segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ficar mal na Fotografia

O treinador de futebol André Villas-Boas recusou hoje ter um "complexo com José Mourinho", como foi sugerido pelo presidente do FC Porto, Pinto da Costa, sustentando que se isso acontecesse não teria ido para o Chelsea.

"O presidente do FC Porto é uma pessoa que respeito muito, é uma pessoa que conheço bem e é o clube que eu amo", respondeu hoje o técnico português, numa conferência de imprensa após um jogo particular com o Portsmouth, que os londrinos ganharam por 1-0.

Villas-Boas, que trabalhou na equipa técnica do actual treinador do Real Madrid entre 2002 e 2009, recordou que este "foi extremamente bem sucedido" no Chelsea, entre 2004 e 2007, e por isso não teria trocado o FC Porto pelos "blues" neste verão "se tivesse um problema com Mourinho".

O novo técnico do Chelsea comparou a busca pelo cálice usado por Jesus Cristo na última ceia ao conhecido desejo dos "blues" em vencerem a Liga dos Campeões.

Pinto da Costa sugeriu esta semana que Villas-Boas teria tido receio de não igualar o feito de José Mourinho, que venceu a Taça UEFA e a Liga dos Campeões em temporadas consecutivas pelo FC Porto, em 2003 e 2004, o que lhe valeu ser contratado pelo Chelsea.

Mas Villas-Boas lembra que, se tivesse evitado competir na Liga dos Campeões pelo FC Porto, não se teria mudado para Londres, onde o troféu é tão ansiado e "um dos nossos objectivos da época".

O treinador atribuiu as declarações de Pinto da Costa ao fato de ter deixado o clube após uma época em que venceu o campeonato nacional e também a Liga Europa.

"As coisas que vivemos no FC Porto representam muito para os adeptos do FC Porto, para mim e para a estrutura do clube. Ia ser sempre uma separação difícil. Eu respeito a ira dos adeptos do FC Porto, mas é uma decisão que tinha de tomar e tomei", reiterou.

Questionado sobre se as más relações com o FC Porto podem dificultar a contratação de futebolistas dos "dragões", Villas-Boas reconheceu que a antiga equipa tem "jogadores fantásticos e um grande talento".

Mas a dificuldade pode ser financeira porque os "azuis e brancos", disse, "são conhecidos por serem um dos clubes mais caros na venda dos seus jogadores".

"Eles protegem-se com cláusulas de rescisão elevadas e é difícil para nós irmos a esse mercado", justificou.

In: OJOGO

Os negritos são da minha autoria. E digo-vos sinceramente que Pinto da Costa ficou mesmo muito mal na fotografia ao ter inventado aquela história da carochinha.... E como eu não sou o único a ter achado rídicula a figura que o Presidente Portista fez quando abordou a saída de Villas-Boas do FC Porto, eis que vos deixo aqui um texto do Jornalista José Manuel Ribeiro do Jornal "OJOGO":

Não, Villas-Boas não tem medo do fantasma de Mourinho, o que não quer dizer que não tenha um complexo relacionado com o antigo patrão.

Só não é o complexo descrito há dias por Pinto da Costa. Ao contrário: se houve tendência comprovada neste período embrionário de Villas-Boas foi a de repisar o tema Mourinho por tudo e por nada. Dirão que não é bem assim, porque sempre disse bem alto que queria demarcar-se do ex-mestre (!) - mas, para o fazer, em vez de optar pela indiferença e por seguir um caminho próprio, escolheu ser metodicamente o oposto dele.

A versão em negativo. Chegou ao FC Porto recusando-se a fazer promessas, assumindo que agia assim porque as promessas tinham sido a imagem de marca do outro e proclamando-se herdeiro de Robson; a seguir, cultivou o discurso do futebol-espectáculo, termo que está para Mourinho como o alho para os vampiros, e assim que pôde definiu-se como "um treinador banal", o melhor antónimo possível para Special One.

Tudo isto dito de maneira tão discreta que de maneira alguma estarei a dar novidades seja a quem for. Por fim, em Dublin, dinamitou o que poderia restar das dúvidas com uma cândida dedicatória da Liga Europa a Guardiola, com quem objectivamente se prepara para trocar de lugar no ringue europeu, ao jeito de tag team da luta livre, porque se há coisa que uma transferência para o Chelsea garante, como o próprio ex-treinador do FC Porto ontem sugeriu, é a comparação diária com "Rosé" na Imprensa mais agressiva e mais lida da Europa. Villas-Boas tem tanto medo de Mourinho como Cristiano Ronaldo do silicone.

In: "OJOGO"

Mais uma vez os negritos são da minha autoria. Para a próxima Pinto da Costa que aprenda a driblar as perguntas estúpidas tão bem como tem dirigido o Futebol Clube do Porto nos últimos 30 e poucos anos. Assim poupa o Clube a estas cenas típicas dos Clubes da 2ª Circular.

2 comentários:

JOSE LIMA disse...

Caro TheBlueOne
Duma forma geral concordo com o seu artigo e não vou comentar os argumentos. Há aqui culpas e dores de cotovelo, de parte-a-parte! É natural. Para mim foi uma situação imprevisível. O Pintinho, como todos nós, deve ter ficado todo roto!
Outra coisa: Tenho conhecimento que anda por aí um tipo qualquer a tentar receber a conta da última ceia. Ninguém sabe quem paga. Agora que tinha desaparecido o cálice, para mim é novidade!
Abraço

Pedro Silva disse...

"Há aqui culpas e dores de cotovelo, de parte-a-parte! É natural."

Totalmente de acordo caro Lima. È por isto que eu acho que o Presidente do nosso clube deveria ter dado mais uma das suas respostas irónicas em vez de alimentar esta ridícula polémica.

Ao contrário de si, e da maioria dos Portistas, eu não fui surpreendido com a saída de AVB. E Sabe porque?

Porque o nosso FC Porto é cada vez mais um formador de talentos. Até Treinadores o nosso Porto forma e exporta.

Grande abraço.