domingo, 11 de setembro de 2011

Mais uma jornada

Terceira jornada da Liga Zon Sagres e o Sporting continua sem ganhar, o Vitória de Guimarães sofre mais uma pesada derrota em casa e o Benfica passa na Madeira.

Comecemos pelos leões. A jogar em casa e com um imenso apoio nas bancadas, mesmo depois de ter arrancado com dois empates, os homens da casa começaram a todo o gás. Apoderaram-se da posse de bola e tentaram furar a bem organizada defesa do Marítimo.

Os insulares, mostravam-se cautelosos na defesa mas atrevidos no ataque. De tal forma que foram mesmo os verde-rubros a criar a primeira oportunidade de golo. Começou o espectáculo de Rui Patrício, que não só está seguro no Sporting como parece ser a aposta para a selecção nacional.

A resposta ao domínio inicial do Sporting foi uma série de ataques, que só não resultaram em golo porque o guarda-redes leonino esteve em grande nível. A defesa da casa a mostrar imensas dificuldades nos lances de bola parada.

O jogo voltou ao equilíbrio e o Sporting viu um golo anulado, aparentemente mal anulado. Ainda antes do intervalo Izmailov marcou, um pontapé rasteiro a bater Peçanha. Os leões davam expressão ao que fizeram na primeira parte.

O segundo tempo começou com praticamente com o golo do Marítimo. Mais uma bola parada, um canto, e Rafael Miranda a cabecear para o fundo das redes. O Sporting acusou o golo e quatro minutos depois sofre o segundo. A defesa desnorteada e Sami a aproveitar.

A equipa de Domingos Paciência, já com Jeffrén, Bojinov e Wolfswinkel em campo, acabou por marcar de livre. Jeffrén com alguma sorte no remate, mas também com muito azar. Sorte porque a bola sofreu um desvio e entrou, azar porque o espanhol se lesionou e deixou a sua equipa reduzida a dez.

Em tempo de descontos, mais um canto e mais um golo. Baba de cabeça a mostrar todas as fragilidades defensivas dos leões. Resultado final 2-3.

O que dizer do Vitória de Guimarães? A equipa acusou nitidamente os maus resultados do início de época, a saída de Manuel Machado e o desgaste pelos jogos europeus. Não foi por falta de vontade que não venceram, nem por não tentarem, foi por falta de eficácia e por terem pela frente um Beira-Mar muito bem organizado.

O jogo resumiu-se praticamente aos vimaranenses a atacar muito mas mal, aos aveirenses a defender bem e a criarem oportunidades de golo, em especial em contra-ataque. Artur, Cristiano e Nildo foram os marcadores. Em nenhum dos golos a defesa e o guarda-redes da casa estiveram isentos de culpas. 3-0 É um resultado pesado para uma equipa com aspirações a ser a quarta melhor em Portugal.

Último destaque vai para o sucesso do Benfica na Choupana. Depois da derrota na época passada, do desaire na primeira jornada, existia uma urgência para os lados da Luz em não perder pontos. Outra motivação estava em chegar ao primeiro posto, dado que o FC Porto adiou o encontro da terceira jornada.

O encontro foi marcado pelo intenso nevoeiro que levou mesmo à sua interrupção por duas vezes. Os encarnados não estiveram muito bem, mas estiveram eficazes. Cardozo no primeiro remate da sua equipa faz o primeiro golo e Bruno César ao cair do pano faz o segundo.

A defesa do Benfica esteve muito desconcentrada, mas os atacantes do Nacional estiveram ainda mais perdulários. Em todo o encontro a equipa visitante apenas se superiorizou após a expulsão de João Aurélio. O resultado foi certamente melhor que a exibição para os homens de Jorge Jesus.

Leonardo Jardim ainda procura a fórmula ideal para o Braga. A equipa minhota já nos tem habituado a inícios de temporada lentos, isto porque é usual a entrada e saída de vários jogadores no verão.

O jogo em Setúbal mostrou duas equipas com dificuldades em construir lances de ataque, embora os bracarenses estivessem um pouco melhor. Mais esclarecidos mas sem consequências, os visitantes só selaram a vitória a oito minutos do fim, por Hélder Barbosa.

No Gil Vicente x Académica esperava-se um bom jogo de futebol. A Briosa chegava a Barcelos plena de confiança depois de um arranque na Liga com duas vitórias e o Gil Vicente, apesar de ter conquistado apenas um ponto, a dar mostras que tem equipa para ganhar. Tanto mais que os dois primeiros jogos foram contra o Benfica, empate, e FC Porto, derrota, onde deixou boas indicações.

O domínio foi repartido pelas duas partes. Na primeira a Académica apareceu mais atacante e na segunda inverteram-se os papéis. Paulo Alves soube mexer na equipa e a grande exibição do segundo tempo valeu-lhe a vitória. No final 2-0 para o Gil com a equipa de Pedro Emanuel a sair de cabeça erguida.

O encontro entre Rio Ave e Olhanense trouxe o mesmo desfecho da última época. A equipa nortenha a dominar, a atacar mais mas sem marcar, os algarvios a segurarem as ofensivas contrárias e a fazerem apenas o suficiente para marcarem o golo da vitória, que neste caso foi um autogolo.

Finalmente entre o Feirense e o Paços de Ferreira, muita vontade da equipa da casa, que ainda não marcou qualquer golo, em mostrar serviço, mas nem sempre da melhor forma. O Paços fez o suficiente para não perder. No final um 0-0 penalizador para o Feirense.

Sem comentários: