Como todos devem saber, depois da palhaçada que houve na Federação Portuguesa de Futebol que culminou com um ridículo despedimento do Professor Carlos Queiroz, eu sou um crítico severo da Selecção Nacional. Penso que a Equipa que deveria ser de todos nós se transformou num antro onde coabitam vaidosos com estrelas caídas do céu. Enquanto por lá morar o tal de Saltillo e o resto da comandita que parece não ter vergonha na cara, eu cá estarei para os criticar.
Contudo, num acto raro de lucidez, estes mesmos que tem nas suas mãos os destinos da nossa Selecção optaram por contratar Rui Jorge para comandar a nossa Selecção de Sub. 21 e o Professor Ilídio Vale para orientar a nossa Selecção de Sub. 20 que irá disputar o próximo Mundial de Sub. 20. Confesso que não sei o que raio aconteceu para que os Dirigentes Federativos tivessem a lucidez de contratar dois Homens que são profundos conhecedores no que á Formação diz respeito. Os seus Currículos falam por si e o de Ilídio Vale então é ouro puro no que á Formação de Jovens Atletas diz respeito.
Os resultados saltam á vista. Rui Jorge não tem tido medo e aumentou a sua pesquisa de Jogadores para equipas da Divisão B e os jogos particulares que Portugal tem disputado tem mostrado que existe um Mundo de Talentos para além da 1ª e 2ª Liga Portuguesa. E quanto a Ilídio Vale, bem este “somente” qualificou a nossa Selecção para o Mundial de Sub. 20, algo que não sucede desde os tempos de Bruno Gama e do desastroso José Couceiro.
Mas apesar de todo este excelente trabalho por parte destes dois Técnicos, quase nada, e até mesmo nada, se ouve ou se lê sobre a Formação Portuguesa no que às Selecções diz respeito. Parece que Portugal gira somente á volta do tal “Craque” que não gosta que o assobiem quando joga mal como tudo. E ai de quem se atreva a dizer publicamente que o tipo jogou mal, pois aparecem logo mil e quinhentos comentadores a defender a personagem…
Mas estes tais Comentadores perderem um pouco do seu tempo a analisar e a tentarem perceber o que de bom o Rui e o Vale tem andado a fazer nestes últimos tempos não vale o esforço. Tentarem mostrar às pessoas que dois produtos made in Futebol Clube do Porto estão a fazer um bom trabalho onde mais ninguém se queria meter, realmente não interessa nem vale a pena o esforço. É que já nem ao Torneio de Toulon ligam. Ainda me recordo de termos tudo quanto era analista de Futebol super concentrado neste Torneio que até apelidavam de "prestigiante" apesar de a Selecção da casa ser quase sempre beneficiada. Pelos vistos só opinam quando no nosso País aparece uma Geração de Jogadores que ganham tudo nos Escalões inferiores.
Já que falamos de Torneio de Toulon, e só por mero acaso, o Jogador Colombiano James Rodriguez que joga no FC Porto e que marcou 3 golos numa Final da Taça de Portugal, foi somente considerado o Melhor Jogador deste Torneio que para muita agente ainda é prestigiante. E o mais engraçado é que o rapaz até ganhou este mesmo Torneio ao serviço da Colômbia apesar de a Selecção da casa ter comparecido na Final. Alguém sabe deste pormenor? Tal coisa foi divulgada nos Jornais e afins? Realmente em Portugal é lixado ser um produto criado e desenvolvido pelo Dragão… Que o digam o Rui Jorge e o Professor Ilídio Vale.
Sem comentários:
Enviar um comentário