quinta-feira, 21 de julho de 2011

Desilusão confirmada

A Argentina e o Brasil têm destinos semelhantes. Ele há coisas no futebol que contadas ninguém acredita. Vejam só o que aconteceu às duas selecções favoritas a vencer a Copa América.

Tanto a Argentina como o Brasil empataram os dois primeiros encontros, venceram o último da fase de grupos com vitórias confortáveis. Acabando por ser eliminados nos quartos-de-final na marcação de grandes penalidades.

Mais do que isso, viram-se duas selecções plenas de estrelas com exibições cinzentas e desinspiradas.

Lionel Messi não faz uma equipa. Para todos aqueles que ao olharem para o jogo da Supertaça europeia vêm o Barcelona como favorito para vencer por causa do argentino, que olhem para a selecção que ele representa.

O Porto não tem que se preocupar em para apenas o Messi, mas também o Xavi, o Iniesta, o David Villa. Na selecção argentina Messi não está bem acompanhado e como tal exibiu-se de forma irregular, sem o brilhantismo que o caracteriza no Barcelona.

Não me interpretem mal, continuo a achá-lo um fantástico jogador, mas sozinho não pode fazer tudo.

No Brasil mais do mesmo, mas ainda pior. Pato, Ganso, Neymar, Robinho etc.. Se a Argentina tem um jogador fabuloso e mais uns quantos bons, o Brasil tem vários jogadores fabulosos, ou pelo menos muito muito bons e fez apenas um jogo ao seu nível.

Mais ainda, como é possível falhar quatro grandes penalidades? Confesso que não vi o jogo, apenas li as críticas da imprensa mundial e o resultado no dia seguinte. Quando li que o Brasil tinha sido eliminado por 2-0 na decisão por grandes penalidades, pensei que houvesse ali qualquer erro.

Mas não, os brasileiros, plenos de estrelas não conseguiram marcar um único penalty. No mínimo irreal. Continuando a falar dos castigos máximos, o ainda nosso Falcao deixou cair a nódoa na sua excelente exibição e também ele falhou um penalty que poderia ter mudado muita coisa. Pena, pelo menos deve regressar mais rápido ao FC Porto.

Última nota para mais um portista a fazer uma grande Copa América, Álvaro Pereira. Marcou dois golos, deu a marcar e está a exibir-se a um nível superior. Arrisco mesmo a dizer que é um dos motores deste Uruguai que está a caminho da final.

Sem comentários: