terça-feira, 24 de maio de 2011

Maus Profissionais ou Manipulação Grosseira?

Confesso que não queria retomar estas nossas conversas abordando um tema que a Blogosfera Portista, e não só, está farta e cheia de comentar, estudar e esmiuçar. E digo-vos desde já que esta questão do ter mais Troféus do que o Rival no que ao futebol diz respeito a mim não me diz nada, nunca disse e não é agora que vai dizer. Existem outros temas que mereceriam a nossa análise, tais como o Futuro a curto, médio e longo prazo do nosso FC Porto, o FC Porto sem Pinto da Costa, a possibilidade de o nosso Clube poder atravessar uma fase má como as que Benfica e Sporting estão a atravessar, as transferências de Jogadores, etc. Enfim, um nº quase ilimitado de questões poderiam ser aqui analisadas e debatidas.

Simplesmente como eu sou uma pessoa que possui uma consciência e um enorme sentido profissional, faz-me uma certa impressão ver certos profissionais que tem uma responsabilidade muito maior do que a minha, e de qualquer um de vós, a fazerem figuras tristes típicas de um qualquer adepto fanático que não tem o mínimo de vergonha e sensatez na sua mente perturbada e inconsciente. Por favor, leiam com atenção a tese de que o Jornal OJOGO se serviu para afirmar, e com razão, que actualmente a equipa Portuguesa com mais Títulos no que ao futebol diz respeito é o Futebol Clube do Porto.

Agora expliquem-me como é que o Jornalista que tem a enorme responsabilidade de elaborar a Capa do Jornal Record me sai com a mentira pegada de que Dragões e Águias estão empatados no que ao nº total de Títulos diz respeito...

Como é que um Jornalista, ou até mesmo vários profissionais da Comunicação Social, viola o seu dever de Informar com a maior das imparcialidades as Massas que são facilmente manipuláveis e que lhes pagam o ordenado ao fim do mês?

Gostava mesmo muito de saber porque razão o Profissional da Comunicação Social que fez esta tal Capa de Jornal contabilizou uma Competição Não Oficial como é o caso da Taça Latina que o SL Benfica conquistou nos Tempos do Salazarismo para dar a conhecer ao público em geral de tal “empate”?

Tal atitude por parte desta personagem, e de quem a apoiou, faz-me recordar os Benfiquistas que, numa de quererem ficar por cima, afirmavam que o seu clube tinha tantas Taças Europeias como o FC Porto. E isto porque contabilizavam as Finais da UEFA que o Benfica perdeu como se o nome do Clube derrotado ficasse gravado na História e na Taça…

Mas aos adeptos cuja capacidade de pensar anda á velocidade de um caracol ainda se deve dar um desconto e passar ao lado, até porque lá diz o Povo: ”Vozes de Burro não chegam aos Céus”, mas ler tal coisa por parte de alguém que tem um nível de instrução elevado e um dever imaculado de informar e de elucidar o público, como é o caso dos Jornalistas, é no mínimo preocupante e se calhar a justificação maior para o estado lastimável em que Portugal está a todos os níveis societários.

11 comentários:

JOSE LIMA disse...

Apoiado caro TheBlueOne
É que, se a Taça Latina (competição privada não oficial) contasse para o número de títulos, também tínhamos que incluir "coisas" como a Taça Guadiana ou o Torneio Cidade do Porto (normalmente em Junho).
O que acontece é que esta cambada dos pasquins, não tem um pingo de vergonha e tudo faz para nos minimizar
Abraço

Anónimo disse...

Caro The Blue One: há uns anos atrás, quando a possibilidade de o Porto ultrapassar o benfica em número de sócios não passava para muitos de uma miragem, o benfica (e a comunicação social encarnada)me se lembrava(m) da Taça Latina.
Agora que a utopia se tornou realidade, descobriram-na e defendem a mesma com unhas e dentes.
Mas não há problema: na próxima época, de certo irão necessitar da Taça do Algarve, da Taça Afonso Henriuqes, da Taça Eusébio e da Taça do Carcavelinhos para afirmarem que são o clube com mais títulos ganhos...
No fundo, o benfica é actualmente o clube portugu~es com mais sócios (é um facto inegável) e é (e continuará a ser, o clube com mais títulos da freguesia de benfica.
E, nesta última, poderão dormir descansados, pois nunca serão ultrapassados pelo Porto.
Um abraço,
Santos D.

Unknown disse...

Não concordo!, desculpem lá, mas não concordo.

E a taça carolina?, esqueceram-se da taça carolina?.

É da mais ilustres taças de cristal, que os vermelhius tem no futebol encornado.

Pedro Silva disse...

@ Lima

"O que acontece é que esta cambada dos pasquins, não tem um pingo de vergonha e tudo faz para nos minimizar."

Para lhe ser sincero, não percebo o que ganham com isto.

Simplesmente só mostram que o jornalismo actual está ao nível do Lixo que deitamos fora todos os dias.

@ Santos D

Por acaso o Benfica no seu site Oficial sempre contabilizou com a Taça Latina e as Presenças nas Finais Europeias que perdeu no seu Palmarés.

Se calhar a burrice é contagiosa...

Quanto ao seu comentário, este está excelente como sempre.

@ Juris

A Taça Carolina, a dos Cristais, a do Guadiana, a de Eusébio, a do Mantorras e por aí adiante.

Para aquela gente vale tudo para se sentirem "os mais grandes do Mundo".

Sabe que mais? Temos de ter muita paciência com os tolinhos... Eles não tem culpa de serem os pobres de espírito que são.

Cumprimentos a todos.

Daniel Gonçalves disse...

Relativamente ao nº de troféus tenho a dizer o seguinte: no dia seguinte à nossa vitória em Dublin (portanto antes da Taça de Portugal), o Record e a Bola afirmavam que o FC Porto tinha igualado o nº de títulos do Benfica, ou seja, não contabilizavam a Taça Latina, passados uns dias, depois da nossa vitória no Jamor, já contabilizam a dita Taça Latina, o que me leva a crer que a direcção benfiquista "contactou" esses pasquins, e pressionou-os a contabilizarem essa Taça Latina, dá para ver a forma infame e ditatorial como os dirigentes benfiquistas se movem na comunicação social e a forma submissa como esses pasquins aceitam as indicações da direcção do SLB (estou a imaginar o Rui Gomes da Silva a telefonar para esses pasquins, com ameças e a coagir para contabilizarem a Taça Latina).

Anónimo disse...

Caro The Blue One: a este propósito aconselho a leitura do artigo que hoje o JOGO publica na sua página on line:
FIFA ignora Taça Latina, FC Porto é mesmo o clube português com mais títulos
O departamento que gere as bases de dados da FIFA esclareceu à agência Lusa que a Taça Latina de futebol, que o Benfica conquistou em 1950, "não merece o reconhecimento oficial" do organismo.
O mesmo departamento explicou à Lusa que as leis do jogo em vigor na altura "não eram aplicadas nessa competição", pelo que a FIFA "nunca se referiu aos vencedores da Taça Latina em quaisquer das suas publicações".
Desta forma, a Taça Latina não deve figurar na lista de troféus internacionais oficiais conquistados pelo Benfica, pelo que o FC Porto passou mesmo a ser o clube português com mais títulos desde o último domingo, quando conquistou a 16.ª Taça de Portugal da sua história, somando um total de 69, contra 68 do Benfica.
Com o triunfo por 6-2 sobre o Vitória de Guimarães, o FC Porto somou o 69.º título, mais um do que o total do Benfica, que esta temporada só ganhou a Taça da Liga, enquanto os "dragões" conquistaram campeonato, Taça, Supertaça e Liga Europa.
O FC Porto pode dilatar a vantagem para o Benfica já no início da próxima época, pois terá logo no arranque da temporada dois troféus para disputar: a Supertaça de Portugal, novamente diante o Guimarães, e a Supertaça Europeia, contra FC Barcelona ou Manchester United, que disputam no sábado a final da Liga dos Campeões.
Este departamento da FIFA acrescentou que a Taça Intercontinental, ganha pelo FC Porto em 1987 e em 2004 (última edição) é reconhecida oficialmente pela FIFA "desde a sua criação", em 1960, mesmo quando passou a chamar-se Taça Toyota, a partir de 1980.
No entanto, só a partir de 2005, ano em que a FIFA começou a organizar o Mundial de Clubes, é que passou a ser consagrado pelo organismo o clube campeão do Mundo.
O FC Porto é identificado pela FIFA como vencedor da Taça Toyota, até 2004 disputada apenas entre o campeão europeu e o sul-americano
Podem ler o artigo em http://www.ojogo.pt/Directo/NoticiaHora_FCPorto_futfcpmaisititulosqueslb_250511_362834.asp
Um abraço para si e para todos os "místicos" com quem tive a honra de partilhar opiniões no saudoso Futebolar.
Santos D.

Pedro Silva disse...

@ Daniel Gonçalves

"(...) no dia seguinte à nossa vitória em Dublin (portanto antes da Taça de Portugal), o Record e a Bola afirmavam que o FC Porto tinha igualado o nº de títulos do Benfica, ou seja, não contabilizavam a Taça Latina, passados uns dias, depois da nossa vitória no Jamor, já contabilizam a dita Taça Latina, (...)"

Confesso que não tinha reparado nestes pormenores...

Mas isto só mostra que o Jornalismo Desportivo é mesmo um Lixo.

@ Santos D

Cá esta a cereja no topo do bolo. Agora quero ver o que vão inventar para mostrarem que 2+2=3. Ainda vão dizer que a UEFA não vale nada e que é só Corruptos.

Quer apostar?

Há gente que não tem um pingo de vergonha mesmo...

Espero poder continuar a ter o enorme prazer de ler os seus excelentes comentários. Estes são uma enorme mais valia para o Mística.

Cumprimentos a todos.

JOSE LIMA disse...

Uma resposta do Director do Record:
Nota da QdoC

Agradeço a sua carta. A FIFA tem as suas estatísticas mas o Record, que não é membro da FIFA e é uma instituição privada que presta apenas contas aos seus leitores, segue os seus próprios critérios. E os editores do nosso jornal adotaram este, o que mereceu a minha concordância. De facto, o diretor de Record, que viveu com emoção o triunfo encarnado na Taça Latina em questão, mesmo não sendo benfiquista, recorda bem a sua projeção e a importância que os portugueses na altura lhe atribuíram. E assim sendo, sem que mude a direção de Record jamais os seus leitores verão a Taça Latina deixar de contar como título conquistado pelo Benfica.
Outra coisa, claro, é dar a notícia, que já está na edição online e publicaremos amanhã também na edição em papel: a FIFA não considera "oficial" a Taça Latina. Daí cada um tirará as conclusões que entender, tal como Record já tirou as suas. E não as mudará.

.

NOTA - Irra! O Alexandre Pais é burro mesmo!

Pedro Silva disse...

Lima isto só mostra que o Jornalismo Desportivo é um bruto de um nojo.

Está provado que o publico alvo do Jornal "Record" é o que não tiver mais do que dois dedos de testa e inteligência reduzida.

Olhe eu só compro a revista do "Record" uma vez por ano e é porque sou obrigado para poder participar na Liga e poder dar continuidade á Liga do nosso blog...

E sabe Deus o quanto isto me custa.

Grande abraço.

Anónimo disse...

Caro The Blue One:
Confesso que me tenho rido bastante com esta polémica à volta da “contabilidade” dos títulos, perguntando-me sobre o que mais irão inventar. Certamente, na próxima época, o Record e A Bola passarão a contabilizar a Taça Eusébio, o Torneio do Guadiana, a Taça Afonso Henriques e o Torneio Internacional de Carcavelinhos de Baixo (ou de Cima) de modo a garantir a hegemonia do benfica no “Campeonato dos Títulos”.
No entanto (e sabe como o meu sentido crítico assim me obriga) acho que é tempo de o Porto crescer, i.e. de atingir a maioridade.
Agora que finalmente passou o benfica na contabilidade dos títulos conquistados – e não duvido que este tenha sido um objectivo perseguido por Pinto da Costa – creio que chegou a altura de seguir em frente. Na verdade, o benfica já há muito que deixou de fazer parte do “campeonato” do Porto. As equipas com que o Porto actualmente compete são o Barcelona e o Real Madrid, o Ac. Milan e o Inter, o Manchester, o Chelsea e Arsenal e o Liverpool.
São estes que, na minha opinião, devem ser agora o objectivo do Porto, pelo que urge deixar de mandar as habituais “bicadas” aos tristes vermelhos (de vergonha) da segunda circular.
É que esta atitude, pese embora continue a achar alguma graça, acaba por ser o reflexo ou os resquícios de um certo “complexo de inferioridade” que o Porto (e alguns portistas) ainda têm ou tinham pelo facto de o benfica, até à presente época, ainda se poder arrogar do título de ser melhor por ter mais títulos.
Urge, pois, agora que, inequivocamente, o Porto ultrapassou o benfica em número de títulos conquistados (e porque não sou do Record ou d’A Bola não sou obrigado a considerar a Taça Latina) passar a dar ao benfica a importância que merece, isto é, nenhuma!!!
Um abraço, para si e para os demais, com a certeza que continuarei a vir aqui matar saudades das nossas tertúlias no Futebolar e, volta e meia, convosco partilharei os meus pensamentos.
Santos D.

Pedro Silva disse...

"Agora que finalmente passou o benfica na contabilidade dos títulos conquistados – e não duvido que este tenha sido um objectivo perseguido por Pinto da Costa – creio que chegou a altura de seguir em frente. Na verdade, o benfica já há muito que deixou de fazer parte do “campeonato” do Porto. As equipas com que o Porto actualmente compete são o Barcelona e o Real Madrid, o Ac. Milan e o Inter, o Manchester, o Chelsea e Arsenal e o Liverpool."

100% de acordo consigo caro Santos.

Regresse aqui ao mística az vezes que quiser. Será sempre bem vindo.

Cumprimentos.