sexta-feira, 17 de junho de 2011

Claques

Procurei no Dicionário da Língua Portuguesa o significado de Claque, e o que encontrei foi mais ou menos isto: “Grupo de indivíduos encarregados de aplaudirem uma peça, um actor, um artista de circo, etc.”. Naturalmente que o que nos interessa para aqui são as Claques de Futebol, mais concretamente as do nosso Futebol Clube do Porto.

Admito e reconheço a enorme utilidade das Claques no apoio ao nosso Clube. São Adeptos no verdadeiro sentido do termo que vão até ao Fim do Mundo só para estarem com o nosso Clube e apoiam-no incondicionalmente aconteça o que acontecer. Penso que pensar em Futebol sem Claques não é pensar em Futebol mas sim em outra coisa qualquer. Nos últimos tempos as Coreografais e alguns dos Cânticos de incentivo e de apoio ao Dragão tem sido, no mínimo, espectaculares e bem elucidativos do amor e carinho que o nosso FC Porto merece.

Só que a moeda tem duas fazes, a boa e a má. As Claques Portistas também tem o seu lado negro… Atentemos a alguns excertos desta noticia que encontrei ao acaso na Net:

Dia 7 de Novembro de 2010 e decorria o desafio da 10.ª jornada, entre FC Porto e Benfica, no Estádio do Dragão. No início da segunda parte do jogo, onde o Benfica acabaria goleado por 5-0, um frango foi atirado para junto da baliza de Roberto, guarda-redes do Benfica, e depois de alguns segundos de passeio sobre o relvado a ave foi retirada do local pelos seguranças.

(..)

«Bom, bom, era colocarmos uma galinha dentro do estádio, para correr para perto da baliza do Roberto», pensaram alguns elementos dos Dragões.

Muitas foram as ideias mas chegaram à conclusão que o melhor método seria “guardar” o frango dentro de um bombo.

«Porque não a colocamos dentro de um bombo? Assim ela poderá passar incógnita?», pensaram.

Depois de elaborada a manobra, esses adeptos do FC Porto depararam-se com outro problema: O animal emitia muitos sons, o que atrapalhava a missão. Solução: Bater com força nesse mesmo bombo para não se fazer ouvir.

Sinceramente, e que me perdoem o que vou escrever a seguir, mas a estupidez de certas pessoas não tem mesmo limites… Para além de terem feito o nosso Clube pagar uma Multa por Mau Comportamento dos Adeptos, terem alimentado a estapafúrdia guerra contra o SL Benfica, terem interrompido o Jogo por causa de esta gracinha do Frango, ainda têm a distinta lata de vir para a Net contar a enorme proeza que foi a de levar um animal para o Estádio.

Será que esta gente pensa antes de fazer os disparates? Será que já não basta aos Adeptos Portistas como eu termos de levar quase que diariamente com notícias de Processos Crimes, Queixas no DIAP, Jogadores do FC Porto vendidos pelos Jornais e desprezo por parte da maioria da População Portuguesa e agora ainda temos de levar com isto? As Claques que se limitem a fazer aquilo que sabem fazer melhor e para aquilo que foram criadas: Apoiar o Clube e não denegri-lo na Praça Publica. Custa assim muito fazer isto?

Sem comentários: