domingo, 28 de agosto de 2011

Jornada II

Começo este artigo pelo Beira-Mar x Sporting. O futebol por vezes é fértil em caso estranhos mas este do árbitro que não quis apitar é estranhíssimo. Diga-se em abono da verdade que se não fosse este caso insólito, o encontro entre estas duas equipas não teria nada de interessante.

Resolveu-se o problema do árbitro mas o futebol foi do pior. O jogo não foi muito além de um enorme bocejo. Este novo Sporting tarda em encontrar um fio de jogo e o caminho da baliza. Os jogadores até têm qualidade mas não há equipa. O jogo com o clube aveirense foi muito pobre em futebol, deixando os leões atrasados neste início de campeonato. Isto para quem quer lutar pelo título.

Muita luta na Mata Real, foi assim o jogo entre o Paços de Ferreira e o União de Leiria. Duas equipas foram derrotadas na jornada inaugural, disputaram o encontro no limite da legalidade. Como resultado 13 amarelos e dois vermelhos.

O Leiria ainda assim mostrou um pouco mais de futebol, dando ao encontro um ar menos pesado. Contudo seriam os da casa a ganhar. Numa altura em que jogavam 10 contra 10, Malgarejo inaugura o marcador. O resultado avolumou-se já muito perto do fim, 2-0 marcado por Eridson, e praticamente em cima do apito final, Maykon reduz e estabelece o 2-1 final.

É preciso recuar à época de 1968/69 para ver a Académica de Coimbra vencer os dois primeiros jogos do Campeonato Nacional. Parece incrível mas é verdade. Pedro Emanuel tem assim um arranque de sonho na sua carreira como treinador principal.

Mais do que isso, esta Académica joga bem, marca golos e também sabe defender. Éder parece ser o homem do momento em Coimbra, voltou a marcar e deu a vitória à Briosa. A equipa da casa esteve sempre melhor, com um futebol agradável, enquanto o Rio Ave nunca se encontrou verdadeiramente neste jogo.

Finalmente os golos em Braga. A equipa de Leonardo Jardim ainda não tinha feito o gosto ao pé, ao terceiro encontro finalmente descobriram o caminho para a baliza contrária, vencendo o Marítimo por 2-0. Embora primeira parte parecesse sugerir que a história se iria repetir, mais um jogo sem golos, na segunda tudo mudou.

O Braga surge mais afoito, toma conta dos acontecimentos e não demorou até abrir o marcador. Elderson foi quem marcou o primeiro golo oficial da nova temporada para os bracarenses. O Marítimo esboçou uma reacção mas sem consequências e foi a equipa da casa a voltar a marcar. Lima de livre aponta aquele que o próprio disse poder ser o seu último pelo Braga. Nada mais se alterou até final.

No Estádio da Luz vivia-se alguma ansiedade, talvez a pensar no arranque da época passada. Mas após o apito inicial o sentido de jogo foi apenas um, a baliza do Feirense. O modesto clube de Vila da Feira foi-se defendendo como podia, mas não conseguiu evitar que Nolito fizesse história aos 14 minutos de jogo.

O espanhol abriu o marcador e igualou Eusébio ao marcar nos cinco primeiros jogos oficiais da época. Até ao intervalo foi sofrer a bom sofrer para o Feirense evitar mais golos. O descanso parece ter feito bem à equipa visitante. Aos 53 minutos, Rabiola também faz história e marca o primeiro golo de sempre do Feirense na Luz.

O jogo mudou de tom e a equipa nortenha passou a jogar olhos nos olhos com os encarnados. Foi necessário uma iniciativa inspirada de Maxi Pereira que serviu Cardozo para o 2-1. O Feirense não baixou os braços e ainda instaurou algum pânico na equipa de Jorge Jesus. Contudo, já em tempo de descontos, Brune César faz o 3-1 final. Vitória encarnada, mas foi suada.

A fechar esta jornada, sem contar com o Nacional x Guimarães que foi adiado, um excelente partida de futebol em Olhão. A equipa local defrontou o Vitória de Setúbal. A equipa da casa entrou melhor mas foram os sadinos a inaugurar o marcador por Neca, de grande penalidade.

Aos 28 minutos, novo golo para o Setúbal, João Silva a desviar um cruzamento de Pitbull e a aumentar a vantagem no marcador. Ainda antes do intervalo os sadinos viram-se reduzidos a 10, facto que condicionou o resto do encontro.

Aos 49 minutos Dady reduz para o Olhanense, logo no minuto seguinte, o mesmo Dady falha uma grande penalidade. Os corações batiam forte até que, aos 54 minutos, Cauê restabelece o empate e fixa o resultado final em 2-2.

Sem comentários: