Depois de mais um excelente desempenho Europeu, os Dragões voltam toda a sua atenção para a já conquistada Liga Portuguesa. Uma vez sagrados Campeões Nacionais cabe agora aos Portistas bater o recorde de invencibilidade na Liga Portuguesa. Tudo parece estar bem encaminhado a 4 Jornadas do fim do Campeonato, contudo a partida de hoje será tudo menos fácil.
As visitas do FC Porto ao Sado são sempre pautadas por um grau de dificuldade elevadíssimo e os 3 pontos são sempre arrancados a ferros uma vez que Setúbal é uma Cidade que tem um ódio de estimação á cor Azul e Branca e uma inveja sem limites dos sucessos do Dragão. Esta Temporada o cenário é ainda pior pois os Sadinos necessitam de pontuar para poderem escapar á despromoção.
O Guardião Diego, especialista na Defesa de Grandes Penalidades, costuma brilhar nos jogos em que o Vitória defronta os “Grandes”, pelo que marcar o primeiro golo aos Setubalenses vai ser uma tarefa extremamente complicada e difícil. Neca, Zeca e Hugo Leal trazem alguma qualidade ao Meio Campo Sadino que quando ataca fá-lo bem e rápido se bem que nem sempre e eficaz na hora de defender. William, Cláudio Pitbull, Henrique e Jaílson será com toda a certeza setas mortíferas apontadas á baliza do Dragão.
Resumindo, apesar de o Vitória de Setúbal estar mal classificado na Liga Zon Sagres, este não deixa de ser um adversário de respeito que sabe atacar muito e bem e com o qual André Villas-Boas terá de ter muito cuidado na hora de dar a táctica. Muita atenção na Defesa, posse de bola e pressão são os ingredientes que os Dragões deverão utilizar na partida de forma a garantirem os 3 pontos.
André Villas-Boas promoveu três alterações para este desafio da 28ª Jornada da Liga: regressam Kieszek, Mariano e Sereno; saem Helton, João Moutinho e Sapunaru (o Médio e o Lateral cumprem castigo). Rafa, Fucile e Belluschi a mantêm-se sob a orientação do Departamento Médico (os Laterais permanecem em tratamento e o Médio continua a desenvolver treino condicionado).
Lista de Convocados: Maicon, Alvaro, Guarín, Falcao, Cristian Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Varela, Walter, James, Souza, Beto, Fernando, Rúben Micael, Otamendi e Kieszek.
O Treinador Portista tem 2 complicados problemas para resolver… As ausências de João Moutinho e Sapunaru por castigo e de Fucile por lesão levantam a questão de quem irá ocupar o lugar de Defesa Direito e de Médio na estratégia Azul e Branca para esta partida. Observando a Lista de Convocados é credível afirmar que o fraquíssimo Sereno vá ocupar o lugar direito da Defesa Portista e que Rúben Micael seja o Maestro do Meio Campo na ausência de Moutinho.
Este cenário não é muito animador pois toda a gente sabe que Sereno é um péssimo Jogador e que o Meio Campo sem Moutinho é muito mais fraco, mas esperemos que a força do colectivo consiga prevalecer sobre estas pequenas grandes fraquezas.
Os Dragões deverão entrar em campo mais logo com o seguinte onze (sistema táctico 4x3x3):
- Beto, Sereno, Rolando, Maicon, A. Pereira, Fernando, Guarín, Rúben Micael, Varela, Hulk e Falcao.
O FC Porto defronta hoje o V. Setúbal, às 20h15, no Estádio do Bonfim e esta partida pode ser seguida em directo aqui no Mística.
7 comentários:
Acho que André irá poupar mais do que está aí na previsão.
É altamente improvável entrar com Falco, Varela e Hulk no onze. Mesmo no miolo pode entrar Souza e até James se optar por uma espécie de 4.4.2 que depois se poderá também desdobrar em 4.3.3 quando necessário.
Eu optaria por :
Beto; Sereno, Otamendi, Rolando, Álvaro; Souza, Guarín, Ruben Micael; James Rodriguez, Walter, Varela
O Sereno é horribilis, mas infelizmente não há mais nada, já temos sorte se Álvaro e Sapu não se lesionarem até ao fim da temporada. Para o que realmente importa.
Acredito que vencemos, até tranquilamente, no Sado. Sem grandes sobressaltos.
Abraço
"Beto; Sereno, Otamendi, Rolando, Álvaro; Souza, Guarín, Ruben Micael; James Rodriguez, Walter, Varela"
Penso que apostar neste onze é descontrair demais.
Atenção que o Setúbal vai dar muito que fazer...
O meu caro amigo tenha em atenção que o nosso Porto na primeira parte do jogo contra o Villarreal andou "ás aranhas" por causa desta confiança a mais.
Cautela e muita seriedade nunca fizeram mal a ninguém.
Grande abraço.
Boa noite,
Amanhã vamos tentar numa lógica de rotatividade necessária do plantel, conseguir alcançar o objectivo de terminar sem derrotas este campeonato.
Mas o mais importante neste momento, é rodar os jogadores, pois a Liga Europa é o nosso maior objectivo.
O Setúbal precisa de pontos e fará um jogo de luta pelos mesmos.
Os jogadores do Porto que amanhã jogarem, têm uma oportunidade de mostrarem a Villas-Boas que pode contar com eles.
Esperamos uma vitória, embora eu deseje do fundo do coração que o Setúbal permaneça na primeira liga. É um clube com que simpatizo, e um clube histórico do nosso futebol, com uma massa adepta fiel e com muito desportivismo.
Vai ser uma oportunidade para os portistas residentes na região verem o seu Porto.
Abraço e bom fim-de-semana
Paulo
http://pronunciadodragao.blogspot.com
P.S Amanhã é dia de modalidades do Dragãozinho:
14h30 * Basquetebol * FC Porto – Guimarães
17h15 * Andebol * FC Porto - Sporting
sinceramente acho lamentável dizer nesta "peça" que o Sereno é um péssimo jogador....
Primeiro porque não é de todo verdade que o Sereno seja um Péssimo jogador
Segundo porque mesmo não gostando do sereno, acho que se há coisa que devemos fazer enquanto adeptos de um clube é apoiar os seus atletas
Terceiro porque é muito fácil criticar um jogador quando ele quase nunca joga.... depois quando esse mesmo jogador começa a ter oportunidades e a mostrar o que vale, é ver os mesmos que o tratavam abaixo de cão dizer maravilhas do seu futebol (veja-se caso do Guarin)....
Anónimo, falando por mim e só por mim, a questão aqui não é a de gostar ou não do Sereno.
Já tive oportunidade de escrever muitas vezes que o Sereno não tem qualidade para ser jogador do FC Porto.
Já o dizia quando este assinou pelo Dragão e continuo a dize-lo. Sempre que este joga a Defesa tem um buraco num dos lados... Contra o Sporting, por exemplo, um dos buracos que os Leões aproveitaram foi precisamente o lado do Sereno.
Evidentemente que o rapaz não tem culpa que o tenham ido resgatar á 2ª Divisão Espanhola. E muito menos este tem culpa de dar o seu melhor mas este não ser suficiente para vestir a Camisola Azul e Branca.
È que o FC Porto está num nível muito mais elevado do que o Guimarães ou o Valladolid.
Eu como Adepto tenho todo o direito de criticar quem eu acho que veio para o clube apenas por pura e manifesta teimosia do Presidente Pinto da Costa.
Não tenho nenhum dever moral de comer e calar e de aplaudir só porque está ao serviço do meu clube. Isto é ser-se fanático e isto eu não sou. Eu sou Portista.
Quanto ao Guarín, enumere as vezes em que este foi tratado “abaixo de cão” pela minha pessoa.
Já agora, tente também enumerar as vezes em que eu elevei o Colombiano à condição de Grande Jogador...
Continuo a afirmar que não passa de um Jogador mediano que faz da sua força a principal arma. Prefiro mil vezes o Belluschi, Moutinho, Micael e Fernando.
São gostos e opiniões... Cabe a todos respeitarem isto e aceitarem as coisas como são.
Agora estar com esta de que tudo o que vêm para o FC Porto é bom e deve ser apoiado incondicionalmente, que me desculpe, mas não encaixa porque eu tenho olhos e uma cabeça para pensar e opinar.
Não voltarei mais a tocar neste assunto porque é cansativo estar a repetir a mesma coisa mil vezes.
Cumprimentos.
Também se disse muito mal do Guarin e agora a viola foi metida no saco.
Sinceramente eu não percebo se quem aqui comenta gosta de chatear ou de se fazer passar por pouco inteligente...
Jota Ele diga quantas vezes eu disse mal do Guarín e as vezes em que eu disse bem deste Jogador.
Não há mesmo paciência para aturar tanto provocador chato.
Enviar um comentário