domingo, 8 de maio de 2011

O jogo da consagração

A duas Jornadas do fim da Liga Portuguesa eis que o Futebol Clube do Porto vai finalmente poder ser consagrado pela Liga Portuguesa de Futebol como Campeão Nacional de Futebol 2011/2012. Digo finalmente porque a Taça de Campeão Nacional deveria ter sido entregue no Estádio da Luz quando os Dragões conquistaram o Título, uma vez que foi isto que tentaram fazer na Temporada anterior quando o SL Benfica visitou o Dragão e uma vez que os Estatutos da Liga nada dizem contra a atribuição do Troféu quando este é conquistado.

Porque não o fizeram? Se calhar existem pessoas muito sensíveis na Liga Portuguesa de Futebol que não queriam fazer com que o “Povo” se zangasse e ficasse magoado com a cena chocante de ver o FC Porto a levantar o Troféu de Campeão Nacional em pleno Estádio da Luz. Ainda dizem que hoje em dia não existem pessoas sensíveis e generosas que gostam de ajudar os pobres de espírito.

Mas são outras histórias que mereciam uma profunda reflexão da parte da nossa Comunicação Social se esta não fosse a Sócia honorária da Instituição Benfica. Falando sobre a partida de mais logo, sabemos que o jogo vai ser de festa mas de certeza que o Paços não vem ao Porto para ser o bombo da festa. Muito pelo contrário. A equipa da capital do móvel virá á invicta com a intenção de estragar a festa Portista e de entrar para a história do nosso futebol como a equipa que quebrou o recorde de invencibilidade dos Azuis e Brancos.

È um facto que o Paços perdeu muito gás desde que foi apelidado de Equipa sensação do nosso Campeonato, contudo esta equipa conta nas suas fileiras com Jogadores que podem fazer a diferença de um momento para o outro. Maykon, André Leão, Leonel Olímpio, Bruno Di Paula, Manuel José, Mário Rondón e Pizzi são jogadores que podem fazer a diferença num jogo onde os Pacenses vão apostar numa defesa muito reforçada e no contra ataque.

È fundamental que André Villas-Boas faça alinhar o se melhor onze, resistir á tentação de meter jogadores fraquíssimos como o Sereno e Mariano e incutir na mente dos Jogadores que vão entrar em campo de que tem de trabalhar imenso para levar de vencida esta equipa do Paços de Ferreira. Não facilitar é a chave que o Dragão tem na sua mão para somar mais 3 pontos de forma a manter a concorrência a 21 pontos de distância e ficar a uma jornada de bater o recorde de invencibilidade.

Belluschi está recuperado de lesão e integra as opções de André Villas-Boas para o encontro da 29ª e penúltima Jornada da Liga, numa lista assinalada ainda pelo regresso de Mariano e pelas saídas de Cristian Rodríguez, Varela e Fernando.

Cristian Rodríguez, Fernando, Rafa e Fucile ficaram de fora desta partida por estarem a recuperar de lesão.

Lista de Convocados: Helton, Maicon, Alvaro, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Falcao, Mariano, Hulk, Rolando, Sereno, Walter, James, Sapunaru, Souza, Beto, Rúben Micael e Otamendi.

Tendo como base a Lista de Convocados de André Villas-Boas, é de esperar que o FC Porto vã entrar em campo com o seguinte onze (sistema táctico 4x3x3):

- Helton, Sapunaru, Rolando, Maicon, A. Pereira, Guarín, João Moutinho, Souza, James, Hulk e Falcao

O FC Porto recebe hoje o Paços de Ferreira, às 20h15, no Estádio do Dragão e esta partida pode ser seguida em directo aqui no Mística.

Não podia terminar sem deixar aqui uma enorme palavra de apreço e de agradecimento á Secção de Andebol do Futebol Clube do Porto que conquistou o TriCampeonato da modalidade. Ainda vão dizer que foi o Pinto da Costa que "comprou" os árbitros todos... Venha agora o Título de Campeão no Basquetebol e no Hóquei em Patins.

1 comentário:

JOSE LIMA disse...

É verdade e nos Juniores fomos comemorar o título a casa do Benfas que ficaram a 19 pontos!
Abraço