domingo, 1 de maio de 2011

Onda de recordes

Marcar cinco golos numa meia-final europeia não é para qualquer equipa. Com rigor, o FC Porto foi a décima formação a conseguir esse feito. Mas este não é foi o único recorde que a goleada (5-1) ao Villarreal proporcionou. Ao apontar quatro golos, Falcão atingiu uma série de marcas únicas, tornando-se o autor do primeiro «póquer» dos últimos 50 anos num jogo de uma meia-final europeia e na época 2010/11 das provas da UEFA.

Vamos então por partes. Os espanhóis do Alavés, em 2000/01, tinham sido a última equipa a apontar cinco tentos numa meia-final (5-1 ao Kaiserslautern, da Alemanha). Na quinta-feira, os Dragões tornaram-se os décimos a chegar a essa marca numa eliminatória de acesso a uma final. Para além disso, o FC Porto passou a deter o recorde de melhor ataque de sempre de uma equipa portuguesa numa época europeia. Totaliza agora 41 golos, ultrapassando os 36 do Sporting, em 1963/64.

Acrescente-se que este foi o terceiro encontro consecutivo do FC Porto na UEFA Europa League a marcar cinco golos (depois de 5-1 e 5-2 ao Spartak de Moscovo). Já agora, o Villarreal nunca tinha sido derrotado nas competições europeias por uma margem superior a três golos.

Passemos a Falcao. Até quinta-feira, apenas um futebolista tinha festejado um «póquer» numa meia-final europeia: o argentino da Roma Pedro Manfredini, no triunfo (6-0) sobre o Hibernian, na então Taça das Cidades com Feira, em Abril de 1961. Para além de ter sido o único a marcar quatro golos num jogo nesta época europeia, Falcao reforçou a condição de melhor marcador da Europa League, somando 15 golos (excluindo ainda um tento obtido frente ao Genk, no play-off). Igualou assim Klinsmann como o melhor marcador de sempre numa campanha europeia, um máximo que datava de 1995/96.

Ao sexto jogo consecutivo a marcar, «El Tigre» apontou o primeiro «póquer» da carreira, depois já ter conseguido dois «hat-tricks» na Europa League (frente a Rapid Viena e Spartak de Moscovo). O colombiano é agora o mais prolífico marcador em encontros europeus dos Dragões, com 20 «tiros» certeiros.


Mais palavras para quê? O Porto é uma Nação e ponto final!!!

Sem comentários: