sábado, 25 de junho de 2011

Plantel 2011/12 (Parte I)

Encerrado o capítulo André Villas-Boas e não querendo mais alimentar um tema que (pessoalmente) já mete nojo, eis que vou dar inicio a uma curta analise ao Plantel que Vítor Pereira vai ter nas suas mãos para atacar o Campeonato Nacional, Liga dos Campeões, Taça de Portugal; Supertaça Cândido de Oliveira e Supertaça Europeia.

Pelo que se sabe, os Dragões vão contar com 4 excelentes Guarda-redes e 1 medíocre Guardião para defender a Baliza: Helton, Beto, Ventura, Bracalli (os tais 4 excelentes Guardiões) e Kieszek (o tal Jogador medíocre).

Na minha opinião, Helton deverá continuar a ser a primeira escolha para a baliza Portista. Várias são as razões que me levam a pensar assim, mas a principal prende-se com a capacidade de l8derança que o Brasileiro tem. E este aspecto, numa altura em que a Equipa está em transição no que ao Treinador Principal diz respeito, vai ser fundamental porque o que o grupo de trabalho vai precisar é de estabilidade e união. Bem sei que Helton já não é um “jovem”, mas é um facto mais do que comprovado que os GR se querem “velhos”, pois quanto mais experientes, melhor defendem. E não nos podemos esquecer que a Liga Europa foi conquistada pelo FC Porto muito graças às espectaculares defesas de Helton.

Quanto ao nº 2 da Baliza Azul e Branca, figura extremamente importante e que é também a principal responsável pelos excelentes desempenhos de Helton, penso que a escolha de Vítor irá recair no Professor Rafael Bracalli. O Ex Guardião do Nacional da Madeira é um Jogador com provas dadas na nossa Liga e tem como enorme vantagem a de estar por cá há muitos anos e de ter, como tal, um profundo conhecimento da realidade do Futebol Português. Quanto a Beto, reconheço-lhe uma qualidade enorme, mas o facto de no Final da próxima temporada arrancar o EURO 2012, onde Portugal estará presente, levanta a extrema necessidade de Beto jogar para poder ser valorizado e ser mais uma alternativa para Paulo Bento e a sua baixa estatura por vezes trai o Jogador em certos lances e complica a Vida ao FC Porto. Um empréstimo ao SC Braga seria o melhor para o Pimparel.

Como 3º Guarda-redes colocaria sem hesitar o Hugo Ventura. O Hugo é uma jovem promessa das camadas jovens do Dragão que já deu mais do que mostras da sua excelente valia, e como tal merece estar no Clube que o criou para o Futebol. As suas passagens pelo Olhanense e Portimonense, com excelentes exibições, abriram com toda a certeza o apetite de muitos Adeptos Portistas que estão ansiosos por ver o Dragon Force a dar frutos para o seu Clube e não para os outros. Sendo assim, Kieszek seria finalmente dispensado do Clube ou então colocado a “rodar” num qualquer outro Clube Português de dimensão mediana ou pequena. Está mais do que provado que o Pawel não tem mesmo qualidade para equipas de Azul e Branco e ainda estou para perceber o porque da sua transferência.

Uma nota final para deixar aos Portisats a triste notícia do falecimento do Treinador Tomislav Ivic. Fica prometido um texto de homenagem a este Senhor que tanto deu ao Futebol Clube do Porto e seus adeptos.

2 comentários:

Filipe disse...

"Campeonato Nacional, Liga dos Campeões, Taça de Portugal; Supertaça Cândido de Oliveira e Supertaça Europeia.
" LOL

A Taça da Liga não conta, né? lol

Pedro Silva disse...

Caro Filipe, no actual formato da Competição (sublinhe-se este pormenor para não surgirem confusões), para mim e para o FC Porto, a Taça da Liga não conta para absolutamente nada.

Cumprimentos.