domingo, 26 de junho de 2011

živjeli Tomislav Ivić (Obrigado Tomislav Ivic)


Ninguém é Eterno e quando falecemos o que fica é o nosso Legado e tudo aquilo que fizemos pelos outros.

É com este pensamento que vejo a morte de Tomislav Ivic. Não tenho grandes recordações da sua primeira passagem pelo Futebol Clube do Porto, sendo que apenas me recordo da sua 2º infeliz estadia nas Antas, mas apesar disto não deixo de estar grato a um Homem que tanto deu ao Clube Azul e Branco e que foi mais um dos obreiros do actual Futebol Clube do Porto Europeu e Mundial.

Não sou ingrato, assim como não fui com André Villas-Boas, e apesar de Ivic ter estado ao serviço do Rival Benfica e de ter tido uma passagem menos feliz pelo FC Porto, deixo aqui o meu eterno agradecimento a este Croata que agora nos deixou mas que muito nos ensinou.

2 comentários:

Santos D disse...

Caro The Blue One: na sua primeira passagem pelo Porto, em 87/88, Tomislav Ivic tinha a difícil tarefa de substituir o "Rei" Artur (Jorge) que levara o Porto à conquista da Europa, batendo sem apelo nem agravo o todo poderoso Bayern de Munique. Pode-se dizer que alcançou um registo histórico ao serviço dos dragões ao conquistar quatro títulos na mesma época, em 1987/88 (campeonato, Taça de Portugal, Supertaça Europeia e Taça Intercontinental).
Recordo que ganhou o campeonato com 15 pontos de avanço ao benfica, 29 vitórias, 8 empates e 1 derrota (frente ao Sporting na 29ª jornada), 88 golos marcados e apenas 15 sofridos.
Na Taça dos campeões Europeus, aciu aos pés do Real Madrid, Na supertaça Europeia, bateu o Ajax por duas vezes (1-0 em ambos os jogos) e na Taça Intercontinental bateu o Penharol por 2-1 num jogo épico debaixo de um enorme nevão. Na Taça de Portugal, a vítima foi o Vitória de Guimarães por 1-0.
Apesar de ter treinado o benfica e de ter tido uma 2ª passagem (mais infeliz) pelas Antas, nunca lhe ouvi uma palavra desagradável ou sequer menos agradável em relação ao Porto.
Acho que o seu OBRIGADO é mais do que justo a um dos grandes treinadores que ajudaram o Porto a sagrar-se o clube português com mais títulos, pelo que me junto a si, neste sentido e difícil momento para a família do Ivic, da qual o FC Porto faz parte integrante e pode orgulhar-se de o ter tido entre os seus membros.
No fundo, Tomislav Ivic foi um VERDADEIRO DRAGÃO!!!
Santos D

Pedro Silva disse...

Neste seu comentário disse tudo caro Santos.

Só lamento não ter vivido com mais intensidade a primeira passagem de Ivic pelo nosso FC Porto. Era muito novo e não ligava ao Futebol...

Tive de esperar este tempo todo para ver o AVB a fazer algo igual.

Grande abraço.