domingo, 31 de julho de 2011

A Mulher de César

Já tive a oportunidade de afirmar aqui neste espaço que “á Mulher de César não basta ser séria, tem de o parecer”. Tenho utilizado esta celebre frase para tentar demonstrar que aos tais Defensores da Verdade Desportiva não lhes basta afirmarem-se como defensores de tão nobre causa, sendo que devem fazer alguma coisa para que tal Verdade não passe de uma tremenda mentira.

E vêm isto a propósito de quê? Todos saberão que na Turquia rebentou um enorme escândalo no Futebol devido a jogos com resultados combinados e a actos de Corrupção que terão sido cometidos pelos Dirigentes do Besiktas e do Trabzonspor. Inclusive o Besiktas terá mesmo devolvido a Taça de campeão á Federação Turca e o Presidente do Trabzonspor foi preso sob a acusação de ter participado num esquema de manipulação de resultados. A detenção de Sadri Sener ocorreu 24 horas depois da prisão de Aziz Yildirim, Presidente do Fenerbahçe. Na mesma operação também foram presos o ex-Presidente da Federação Turca de Futebol, Mahmut Ozgener, o ex-Dirigente da entidade, Levant Kizil, assim como Muntaz Karakaya, ex-Dirigente do Ankaragucu, e o Guarda-redes da equipa, Srdar Kuldilge. Os investigadores suspeitam de manipulação de resultados em 19 jogos, da Primeira e Segunda Divisão do Futebol Turco.

Ora bem, se recuarmos no tempo (até 31 de Janeiro de 2010) vamos dar de caras com esta Declaração de Michel Platini:

"Vamos usar toda a nossa força no combate aos que corrompem o futebol".

"Se os jornalistas soubessem antes de um jogo qual iria ser o resultado, não teria interesse, e o futebol morreria. Sinceramente, é um problema real".

"Um jogador apanhado não voltará a jogar. Os que corrompem o futebol ao nível da arbitragem não poderão voltar a apitar. Os que corrompem na qualidade de dirigentes ou responsáveis técnicos não poderão voltar a dirigir ou a treinar. É esta a vontade do Presidente e do Comité Executivo. Não podemos encarar este assunto de ânimo leve".

Perante estas elucidativas declarações do Sr. Platini e que vinculam o comportamento da UEFA (Órgão que tutela o Futebol Europeu) e perante o que aqui já escrevi sobre o que se tem passado na Turquia nos últimos dias, eis que se me apetece perguntar.

- Onde está a tal rapidez com que a UEFA puniu o FC Porto em 2008 devido a uma acusação de corrupção que mais tarde se veio a revelar ter sido sem fundamento?

- Onde estão SL Benfica e Vitória de Guimarães neste processo todo? Inclusive o SL Benfica até jogou, num jogo de acesso á Fase de Grupos da Liga dos Campeões, contra um dos Clubes Turcos que estão envolvidos nesta polémica e nada disse quando até têm interesse em que este mesmo Clube seja retirado da prova para assim poder passar mais facilmente á fase seguinte.

- Por onde anda a Federação Inglesa de Futebol que apregoa a Justiça e Verdade Desportiva a todo o Planeta do Futebol?

- E por onde anda também a Comunicação Social Portuguesa que tantas investigações levou a cabo aquando do Apito Dourado e agora nada diz sobre um Processo Turco que até pode beneficiar um Clube Português (no caso o SL Benfica)?

Sem comentários: