sábado, 10 de setembro de 2011

João Moutinho entrou e o Dragão arrasou

O FC Porto segue 100% vitorioso na Liga Portuguesa, depois de ter batido o Vitória de Setúbal por 3 x 0 na passada sexta-feira à noite no Estádio do Dragão, no encontro que abriu a 4ª jornada da Liga Zon Sagres. João Moutinho, James Rodríguez e Belluschi foram os marcadores da noite.
  
A entrada na segunda dezena de minutos coincidiu com o surgimento do melhor FC Porto em campo, pressionando e encostando os Sadinos à sua área, depois de um início morno e equilibrado. Resultado: sustos atrás de sustos para Diego. Ao minuto 22, Souza primeiro e Rolando depois acertaram na trave e aos 28' foi a vez de Kléber testar a resistência do ferro depois de um passe majestoso de James Rodríguez.
  
Estava dado o mote e os Dragões não baixaram de intensidade e o guarda-redes Sadino Diego foi vendo a carga de trabalhos no bem tratado relvado do Dragão aumentar gradualmente. Depois dos ferros, lá teve de intervir e acabou por responder à altura ao remate do Colombiano James e ao cruzamento perigoso de Álvaro Pereira. Até ao intervalo, nenhum sobressalto de maior para qualquer um dos guarda-redes pelo que o nulo se manteve.

Ao intervalo, Souza ficou no banho e João Moutinho foi chamado ao trabalho e não demorou muito a fazê-lo como melhor sabe. Espaço à entrada da área Sadina, pé direito na bola e disparo rumo a Diego que, depois das boas intervenções, não foi capaz de suster o remate do médio Português, apesar de ficar a ideia que podia ter feito mais. João Moutinho pouco ou nada se importou e aos 52 minutos dava vantagem aos Azuis e Brancos.

A resposta do V. Setúbal foi forte, mas ilusória. Zé Pedro obrigou Helton a uma defesa apertada após um livre, aos 54 minutos, e João Silva atrapalhou o guarda-redes Brasileiro aos 71', mas nada de mais. Concreto foi James, aos 74 minutos, depois de uma jogada perfeita do ataque Portista. O Colombiano ficou com a tarefa mais fácil, depois do calcanhar de Hulk, e na cara de Diego fez o 2 x 0.

 A noite não terminaria com o golo de James, porque Belluschi decidiu inscrever o seu nome na ficha de marcadores, quando aos 87 minutos rematou à entrada da área e de pé direito bateu Diego pela terceira vez. Ponto final. Quatro vitórias em quatro jogos para o Campeão Nacional , que deixa agora a pressão nos rivais directos. Benfica, SC Braga e... Sporting CP.
  
Melhor em Campo: João Moutinho
  

5 comentários:

Anónimo disse...

O melhor de tudo é a confiança que esta equipa está a dar. Como exemplo (e por não poder estar presente), quando soube o resultado ao intervalo (o que noutras alturas dava para nervoso miudinho) só pensei, tal a confiança, que no segundo tempo tudo se resolvia e bem, faltando só entrar a primeira bola (golo)para o resto vir por acréscimo... como aconteceu.

Como só vi as imagens à posteriori, limito-me a inteirar-me de tudo e mais alguma coisa pelos blogs amigos e pelo Porto Canal, feliz com mais esta vitória.

P. Ungaro disse...

Boas,

Um grande jogo de futebol, daqueles que só é pena o arbitro terminar no tempo regulamentar. O FC Porto fez uma exibição fantástica, que só pecou pela escassez de golos, o treinador mostrou mais uma vez que escolhe os que estão melhores e não hà lugar cativo, e uma palavra para um miúdo James !!! que grande jogador. Uma nota especial para o meio campo, com especial incidência em Defour que se estreou a titular e demonstrou que acertamos mais uma vez.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com

Nuno Oliveira disse...

Boa tarde...,
Boa tarde Mística,

Ontem mais uma vez mostramos a equipa que somos e tudo o que podemos fazer ao longo de todo o ano. Já estivemos bem melhor, temos trabalhado bem e caminhamos a passos GIGANTES para grandes sucessos.

Analisando a equipa:

Fomos bons, superiores...fomos PORTO! Mais uma exibição de enorme dignidade do Hélton, a experiência sempre a vir ao de cima, a "rebeldia" sempre presente e a qualidade inegável. Não sei se irá acabar a carreira no Futebol Clube do Porto ou no Vasco da Gama, a verdade é que terá a gratidão eterna por tudo o que aqui fez e será recordado como um dos melhores guardiões da história do clube. Tivemos vários excelentes mas este está num dos primeiros lugares. Álvaro Pereira ontem pareceu-me chateado com o Mundo. Mandou vir muitas vezes (com ou sem razão)... apesar disso não foi mau. Errou em alguns passes, falhou alguns cruzamentos mas está sempre lá. Sobe e desce no corredor como ninguém e esperemos ter este uruguaio o mais depressa possível como na época passada. Jorge Fucile, Jorge Fucile...é mais uma das mais valias dos corredores e bate o Sapunaru em quase todos os factores. Quase... porque não o bate num e no mais importante. Na parte defensiva tem de estar mais atento, mais seguro e não se adiantar tanto para depois se esquecer de vir atrás. Aí o romeno é superior. Mesmo assim foi positivo.

Rolando é o patrão da defesa e mais nada. No futuro e quando ele sair, podemos ter o Otamendi mas neste momento assume o lugar como ninguém. Seguro, sobe bem nos cruzamentos, ataca bem nos cantos e é uma voz de liderança lá atrás. Ontem fez mais uma excelente partida e ainda mandou uma bola à trave. Fico muito contente por não ter saído. Maicon? Estou cansado do brasileiro. Cansado, muito cansado. Muito inseguro, muito limitado...Pensei que no passado iria ter uma maior evolução mas pelos vistos não. Não se deve aguentar muito. O único factor que o pode ajudar é a idade mas mesmo assim os anos vão passando e se continuar assim, pode bem dizer adeus ao Futebol Clube do Porto.

A titularidade no meio-campo surpreendeu-me. Pensei que ia ser o Fernando a actuar a trinco (ainda pela que foi o Souza) e o Steven Defour, claro. Tiveram os quatro bem, com o maior destaque para o argentino, o belga e depois o internacional português. João entrou mais tarde e mostrou o porquê da sua intocável titularidade e ainda juntou um golo, Belluschi mostrou garra, força de vontade, atitude e abriu vários espaços, principalmente na fantástica abertura na jogada do golo do James. O Defour nota-se que é o menos ambientado mas mesmo assim já se faz notar. Mostrou que será uma opção mais do que válida e acredito que também ele vai lutar pelo lugar na titularidade.

O que mais me desiludiu infelizmente foi o Kléber. Acho-o um fantástico avançado e muito lutador mas ontem esteve muito abaixo. Teve pouca bola, procurou mas não conseguiu, ainda batalhou e teve o maior destaque no remate à trave da baliza de Diego. Fora isso...pouco, pouco, pouco! Cristián Rodríguez continua a tentar mostrar o porquê de ter ficado e está no bom caminho. Excelente frente ao Barcelona e ontem mostrou atitude e garra, características do internacional uruguaio. Gostei do que vi e espero continuar a ver. James? Começo mesmo a ficar sem palavras para o que este rapaz, note-se de apenas 20 anos faz. Já joga como se fosse o mais experiente de todos, dá grandes lições a muitos, mostra tudo e mais alguma coisa...QUE FUTURO BRILHANTE QUE POR AÍ VEM! Hulk? A única palavra para ele neste momento é o nome que todos lhe chamam. INCRÍVEL! Djalma? Dez minutos em campo mas não mostrou muita coisa. Mesmo assim é uma boa opção para o banco de suplentes.

Terça-feira já há novo embate e temos de estar todos preparados. SOMOS PORTO!

Cumprimentos,
Nuno Oliveira

Pedro Silva disse...

No geral estou de acordo com as analises que os excelentes Comentadores me possibilitam ler quase diariamente.

Ontem estive no Estádio e fiquei deveras satisfeito com Defour. È por causa destas coisas que eu prefiro mil vezes que o FC Porto contrate um Jovem Jogador do Futebol Europeu do que um Sul-americano de qualidade duvidosa.

Mas já que falamos de Sul-americanos... Cuidado com este James. O rapaz anda a partir a louça toda. Agora é importante que a fama não lhe suba á cabeça.

Nuno do colunaazul, na minha opinião o meu caro amigo está a ser um pouco injusto com o Maicon e Kleber.

È um facto que Maicon tem estado uns furos abaixo, mas quem não se sentiria pressionado e consequentemente mais exposto ao erro com um estádio inteiro a assobiar quando faz um mau passe ou corte?

Na minha opinião a Dupla Maicon/Otamendi é simplesmente perfeita, pois um complementa o outro. Quando Maicon joga ao lado de Rolando a música é diferente e os Adeptos como sempre não ajudam nada a isto. E o FC Porto ganhou! Nem quero imaginar se o Dragão perdia ou empatava este jogo.

Quanto a Kleber, este é para mim o Melhor Ponta de Lança a actuar no Futebol Português. Esforçado, com boa técnica, raçudo e com um bom jogo de cabeça tem tudo para ser o grande matador dos Azuis e Brancos.

Precisa é de tempo e que os Adeptos o deixem jogar. Agora se começarem a fazer o bota abaixo do costume, lá surgem os abutres da comunicação social para destabilizar e perde-se ali um grande atleta.

De resto estou de acordo com a sua análise.

Cumprimentos a todos.

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Jogo com algumas dificuldades iniciais, sobretudo na conquista de espaços da manobra ofensiva, de algum modo superadas depois dos vinte minutos iniciais.

Depois foi uma exibição em crescendo, com belos nacos de futebol fluído, dinâmico, inteligente e por vezes belo.

O segundo golo foi, para mim, o corolário do melhor, explanado em campo. Lance corrido, simples, muito bonito e eficaz, ao melhor estilo do famoso Tiki-Taka catalão.

O 3-0 final acaba por não reflectir a gritante diferença de nível das equipas nem faz jus à qualidade do futebol ofensivo portista bem como às enumeras oportunidades desperdiçadas. Só a barra evitou três dessas oportunidades!

Um abraço