneira.

Mas esta mania de não querer mudar uma palha que seja á maneira de estar das Equipas é típico dos Clubes da terra de sua Majestade. E tal atitude tem-lhes custado caro, pois o Fulham já perdeu uma Final Europeia para uma equipa Espanhola por causa desta teimosia e o United já vai na segunda derrota com o Barcelona por continuar a ser uma Equipa tipicamente Britânica.

Agora olhemos um pouco para o nosso Clube. O Futebol Clube do Porto teve uma caminhada implacável em todas as frentes em que esteve envolvido, terminou o Campeonato sem derrotas e ganhou tudo o que havia para ganhar. E tudo porque? Porque André Villas-Boas com uma Equipa que o seu antecessor treinou e com a qual cumpriu sempre os serviços mínimos, adaptou aos adversários e momentos da Temporada. Será que eu fui dos poucos que reparou neste singelo mas importante pormenor? Ou será que os Bruxos da Desgraça acham que o nosso clube ganhou tudo esta Temporada porque teve sorte e participou na “Segunda Divisão Europeia”?

Deixem-se de tretas. O Barcelona é uma Equipa "vulgar" que possui um Futebol formatado para jogar sempre da mesma maneira. Basta é saber aproveitar os erros que os Jogadores vão cometendo e não lhes dar a posse da bola. O Real de Mourinho que foi a Camp Nou para disputar a 2ª Mão das Meias-finais da Liga dos Campeões fez isto e pôs a tal "super equipa" quase de rastos. Só que depois veio a intervenção divina do apito e tudo mudou.

Não sei como vai estar o FC Porto em Agosto, mas de uma coisa eu sei: AVB é um Treinador que não dorme na forma e que sabe explorar muito bem as fraquezas do adversário. Acredito piamente numa vitória Portista na C0ompetição Europeia que já nos foge há mais de 18 anos. Afinal de contas o Barcelona é um adversário á medida do FC Porto. Quanto aos Bruxos que andam para ai a elevar o Barcelona á condição de Super equipa, recomendo um bom banho de sensatez para ver se calam de vez.

7 comentários:

Anónimo disse...

assino onde?

não acrescento mais nada!

JOSE LIMA disse...

Caro The Blue One
Precisamos de transições rápidas meu caro. Deixá-los entreterem-se a meio campo e quando recuperarmos a bola, metê-la nas costas dos laterais ou passes a rasgar entre o lateral e o central. Não foi assim que comemos o benfas e o Guimarães?
Quanto à melopeia dos pasquins e dos blogues pseudo-portistas, a gente já sabe do que a casa gasta, passa-nos ao lado.
Abraço

Anónimo disse...

Barça uma equipa vulgar? Basta saber aproveitar os erros? O Mourinho fez o quê?

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Alguém que diga ao Sir Alex que bastava-lhe roubar a bola ao Barça e aproveitar os erros.

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH

Falar assim duma equipa que unanimemente já entrou para a restrita lista das melhores da História, e que está a marcar uma era é, no mínimo, caricato.

Pedro Silva disse...

@ 1º Anónimo

Obrigado pelo seu comentário.

É bom saber que existem pessoas sensatas e que sabem ver Futebol.

@ Lima

Entendo o seu ponto de vista e apenas me atrevo a acrescentar que é muito importante que o FC Porto faça pressão sobre o Barcelona.

Quando eu falo em pressão não me estou a referir ao "correr atrás da bola feito tolinho", mas sim ao ocupar os espaços de forma a que os Jogadores Catalães não possam passar a bola uma vez que eles estão tão formatados que nem olham para onde a passam.

@ 2º Anónimo

Vai-me desculpar, mas a si eu não vou responder.

Aprenda a ter uma conversa civilizada com quem tem uma opinião diferente da sua.

Mais um comentário seu com "AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH" e este vai para o caixote do lixo.

A caixa de comentários do Mística é de quem a comenta, e deve ter comentários com opiniões concordantes e discordantes, pois isto apenas enriquece muito este espaço, só que estas opiniões DEVEM SER RESPEITADORAS da opinião de cada um.

Quem souber e quiser aceitar esta condição é sempre bem-vindo a este espaço, mas quem não o quiser fazer ou não o souber aceitar, pode sempre sair pela porta dos fundos que a malta agradece.

Cumprimentos a todos.

Anónimo disse...

Também sou dos que acredita que as nossas possibilidades não são tão baixas quanto se profetizam...60-40 para o Barça....

Obviamente que não é, por dar o favoritismo ao Barcelona ou por acreditar E VER que, mesmo sendo "vulgares", jogam melhor futebol que nós (aliado às paragens cerebrais da defesa que, não fosse Hélton, à pála dela não festejavamos algumas coisas) que posso ser apelidado, por, imagino eu, daqueles enormes portistas que vão todas as semanas ao Dragão e ao Dragãozinho como eu vou, pseudo portista nem bruxo nem adivinho....

Porque vamos de facto jogar contra uma excelente equipa à qual atribuir o epíteto de "vulgar" nem sei o que me faz pensar... talvez que mesmo querendo fazer passar a ideia que se percebe muito de bola ao fim ao cabo até nem se percebe assim tanto

Equipa vulgar....meu deus que barbaridade!

Pedro Silva disse...

Não sei sé o mesmo Anónimo das gargalhadas, mas se o for agradeço imenso a forma como escreveu este seu comentário.

Assim dá para conversar.

Sem o querer acusar seja do que for, porque este não é meu objectivo, nunca foi e nunca será, afirmo que muitas vezes quem lê os textos que aqui são escritos sofre de uma certa preguiça mental que os induz em erro.

Naturalmente que o apelidar o Barcelona de vulgar é muito diferente de o apelidar de "vulgar".

É que quando eu afirmo que os Catalães são uma equipa "vulgar" estou a falar no sentido de que estes jogam sempre da mesma maneira seja contra o Manchester ou o L´Hospitalet das Divisões secundárias de Espanha.

Este facto penso que o meu caro amigo não pode negar. E foi graças a esta repetitiva forma de jogar que a malta de Barcelona sofreu umas derrotas em Espanha onde o seu único Adversário é o Real Madrid (o resto é paisagem e deveria ter sido completamente demolido por este “super futebol” do Guardiola, mas não foi...).

Não sou Catedrático do Futebol, nem quero ser. Simplesmente tenho uma cabeça, ouço e leio o que muitos dizem sobre o Desporto Rei e emito a minha opinião. Certa para alguns e errada para outros, mas não deixa de ser uma simples opinião.

E na minha opinião este Barcelona não é o Papão que andam para ai a dizer a todos os ventos...

Eu diria antes que FC Porto e Barcelona têm 50% de hipóteses de conquistar a Supertaça Europeia. Não porque o Barça vai estar em inicio de Temporada ou porque o Messi vai estar com dores de barriga neste dia. Simplesmente penso assim porque, como disse e bem, vão estar em campo duas grandes Equipas Mundiais.

O que escreveu sobre a Defesa Portista tem muito de Verdade… Mas tal também tem sucedido porque um tal de Fernando tem andado com a cabeça noutro lugar qualquer nos últimos tempos.

Cumprimentos e obrigado pela sincera e educada conversa. É disto que este espaço precisa e não de confrontos que não levam a lado nenhum.

Anónimo disse...

Nós "ganhamos" ao Dinamo de Kiev e depois ao Bayern ,quando á partida já eramos derrotados,vencemos e convencemos,duas potencias mundias de futebol na epoca/ano 1987!

No jogo contra o Vila Real e Sevilha já eramos derrotados mais do mesmo!(este ano)!
Em 2004 quando defrontamos o ManUtd resultado de 1a1 onde todos falam de o fora de jogo é MAL assinalado ,mas se esquecem que Pedro Emanuel sofre falta de Nistelroy segundo 17 do video
( http://www.youtube.com/watch?v=J3hrZlMJoOw&feature=BFa&list=PL7D867BF050A68B51&index=20 ) e tem mais ,mesmo com esse golo de Scholes não afastava o Porto ,já que Costinha marcou e levava o jogo para prolongamento,com o ManUtd a defender o resultado, e cagado de medo!

Agora digo e volto a dizer ,não acrescento mais nada ao que foi escrito pelo Blue.

Temos varios exemplos de que o Porto pode ganhar em qualquer lugar do Mundo e a qualquer equipa do Mundo.

O Barça não é nenhum papão!

Eu acredito que vamos ganhar!